Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Penhora de IRS

rexa

Recommended Posts

• 1 year later...
    Visitante ana rodrigues

olá boa tarde.

penhoraram-me o irs sem aviso prévio.telefonei para as finanças e disseram-me que foi o tribunal de sintra que o penhorou.queria saber,se podem fazer tal coisa.

obrigada.fico á espera duma resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

penhoraram-me o irs sem aviso prévio.telefonei para as finanças e disseram-me que foi o tribunal de sintra que o penhorou.queria saber,se podem fazer tal coisa.

Os tribunais não têm por hábito mandar fazer coisas que não se podem fazer ;)

Em princípio qualquer rendimento é passível de ser penhorado para o pagamento da dívida desde que se garanta que a pessoa recebe pelo menos o salário mínimo...

A única coisa que é preciso é saber o que mandar penhorar - o reembolso do IRS é daquelas coisas que se pode facilmente arriscar a pedir pois muita gente o recebe. E nos casos em que não houvesse qualquer reembolso, simplesmente tinha-se perdido tempo a tentar penhorar uma coisa que não existe, mas os credores normalmente preferem arriscar a possibilidade de ver mais algum do dinheiro de volta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    Visitante Margarida Rebelo

Boa tarde estou a acabar de pagar pelo meu ordenado penhorado em 1/3 uma quantia em divida 2x 700 euro 1x 90 euros no total 1490 euros estando em falta só a ultima prestação de 90 euros começou em Maio e acaba em julho, no entanto a mesma entidade penhorou o meu reembolso do irs. Verifiquei esta situação pq nunca mais o recebia e fui ao site das finanças e vi que tinha sido penhorado em 1 de Junho.Não fui informada e só tomei conhecimento pq fui à procura isto é normal ser penhorada por dois lados e pagar mais do que me foi indicado pelo tribunal para os serviços do meu local de trabalho é que assim já estou a pagar mais do que a divida!Ou as finanças depois de tudo pago devolvem-me o que me penhoraram?

Atenciosamente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 3 weeks later...

Venho urgentemente pedir um esclarecimento tenho o meu ordenado penhorado e qual não é o meu espanto hoje fui ver ao portal das finanças e a mesma entidade também me penhorou o reembolso do i.r.s (não são dividas fiscais é de um cartão) o que eu gostaria de saber é se é legal o que estão a fazer pois não me avisaram e eu naõ sei o que fazer.

Desde já agradeço as vossas respostas! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Filipa P

Casei este ano no regime geral de comunhão de bens, o meu marido tem dividas às finanças e segurança social anteriores ao casamento. é possível que penhorem os meus bens ou salário, todos os bens que possuo são anteriores ao casamento e foram adquiridos exclusivamente por  mim. Relativamente ao IRS, uma vez que somos casados teremos que apresentar o IRS juntos, em caso de reembolso será penhorado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 months later...
    Visitante ailira

Infelizmente podem, fizeram-me isso o ano passado sem aviso prévio. Fiquei para morrer quando vi saldo nulo: penhora de terceiros (ou seja não era fiscal). Graças a Deus este ano recebo o reembolso, mas estava aflita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante zulmira

Boa tarde

solicitava o seguinte:

Não consigo pagar a segurança social como independente,desde 2009.

O IGFSS colocou uma penhora nas finanças para a retenção do meu IRS desde 2010.

As finanças estão a fazer esta retenção desde o IRS do ano de 2011,mas na Segurança social só consta o de 2011 e nem sei a data que foi feita a transferência,porque nem eles nem as finanças me sabem dizer.Acontece que o IFGSS está a fazer todos os anos penhoras ás finanças ,não deduzindo o valor que eu deveria ter recebido.

Sendo assim estão a cobrar juros e custas de valores que eu já paguei com o meu IRS,mas como não o tem lá a divida vai aumentando.Estamos em 2014 tenho novamente o Irs a receber ( estes pagariam a segurança social do ano anterior sem juros) Agora querem que eu faça um plano de pagamento de uma divida que não é aquela,uma vez que não estão abatidos o valor não recibo por mim do IRS.

Ja recorri as finanças ao igfss e ninguem me sabe dizer como fazer ou reclamar ou a onde me dirigir.Será que aqui obtenho alguma resposta para que  possa resolver este processo?

Os meus agradecimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Não consigo pagar a segurança social como independente,desde 2009.

O IGFSS colocou uma penhora nas finanças para a retenção do meu IRS desde 2010.

As finanças estão a fazer esta retenção desde o IRS do ano de 2011,mas na Segurança social só consta o de 2011 e nem sei a data que foi feita a transferência,porque nem eles nem as finanças me sabem dizer.Acontece que o IFGSS está a fazer todos os anos penhoras ás finanças ,não deduzindo o valor que eu deveria ter recebido.

Sendo assim estão a cobrar juros e custas de valores que eu já paguei com o meu IRS,mas como não o tem lá a divida vai aumentando.Estamos em 2014 tenho novamente o Irs a receber ( estes pagariam a segurança social do ano anterior sem juros) Agora querem que eu faça um plano de pagamento de uma divida que não é aquela,uma vez que não estão abatidos o valor não recibo por mim do IRS.

Ja recorri as finanças ao igfss e ninguem me sabe dizer como fazer ou reclamar ou a onde me dirigir.Será que aqui obtenho alguma resposta para que  possa resolver este processo?

À falta de melhor, é ir à Segurança Social e pedir o livro de reclamações.

Tens a certeza que o que tu achas que são valores não abatidos não são antes juros e coimas e afins?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, na medida em que tenho em meu poder o valor do meu IRS ,Demonstração da liquidação das finanças e um extracto da segurança social com o valor em divida mais juros e custas.

No demonstração da liquidação,consta o valor a transferir na data de 31/7/2013 para a entidade da penhora ( IGFSS),mas este valor não consta na  na Segurança Social.Já lá fui e eles dizem que só aparece o valor de 2012( IRS 2011) Ano da penhora.

O problema é que a Segurança Social Enviou a entidade que presto serviços para Uma penhora de creditos estou a correr o risco de não me pagarem os recibos verdes.( Isto é uma clinica para crianças e depende 80% da segurança social,a nivel do recebimento das consultas e do pagamento dos pais)Por esse motivo é que eu não consigo pagar a segurança social,porque também a mim me pagam parcelarmente durante o mês.Ou seja uma bola de neve.Eu dependo financeiramente a 100% desta entidade,se me retiram tudo como fico?

Resumindo: As penhoras vão para as finanças sempre com os valores totais sem as retenções do meu  IRS anual,porque não entra no IGFSS e ninguém me sabe dizer nada ,mandam-me um para outro sem respostas.

Peço ajuda neste sentido.Como posso tratar o mais rápido possível deste assunto.

E eles não podia fazer penhora de vencimento em vez penhora de creditos?

As leis andam sempre a alterar e ninguém sabe nada,nestas instituições.

O meu muito obrigado

Tenho 61 anos e vejo-me perdida completamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, na medida em que tenho em meu poder o valor do meu IRS ,Demonstração da liquidação das finanças e um extracto da segurança social com o valor em divida mais juros e custas.

No demonstração da liquidação,consta o valor a transferir na data de 31/7/2013 para a entidade da penhora ( IGFSS),mas este valor não consta na  na Segurança Social.Já lá fui e eles dizem que só aparece o valor de 2012( IRS 2011) Ano da penhora.

O problema é que a Segurança Social Enviou a entidade que presto serviços para Uma penhora de creditos estou a correr o risco de não me pagarem os recibos verdes.( Isto é uma clinica para crianças e depende 80% da segurança social,a nivel do recebimento das consultas e do pagamento dos pais)Por esse motivo é que eu não consigo pagar a segurança social,porque também a mim me pagam parcelarmente durante o mês.Ou seja uma bola de neve.Eu dependo financeiramente a 100% desta entidade,se me retiram tudo como fico?

Resumindo: As penhoras vão para as finanças sempre com os valores totais sem as retenções do meu  IRS anual,porque não entra no IGFSS e ninguém me sabe dizer nada ,mandam-me um para outro sem respostas.

Peço ajuda neste sentido.Como posso tratar o mais rápido possível deste assunto.

E eles não podia fazer penhora de vencimento em vez penhora de creditos?

As leis andam sempre a alterar e ninguém sabe nada,nestas instituições.

O meu muito obrigado

Tenho 61 anos e vejo-me perdida completamente.

Se tiveres acesso a uma loja do cidadão vai lá à SS, mostra a demonstração da liquidação e pergunta porque o dinheiro não foi abatido à dívida. Se te voltarem a dizer que não entrou, tenta pô-los a falar com os vizinhos do lado da repartição de finanças (por isso digo para ires à Loja do Cidadão) a ver se chegam a alguma conclusão. Se mesmo assim não chegarem, deixa uma reclamação na SS contra o facto de te terem roubado o dinheiro e que exiges ou a sua devolução com juros ou que o montante seja abatido à dívida. Deixa na reclamação todos os elementos que lhes permitam conferir junto das finanças o movimento em causa.

Eles têm que dar uma resposta à reclamação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu muito obrigado pela prontidão na resposta.

Vou tentar fazer isso.

Já agora também sobre o mesmo assunto, se neste momento data 2014 já existe mais penhoras nas Finanças incluindo esta que dizem não terem lá.Eu não posso pedir a regularização dos juros e demais encargos nos processos de penhora,desde a data que não entrou o IRS ( Retenção ) ?

Eu sei que tenho uma divida,mas também sei que me estão a descontar o IRS e somar juros e demais encargos todos os anos,e não abatem .Eu fico sempre prejudicada.Por esse facto de não abaterem, ao saldo.

Exemplo:

Divida : 7.000€ ja com custas ( 1º processo de penhora) 27-09-2011

Divida : 5000€  data 24-04-2011  ( o mesmo processo ,aqui já descontado o IRS de 2010)

divida : 2,300€ data 19-11-2012 2º penhora( IRS que não recebi em 2012 2,600€)

divida: 3,400 € Data 29-09-2013 3º penhora

divida 3.200 € data 22-03-2014 4ª penhora ( Irs a receber em 2014 3700€ )

Tenho 4 penhoras nas finanças:

5000+2.300+3.400+3200= 13.900€

Assim : desde 2012 que o valor que não recebi está acumulado nas penhoras com ónus de 2 anos.

Penso que seja assim,matematicamente falando, ou estarei a ver mal as coisas?

O mesmo vai acontecer para este ano.

Os meus agradecimentos e peço imensa desculpa de estar a fazer tantas perguntas.

zulmira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Já agora também sobre o mesmo assunto, se neste momento data 2014 já existe mais penhoras nas Finanças incluindo esta que dizem não terem lá.Eu não posso pedir a regularização dos juros e demais encargos nos processos de penhora,desde a data que não entrou o IRS ( Retenção ) ?
    Não sei se percebi bem a pergunta... Mas se a SS descobrir que afinal recebeu o dinheiro pode, e deve, tratar de recalcular os montante sem dívida à data em que o dinheiro supostamente entrou.

Divida : 7.000€ ja com custas ( 1º processo de penhora) 27-09-2011

Divida : 5000€  data 24-04-2011  ( o mesmo processo ,aqui já descontado o IRS de 2010)

divida : 2,300€ data 19-11-2012 2º penhora( IRS que não recebi em 2012 2,600€)

divida: 3,400 € Data 29-09-2013 3º penhora

divida 3.200 € data 22-03-2014 4ª penhora ( Irs a receber em 2014 3700€ )

Tenho 4 penhoras nas finanças:

5000+2.300+3.400+3200= 13.900€

Sem saber quanto dos valores em dívida são juros e quanto são outras prestações em falta, é difícil dizer seja o que for. Mas noto que entre 2013 e 2014 o valor em dívida diminuiu. Foi por ter feito pagamentos adicionais ou seria afinal pela tal penhora do IRS que ninguém sabe onde para?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola.

Não, tem a ver com as custas e também do valor da prestação da SS que diminui conforme os rendimentos do ano anterior.

O valor de 2013 e 2014 é igual 186.13€ MENSAL

Os valores que lhe escrevi eu arredondei por excesso.

O extrato que tenho aqui:

Valor da divida de quantia exequenda= 10 982,99€

Valor em dívida de juros de Mora = 2.774.35 €

Valor em divida das custas = 401,55

Depois tem as penhoras conforme eu já escrevi por anos

Como não abateram os dois mil e tal euros em 2013 do meu IRS,chega a 2014 com a soma de tudo, estão a penhorar uma divida do meu IRS ( que não recebi ) mais  juros e custas desde essa altura.

Espero ter feito agora bem a explicação,porque realmente isto está tudo baralhado e eu estou na contingência de não me pagarem a prestação de serviços,para ela ser canalizada pela totalidade devido as penhoras de Créditos.A empresa já recebeu a notificação da Penhora de Créditos neste valor total.E eu não tenho verba para pagar a um advogado para me tratar deste assunto,na medida em que este assunto também tem a ver com a minha profissão e segurança social.Se eles não pagam as empresas e aos pais das crianças eu não Recebo.

Obrigado pela sua atenção

Bom domingo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante célia maria

Bom dia

O meu marido tem duas penhoras no ordenado. As duas são de entidades particulares. Uma delas começou a ser cobrada mais ou menos há dois meses. Ora, verificando no portal da Finanças o reembolso a que tinha direito foi-lhe também penhorado para o segundo caso referido. Será que os particulares têm direito a penhorar nas Finanças, tendo sido dada ordem para a penhora ser feita nos vencimentos? Muito grata ficaria se me informassem o que poderei fazer neste caso. Respeitosos cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O meu marido tem duas penhoras no ordenado. As duas são de entidades particulares. Uma delas começou a ser cobrada mais ou menos há dois meses. Ora, verificando no portal da Finanças o reembolso a que tinha direito foi-lhe também penhorado para o segundo caso referido. Será que os particulares têm direito a penhorar nas Finanças, tendo sido dada ordem para a penhora ser feita nos vencimentos? Muito grata ficaria se me informassem o que poderei fazer neste caso. Respeitosos cumprimentos

ˋA partida nao ha´ nenhum obstaculo ˋa penhora do reembolso do IRS.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites