Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Simulação CGD - opiniões precisam-se sff!

Bruno_Aguiar

Recommended Posts

Tenho a mesma opinião!

Fiz a minha escritura na semana passada e o crédito bancário foi feito na Caixa Galicia - sucursal do Porto.

Fiquei com o spread de 0.7% - através da modalidade de "Credito à Habitação ON" feito através da Internet - e sinceramente não tenho a mesma opinião que vocês.

Sempre fui bastante esclarecido sobre as minhas dúvidas e o spread negociado nunca foi posto em causa.

Apenas fui "obrigado" a:

- entrar com 20 % do valor da avaliação - obrigatório para beneficiar do spread de 0.7%

- domiciliação do ordenado

- seguro de vida e multiriscos

- PPR de 25 € mensais.

Mais nada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tb efectuei a minha escritura em finais de fevereiro na caixa galicia..Demorou um pouco, especialemnte devido a todos os feriados que se meteram pelo caminho....mas tenho condições excepcionais....spread 0,65% só com domiciliação de ordenado  (que me garante que o dinheiro nunca falta na altura de vencer a prestação :)...e mais nada....seguro de vida contratado a metade do preço numa entidade externa e seguro multiriscos a meu gosto.

Nunca me alteraram clausula alguma e sempre bastante explicitos...e maioritariamente tudo online com uma unica deslocação a Lisboa para abrir conta.... abraços e beijos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a mesma opinião!

Isso deve ter acontecido no final do ano transacto, meados de Outubro ou Novembro, em que o processo se atrasou por algum motivo, dando origem a alteração de valores contratualizados e algum descontentamento. Mas, essa situação aconteceu também noutras instituições bancárias e até foi debatido por aqui no fórum.

Nesta altura do ano, Abril, não me parece que vá acontecer o mesmo!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Estou a ver por aqui spreads muito bons.

Das simulações (online) que fiz, o melhor que consegui foi um spread de 2.125% / taer de 4.957% (nota: como era para ter uma ideia do que poderia esperar, e para poder comparar várias instituições, simulei como se não tivesse subscrito qualquer produto adicional).

A casa custa 77.500 e prevê-se que seja avaliada (estimativa) em 100.000. O empréstimo a pedir seria de 55.000 ao prazo máximo (40 anos) para conseguir uma prestação  baixa. Espero amortizar a totalidade do empréstimo, antecipadamente claro, no período máximo de 10 anos.

Sabendo que não tenho qualquer encargo com outros créditos e que o meu rendimento mensal é cerca de 1.600 brutos / 1.300 líquidos, as taxas apresentadas parecem-me demasiado altas. Concordam? Se tentar negociar num balcão e subscrevendo alguns produtos esperam que baixe em quantos pontos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Das simulações (online) que fiz, o melhor que consegui foi um spread de 2.125% / taer de 4.957% (nota: como era para ter uma ideia do que poderia esperar, e para poder comparar várias instituições, simulei como se não tivesse subscrito qualquer produto adicional).

Isso explica muito - se subscreveres outros produtos do banco tipicamente consegues spreads mais baixos...

E na maior parte dos casos até nem é difícil subscrever 2 ou 3 produtos sem custos (domiciliação do ordenado, débitos diretos, uma conta poupança, etc).

A casa custa 77.500 e prevê-se que seja avaliada (estimativa) em 100.000. O empréstimo a pedir seria de 55.000 ao prazo máximo (40 anos) para conseguir uma prestação  baixa. Espero amortizar a totalidade do empréstimo, antecipadamente claro, no período máximo de 10 anos.

Então nesse caso para quê pedir um prazo de 40 anos? A prestação pode ser mais baixa, sim, mas pagas muito mais em juros ao banco. E mesmo amortizando antecipadamente sujeitas-te sempre a pagar comissões para o efeito caso estejam previstas pelo banco.

Se vires que mesmo com um aumento da taxa de 3% consegues suportar facilmente a prestação, porque não optar antes pelos 20 anos, por exemplo?

Podes usar o simulador disponibilizado no blog para confirmar essa conclusão: http://www.pedropais.com/creditos/mapa-de-prestacoes-avancado

Já agora, os montantes envolvidos relativamente baixos também podem ter a ver com o spread mais alto... Por vezes, quanto mais se pede, mais baixo o spread que o banco pratica... Não quer dizer que o devas fazer, claro, mas pode ser mais um motivo.

Sabendo que não tenho qualquer encargo com outros créditos e que o meu rendimento mensal é cerca de 1.600 brutos / 1.300 líquidos, as taxas apresentadas parecem-me demasiado altas. Concordam? Se tentar negociar num balcão e subscrevendo alguns produtos esperam que baixe em quantos pontos?

Isso só indo lá perguntar... não tem havido muitas questões sobre crédito por aqui ultimamente, por isso não tenho acompanhado a evolução do mercado. Mas do que ouço dizer por aí os spreads andam altos, lá isso andam...

De qualquer forma, imagino que não seja muito difícil fazer descer pelo menos meio ponto percentual com alguma negociação e a subscrição de alguns produtos... É preciso é confirmar se os custos dos produtos compensam a descida da taxa ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta Paulo.

Em relação ao prazo do empréstimo, se de facto o for cumprir vou pagar um valor enorme em juros. Mas o meu plano é conseguir amortizar totalmente a dívida num prazo muito mais curto do que o contratado, pelo que esse problema não se coloca (tentarei negociar com o banco a insenção de taxas nas amortizações mas no pior caso possível, terei que pagar apenas 0.5% sobre o valor que abater correcto?).

Não sabia é que diminuindo o prazo os spreads poderiam baixar. Vou fazer novas simulações para ir melhor preparado quando começar a negociar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites