Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Qual o banco mais seguro?

miguelitosantos

Recommended Posts

BL não leves isto à letra. Quando me refiro aos clientes CGD serem mais conservadores é porque é um banco muito pouco evoluído tecnologicamente em comparação com por exemplo BCP ou Santander e porque é também um banco mais burucrático e mais "lento".

Abraço

Só posso comparar a CGD com o Banif (bancos que uso) e devo-te dizer que o Banif é muito mais burocrático que a CGD. Talvez por estar habituado, prefiro o homebanking da CGD ao Banif, embora a CGD tenha mts vezes indisponibilidades parciais no caixadirecta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Acho incrível a falta de conhecimentos generalizada mas principalmente do user DavidMLeal.

Parabéns ao começar a sua primeira frase no forum chamando os users de ignorantes

Aqui vai o meu resumo para vos elucidar o que é um BCP, BES ou CGD à beira de um Barclays ou Deutsche Bank.

rankingk.png

Qual é a fonte desses dados? o core tier 1 de muitos grandes bancos e até dos pequenos que ai refere não está correcto pelo menos segundo os ultimos stress tests.

Espero ter ajudado.

Até agora ajudou a confundir para além de chamar ignorante ao pessoal daqui. Não há aqui gurus, mas ser presunçoso também não faz de ninguém um génio.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Até agora ajudou a confundir

Nem uma tabela consegue perceber?! Está mau para esses lados.. Pensei que tivesse num forum de finanças!

Todos os valores que aí estão são de dos últimos relatórios & contas.

A ideia é dar a perceber a dimensão dos bancos em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

parabéns pee2002 só não vê quem não quer ver e em Portugal há muitos "invisuais" que o são porque não querem ver mais!

É claro que mesmo a CGD o maior banco Português é um bebé à beira de grandes bancos Mundiais como o Deutsch ou mesmo o Santander e Barclays!

Mas mais de 50% dos tugas só vê CGD e pensam que é a maior por ser raínha neste cantinho à beira mar!

E pensam ainda que CGD é dos mais baratos e vou só dar aqui mais um pequeno exemplo onde comparo o mesmo serviço do banco que os portugueses mais aclamam de careiro - O BES! e um dos bancos que aclamam como Barateiro - A CGD

Pois o careiro do BES tem cartões na hora disponíveis para os seus clientes onde custa 0€ nem sequer paga o definitivo que depois recebe em casa dali a 30 dias.

Pois a Barateira CGD pelo mesmo serviço cobra 11€ pelo cartão na hora mais 7.87€ pela emissão do definitivo.

Ora é uma ligeira diferença de 18€!

-- E o BES é o careiro?--

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que qualquer banco português é seguro e não irá falir em condições normais. Até o BPN que foi alvo de fraude, foi nacionalizado pelo estado para salvaguardar os contribuintes mas também o próprio país.

O sistema bancário é a base de funcionamento de qualquer economia. Penso ser por essa razão que é a área de negócios que mais regras têm e também deve ser um dos motivos para receber grande parte do dinheiro vindo da troika.

Ainda hoje publiquei um artigo a falar do assunto, justificando a minha linha de pensamento. http://valordinheiro.com/poupar/os-bancos-portugueses-sao-de-confianca/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual o banco mais seguro?

Seguindo a premissa " To big to fall"

Colocaria num primeiro grupo de bancos com menos risco:

CGD

Santander Totta

BES

BCP

BPI

Devido ao seu tamanho no mercado, a sua queda teria de ser evitada através de um resgate publico ou privado.

Segundo Grupo de Bancos:

Barclays

Credito Agricola

Montepio Geral

Banif

O Barclays é uma instituição bancaria inglesa a operar em Portugal que poderia estar no primeiro grupo, mas não coloco por ter um peso inferior aos 5 principais bancos. Depois existe sempre aquele risco daquela instituição vender a sua actividade bancaria em portugal a outro banco, ou seja, enquanto cliente tenho de pensar que aquele banco poderá não estar em Portugal daqui 10 anos.

O Credito Agricola é um universo diferente, penso que existem cerca de 80 Caixas Agricolas a operar em Portugal, por norma tem um perfil conservador, mas mesmo assim existem Caixas rentaveis e outras que podem apresentar prejuizos. Nos anos mais recentes já ocorrem fusões de Caixas. Por isso acredito que as Caixas Agricolas possam ser resgatadas por outras Caixas Agricolas num processo de integração ou pela Caixa Central do Credito Agricola. Mas repito, este banco é muito consevador e também apresenta lucros.

As contas bancárias do Montepio Geral e agora as contas do Finibanco encaixam praticamente os criterios do Credito Agricola, tem um perfil conservador, que evita entrar em situações de risco de viabilidade futura (vejam a situação do fundo de pensões). Não sou cliente desse banco, mas não acredito que haja muito risco no montepio geral.

O Banif, talvez destes 4 o mais arriscado. É VERDADE. Coloco neste grupo pelo peso que esta instituição tem em determinadas areas geograficas de Portugal (Madeira e Açores). Se este banco corresse o risco de cair teria um efeito nefasto nas regiões anteriormente referidas. Por isso acredito da necessidade de um resgate publico ou privado. Para além disso essa instituição é sempre referida como possivel futuro alvo de compra. É sempre mais seguro ter um banco em que haja sempre interessados em comprar.

Terceiro Grupo de Bancos:

Bigonline

BEST

ActivoBank

BBVA

Se estes 3 bancos online tivessem no cenario de cair, eu não acredito que o Estado Português fosse resgatar, e por isso estão num terceiro Grupo. Mas nem todo é mau, já que o Activobank pertence ao BCP e o Best pertence na sua maioria do seu capital ao BES e por isso acredito que haveria sempre um resgate dessas instituições-mãe.

Já o Bigonline não tem um grande banco atrás de si, mas devido aos resultados que essa instituição apresenta desde à anos para cá com um crescimento nos seus lucros e depois tem excelentes racios de solvibilidade com bons niveis da TIER 1.

Não acredito que o BBVA fosse salvo pelo Estado, por ter um expressão pequena no mercado português. Mas como pertence a um grande internacional bancario eu acredito que seria sempre resgatado pela empresa mãe.

Quarto Grupo de Bancos:

Banco Popular

BPN

BIC

É verdade que coloquei o BPN neste grupo mesmo estando abrangido pela protecção do Estado, mas enquanto este banco tiver uma perspectiva futura com um ponto de interregação, eu em perfeito juizo não sou capaz de abrir conta. Para mim segurança não se limita a 6 meses ou 1 ano, mas sim pensar que aquela instituição poderá existir daqui a 10 anos.

Se o BIC cair, o Estado salva? Não acredito.

E os seus accionistas salvam o banco? Acredito que hoje salvam, mas daqui a 5 anos, será que os angolanos continuam com dinheiro?

São muitas interrogações para um banco numa perspectiva por exemplo de 10 anos.

O Banco Popular, não seria salvo pelo Estado Português em caso de resgate. Desconheço como está o Banco Popular em Espanha, por isso tenho alguns receios neste banco.

Quinto Grupo de Bancos:

Outros bancos pequenos, com um unico balcão (ou 2), como por exemplo bancos estilo do BPP

Privat Bank

Perfil de bancos com elevados retornos mas com riscos mais elevados comparativamente com outros bancos. Resgate estatal não acredito e resgate privado com hipoteses mais reduzidas comparativamente a outros bancos. As suas actividades serem compradas por outras instituições também é reduzida porque não tem qualquer expressão a nivel nacional.

Estes foram os meus criterios. Penso que não esqueci de referir nenhum banco importante.

Acho incrível a falta de conhecimentos generalizada mas principalmente do user DavidMLeal.

Aqui vai o meu resumo para vos elucidar o que é um BCP, BES ou CGD à beira de um Barclays ou Deutsche Bank.

Então eu sofro de um falta de conhecimentos por dar a minha opinão pessoal. Eu tive ver para trás para encontrar o meu comentário neste topico.

Aquilo que escrevi era sobre uma intervenção do ESTADO PORTUGUÊS em caso de necessitar  resgatar um banco.

Se o Estado tivesse intervir :

- TOP 5 NACIONAL (CGD, BES, BCP, SANTANDER TOTTA E BPI) seriam sempre salvos (grupo 1) por terem uma expressão demasiado grande na nossa economia;

- Grupo 2 (Credito Agricola, Banif, Barclays e Montepio Geral), seriam também salvos por parte do Estado, embora a expressão seja menor comparativamente ao TOP 5, e cada um deles tem uma especificidade unica.

- Grupo 3 (Banca Online e BBVA) : não acredito que o ESTADO FOSSE RESGATAR, o resgate deveria vir era dos accionistas.

- Grupo 4 (BIC, Banco Popular e BPN) : QUANDO ESCREVI ISTO O BPN NÃO ESTAVA ADQUIRIDO PELO BIC. Mas depois desta historia do BPN, penso que o BIC vai continuar no grupo 4 porque em caso de resgate o Estado português não deveria intervir e a intervenção seria da parte dos accionistas, mas ao contrario dos bancos grupo 3 o BIC não tem a mesma expressão das empresas mãe dos bancos do grupo 3.

Mas aquilo que deve chatear é o BANCO POPULAR. Então este gajo que tem uma falta de conhecimentos vai citar o relatorio e contas de 2010 do banco popular 2010:

No final de 2010, o Banco Popular Portugal, S.A. apresentava capitais próprios no montante

de 624 milhões de euros, tinha uma rede de 232 agências e um quadro de pessoal de 1.343

empregados. Contava com cerca de 342 mil clientes e fazia a gestão de 11.019 milhões de

euros de activos totais, incluindo 4.277 milhões de euros de recursos de clientes. O seu activo

líquido ascendia a 10.300 milhões de euros. Em 2010, o Banco Popular Portugal obteve um

resultado líquido consolidado de 15,1 milhões de euros, o qual se traduz numa rentabilidade

dos capitais próprios de 2,33%.  

Agora coloco a questão:

O banco Popular necessita de recapitalizar os capitais proprios, que em parte pode ser resolvido com a venda de activos não estrategicos, tais como Portugal. Com uma rentabilidade de 2.33% (2010), sendo que em 2011 será ainda menor, não será que administração e os accionistas desse banco coloquem em causa a continuação do investimento em Portugal. Tal como os accionistas do BCP não querem estar neste momento na Grecia.

A diferença do Santander e do BBVA (vê as tuas contas) a nivel mundial foi tida em conta na minha analise é por isso que estão a um nivel acima do Banco Popular. O Santander está no nivel mais alto, porque tem uma grande exposição a nivel nacional.

------

QUAL O BANCO EM PORTUGAL MAIS SEGURO?

Esta era a pergunta do topico. Para mim é uma instituição bancaria que possa ser salva pelos seus accionistas e em ultimo recurso pelo Estado Português. Mas depois também à vários criterios a possibilidade daqui a 10 / 20 / 30 anos essa insituição bancaria continuar existir, porque hoje um banco espanhol entra no mercado português mas daqui a 10 / 20 anos poderá não existir, e por isso enquanto cliente eu necessito dessa estabilidade para saber se posso investir num produto a 10 anos.

Pee2002 mas se tiveres duvidas dos meus conhecimentos, posso mandar o meu curriculo académico e profissional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Aquilo que escrevi era sobre uma intervenção do ESTADO PORTUGUÊS em caso de necessitar  resgatar um banco.

Acho sinceramente que ninguém percebeu isso.. mas adiante

Nessas condições estou de acordo.

Mas depois também à vários criterios a possibilidade daqui a 10 / 20 / 30 anos essa insituição bancaria continuar existir, porque hoje um banco espanhol entra no mercado português mas daqui a 10 / 20 anos poderá não existir, e por isso enquanto cliente eu necessito dessa estabilidade para saber se posso investir num produto a 10 anos.

De que é que te vai valer essa estabilidade se o banco for à falência?

Mais vale encerrar a actividade em Portugal mas não perder um único cêntimo..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Caixa Geral de Depósitos em Portugal será sempre o banco mais seguro pelo facto de pertencer ao estado, mesmo este estando no estado que está!

Um banco privado pode estar bem ou mal de finanças mas estará sempre muito mal quando o Estado não tiver dinheiro! O acesso ao financiamento desse banco privado será cada vez mais reduzido.

O Sr Gonçalo tem direito à sua opinião pois estamos num fórum e vou respeitar os seus comentários. No entanto acho que se deveria preocupar em participar de forma educada e no âmbito do fórum porque responder atacando o membro A ou B não lhe fica bem.

Gonçalo o fórum agradece que comentes os tópicos mas caso não queiras comentar agradece também que respeites as opiniões de todos e não impliques com as pessoas!

Respondendo ao tópico que é o que interessa, posso responder que os dois bancos mais seguros em Portugal são a CGD e o Santander. A  CGD por ser do estado e o Santander por pertencer ao 9º banco mais sólido do mundo. Isto em termos teóricos!

é excelente o teu post DavidMLeal.

Concordo a 100%.

Concordas com a minha opinão em 100%.

esse facto é mesmo a novidade desta crise: A CGD (Banco público e todo poderoso) também está com necessidades prementes.

a CGD é mesmo assim ou se adora ou se detesta!. Penso que tem muito a ver com o tipo de cliente e o perfil mais conservador (adoram) e Futurista (Detestam)

Não percebo a logica deste comentário para o tema : Qual o banco mais seguro?

Parece um comentário inutil.

parabéns pee2002 só não vê quem não quer ver e em Portugal há muitos "invisuais" que o são porque não querem ver mais!

É claro que mesmo a CGD o maior banco Português é um bebé à beira de grandes bancos Mundiais como o Deutsch ou mesmo o Santander e Barclays!

Mas mais de 50% dos tugas só vê CGD e pensam que é a maior por ser raínha neste cantinho à beira mar!

E pensam ainda que CGD é dos mais baratos e vou só dar aqui mais um pequeno exemplo onde comparo o mesmo serviço do banco que os portugueses mais aclamam de careiro - O BES! e um dos bancos que aclamam como Barateiro - A CGD

Pois o careiro do BES tem cartões na hora disponíveis para os seus clientes onde custa 0€ nem sequer paga o definitivo que depois recebe em casa dali a 30 dias.

Pois a Barateira CGD pelo mesmo serviço cobra 11€ pelo cartão na hora mais 7.87€ pela emissão do definitivo.

Ora é uma ligeira diferença de 18€!

-- E o BES é o careiro?--

Em poucos meses passaste de uma opinião que a CGD era o banco mais seguro a operar em Portugal, para depois ser o Santander Totta e a CGD, para no fim achares que a banca estrangeira é a mais segura (Santander Totta, Barclays e Deutsche Bank).

são posts inuteis estes

Santander Barclays e Deutsh são os maiores em Portugal e isso diz tudo!

Para depois terminares a criticares os posts anteriores como inuteis. Para depois dizeres um chavão do tipo que aqueles bancos são os maiores em Portugal.

Vou tentar explicar por uma ultima vez as minhas premissas para determinar o banco mais seguro a operar em Portugal.

1.º Todos os bancos visam o lucro na sua actividade.

2.º Em caso de risco de incumprimento do banco, quais as soluções:

2.1- Resgate por parte dos accionistas, como um aumento de capital;

2.2- Resgate por parte de terceiros, como aquisição do banco;

2.3- Resgate por parte do Estado Português;

3.º Investimento Estrategico, factor Historico e sua performance;

Hoje o Barclays pode achar que estar em Portugal é um investimento estrategico (embora tenha havido ordens para reduzir a sua exposição no mercado nacional), mas amanhã os ingleses podem achar que já não é estrategico estar em Portugal e decidem procurar um novo comprador.

Eu vejo um banco com parceiro para os meus investimentos, e quero pensar se tiver de investir a longo prazo naquele banco poderei ter sempre a mesma marca do principio ao fim. Mas se não tiver essa confiança provavelmente irei investir mais a curto ou médio prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Davidmleal,

Agradeço a forma construtiva como tens exposto a tua opinião.

Concordo com o que tens escrito.

Sobre:

... Hoje o Barclays pode achar que estar em Portugal é um investimento estrategico (embora tenha havido ordens para reduzir a sua exposição no mercado nacional), mas amanhã os ingleses podem achar que já não é estrategico estar em Portugal e decidem procurar um novo comprador....

nem a propósito, um exemplo de hoje, num outro sector de atividade:
    O CEO da France Télécom' date=' Stephane Richard, assegurou hoje que continua a querer vender a sua posição na portuguesa Sonaecom e disse mesmo que pretende que a operação aconteça “o mais rápido possível”, numa entrevista à Bloomberg TV[/quote']Longe vão os tempos em que a Optimus e Portugal eram uma grande aposta de longo prazo da France Télécom

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com a analise do davidmleal.

Creio que aqui o conceito de seguro também depende do período temporal a que se quer investir, a segurança de um banco para investimentos inferiores a 2 anos é uma segurança diferente para investimentos a 5/10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

então e porque não pensas desta forma:

Se queres ter a mesma marca ao longo da tua via é muito mais simples manteres um Santander, Barclays ou Deutch pois podes mudar de país e lá ficas sem a adorada CGD!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Creio que aqui o conceito de seguro também depende do período temporal a que se quer investir, a segurança de um banco para investimentos inferiores a 2 anos é uma segurança diferente para investimentos a 5/10 anos.

Volto a frisar o que disse.. De que é que interessa a estabilidade face à segurança?! Eu prefiro ter investimentos mais curtos, sem grandes planos a longo prazo mas ter alguma garantia de que o banco não vai falir (Barclays e Deutsche Bank) e se falir tem obrigatoriamente de ser salvo devido à sua dimensão do que ter essa estabilidade de ser um banco Português mas que a probabilidade de falir é maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

O que interessa é que os bancos tenham cobertura da garantia de depósitos e que os depósitos não ultrapassem a garantia.

Se o banco falir os outros bancos + estado(CGD) terão de cobrir os depósitos..

Mais, os grandes bancos, nem sempre são os mais seguros dado por vezes estarem mais expostos a créditos de cobrança duvidosa.

O problema é que ninguém sabe que tem créditos de cobrança duvidosa....

Vejam o que aconteceu ao Dexia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas deixar cair um banco pequeno é mais "fácil". Uma coisa é certa muita coisa mudou na cabeça da maioria das pessoas em pouco tempo, 1º os bancos não faliam, depois eram os estados que não faliam e em pouco tempo estes estas "ideais" de economia mudaram!

Há uns tempos atrás tinha os clientes a querer passar as poupanças todas para a CGD agora querem passar para o DBank! É importante o dinheiro rodar! ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas deixar cair um banco pequeno é mais "fácil". Uma coisa é certa muita coisa mudou na cabeça da maioria das pessoas em pouco tempo, 1º os bancos não faliam, depois eram os estados que não faliam e em pouco tempo estes estas "ideais" de economia mudaram!

Há uns tempos atrás tinha os clientes a querer passar as poupanças todas para a CGD agora querem passar para o DBank! É importante o dinheiro rodar! ;-)

Concordo, dado que será sempre mais fácil indeminizar os depositantes dum banco pequeno do que dum grande. De qq forma, neste momento, qq que seja o banco que caia em Portugal (pequeno ou grande) dará origem a uma corrida desenfreada a depósitos. Nenhum governo arrisca uma situação dessas...

No meu entender haverá sempre consolidação (eventualmente forçada), do que algum banco falir pura e simplesmente.

Claro que estou a falar para bancos com exposição de balcões por todo o País, e não aqueles bancos com 1 ou 2 balcões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites