Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundo de Garantia do Banco Portugal

taranta

Recommended Posts

O Best, o Activobank e o Big estão cobertos. Os maiores bancos nacionais também.

Podes consultar todas as entidades participantes na página do Fundo de Garantia de Depósitos.

Caso tenhas dúvidas consulta a Ficha Normalizada de um depósito a prazo do banco, lá encontras essa informação.

Caso tenhas dúvidas pergunta ;)

Muito obrigado Update.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 155
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

19

• cpg

12

• ruicarlov

11

Apenas uma nota, não é qualquer produto que está coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Julgo que qualquer depósito em instituições que aderiram ao FGD se encontra coberto, mas fundos, obrigações, etc. não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Garantia de 100 mil euros dos depósitos vai prolongar-se além de 2011

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/garantia-de-100-mil-euros-dos-depositos-vai-prolongarse-alem-de-2011_116992.html

Atenção que a lei referida nesta noticia ainda não foi aprovada, por isso muita atenção aos depósitos com mais de 3meses de prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uma coisa que não percebi. O valor é garantido por depositante, independentemente de ter contas em vários bancos, ou é por depositante num banco em específico? Por exemplo, um depositante pode ter 80.000 euros no BES e 99.000 euros no BCP e está coberto nos 2 casos?

Se realmente for assim, e caso o limite descer para 25.000€ o melhor é abrir várias contas em vários bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Há uma coisa que não percebi. O valor é garantido por depositante, independentemente de ter contas em vários bancos, ou é por depositante num banco em específico?

É por depositante e por banco.

Se tu tiveres uma conta sozinho no BCP e outra com o teu pai no BANIF, podeis ter até 100.000€ no BCP e até 200.000€ no BANIF completamente cobertos pelo FGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela explicação. Parece que em Janeiro caso o limite de 25.000 entre mesmo em vigor, vou abrir nova conta, em princípio será no ActivoBank7.

O melhor será fazer isso em Dezembro. Isto porque se, em Janeiro o fundo ficar nos 25000€ deve ser durante uns dias para um banco pequeno falir e encher os bolsos a mais algumas pessoas. Estou a especular é verdade, mas já encheram os bolsos a algumas pessoas do BPN.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 3 weeks later...
    Visitante Lteixeira

Completando a indicação anterior, pergunto isto pporque na altura do meu investimento que é tudo que me resta ate final de vida, devido a não poder mais trabalhar nao percebi que o fundo acabava dentro na validade da aplicação e que apartir de janeiro já não é valido podendo perde tudo.

Acham que o bes corre risco de falencia?  :o

Cumprimentosa todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já vi que leu o tópico relativo a isto no subfórum Legislação. A única coisa que posso acrescentar é que a notícia da confirmação está bastante difundida, estando presente em vários jornais.

Parece-me legítimo que foi o BdP que confirmou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo tudo nunca perderias - na altura em que foi aprovado este limite de 100.000€ (como temporário) o fundo cobria já, salvo erro, 20.000€. Mesmo que não houvesse qualquer legislação a ser aprovada até ao fim do ano, o limite simplesmente voltava a ser este.

Mas há o compromisso de manter a cobertura nos 100.000€ para lá do fim do ano, deve estar a ser aprovada legislação a esse respeito qualquer dia destes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante manuel pereira

Boa Tarde

As alterações legilativas que vão reforçar o protocolo dos depositantes e mecanismos de apoio a bancos com dificuldades financeiras

(Fundo de Garantia de depositos), teriam que ser fixadas e concluidas, até o final de Novembro 2011,mas eu ainda não li em lado nenhum que já estejam concluidas e fixadas, ( já fui ao site do BPortugal e não vi nada).

Caso ja tenham lido esta alteração ,podem-me dizer aonde,pois gostava de ler e imprimir.È que estamos a 30-11-2011 (fim de Novembro)

Obrº

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    As alterações legilativas que vão reforçar o protocolo dos depositantes e mecanismos de apoio a bancos com dificuldades financeiras

(Fundo de Garantia de depositos), teriam que ser fixadas e concluidas, até o final de Novembro 2011,mas eu ainda não li em lado nenhum que já estejam concluidas e fixadas, ( já fui ao site do BPortugal e não vi nada).

A legislação atualmente em vigor é válida até ao fim do ano (fim de Dezembro).

Eu diria que é até essa data que tem que ser alterada novamente... mesmo a contar com o tempo até ser aprovada pelo PR e publicada em Diário da República, acho que ainda pode entrar uns dias em Dezembro sem grande problema... (por curiosidade, donde veio essa do fim de Novembro?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante manuel pereira

Fiz referencia a esta data, pois cheguei a ler uma noticia no jornal de negócios (online), à tempos atràs,em que até final de Novembro

tinha que estar pronta as alterações legislativas referentes ao FGD.

Mas no essencial o que é importante é que esta garantia se mantenha para além de 2011.Depois para o  fim do ano vamos confirmar

se já estará concluida esta alteração legislativa e fixada nos locais proprios ( Por exº Diario da Républica).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o Pedro passos coelho comprometeu-se a prolongar o fundo de garantia. No valor de 100 mil euros... 

Para já, os 100 000 euros só estão garantidos até ao final do mês de Dezembro de 2011!...

Também ouvi, que é provável que a tributação suba dos atuais 21,5% para 22,5%!...

É assim que se "promove" as poupanças!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Lfteixeira

Para já, os 100 000 euros só estão garantidos até ao final do mês de Dezembro de 2011!...

Também ouvi, que é provável que a tributação suba dos atuais 21,5% para 22,5%!...

É assim que se "promove" as poupanças!...  :-X

Tentei esforcar me ao maximo para perceber tudo aquilo que o primeiro ministo disse em direto...

Ee pelo que me apercebi, ele nao falou que o fundo iria continuar nos 1oomil ou falou  ???

???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola

Como todos este é um assunto que tambem sigo com interesse.

Neste link

deco.proteste.pt/investe/fundo-de-garantia-de-depositos-relaxe-ate-final-do-ano-s4926164

Como poderao ler chego a seguinte conclusao.Todos os fundos estrangeiros que garantem os depósitos nas sucursais portuguesas protegem os depositantes até 100 mil euros. A única exceção é o Financial Services Compensation Scheme: as aplicações no Barclays e no Citibank estão garantidas até 85 mil libras esterlinas. No início de novembro, esse valor correspondia a cerca de 98 993 euros.

O Deutsche bank na alemanha é o responsavel pelas garantias em Portugal das filiais

e o limite em 2012 continua a ser 100000 euros

Portanto se nao alterarem a legislaçao ...

Logicamente qualquer pessoa pode e deve contactar um balcao do DB ou outro e perguntar.

Cmpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites