Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Acto Único

Novato

Recommended Posts

eu queria era ver se alguém me podia explicar o que significa acto isolado e o que tenho que fazer

Num ato isolado todo o sistema é simplificado - trabalhas, pagam-te e só no fim é que vem a burocracia. Que basicamente consiste no preenchimento de um recibo em triplicado (uma cópia para ti, outra para a entidade a quem prestaste o serviço e outra para as Finanças) e na entrega do IVA às Finanças que foi cobrado ao cliente.

Atenção a este último ponto: quando acertarem o pagamento pelo serviço, certifica-te que a entidade sabe que vai ter de pagar 23% de IVA sobre esse preço (que depois entregarás às Finanças). É que se combinarem o preço sem mais nada, pode depois dar-te o caso de só te pagarem esse montante (pois foi o combinado) e depois tens de deduzir dali o IVA a pagar ao fisco...

Ah, só mais um ponto sobre a burocracia: no próximo ano, deves meter a declaração de IRS para declarar este montante (anexo B, logo só na 2ª fase) e se poder calcular se tens imposto a pagar ou não. Se o montante do ato isolado for razoável pode dar jeito fazer já retenção na fonte, para evitar ter de guardar o dinheiro até ao próximo ano. Mas assumindo que te pagarão menos do que um salário mínimo, o mais provável é nem precisares de te preocupar com isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aquilo foi só um trabalho de fim de semana, e pagam 84 euros, e uma das opções de pagamento é o acto isolado, mas se não estiver colectada como posso colocar no IRS? É que eu não percebo nada destas coisas e a pessoa que me vai pagar tbm não me explicou muito bem mas pagam o IVA, então pelo que entendi a pessoa tem que me passar um recibo um do qual tenho que entregar ás finanças, mas a pessoa ainda não me pagou nem me entregou o quer que seja!Muito obrigado mesmo pela explicação  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites