Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Posso deixar de ser Cabeça de Casal?????

Carla Gomes

Recommended Posts

Neste momento a minha mãe precisa imperativamente de  ir para um lar . O meu irmão mais velho disse que não contassem com ele para nada porque diz que é o cabeça de casal e ele é que manda : não quer ajudar a pagar o lar: não quer que a minha mãe venda a casa afinal quem é que manda ?? A minha mãe está disposta a vender pois assim terá dinheiro , é que no  a mensualidade é alta .Ora eu e a minha irmã não temos de pagar para ele um dia receber igual a nós !! É muinto triste quando chegamos a esta situação é não sei o que fazer ? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

respondo-te da seguinte forma:

1) o teu irmão mais velho não é cabeça-de-casal de nada, pois

2) o cabeça-de-casal na situação que descreves é a tua mãe que está viva e com a cabeça a funcionar dado que dizes que ela quer vender - o teu irmão só seria cabeça-de-casal após a morte da vossa mãe, mais NADA ...

3) sendo que nesta situação a vontade que prevalece é a da tua mãe pois sendo a casa dela e, em parte menor, vossa ( por morte do vosso pai ? ) a QUOTA maior é sempre a dela 

4) além disso o cabaça-de-casal NÃO MANDA como diz o teu irmão: apenas tem por função a gestão da herança, mais nada

5) pelo que se a tua mãe, tu e a tua irmã ( que os três detêm a maioria da casa ) querem vender ele só tem que se sujeitar : ou vende ou pega no valor da avaliação e exerce o direito de opção dando-vos a vossa parte a todos

6) além disso ser cabeça-de-casal não é obrigatório ser o mais velho - se ele tem mau feitio, arranja conflitos, entende que manda e coisas do género , tu e a tua irmã só têm que se opor e nomear outro cabeça-de-casal , mas isto só após o óbito da vossa mãe, que poderá ser um de vocês à escolha. Por vezes para gajos de mau feitio é o melhor que se pode fazer.

Portanto vocês só têm que enfrentar de frente o vosso irmão, mandá-lo às ortigas e cumprir a vontade da vossa mãe, mais nada. Mandem-no bugiar !

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Bom dia

Faleceu o meu avô e a minha avó está vida com 2 filhos, o mais velho ficou como cabeça de casal sem ter solicitado à mãe se esta queria ser cabeça de casal e foram ao notário e definiram como regra os filhos terem acesso ao dinheiro na conta e a viúva só pode mexer com autorização deles isso é correto? 

A viúva nunca sabe se mexem ou não no dinheiro, refira-se que esta é analfabeta. Para fazer partilhas, os filhos precisam da autorização da viúva, visto que o cabeça de casal é o filho mais velho?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...
    On 3/15/2018 at 10:33 PM, Guest Laila said:

Para deixar de ser cabeça de casal baseado no factor idade, ou seja, ter mais de 70 anos, basta submeter este requerimento nas Finanças do local de residência:

Exmo. Sr. Chefe das Finanças do Concelho de ...

Nome ..., NIF nº...., de ... anos de idade, residente em ..., cabeça de casal por óbito de ..., NIF de Herança nº...., vem nos termos do artigo 2085, nº.1, alínea a), requerer a exclusão daquele cargo.

Data...

Pede deferimento,

Assinatura

On 3/15/2018 at 10:33 PM, Guest Laila said:

Para deixar de ser cabeça de casal baseado no factor idade, ou seja, ter mais de 70 anos, basta submeter este requerimento nas Finanças do local de residência:

Exmo. Sr. Chefe das Finanças do Concelho de ...

Nome ..., NIF nº...., de ... anos de idade, residente em ..., cabeça de casal por óbito de ..., NIF de Herança nº...., vem nos termos do artigo 2085, nº.1, alínea a), requerer a exclusão daquele cargo.

Data...

Pede deferimento,

Assinatura

Obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites