Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Juros Compostos

vslourenco

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho aqui uma dúvida relativamente a uma Conta Poupança Programada a 10 anos do antigo BES que tem juros compostos ( pagos Anualmente ).

O limite de reforço máximo é de 2000€/mês ou 24 000€/ano, como se preferir.

As taxas de juro são crescentes anualmente, começam no 1º ano com 3% ( TANB ) e acabam em 5,25% ( TANB ) no 10º ano.

Como é que calculam os juros líquidos ao final de cada ano tendo em conta que são possíveis reforços mensais ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende de como o produto é feito. Tem de ver a FIN dele. Alguns produtos desse tipo têm um escalão diferente para os reforços. Por exemplo, nas poupanças do ActivoBank, a taxa de juro aplicada aos reforços depende de quanto tempo falta para o fim do produto. Quanto mais perto do fim, menor a taxa aplicada aos reforços.

Por isso terá de ver as condições dessa poupança.

Por acaso consegui encontrar uma FIN de uma poupança do BES a 10 anos (não a sua) e parece que a taxa em vigor na altura do reforço é a que é aplicada. Ou seja, se no ano x está a pagar 4%, ao fazer reforços nesse ano será também aplicada a taxa de 4% sobre esses valores, contada a partir do dia em que ocorre o reforço. Mas é melhor confirmar se é igual no seu caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Obrigado pelo esclarecimento,

Após alguma insistência com o gestor de conta confirma-se que a fórmula é aplicada ao saldo mensal ( sem acumular juros do mês anterior )

Basicamente é aplicar a taxa do ano em causa, dividida por 12 meses ao saldo mensal desse mês.

Em 2016 a taxa é de 3.75% TANB, por exemplo com reforços mensais de 250€:

• Janeiro = 2000€ x (0,00375 / 12) = 6,25€
    • Fevereiro = 2250€ x (0,00375 / 12) = 7,03€
    • Março = 2500€ x (0,00375 / 12) = 7,81€
    • Abril = 2750€ x (0,00375 / 12) = 8,59€

Esses seriam os juros brutos, no final de 1 ano é somar todos esses juros brutos e aplicar os 28% em cima

E assim sucessivamente para os anos seguintes com a taxa em vigor desse ano

Eu tenho a 10 anos, se respeitar os reforços mínimos exigidos, vou ter 5.25% TANB no último ano, ainda tenho 6 anos pela frente de juros .. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites