Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa dos Certificados do Tesouro

Paulo M

Recommended Posts

Em relação aos Certificados de Tesouro, não sei se está correta a informação que me deram, pois informaram-me que só podem ter 1 só titular!

Não acham arriscado Uma só pessoa titular da subscrição?

E se a luz se apaga? Com que facilidade é feito o resgate?

Ao contrário dos Certificados de Aforro que são compostos por 1 titular e 1 movimentador.

Que lhes parece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 51
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

13

• pauloaguia

6

• quim

5

Os CTs podem ser "herdados". E se os herdeiros quiserem podem movimentá-los. Está tudo na lei que criou os CTs.

E se se tratar de herdeiros legitimários nem há lugar ao pagamento de impostos :)

Sim, mas o resgate não é fácil se a luz se apaga ao titular do CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, mas o resgate não é fácil se a luz se apaga ao titular do CT.

Diz claramente na legislação:

O resgate pode ser efectuado pelo titular da conta aforro ou seus herdeiros.[/quote

Claro que têm que fazer prova que têm direito a isso, apresentando a habilitação de herdeiros ou algo do género. Não é muito diferente do que acontece com os depósitos a prazo, penso eu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretendo reconverter uns CA para CT, e já agora vou esperar para ver se a taxa para Março sobe em relação a Fevereiro para optar se o faço este ou no próximo mês.

Alguém me sabe dizer quantos dias demora o resgate dos CA?

Se não encontrares essa informação no site do IGCP (se não disser nas páginas dos CAs, talvez na Legislação?) podes sempre perguntar-lhes directamente - há lá um link de Contactos...

http://www.igcp.pt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

No passado dia 30 de Dezembro também fui passar os meus CA para CT.

Caso seja feita nos CTT's o resgate é imediato, ou seja, trata-se de uma transferência interna em que acaba por sair de lá com um extracto em que aparece referido quer os CA (caso não resgate na totalidade) quer os CT. Assim de certo modo nem sequer existe verdadeiramente o resgate dos CA's.

No que se refere a resgaste puro, fui informar de que demoraria o tempo de um transferência bancária, logo 2 ou 3 dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu pedi o resgate via aforronet no dia 31/1 e no dia 1 já tinha o dinheiro na conta, o que deu logo para reenvestir.

Isso provavelmente já depende se a ordem foi dada de manhã ou ao fim da tarde ou se o banco é o mesmo donde parte o dinheiro.

Transferências ordenadas depois das 15h costumam ser realizadas só no dia útil seguinte.

Uma transferência feita dentro do próprio banco fica pronta no mesmo dia útil em que foi realizada. Transferências entre bancos diferentes no dia útil seguinte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Como é que um País altamente endividado consegue pagar juros >6,5% ??

Pior ainda do que isso e' o facto desses juros serem pagos quase de enfiada quando sao atingidos os 5 e 10 anos. Nessa altura sao pagos varios anos de juros em atraso...

Ah, pois, mas nessa altura o problema ja' sera' de outros rolleyes.gif

Eu acredito que ha' varias pessoas que hoje subscrevem os CTs convictas de que os vao manter por 5 anos, pelo menos, mas, por qualquer motivo vao precisar de resgatar esse dinheiro antes dessa altura. Ou seja, durante esse tempo o Estado financiou-se com uma taxa de juro que ate' e' mais baixa que a que esta' a ser praticada por estes dias para esses prazos mais curtos. Mesmo assim, julgo que a maioria os va' manter ate' aos 5 anos, pelo menos...

Por outro lado o volume de subscriçoes tambem nao e' assim tao expressivo - ate' agora ha' algumas centenas de milhoes de euros neste produto; o total da divida ascende a varias dezenas de milhar de milhoes. Ou seja, o impacto que os CTs tem na taxa media que e' paga por essa divida e', para ja', infimo (mas grao a grao...).

No entanto, ha' muita gente que esta' a trocar CAs por CTs, ou seja, divida a menos de 2% por divida a mais de 6%. Para ja', o volume de resgates dos CAs tem sido inferior ao da subscriçao dos CTs, o que quer dizer ou que as pessoas estao a precisar do dinheiro para si e/ou que estao a perder a confiança em que o Estado as reembolse e preferem investir noutros produtos. Seja como for, acho que este e' o efeito mais pernicioso pois garantidamente nesta altura nao precisamos de quem nos leve mais para nos emprestar dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu não tenho confiança nenhuma que o estado vá ter condições de honrar na totalidade os seus compromissos  :(

Vai pois... vendendo na altura mais dívida para pagar os juros e o reembolso final, "empurrando" assim o problema mais para a frente. :)

Vê o caso dos clubes de futebol (os "3 grandes"). Emitem obrigações a 3 anos. Quando chega a altura de devolver o montante aos investidores, emitem novas obrigações para angariar o dinheiro. Andam nesta "brincadeira" há quase 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

só para reforçar a ideia de que existe um risco real de o Estado alterar as regras dos CT e os investidores ficarem a ver navios  ;)

Na prática , existe a possibilidade legal de o Estado mexer nas condições dos produtos de aforro. Fê-lo em 2008, quando alterou as regras de rendibilidade dos certificados de Aforro. No limite, poderá também mexer no reembolso.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=467649

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro, tal como ha' o risco de a 1 de Janeiro de 2012 o Fundo de Garantia de Depositos deixar de garantir os 100.000 EUR por depositante/banco. Ou o risco do Fundo de Garantia de Depositos nao ter capacidade no curto/medio prazo de fazer face 'a falencia de um grande banco.

Em relacao 'as alteracoes das condicoes dos CTs (como aconteceu com os CAs), a legislacao tem um artigo a impedir que tal aconteca (para CTs ja' subscritos). Pelo menos apenas por conveniencia do governo. Mas para cada garantia ha' certamente um conjunto de pressupostos minimos.

Investir durante 10 anos em DPs a 3% ou 4% quando se poderia ter investido em CTs a quase 7% (e tudo ter corrido bem) nao sera' tambem um risco? Um risco de mau investimento? ;)

Penso que cada um tera' que procurar o equilibrio entre sentir-se seguro e aproveitar as oportunidades que o deixe confortavel. A regra de ouro com a qual provavelmente todos concordamos sera' mesmo "nao por os ovos todos no mesmo cesto".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Palavras sábias! Não há nada sem risco no mundo das finanças, e ninguém sabe o dia de amanhã.

Eu estou tentado a "trocar" uns CA série B por CT, não todos pois não vou colocar todos os ovos no mesmo cesto ;D mas já agora vou esperar para ver qual o juro de Março.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia

Acabei agora de pedir um resgate de 50.000€ certificados do tesouro para voltar a reenvestir á taxa actual.

Recebi agora uma oferta de 5% DP banif 6 meses para o mesmo montante.

Creio que não vou precisar deste dinheiro nos proximos 5 anos.

Pergunta; qual das 2 hipoteses me aconselham?

E assim se perderam 6 meses (nos certificados de tesouro) de um bom capital num bom depósito a prazo!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E assim se perderam 6 meses (nos certificados de tesouro) de um bom capital num bom depósito a prazo!...  :P

Tens razão JRibeiro: e daqui por 6 meses irei estar a perder novamente, pois decerto que não irei aguentar estar a ver a banca a oferecer a (10%) e eu ter o meu capital a 5%. Comecei a aperceber que não nasci para investidor pois não aguento facilmente estes maus negocios, assim irei resgatando os investimentos que fiz em ct e voltar-me de novo para os dp a 180dias que é a melhor forma que encontrei até hoje para rentabilizar as minhas poupanças sem sofrer.

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi. O Banif está-te a oferecer 5% (não 10%). É uma taxa bastante inferior à actual dos CTs para 5 ou 10 anos.

Falei em (10%) como previsão para daqui a 6 meses tendo em conta que ha 6 meses atrás andavamos por aqui a falar em taxas de 3% e hoje as coisas bem negociadas creio não ser impossivél obteres taxas de 6% para montantes acima de 100 000€. Seguindo esta lógica creio ser bem possivel ainda este ano  falarmos por aqui em taxas de 8% .

Já agora e uma vez que falas nos 5% do Banif, deixo aqui um pedido de opinião:

Qual teria sido a melhor opção? Certificados Tesouro (janeiro) cinco anos 5,8% ou DP Banif 180 dias 5%, isto tendo em conta que os 5% se iriam manter pelos 5 anos com pagamento de juros semestrais?

um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi. O Banif está-te a oferecer 5% (não 10%). É uma taxa bastante inferior à actual dos CTs para 5 ou 10 anos.

Os CT rendem nos primeiros 4 anos, taxas que rondam 1,7%/ano.

Não será melhor um DP a 4-5%? Ainda para mais quando se observam sinais de que as taxas começam a subir?...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os CT rendem nos primeiros 4 anos, taxas que rondam 1,7%/ano.

Mas mantendo o investimento por 5 anos rendem 6,80%/ano retroactivamente, tornando a taxa dos primeiros 4 anos irrelevante. É como se tratasse de um DP a 6,80%/ano de 5 anos.

Não será melhor um DP a 4-5%? Ainda para mais quando se observam sinais de que as taxas começam a subir?...  ;)

Provavelmente não. Só se nos restantes 4,5 anos se conseguir uma taxa média superior a 7% (1 semestre a 5% + 9 semestres a 7% = 5 anos a 6,80%). E se a tendência deste ano pode ser de subida, nos próximos 4 anos não se sabe.

Em resumo, não percebo porquê desperdiçar uma oportunidade de ter dinheiro a render uma muito boa taxa (6,80% ou até 7,10%) com a promessa de que poderão aparecer taxas superiores. Conseguir uma rentabilidade média nestes níveis à base de DPs a 6 ou 12 meses será bastante difícil.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguindo esta lógica creio ser bem possivel ainda este ano falarmos por aqui em taxas de 8%.

Em DPs duvido. Ainda há pouco tempo no programa A Cor do Dinheiro representantes do ActivoBank e Banco Popular admitiam que os bancos estavam a dar "tudo o que podiam" e dificilmente conseguiriam sequer manter estas taxas por muitos meses se a Euribor não subisse significativamente.

Qual teria sido a melhor opção? Certificados Tesouro (janeiro) cinco anos 5,8% ou DP Banif 180 dias 5%, isto tendo em conta que os 5% se iriam manter pelos 5 anos com pagamento de juros semestrais?

Os CTs 5,80%. Na outra opção, terias que conseguir investir os juros ganhos no Banif a uma taxa muito alta (16% se fossem juros anuais) para compensar os 0,80% x 5 anos que perdes. E assumir que durante 5 anos terias no Banif uma taxa média de 5% parece-me algo optimista, sabemos lá qual será a tendência daqui a 3 ou 4 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites