Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alteração de spread depois da aprovação do crédito

Visitante goncaloribeiro

Recommended Posts

• Respostas 64
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• YARA

12

• I.

10

• CFinanceiro

8

recebi hoje carta do banco de portugal a dizer que consideravam a situação resolvida pois o bbva informou-os que a situação estava resolvida e esclarecida cmg....mas o bbva não me contactou nem esclareceu nada até agora!! o que devo fazer agora? aguardo que o bbva diga alguma coisa? apresento nova reclamação? e se o bbva disse ao banco de portugal que tinha falado cmg e eu tinha aceite o aumento do spread, ficamos todos amigos, e fica assim?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Garantidamente não deves aguardar. Em primeiro lugar dirige-te ao balcão com a carta do BdP a perguntar em que pé estão afinal as coisas.

Independentemente do resultado acho que devias reportar a "falha de comunicação" ao BdP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pauloaguia

Disseram que tinha de dar resposta ate 30/12/2010 e que era valido por 1 mês e a dia 13 de Janeiro já tinham aumentado 0,2 ao spread...

Fizeram avaliação e a avaliação apenas baixou 2500€ ao valor que eu disse da  casa...

A mim o que me disseram é que a avaliação é feita quando as condiçoes ja estao acordadas com o cliente e so se esta divergir do que o cliente disse é que pode haver mudanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pauloaguia: no site do BdP dá pra acrescentar informação adicional a reclamações, e eu fiz isso, mesmo estando a reclamação encerrada foi possível por isso acrescentei que não tinha tido nenhum contacto do BBVA a comunicarem reposição do spread que tinha sido inicialmente acordado nem a esclarecer a situação...até agora funcionou bem, pode ser que vendo a informação adicional o BdP procure averiguar a situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, andava na net a procura de informação, e deparei-me com este fórum que me parece muito bom, e com este tópico, que fala duma situação idêntica à minha,

vou resumir...um pouco.

Estou emigrado, e estive no final do ano de ferias em Portugal, decidi comprar um apartamento através duma imobiliária, a "imobiliária" aconselhou-me um banco com quem trabalhavam que concedia facilmente credito com um spread bom, 2%.

-O banco colocou no valor estimado da avaliação 127.500€.

-O valor do imóvel 92.500€ (ESCRITURA)

-Pedi ao banco 90.000, o restante dava de entrada.

-Pedi credito a 360 meses

O bancário garantiu-me que o spread se mantinha, estava tudo certinho, mandei avançar

Passados duns dias liga, a dizer que para o credito ser aprovado, tinha de dar de entrada mais 2500€..

Tinha essa possibiilidade, liguei-lhe novamente, a dar o aval e para ele me enviar um mail com a nova simulação.

Qual é o meu espanto quando vejo o valor do spread 2,4% confrontei-o, já me disse que so depois da avaliação do imóvel e que ficava decidido. (o montante do credito passava a ser 87.500€)

Mais um sapo ingolido, mas pronto mais uma vez disse para avançar com o processo, entretanto o credito foi aprovado, já me foi descontado o dinheiro da comissao de avaliação,

Ontem ligou.me novamente a dizer que o imóvel foi avaliado (110 000€) e que ia enviar (hoje) os documentos todos para assinar, entretanto enviava o e-mail com a simulação do credito, qual é o meu espanto hoje quando abro o email e vejo:

PRAZO: 420 MESES

SPREAD: 2,9%

Hoje já era tarde não deu para lhe ligar,  mas já que ele não está a ser sério e não tem mantido as condições de credito, ou mantem a primeira simulação ou não me importo de perder o dinheiro da comissao de avaliação, mas mudo para o meu banco….

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

-O banco colocou no valor estimado da avaliação 127.500€.

Pois, o problema são mesmo essas simulações feitas com base num valor de avaliação fictício... caso não bata certo, o banco acaba por ter uma justificação válida para apresentar novas condições... Dizes que o banco não está a ser sério, mas eles podem dizer o mesmo de ti - afinal o tal imóvel que ias dar como garantia e valeria 127.500€ só vale 110.000€ (o valor final da avaliação diferiu em quase 15%!)

O valor da avaliação para a simulação deve ser sempre dado pelo cliente, seja com base em valores que se conheçam para imóveis semelhantes, seja com base nos conselhos da imobiliária (que também tem interesses no caso, atenção). Na dúvida, apresentem o valor que vão pagar - se a avaliação final ficar abaixo desse, é sinal que vão pagar mais do que deviam... e se não ficar, pelo menos não há surpresas desagradáveis com o valor do spread...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois compreendo... é o meu primeiro imovel, e agora é que começo a ver as "ratoeiras".

Quem deu esse valor foi a imobiliaria...

Mas o mais engraçado é que tenho a simulação defenitiva do credito do dia 27 janeiro de 2011 com 110.000€(valor do imovel) e o imovel só foi avaliado pela empresa dia 3 de fevereiro pelo mesmo valor,

á coisas fantasticas nao há???

Confronteio com essa questão, disse-me que tinha uma previsão desse valor, doutro que tinha sido vendido no mesmo bloco a uns tempos,  mas porque é que ele nao informou logo que estava um valor muito alto? Coincidencia avaliar o imovel pelo mesmo valor que a empresa avaliou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente, é suspeito  :P

Se o tal spread de 2,4% já foi calculado com base nos 110.000€, qual é a justificação do banco para agora apresentar outro valor? Reclama!

Há várias justificações aceitáveis que o banco pode dar para apresentar outro spread diferente do das simulações, mesmo quando a avaliação fica dentro do esperado; agora, o banco devia era comunicá-la ao cliente... senão, as simulações passam a ser uma palhaçada.

Tem havido muitas situações destas recentemente, a julgar pelos comentários aqui no fórum. O Banco de Portugal precisa de ser chamado à atenção destes casos senão nunca nada mudará...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu achava que tinha tido problemas com os bancos, mas ao ler os vossos comentários percebo que não. Comprei casa no final de 2010, tentei o crédito em vários bancos e consegui no Barclays, com um spread de 1,4% (com muitas subscrições, diga-se de passagem). No entanto, na questão do spread mantivera-se fieis ao valor acordado antes da avaliação. No final ainda me aplicaram uma promoção em que nos primeiros 2 anos tenho taxa fixa (o que é bom para organizar as contas). Tentem este. Foi o mais barato que encontrei e que colocou menos entraves.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante S. Évora

Bom dia.

Queria saber a vossa opinião sobre uma situação que considero ilegal, má fé, publicidade enganosa, sobre uma concessão de crédito habitação.

Fiz um pedido de crédito habitação junto do BBVA, aprovado no dia 31 de Novembro de 2010. Quando o mesmo foi aprovado recebi apenas um e-mail com as condições da atribuição do crédito e não me foi dado qualquer documento para assinar (agora sei que viola as normas do BdP), nem se quer vinha o espread aplicado. Enviei um mail a perguntar qual era o spread a aplicar e a validade da aprovação. Enviaram-me (por mail) a tabela de spread (1,05%) e que a escritura teria de ser feita até 28 de Fevereiro de 2011. Durante o mês de Dezembro reuni toda a documentação solicitada e regressei à agência para pedir a avaliação da casa. Em Janeiro, depois do relatório emitido e assinado o contrato de promessa de compra e venda com o proprietário foi me informado que a tabela de spread tinha sido alterado para 1,4%. Revoltado porque sempre me fizeram querer que o spread de 1,05 seria válido até a escritura, questionei o gerente (mais uma vez por mail) e a resposta foi de que o banco entretanto mudou as regras. Mias uma vez não me deram nenhuma FIN. O processo continuou e só a menos de 48 horas antes da escritura recebi a FIN e o documento complementar onde constava um spread, não de 1,05%, nem 1,4%, mas sim de 2.0%.

Está claro aqui que se trata de uma uma prática corrente. Abusam do facto das pessoas estarem presas, uma vez que já deram entrada com a assinatura do contrato de promessa cv e não quererem perder o seu dinheiro. Isto não pode continuar assim!!! Alguém tem que acabar com essas aldrabices.

Já fiz um queixa ao Banco de Portugal e estou a aguardar resposta.

Acham que deveria ponderar uma acção judicial contra a entidade credora, caso a situação inicial não seja reposta?

Estaremos perante um situação de publicidade enganosa?

Quanto é que me custará o processo em honorários de um advogado?

Muito obrigado,

Sílvio Évora

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pois, eu tb tive uma situação parecida, conforme relatei aqui há uns tempos, mas infelizmente n deu em nada...o banco de portugal pelos vistos anda a fazer de conta, pq após a minha reclamação, averiguaram e encerraram a minha reclamação dizendo que o bbva lhes tinha dito que a situação estava esclarecida e resolvida comigo (coisa que não aconteceu!).

depois disto, contactei novamente o banco de portugal via e-mail explicando a situação e referindo que a situação continuava exatamente igual, ao que eles me enviaram nova cartinha a dizer "conforme contacto via e-mail, reiteramos a resposta enviada anteriormente", ou seja, repetiram que a reclamação tinha sido encerrada pq o bbva disse que que a situação estava resolvida e esclarecida comigo, como se eu n tivesse percebido da 1ª vez.....enfim...!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz um pedido de crédito habitação junto do BBVA, aprovado no dia 31 de Novembro de 2010. Quando o mesmo foi aprovado recebi apenas um e-mail com as condições da atribuição do crédito e não me foi dado qualquer documento para assinar (agora sei que viola as normas do BdP), nem se quer vinha o espread aplicado. Enviei um mail a perguntar qual era o spread a aplicar e a validade da aprovação. Enviaram-me (por mail) a tabela de spread (1,05%) e que a escritura teria de ser feita até 28 de Fevereiro de 2011. Durante o mês de Dezembro reuni toda a documentação solicitada e regressei à agência para pedir a avaliação da casa. Em Janeiro, depois do relatório emitido e assinado o contrato de promessa de compra e venda com o proprietário foi me informado que a tabela de spread tinha sido alterado para 1,4%. Revoltado porque sempre me fizeram querer que o spread de 1,05 seria válido até a escritura, questionei o gerente (mais uma vez por mail) e a resposta foi de que o banco entretanto mudou as regras. Mias uma vez não me deram nenhuma FIN. O processo continuou e só a menos de 48 horas antes da escritura recebi a FIN e o documento complementar onde constava um spread, não de 1,05%, nem 1,4%, mas sim de 2.0%.

Está claro aqui que se trata de uma uma prática corrente. Abusam do facto das pessoas estarem presas, uma vez que já deram entrada com a assinatura do contrato de promessa cv e não quererem perder o seu dinheiro. Isto não pode continuar assim!!! Alguém tem que acabar com essas aldrabices.

Já fiz um queixa ao Banco de Portugal e estou a aguardar resposta.

Acham que deveria ponderar uma acção judicial contra a entidade credora, caso a situação inicial não seja reposta?

Estaremos perante um situação de publicidade enganosa?

Quanto é que me custará o processo em honorários de um advogado?

E quando foi feita a escritura?

Usou o livro de reclamações do próprio banco?

Não se esqueça de referir nomes e datas!...

Se tiver vagar, leia a introdução deste tópico: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2067.0.html

Antes de avançar para a barra do Tribunal, procure saber o que lhe dizem os juristas da DECO (leve documentação e troca de email consigo), por exemplo!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites