Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alteração de spread depois da aprovação do crédito

Visitante goncaloribeiro

Recommended Posts

Dia 17 aceitámos as condições propostas pelo BBVA e pedimos para dar andamento ao procedimento bancário normal.

Dia 25 telefonaram (depois de um e-mail nosso a perguntar como estava o caso pois garantiram-nos que até 6ª feira dessa semana alguem nos ligaria a dar uma resposta sobre o credito ter sido ou não aprovado) disseram-nos que o crédito tinha sido aprovado mas que se a escritura não fosse feita ate ao dia 20 de fevereiro que o spread ficaria em 1,3 em vez dos 0,55 falados, pois o banco iria proceder a aumentos do spread.

Disseram-nos que era bastante provavel que fosse feita ate ao dia 20 mas não se quiseram comprometer pois havia outros intervenientes (empresa avaliadora  imóvel, notarios etc) que podem atrasar o processo. - Escolhemos a casa pronta.

Face ao exposto nesse mesmo dia aceitamos correr o risco uma vez que não queriamos deixar passar mais tempo e dado que a pessoa nos disse que havia grandes possibilidades de se feita escritura até dia 20de fevereiro.

A funcionaria do BBVA pediu-nos então para liquidar a quantia de €184,50 para se prosseguir para a avalação do imóvel. Soube ainda no fim do dia, e atraves da funcionaria do vendedor do andar que a avaliação do móvel ficou marcada para amanhã.

Avisei a Sr.ª do BBVA que disse ok mas atenção que eles ainda têm de fazer uma analise e depois entregá-la ao banco e que é um procedimento normal. O unico doc. que temos é a simulação onde aparece exposto o valor do spread e as condições que o levaram a ser 0,55%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 64
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• YARA

12

• I.

10

• CFinanceiro

8

É muito dificil alguém ter um documento do BBVA a comprovar as condições do crédito aprovadas para além de uma simples simulação. O modus operandi desses senhores é mesmo esse. Usam spreads baixos para atrair os clientes e depois como o cliente não tem nada que o comprove pois recusam-se a dar as cartas de aprovação alteram a tabela de spreads e os spreads dos clientes já aprovados a seu belo prazer. Espero que o Banco de Portugal faça algo em relação a isto. Entretanto á que reclamar, quantas mais reclamações melhor para ver se estes senhores se começam a comportar com um minimo de honestidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

comigo também aconteceu o mesmo e fiz reclamação para o Banco de Portugal no dia 17 de Janeiro, até agora ainda não tive resposta e no site aparece "entidade reclamada questionada"...alguém sabe se existe um prazo para o BP dar resposta à reclamação? Ou quanto tempo costumam demorar as respostas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

comigo também aconteceu o mesmo e fiz reclamação para o Banco de Portugal no dia 17 de Janeiro, até agora ainda não tive resposta e no site aparece "entidade reclamada questionada"...alguém sabe se existe um prazo para o BP dar resposta à reclamação? Ou quanto tempo costumam demorar as respostas?

O BdP tem de contactar o banco em causa para ouvir o outro lado e confirmar os factos. Depois toma uma decisão e contacta novamente o banco dando-lhe a hipótese de se emendar junto do cliente. Finalmente dá uma resposta ao cliente.

Obviamente não há só uma reclamação no sistema e estas entradas e saídas tipicamente vão parar a uma fila de espera... o próprio banco tem de confirmar todos os factos quando o BdP entra em contacto com ele, o que também pode não ser imediato (por exemplo, falar com o gestor de conta em causa).

2 semanas de espera não me parece demais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que sim, que há esses trâmites todos e que posso consultar o estado reclamação online, só perguntei para saber se alguém teria ideia de quanto costuma demorar a resposta/decisão final do Banco de Portugal às reclamações, mas imagino que como depende também do BBVA (entidade reclamada) provavelmente demorará....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que sim, que há esses trâmites todos e que posso consultar o estado reclamação online, só perguntei para saber se alguém teria ideia de quanto costuma demorar a resposta/decisão final do Banco de Portugal às reclamações, mas imagino que como depende também do BBVA (entidade reclamada) provavelmente demorará....

No meu caso demorou 15 dias. Tenho uma carta registada do BBVA para levantar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a minha reclamação teve uma alteração de estado, passou para "ANÁLISE DA RECLAMAÇÃO em 26-01-2011, sem prejuízo de diligências adicionais junto da entidade reclamada", que pelo que percebi quer dizer que o bbva já terá respondido à minha reclamação e o Banco de Portugal está a analisar os factos para decidir quem terá razão.

pode ser que venham boas notícias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a minha reclamação teve uma alteração de estado, passou para "ANÁLISE DA RECLAMAÇÃO em 26-01-2011, sem prejuízo de diligências adicionais junto da entidade reclamada", que pelo que percebi quer dizer que o bbva já terá respondido à minha reclamação e o Banco de Portugal está a analisar os factos para decidir quem terá razão.

pode ser que venham boas notícias...

E o que podem ser as boas noticias?

Dizerem que o BBVA tem de manter o spread que lhe disse inicialmente?

Será que isso é possivel?

A mim ficaram de ver o spread inicial porque eu disse logo que se não fosse por esse spread cancelava tudo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois a mim a resposta do processo que foi para Lisboa (sem reclamação porque ainda não reclamei) veio hoje e disseram que nao podem repor o spread que disseram inicialmente pelo que vou desistir do Credito Habitação e vão ficar com o prejuizo da avaliação.

Ninguem mandou fazer a avaliação senao tinham as condições do CH acordadas conosco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aconselho toda a gente que esta a passar por esta situaçao a reclamar .

Carta para direçao do banco e para o banco de portugal

Se todos nos calarmos nao vai dar em nada mas se todos pedirmos o que era nosso por direito pode ser que tenhamos uma hipotese.

As minhas já foram vamos ver no que dá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o facto de eles fazerem a avaliação e de vocês concordarem com a mesma não implica que eles não mexam nas condições depois, pois isso foi o que nós fizemos; disseram-nos quanto seria o spread, mandamos avançar com a avaliação, depois da avaliação o crédito foi aprovado com o spread 1.4 e depois disseram-nos que se a escritura n fosse até 1 mês depois de ter sido aprovado o spread subiria...não foi ( por culpa deles)  mas tivemos sorte porque só subiu para 1.5 (era o que estava na tabela em vigor na altura da escritura), mas os spreads aumentaram outra vez! estive a ver e se a escritura só fosse agora o nosso spread seria de 2.1, que é o que está na tabela em vigor agora!! uma diferença enorme!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite, alguem me podia dar exactamente o link em que posso consultar a minha reclamação?tenho a referencia mas não sei onde consiga ver.

obrigado.

P.S: reclamei também do BBVA a ver se eles se põem finos....

É procurar por "Portal do Cliente Bancário" + Reclamações

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/default.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o facto de eles fazerem a avaliação e de vocês concordarem com a mesma não implica que eles não mexam nas condições depois, pois isso foi o que nós fizemos; disseram-nos quanto seria o spread, mandamos avançar com a avaliação, depois da avaliação o crédito foi aprovado com o spread 1.4 e depois disseram-nos que se a escritura n fosse até 1 mês depois de ter sido aprovado o spread subiria...não foi ( por culpa deles)  mas tivemos sorte porque só subiu para 1.5 (era o que estava na tabela em vigor na altura da escritura), mas os spreads aumentaram outra vez! estive a ver e se a escritura só fosse agora o nosso spread seria de 2.1, que é o que está na tabela em vigor agora!! uma diferença enorme!

Acho que implica sim, quando a avaliação é feita as condições devem estar acordadas com o cliente, senao iam fazer uma avaliação com base em quê?

Para reclamar tenho de ir pessoalmente a algum lado ou é por internet mesmo?

I: depois diga-nos se lhe repuseram o spread inicial, era 1,4 de spread?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que implica sim, quando a avaliação é feita as condições devem estar acordadas com o cliente, senao iam fazer uma avaliação com base em quê?

Eu acho que é mais o contrário - o acordo só pode ser feito depois da avaliação, senão o banco vai basear-se em quê? Se eu for ao banco pedir 100.000€ para comprar uma casa de 200.000€ e depois eles vão a ver e a casa só vale 110.000€, claro que as condições não podem ser as mesmas, nenhum banco se vai atravessar com nada enquanto não dispuser dos dados todos.

Agora, também acho que se o valor da avaliação ficar dentro do que foi simulado, e ainda não tiver passado muito tempo desde essa simulação, o banco não devia alterar as condições que tinham sido sugeridas inicialmente. Mas não é ilegal que o faça, só pouco ético... a dúvida é: quanto é "pouco tempo"? Se o cliente for, passado um mês, pedir para avançar com o processo, e fazer a avaliação, será lícito esperar que o banco tenha que ter as mesmas condições à espera?

Se quiseres reclamar do banco, podes fazê-lo pedindo o livro de reclamações no balcão do mesmo ou preenchendo o formulário disponibilizado no Portal do Cliente Bancário (o efeito é o mesmo, o Banco de Portugal aprecia a reclamação e dá-te uma resposta).

Se quiseres reclamar da imobiliária, como o INCI não tem um formulário de reclamações online, o mais prático é pedir o livro de reclamações ao balcão da imobiliária. Podes também enviar uma carta registada directamente ao INCI, mas aí já pagas os portes da mesma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    no site a minha reclamação aparece como "reclamação encerrada a 31-01-2011 por resolução pela entidade reclamada"...isto quer dizer que o bbva vai corrigir a situação e repôr o spread?? eu tenho que ser notificada, certo?

A resposta, pelo menos por parte do BdP, é obrigatória. Nem que seja por mail (salvo erro o BdP diz que responde electrónicamente quando o cliente indique essa forma de contacto).

Quanto a saber qual vai ser a atitude do BBVA é melhor esperar pela resposta antes de começar a "deitar foguetes" ;) Boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção: Não vão na conversa do BBVA. Se já tinham aprovação de crédito anterior à última alteração de spread, façam uma reclamação ao banco de portugal. Eles tentam ao máximo enganar as pessoas a dizer que não fale a pena reclamar, para que aceitem o spread mais alto. Eu fiz reclamação ao BdP, e o BBVA recebeu uma carta a obrigar o banco a aceitar as condições inicialmente contratadas. Aqui vai o link do Banco de portugal:

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx

Eu também já reclamei. Fiz a reclamação no dia 27 e o BBVA já foi informado. Desde então não tenho novidades sobre o crédito.

Quanto tempo demorou a resolução?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites