Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir em 2011

Paulo M

Recommended Posts

Obrigado JRibeiro

Entretanto já me documentei e de facto é um produto aliciante e com vantangens,mas que carece de acompanhamento constante por parte do próprio na "arte" do compra e vende,coisa que não me alicia e que para a qual não tenho muita vocação/conhecimentos. Daí preferir "confiar" a gestão a uma sociedade gestora de confiança,tendo de optar por outro produto :)

Cumps,

Paulo M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim o ActivoBank tem mas em área reservada. Os ETF's são geridos pelo próprio ou por entidade gestora?

Já agora,pode manifestar alguma opinião em relação ao resto da minha carteira?

Cumpts

Paulo, preferia que me explicasse os motivos da sua escolha e logo digo se concordo com o racional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tentei escolher um produto seguro e com rentabilidade a médio/longo prazo,onde invisto a maior fatia,pois se não houver uma fatalidade,não precisarei do capital- Certificados do Tesouro

Um depósito a prazo a um ano, com boa taxa para uma quantia média que está ali sempre à mão em caso de um imprevisto- Poupança Start

O resto do capital,num produto mais arriscado,com uma rentabilidade positiva e acima da média,nos últimos 7 anos e uma das Escolhas Proteste Poupança,gerido por uma Sociedade credível e que me permite talvez um investimento a 3 anos com lucro acima dos Depósitos a Prazo-Fundo de Obrigações Mistas UBS (LUX) BF-AUD P ACC

O Capital Adiccional,já que estava investido num produto de alto risco (mercados emergentes),iria continuar a estar,mas desta vez em acções Grande China. Isto por ter lido várias newsletters de Bancos em que se diz que a China continua a ser uma aposta dos Mercados e mais uma vez por ser uma das escolhas Proteste Poupança-UBS(LUX) EF-GREATER CHINA (USD) P-ACC

Espero ter sido expícito nos motivos,se não, agradeço que o Pedro seja mais objectivo na sua pergunta :)

Cumpts,

Paulo M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Aprendiz Financeiro

Atenção que as perspectivas para o mercado chinês são de quebra no curto, talvez médio prazo. Eu só investiria na China se o horizonte fosse superior a 3-5 anos.

E atenção com alguns conselhos da DECO, ás vezes as sugestões têm mais a ver com os seus interesses corporativos do que com qualquer outra coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora bem,isto quanto mais se lê e investiga,mais se muda de opinião.

Se as taxas continuarem atractivas em Janeiro, 6000€ em Certificados do Tesouro

Se o AcivoBank mantiver o DP Activo, 4000€ nesse depósito a prazo

Com a prespectiva dos Recursos Globais (Metals & Mining) continuarem positivos,2500€ em fundos BGF World Mining Fund E2 EUR

Esperando-se uma aposta e migração de capitais para os Mercados Emergentes,vou manter o capital de 2800€ no Millennum Mercados Emergentes.

Outra hipótese seria não ir para os Recursos Globais e reforçar os Mercados Emergentes ou investir em Consumos e Serviços,mas acho que os Recursos Globais são mais prováveis de se manterem com bons lucros.

Estará assim a carteira mais equilíbrada?

Cumps,

Paulo M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Aprendiz Financeiro

Não está equilibrada por que disse que queria correr poucos riscos. Acho bem que uma parte do dinheiro vá para o mercado accionista mas os mercados emergentes embora tenham uma excelente perspectiva a médio e longo prazo têm uma alta volatilidade associada e são considerados fundos de alto risco.

Relativamente ao ouro poderemos estar próximos de uma bolha a rebentar ou não, ninguém sabe ao certo. Eu investiria antes num ETF do ouro (não num fundo) e ao mínimo sinal de queda, fechar a posição.

Uma boa alternativa, na minha opinião seria apostar parte desse dinheiro num fundo de acções large cap global e assim sempre estaria mais diversificado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O capital que está investido nos Mercados Emergentes,sempre esteve,por isso continuará viste ser um montante que decidi que seria para o efeito (alto risco). Como tenho tido boas performances e as análises para 2011 apontam para uma manutenção dos resultados.Fica assim até ver.

O grosso do capital,seriam os 12000€.Portanto 6000 em CT's,4000 num DP e 2000/25000 em Recursos Globais,não me parece que esteja a expôr muito as minhas poupanças.

No post anterior enganei-me e os RG que investiguei são os BGF World Mining Fund E2 EUR os quais não investem directamente em ouro,mas sim em metais não preciosos (cobre,alumínio,urânio,carvão,etc) e em empresas ligadas á extracção ou comércio de ouro.

ETF's não são bons para mim,pois não tenho tempo,paciência ou know how para os gerir. ;D

Cumps,

Paulo M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O BGF World Mining Fund é uma excelente opção, também lá tenho algum aplicado. Nos próximos meses será sempre a subir, parece-me  ;D.

Acho que sim, é uma carteira porreira.

Cumps

Boas

K bancos comercializam o BGF World Mining Fund

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

K bancos comercializam o BGF World Mining Fund

Cumprimentos

Millennium BCP, ActivBanK,Banco Best e julgo que o Deutsch Bank também. Mas cuidado com os encargos e comissões que podem variar muito de Banco para Banco. O ActivBank (que pertence ao Millennium) cobra comissão de gestão mais alta e cobra comissão de depósito,que o Millennium não cobra.Mais,os mesmos fundos são comprados em Euros no Millennium e em Dólares no ActivBank,logo,não compensa. No Banco Best,os valores da comissão de gestão são iguais ao Millennium,também não cobra depósito,mas a Unidade de participação está a 61,15€ enquanto que no Millennium está a 59,69€,mas deve de ser por um valor ser de dia 17 e outro de dia 21.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tentei escolher um produto seguro e com rentabilidade a médio/longo prazo,onde invisto a maior fatia,pois se não houver uma fatalidade,não precisarei do capital- Certificados do Tesouro

Parece-me lógico.

Um depósito a prazo a um ano, com boa taxa para uma quantia média que está ali sempre à mão em caso de um imprevisto- Poupança Start

Concordo.

O resto do capital,num produto mais arriscado,com uma rentabilidade positiva e acima da média,nos últimos 7 anos e uma das Escolhas Proteste Poupança,gerido por uma Sociedade credível e que me permite talvez um investimento a 3 anos com lucro acima dos Depósitos a Prazo-Fundo de Obrigações Mistas UBS (LUX) BF-AUD P ACC

Para começar este fundo é em AUD, o que implica para além de tudo o mais risco cambial. De resto não consigo dizer muito sobre o fundo, se bem que se fosse eu preferiria (como já disse, aliás) investir num ETF subjacente a um índice semelhante.

O Capital Adiccional,já que estava investido num produto de alto risco (mercados emergentes),iria continuar a estar,mas desta vez em acções Grande China. Isto por ter lido várias newsletters de Bancos em que se diz que a China continua a ser uma aposta dos Mercados e mais uma vez por ser uma das escolhas Proteste Poupança-UBS(LUX) EF-GREATER CHINA (USD) P-ACC

Mais uma vez, este fundo também é em moeda estrangeira, pelo que existe risco cambial acrescido.

Adicionalmente, se consultar na "tab" Rendibilidades, vê que o fundo se porta muito pior que o índice de referência (e que é um índice claro neste caso), além de que cobra uma comissão brutal de gestão.

Espero ter ajudado. Boas escolhas e boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro.

Também concordo com a sua opinião,por isso optei por manter o investimento nos CT e no DP. Vou manter também o capital no Millennium Mercados Emergentes:

Área Geográfica: Brasil 20.49%,China 15.33%,Coreia do Sul 11.1%,Índia 8.25%,Taiwan 6.08 %,Outros 38.75%.

ÁreaSectorial:Financeiro22.56%,Energia21.09%,Technology18.43%,18.43%,Industrial11.03%,ConsumerGoods7.02,Outros 19.87%.

Como me deu boa rentabilidade e é um fundo português,decidi manter apesar da comissão de gestão ser 2,1%.

Se alguém me sugerir outro fundo de Mercados Emergentes,para eu investigar,agradeço

Por fim,troquei o Fundo de Obrigações AUD,por um Fundo de Recursos Naturais Globais,o que me parece uma boa aposta,em EUR e com uma comissão de gestão a 1,75%: BGF World Mining Fund E2 EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/snapshot/snapshot.aspx?tab=0&id=f0gbr04ktb

Por outro lado estive a ver bem as performances dos Fundos Globais de consumo e indústria e este está bem cotado aí pela praça. Diz-se ser uma aposta para 2011:Fidelity Global Consumer Industries

https://www.chartbook.fid-intl.com/fi/current/2736.pdf

http://www.fidelity.com.sg/funds/factsheet/90822.pdf

http://www.morningstar.co.uk/uk/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EAN&lang=en-GB

Uma prespectiva:

http://www.rttnews.com/ArticleView.aspx?Id=1506311

http://www.thefreelibrary.com/BofA+Merrill+Lynch+Global+Research+Forecasts+Higher+Global+Equity+and...-a0244289423

http://www.reuters.com/article/idUSTRE6BG4TW20101217

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Afinal resolvi aplicar a grande fatia num depósito a prazo a 5% (AticvBank) e esperar para ver como evoluem os Certificados do Tesouro.Se a taxa subir a níveis irresistíveis,sacrifico parte do depósito a prazo.

Mantive o Millennium Mercados Emergentes,que vai de vento em popa e subscrevi o Fundo BGF World Mining Fund E2 EUR e parece que as Matérias Primas continuam a dar cartas!

Cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites