Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhadores Independentes: Dúvidas IVA, IRS e Segurança Social

NECAS

Recommended Posts

• Respostas 896
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

148

• pauloaguia

65

• --------

21

Top Posters In This Topic

Popular Posts

as isenções das contribuições dos ENI para a Segurança social, podem ser encaixadas em 3 tipos: 1) já fazer descontos para a segurança social com trabalhador por conta de outrem.  2) se nunc

Vou me informar e tratar de tudo com um contabilista (se alguém aqui for contabilista, de preferência, margem sul pode enviar-me um contacto para falarmos de preços e talvez combinar uma reunião.)

Uma questão: pretendo reiniciar actividade como Trab. Independente. É obrigatório manter actividade aberta durante algum período de tempo ou podemos abrir e fechar até no mesmo mês? Obrigada.

Sim, pode.

Nota: Não sei se a intenção será também evitar o pagamento da contribuição para a segurança social, mas se for... não vai evitar só por abrir e fechar no mesmo mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada, consegui tb confirmar nas finanças hoje. Não tem nada a ver com a SS, sei que se paga a contribuição do mês logo do início de actividade, tenhamos um dia, 5 dias ou 15 dias de actividade aberta. Tinha ouvido uns zuns zuns acerca de ter manter aberta a actividade durante algum tempo, daí a minha questão.

Obg pela rápida resposta e um bom fds! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Tenho uma proposta de trabalho para receber 1200€ a recibos verdes, durante 4 meses. Gostava de saber se sou obrigada a pagar IRS ou se, como o meu volume de negócios anual não ultrapassa os 10.000€, estarei isento. Já tive actividade aberta entre 2006 e 2009, mas entretanto encerrei.

E segurança social? Quanto terei de pagar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Tenho uma proposta de trabalho para receber 1200€ a recibos verdes, durante 4 meses. Gostava de saber se sou obrigada a pagar IRS ou se, como o meu volume de negócios anual não ultrapassa os 10.000€, estarei isento. Já tive actividade aberta entre 2006 e 2009, mas entretanto encerrei.

E segurança social? Quanto terei de pagar?

Isento não. Esse rendimento estará sujeito na mesma a irs... E como dará uma média de 1200 € por mês será obrigado (caso trabalhe para uma empresa) a sofrer retenção na fonte. No final do ano haverá acerto de contas na liquidação de irs, podendo dar a pagar, ou a receber caso lhe tenha sido retido irs a mais.

Visto tratar-se de um reinicio, terá de pagar uma contribuição de 124,09 € / mês para a SS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa dia,

Sou trabalhador por conta de outrem e entre 2007 e 2009 passei uma média de 2000 euros anuais de recibos verdes. (abri actividade, passei recibos na versão papel na categoria de "serviços diversos", assumi isenção de iva,  nunca fechei actividade... mas nunca fui chateado por isso.)

Face a umas oportunidades de negócio que me surgiram em Portugal e Angola, sou capaz de voltar a passar recibos este ano e no próximo, mas com maior volume (algo perto dos 10.000 anuais, mas vamos assumir 9.000).

1: Em termos de tributação  sou mais penalizado se passar facturas como ENI (Empresário em nome individual) ou se passar o típico recibo verde?

2:Como posso apurar o valor liquido face ao total ilíquido facturado? Assumindo menos de 10.000 euros ano.  E assumindo mais de 10.000 euros ano (mas sempre menos dos 150.000 que obrigam a contabilidade organizada): preciso de definir melhor o meu preço hora e isto ajudava imenso.

3:Passando recibos verdes e ou facturas como ENI, existe forma de recuperar o IVA que pago aos meus fornecedores de serviços (exemplo: compro pacotes de  testes psicotecnicos e pago o IVA e depois aplico estes nas minhas empresas clientes e facturo-o)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1: do ponto de vista fiscal os recibos verdes são ENI. Os ENI, pode estar no regime simplificado ou com contabilidade organizada, dentro do regime simplificado pode ter isenção de IVA ou não.  Nada impede que quem passe recibos verdes, use um programa de faturação, ou vá à uma gráfica comprar um livro de facturas e os use em vez dos recibos verdes.

2: Só você é que pode responder a isso, você é que sabe os custos que vai ter.

3: Claro, desde que não peça isenção de IVA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1: do ponto de vista fiscal os recibos verdes são ENI. Os ENI, pode estar no regime simplificado ou com contabilidade organizada, dentro do regime simplificado pode ter isenção de IVA ou não.  Nada impede que quem passe recibos verdes, use um programa de faturação, ou vá à uma gráfica comprar um livro de facturas e os use em vez dos recibos verdes.

2: Só você é que pode responder a isso, você é que sabe os custos que vai ter.

3: Claro, desde que não peça isenção de IVA

Obrigado!

Porém:

2- Apenas preciso saber como calcular os encargos directos associados a cada factura, e quanto me sobra liquido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2- Apenas preciso saber como calcular os encargos directos associados a cada factura, e quanto me sobra liquido.

Líquido por factura ou líquido no final do ano? Além disso, esses pormenores vão depender de se estás a prestar serviços em PT ou fora, se já estás sujeito a retenção de IRS e se estás isento de IVA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Líquido por factura ou líquido no final do ano? Além disso, esses pormenores vão depender de se estás a prestar serviços em PT ou fora, se já estás sujeito a retenção de IRS e se estás isento de IVA.

Parece-me então que, ao definir o meu preço hora assumir por defeito que:

-21% vai para o IRS..

-23% vai para o IVA

-29% vai para Segurança social...

E o que sobrar é lucro...

Depois é rezar para que: não atinja os 10.000 euros, Não tenha de entregar IVA, e continue a ter outro trabalho por conta de outrem para não pagar segurança social,lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, eu este ano ainda não ultrapassei os 10.000 e n vou ultrapassar, "infelizmente".

este mês de Outubro vou deixar de estar isenta da Segurança Social, como é que procedo a esse desconto? tenho de colocar o meu nr de beneficiária da Seg. Social?

Se eu não fizer retenção de IRS o que me acontece?

No fim do ano tem de pagar um valor referente ao q recebi o ano todo?

Mas quem tem de reter o meu IRS não é a entidade empregadora?!

Ajudem-me!

Expliquem "para miúdos sff"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me então que, ao definir o meu preço hora assumir por defeito que:

-21% vai para o IRS..

-23% vai para o IVA

-29% vai para Segurança social...

E o que sobrar é lucro...

Depois é rezar para que: não atinja os 10.000 euros, Não tenha de entregar IVA, e continue a ter outro trabalho por conta de outrem para não pagar segurança social,lol

Há aí uma certa confusão... vou assumir que não atinges os €10.000:

- Não és obrigado a fazer retenção de IRS. Claro que tens de pagar IRS sobre os rendimentos na mesma, no final do ano

- Estás isento de IVA, não cobras IVA aos teus clientes.

- Se fores trabalhador por conta de outrem e descontares para a Seg. Social por essa via estás isento de contribuir relativamente à actividade de trabalhador independente.

Ficou mais claro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, eu este ano ainda não ultrapassei os 10.000 e n vou ultrapassar, "infelizmente".

este mês de Outubro vou deixar de estar isenta da Segurança Social, como é que procedo a esse desconto? tenho de colocar o meu nr de beneficiária da Seg. Social?

Se eu não fizer retenção de IRS o que me acontece?

No fim do ano tem de pagar um valor referente ao q recebi o ano todo?

Mas quem tem de reter o meu IRS não é a entidade empregadora?!

Ajudem-me!

Expliquem "para miúdos sff"

1 - Confirmas que a Seg. Social tem a comunicação da tua actividade e todos os meses pagas (por exemplo por MB) a Seg. Social devida.

2 - Se não ultrapassas os €10.000 não estás sujeito a retenção, mas depois tens de pagar o IRS no final do ano, que calcularás quando preencheres o Modelo 3 (IRS).

3 - Para os trabalhadores não há, supostamente, entidade empregadora, mas sim "contratante". Eles só retêm se indicares que está sujeito a retenção, no recibo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá. Comecei a passar recibos verdes pela primeira vez em Setembro.

Não tenho trabalho por conta de outrem e é abaixo de 10.000.

Pelo que percebo posso passar o recibo com opção isenta de IRS, sendo calculado no final o valor a pagar.

Quanto à segurança social, é fazer 80% do rendimento e ver em que escalão fica.

- O problema é que iniciei actividade em Jan 2010, nunca tendo passado recibos. Esqueci-me de entregar o IRS e agora a seg. social vai cobrar pelo escalão mínimo relativo a 2011, apesar de ter tido zero rendimento. Na s. social disseram-me para entregar o IRS atrasado, talvez ainda desse para fazer cruzamento dados, mas também disseram que já não era possível fazer o pedido para não pagar pois ja é tarde.

- Além disso fiz a simulação IRS e diz que o máximo de benefício fiscal possível são 620€. Que valor de recibos de saúde preciso para ter esse benefício?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá. Comecei a passar recibos verdes pela primeira vez em Setembro.

Não tenho trabalho por conta de outrem e é abaixo de 10.000.

Pelo que percebo posso passar o recibo com opção isenta de IRS, sendo calculado no final o valor a pagar.

Quanto à segurança social, é fazer 80% do rendimento e ver em que escalão fica.

- O problema é que iniciei actividade em Jan 2010, nunca tendo passado recibos. Esqueci-me de entregar o IRS e agora a seg. social vai cobrar pelo escalão mínimo relativo a 2011, apesar de ter tido zero rendimento. Na s. social disseram-me para entregar o IRS atrasado, talvez ainda desse para fazer cruzamento dados, mas também disseram que já não era possível fazer o pedido para não pagar pois ja é tarde.

- Além disso fiz a simulação IRS e diz que o máximo de benefício fiscal possível são 620€. Que valor de recibos de saúde preciso para ter esse benefício?

Pois eu tentaria na mesma, entregava a declaração em falta e expunha o caso à Seg. Social para que me fosse atribuida a isenção do ano 2011 por baixos rendimentos.

Simulação do irs referente a que ano? máximo de beneficio fiscal 620? explique melhor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Carlos Carrazedo

Boa noite recorro à vossa ajuda pois ando muito baralhado com isto dos recibos verdes.

Ando a procurar trabalho e de momento estou em dois processos de recrutamento.

Num é a tempo inteiro e pagam 2000 euros a recibos verdes.

Noutro pediram que eu indicasse um valor, para trabalhar um dia por semana.

A questão é que não sei como calcular ao certo quanto fica para mim, depois de descontar os impostos devidos (IRS, SS, etc).

Não estou isento da Segurança Social, porque já tive actividade aberta como Formador, mas como estive sempre a trabalhar por conta de outrem ao mesmo tempo e não ultrapassei os 10.000 euros anuais, não descontava nem para a SS nem fazia retenção na fonte de IRS, sendo os acertos feitos no fim do ano.

Já andei a ler o guia da segurança social, mas não percebo aquela parte dos escalões em que entra o IAS.

O que pretendo saber é quanto fica para mim, caso receba 2000 euros a recibos verdes, e saber quanto hei-de pedir no outro processo de recrutamento, para depois chegar aos valores que considero justos.

Já percebi que para a SS contam apenas 70% (dizem que para 2013 vai ser 80%) do valor recebido, ao qual depois aplico a taxa de 29,6%.

Para o IRS penso que será 21,5%, mas também já ouvi falar em sobretaxas.

E se alterações para 2013 se concretizarem, como tenho de fazer as contas?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite recorro à vossa ajuda pois ando muito baralhado com isto dos recibos verdes.

Ando a procurar trabalho e de momento estou em dois processos de recrutamento.

Num é a tempo inteiro e pagam 2000 euros a recibos verdes.

Noutro pediram que eu indicasse um valor, para trabalhar um dia por semana.

A questão é que não sei como calcular ao certo quanto fica para mim, depois de descontar os impostos devidos (IRS, SS, etc).

Não estou isento da Segurança Social, porque já tive actividade aberta como Formador, mas como estive sempre a trabalhar por conta de outrem ao mesmo tempo e não ultrapassei os 10.000 euros anuais, não descontava nem para a SS nem fazia retenção na fonte de IRS, sendo os acertos feitos no fim do ano.

Já andei a ler o guia da segurança social, mas não percebo aquela parte dos escalões em que entra o IAS.

O que pretendo saber é quanto fica para mim, caso receba 2000 euros a recibos verdes, e saber quanto hei-de pedir no outro processo de recrutamento, para depois chegar aos valores que considero justos.

Já percebi que para a SS contam apenas 70% (dizem que para 2013 vai ser 80%) do valor recebido, ao qual depois aplico a taxa de 29,6%.

Para o IRS penso que será 21,5%, mas também já ouvi falar em sobretaxas.

E se alterações para 2013 se concretizarem, como tenho de fazer as contas?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

IRS: podes ver aqui: http://www.pedropais.com/impostos/simulador-e-comparativo-irs-2013-2012-e-2011 (incluindo já 2013).

Segurança Social: podes ver aqui: http://www.pedropais.com/impostos/calculadora-seguranca-social-trabalhadores-independentes . Em 2013, se tudo correr como previsto, a taxa passa para 34,75%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Sou muito novo nestas areas, acabei de abrir actividade passando recibos verdes, nao ultrapassarei os 10000 euros por ano, nao pagarei IVA nem faço retençao na fonte, mas ja me disseram que poderia fazer, mas pergunto, fazer retençao porque se corresponde uma maior quantia a pagar no fim do mes?

Quanto ao IRS, o que posso colocar como despesas? Tenho de fazer um valor minimo para nao pagar algo ao estado ou posso ate nem ter despesas?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A retenção na fonte funcionará como um adiantamento por conta do irs desse ano... Na liquidação de irs desse ano, essas retenções na fonte serão descontadas à colecta liquida ( imposto a pagar ), fazendo com que caso haja excesso de retenção você recebe a retenção efectuada a mais.

No fim de contas o valor de imposto pago será o mesmo.

Quem tem baixos rendimentos, prevendo que não terá grande impacto no imposto, opta por não fazer a retenção, de forma a ficar com um maior rendimento liquido ao fim do mês... sabendo que no final do ano o acerto será pequeno, não estando a reter irs sem necessidade e que compromete a liquidez do ano inteiro.

Exemplos de despesas: Saúde, educação, rendas / crédito habitação, ...

Quanto ao valor necessário de despesas, depende dos valores de rendimentos e da composição do seu agregado familiar.

Pode usar um simulador (no blog tem) e com uma simulação de previsão de rendimentos fica com uma ideia do que precisa em despesas.

Caso necessite de ajude, deixe aqui os dados (rendimentos / composição do agregado), que damos uma ajuda .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde ja muito obrigado!

Eu nao tenho agregado familiar,tenho 23 anos e nao sou casado sequer.

Os meus rendimentos serao a volta de 700euros por mes.

Entao eu nao fazendo retençao na fonte, no fim do ano tenho de fazer um acerto? mas pk esse acerto e referente a que?

Os recibos de gasoleo, gastos do carro, almoços ou jantares da para despesas?

Desculpem estas perguntas estupidas, mas sou um leigo nesta materia...

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante TiagoFilipe

Olá, tenho aqui uma duvida segundo as contribuições da seg. Social.

Sou trabalhador independente com actividade iniciada em janeiro de 2011, e recebi no ano de 2011 + - 3370  euros.

Segundo o que li no guia pratico da seg. social, as contribuições são contabilizadas apartir dos 70 % dessa quantia, e portanto segundo essa regra, penso que estarei isento mais um ano correcto?

Eu na 5a passada fui à seg. social e o que disseram era que eu tinha de pagar contribuições mas que o fizesse com base nos rendimentos, e que tinha de pedir através da seg. social directa para fazerem dessa maneira. Só que no site não encontro nem onde fazer isso nem onde fazer o pedido de isenção (tendo em conta o que referi acima)... Alguém me consegue ajudar em relação a isto?

Desde já agradecido por eventual ajuda que me possam dar ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo o que li no guia pratico da seg. social, as contribuições são contabilizadas apartir dos 70 % dessa quantia, e portanto segundo essa regra, penso que estarei isento mais um ano correcto?

Eu na 5a passada fui à seg. social e o que disseram era que eu tinha de pagar contribuições mas que o fizesse com base nos rendimentos, e que tinha de pedir através da seg. social directa para fazerem dessa maneira. Só que no site não encontro nem onde fazer isso nem onde fazer o pedido de isenção (tendo em conta o que referi acima)... Alguém me consegue ajudar em relação a isto?

Desde já agradecido por eventual ajuda que me possam dar ;)

À partida estarás enquadrado, uma vez que auferes mais do que 6 vezes o IAS. Podes é fazer um requerimento para seres tributado pelo duodécimo do rendimento relevante.

Quando ao pedido, deve ser feito algures numa opção aqui: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/subMenu.aspx?p=9

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites