Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhadores Independentes: Dúvidas IVA, IRS e Segurança Social

NECAS

Recommended Posts

boa noite.

queria, se possível, esclarecer algumas dúvidas, pois sou novato nestas coisas...

iniciei actividade (passo recibos verdes) desde abril de 2012, auferindo de salario mensal (trabalho so para uma empresa) cerca de 1000€ por mes iliquidos,  faço retençao na fonte de 21.5%, as minhas duvidas sao, no proximo ano irei receber algum valor de irs? esta retençao de 21,5% vai aumentar?

em relação à segurança social, quando terei de começar a pagar? como se calcula o valor a pagar?

agradecia que me esclarecessem...

cump

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 896
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

148

• pauloaguia

65

• --------

21

Top Posters In This Topic

Popular Posts

as isenções das contribuições dos ENI para a Segurança social, podem ser encaixadas em 3 tipos: 1) já fazer descontos para a segurança social com trabalhador por conta de outrem.  2) se nunc

Vou me informar e tratar de tudo com um contabilista (se alguém aqui for contabilista, de preferência, margem sul pode enviar-me um contacto para falarmos de preços e talvez combinar uma reunião.)

Olá, este mês deixo de estar isenta de qualquer tipo de retenção, neste mês de outubro termino o meu 1º ano de isenção. Ganho 600€ mas depois consoante a comissão posso ganhar mais 50€ ou 70€. A minha questão é, quanto é que vou ter de descontar para IRS (em q escalão estou) e S.S.? A empresa onde estou está a propor-me pagar-me o valor do IRS e da S.S. Por exemplo, caso desconte no total 78€, eu passo um recibo de 678€.

O que também preciso saber é se passar a receber isso pode alterar-me o escalão, os impostos.

Aguardo resposta, obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, eu comecei agora a trabalhar a recibos verdes, so vou trabalhar assim durante 6 meses estou isenta de ss e so recebo 400€ por mes (o que vai dar o valor anual de 2400€), quando for para fazer irs tenho de pagar alguma coisa? a partir de que valor se paga irs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas. Tenho uma dúvida.  Se ja estiver a 2 ou 3 anos a recibos veres, e receber por exemplo 9000€ em nove meses e para de trabalhar a recibos verdes, e possivel continuar com a actividade aberta, sem passar recibo para chegar aos 12 meses de forma a nao pagar o IVA? isto sendo que depois se encerra actividade por completo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, eu comecei agora a trabalhar a recibos verdes, so vou trabalhar assim durante 6 meses estou isenta de ss e so recebo 400€ por mes (o que vai dar o valor anual de 2400€), quando for para fazer irs tenho de pagar alguma coisa? a partir de que valor se paga irs?

Só paga se atingir um determinado escalão e não tiver deduções. Com esse valor não vai pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, este mês deixo de estar isenta de qualquer tipo de retenção, neste mês de outubro termino o meu 1º ano de isenção. Ganho 600€ mas depois consoante a comissão posso ganhar mais 50€ ou 70€. A minha questão é, quanto é que vou ter de descontar para IRS (em q escalão estou) e S.S.? A empresa onde estou está a propor-me pagar-me o valor do IRS e da S.S. Por exemplo, caso desconte no total 78€, eu passo um recibo de 678€.

O que também preciso saber é se passar a receber isso pode alterar-me o escalão, os impostos.

Aguardo resposta, obrigada.

Para já desconta 21,5% IRS. Com o novo orçamento, logo se vê. Segurança Social é ver o escalão em função dos rendimentos de 2011.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde;

Estou com alguma dificuldade em preencher os recibos verdes electrónico e gostaria que alguém me pudesse ajudar

É o meu primeiro ano a recibos verdes e vou ter um rendimento perto do 300 euros mensais

Não sei qual o artigo que ponha na "base de incidência de Irs"

Nem onde diz " retenção na fonte"

Se alguém me puder esclarecer agradecia

Obrigado a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Gostaria que me esclarececem do seguinte:

Tenho que pagar a treinadores de uma modalidade desportiva e gostaria de saber quais os impostos a que estes bem como o Clube estão sujeitos (IVA, SS, IRS (retenção)) nas seguintes circusntancias:

1. Todos treinadores são também trabalhadores p/ conta de outrem e fazem descontos para a SS, (esmagadora maioria é prof. de educação fisica no horário laboral), e concerteza ganham mais de 10.000 EUR/Ano

2. O valor Global Bruto que vão auferir nesta actividade/RV nunca excederá os 5000 EUR/ano.

3. Têm actividade aberta à mais de 1 ano.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Gostaria que me esclarececem do seguinte:

Tenho que pagar a treinadores de uma modalidade desportiva e gostaria de saber quais os impostos a que estes bem como o Clube estão sujeitos (IVA, SS, IRS (retenção)) nas seguintes circusntancias:

1. Todos treinadores são também trabalhadores p/ conta de outrem e fazem descontos para a SS, (esmagadora maioria é prof. de educação fisica no horário laboral), e concerteza ganham mais de 10.000 EUR/Ano

2. O valor Global Bruto que vão auferir nesta actividade/RV nunca excederá os 5000 EUR/ano.

3. Têm actividade aberta à mais de 1 ano.

Obrigada

Para ajudar nestas questões é preciso saber duas coisas:

- Visto que as actividades (dos treinadores) estão abertas há algum tempo, que  enquadramento em IVA têm? estão isentos?

Que valores de actividade independente eles (treinadores) já facturaram este ano 2012? Menos que 10 mil euros?

- E o clube tem contabilidade organizada?

Visto que descontam para SS por uma actividade por conta de outrem, não terão encargos (nem os treinadores nem o clube) neste ponto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Susana Pires

Boa tarde, gostaria que me esclarecesse uma duvida que ainda ninguem consegui-o fazer.

Estou a trabalhar a recibos verdes, já não estou isenta pago 124,09€ para a segurança social, ao final do ano vou receber cerca de 8800€, não tenho despesas nenhumas que possa declarar a não ser 30€ de farmacia, mas o que é isso nada, a minha questão é vou pagar IRS, se sim em que escalão estou e mais ou menos quanto posso vir a pagar é que estou a ficar assustada pois já me falaram em 1000€ a 2000€.Agradeço resposta urgente.Eu sei que em principio vao mudar a legislação, mas com esta que está em vigor quanto posso vir a pagar??Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, gostaria que me esclarecesse uma duvida que ainda ninguem consegui-o fazer.

Estou a trabalhar a recibos verdes, já não estou isenta pago 124,09€ para a segurança social, ao final do ano vou receber cerca de 8800€, não tenho despesas nenhumas que possa declarar a não ser 30€ de farmacia, mas o que é isso nada, a minha questão é vou pagar IRS, se sim em que escalão estou e mais ou menos quanto posso vir a pagar é que estou a ficar assustada pois já me falaram em 1000€ a 2000€.Agradeço resposta urgente.Eu sei que em principio vao mudar a legislação, mas com esta que está em vigor quanto posso vir a pagar??Obrigado desde já.

O calculo de irs é influenciado não só pelo movimento da actividade e despesas (saúde, rendas, educação,...), como também pelo agregado familiar (pessoas que o constituem e rendimentos).

Por isso, para a ajudar terá de nos dar mais dados:

- Solteira? casada?

Se casada, rendimentos do conjuge?

- Filhos?

- Rendimento ano 2012 da actividade independente é 8800?

E retenções de irs, fizeram-lhe?

- E tem outros rendimentos além da actividade independente? Se sim, quais e valores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

É o seguinte, vou iniciar prestação de serviços dia 22 deste mês a recibos verdes e segundo a empresa terá de ser Sem Iva e Retenção. Com isto, gostaria de ter um melhor esclarecimento acerca desta situação a nivel de descontos a fazer, ou não e que descontos são esses.

É o meu 1º ano em recibos verdes, e o ordenado a auferir é consoante a minha produtividades podendo variar entre os 700 e 1200 euros. Há algum limite máximo durante os 12 meses a ganhar para evitar custos/descontos?

Concluindo, gostaria de um aconselhamento, visto que vou estar 12 meses a recibos verdes e pretendia descontar o minimo possivel, por isso pretendia saber o que fazer.

Aguardo resposta

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

É o seguinte, vou iniciar prestação de serviços dia 22 deste mês a recibos verdes e segundo a empresa terá de ser Sem Iva e Retenção. Com isto, gostaria de ter um melhor esclarecimento acerca desta situação a nivel de descontos a fazer, ou não e que descontos são esses.

É o meu 1º ano em recibos verdes, e o ordenado a auferir é consoante a minha produtividades podendo variar entre os 700 e 1200 euros. Há algum limite máximo durante os 12 meses a ganhar para evitar custos/descontos?

Concluindo, gostaria de um aconselhamento, visto que vou estar 12 meses a recibos verdes e pretendia descontar o minimo possivel, por isso pretendia saber o que fazer.

Aguardo resposta

Cumps

Não esquecer de declarar o inicio de actividade junto das finanças.

Iva:

- Ao formalizar o inicio de activiade será pedido para estimar valores da actividade, então para os dois meses e pouco que falta para o fim do ano, estime cerca de 1600 euros. E na previsão anual menos que 10 mil euros.

Assim, ficará no regime de isenção do iva.

Tenha atenção que para manter o regime de isenção em 2013, terá de facturar um valor que não ultrapasse cerca de 1600 euros.

Porque se nestes dois meses para o final do ano ultrapassar este valor, ao fazer a conversão do valor para anual, poderá ter de passar ao regime do iva.

Por exemplo, se nos dois meses facturar 2000 euros, então se em 2 meses facturou 2000, por conversão corresponde a 12000 anual. E neste caso, terá de passar ao regime do iva em 2013, porque em 2012 ultrapassou 10000.

Retenção na fonte:

Para evitar a retenção, terá de ser pela via da opção pela dispensa de retenção. Ao preencher o recibo verde escolhe: "Sem retenção, nos termos do nº1, artigo 9º, dl 42/91".

Tenha atenção apesar de não haverem retenções, o rendimento está na mesma sujeito a irs, e terá de ser declarado na declaração de irs, pelo que pode depois haver acertos de imposto a pagar.

Segurança social:

Como é a primeira vez que vai abrir actividade independente, terá uma isenção de contribuições de 12 meses. Inciando este mês, a isenção termina a 30/09/2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

No seguimento das minhas questões iniciais, e após as respostas surgiu então a seguinte duvida:

Eu iniciei o trabalho dia 1 de Setembro, visto que a empresa só paga 1 mês depois, ou seja, o mês de trabalho de Setembro só recebo dia 30 de Outubro/1 de Novembro, por isso que fui aconselhado a ir antes de dia 25 de Outubro e depois de 20 de Outubro às finanças abrir atividade. No mês de Setembro ganhei sensivelmente 1100 euros. Assim sendo só conta os 2 meses (Novembro e Dezembro), ou serão 3(Outubro, Novembro, Dezembro), ou 4 (Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro)? Pergunto isso porque comecei a trabalhar em Setembro, embora só este mês vá iniciar atividade.

Assim sendo quanto poderei ganhar no máximo até final do ano?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites