Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhadores Independentes: Dúvidas IVA, IRS e Segurança Social

NECAS

Recommended Posts

Bom dia, obrigado pela rapida resposta,

eu estou em regime de isençao de Iva mas pedi para o meu nif ser valido na Comunidade Europeia e pago o iva cá.

supondo que nao tenho declaraçao de venda desse teclado/monitor, sera que tenho que justificar as compras do que vendo ?

obrigado

Provavelmente nunca terá de justificar ou comprovar a compra.

Mas para se salvaguardar deve pedir uma declaração assinado pelo vendedor particular (pessoa sem atividade)

Em relação ao iva da compra intracomunitária, é-lhe vantajoso pagar cá? Não sei que taxas se praticam nos outros países, mas sei que aqui pratica-se até 23%!!!

Para pagar esse iva, eu creio que deve apresentar uma declaração de iva onde apenas preenche os campos 12 e 13, conforme lhe disse anteriormente. Depois de entregue, imprima o comprovativo emita a guia de pagamento.

Artigo 29.º

Entrega da declaração periódica no regime de derrogação

1 - Os sujeitos passivos mencionados nas alíneas B) e c) do n.º 1 do artigo 2.º que efectuem aquisições intracomunitárias de bens sujeitas a imposto devem enviar a declaração por transmissão electrónica de dados até ao final do mês seguinte àquele em que o imposto se torne exigível.

2 - A obrigação a que se refere o número anterior só se verifica relativamente aos períodos em que haja operações tributáveis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 896
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

148

• pauloaguia

65

• --------

21

Top Posters In This Topic

Popular Posts

as isenções das contribuições dos ENI para a Segurança social, podem ser encaixadas em 3 tipos: 1) já fazer descontos para a segurança social com trabalhador por conta de outrem.  2) se nunc

Vou me informar e tratar de tudo com um contabilista (se alguém aqui for contabilista, de preferência, margem sul pode enviar-me um contacto para falarmos de preços e talvez combinar uma reunião.)

• 2 weeks later...

boa noite, tenho mais uma questao a a colocar que é a seguinte

visto que a percentagem incidente na prestaçao de serviço é muito maior do que nas vendas, caso o cliente aceite posso eu num trabalho prestado passar uma factura de uma venda ? ha desvantagens ?

estou em regime de isenção de iva

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite, tenho mais uma questao a a colocar que é a seguinte

visto que a percentagem incidente na prestaçao de serviço é muito maior do que nas vendas, caso o cliente aceite posso eu num trabalho prestado passar uma factura de uma venda ? ha desvantagens ?

estou em regime de isenção de iva

Correr o risco de ser acusado de fuga ao fisco é considerado uma desvantagem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Miguel O Fernandes

Muito boa tarde a todos.

Tenho uma questão que gostaria a que me ajudassem a responder, que se prende com a questão do IVA nos recibos verdes.

Abri actividade em novembro de 2011 e, este ano, pela primeira vez, vou ultrapassar o montante dos 10 mil euros. Por norma, passo recibos mensais de 750 euros, mas vou passar 1500 num mês e mais um recibo extra de 500 euros.

Contas feitas, são 10.250 euros em 2014. A minha dúvida é a seguinte: para pagar o IVA, será aplicada a taxa (que será de 23%?) a todo o rendimento anual? Vou perder mais de 2 mil euros por causa de ultrapassar o limite em 250 euros?

Obrigado desde já pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ola boa tarde, eu encontro me  a trabalhar a recibos verde em que foi acordado uma percentagem sobre o total faturado. Acontece que ao meu espanto a entidade empregadora quer me cobrar ao total da minha faturacao 1.23% de imposto e so depois retirar a minha percentagem.. eu ja me informei com algumas pessoas e todos me dissem que é agir de ma fe para comigo  e eu nestas condiçoes impostas vou receber muito menos do que era acordado... a minha pergunta, a minha entidade empregadora pode fazer isto nao havendo nenhum tipo de contrato assinado entre nos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ola boa tarde, eu encontro me  a trabalhar a recibos verde em que foi acordado uma percentagem sobre o total faturado. Acontece que ao meu espanto a entidade empregadora quer me cobrar ao total da minha faturacao 1.23% de imposto e so depois retirar a minha percentagem.. eu ja me informei com algumas pessoas e todos me dissem que é agir de ma fe para comigo  e eu nestas condiçoes impostas vou receber muito menos do que era acordado... a minha pergunta, a minha entidade empregadora pode fazer isto nao havendo nenhum tipo de contrato assinado entre nos?

Tu estás a cobrar IVA pelo que faturas? E pela percentagem que recebes adicional?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MarisaL.

Boa tarde,

Antes de mais obrigada a todos que têm dado ajuda às pessoas neste fórum.

No ano passado ultrapassei os 10000€, portanto tenho agora de passar os recibos com IVA obrigatoriamente e fazer retenção, mas este ano quero trabalhar também para outra entidade durante 3 meses, duas vezes por semana, portanto irei receber um valor muito baixo, terei de apresentar esses recibos com iva obrigatoriamente, bem como fazer retenção na fonte? Para a outra empresa faço, mas para esta outra não gostaria, visto que é um valor mesmo muito baixo.

Obrigada pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Marisa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antes de mais obrigada a todos que têm dado ajuda às pessoas neste fórum.

No ano passado ultrapassei os 10000€, portanto tenho agora de passar os recibos com IVA obrigatoriamente e fazer retenção, mas este ano quero trabalhar também para outra entidade durante 3 meses, duas vezes por semana, portanto irei receber um valor muito baixo, terei de apresentar esses recibos com iva obrigatoriamente, bem como fazer retenção na fonte? Para a outra empresa faço, mas para esta outra não gostaria, visto que é um valor mesmo muito baixo.

Sim. Não podes escolher a quem cobrar ou não IVA. Se estás obrigada a cobrar IVA é para todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite.

Estava aqui a tratar do IRS dos meus pais e quando carrego em simular quase cai da cadeira...

O meu pai já é reformando a uns anos e a minha mãe ficou reformada o ano passado a meio do ano. Eles nunca pagaram IRS sem tiveram a receber pouco (25€ a 50€) mas nunca a pagar esta ano a simulação diz que eles tem a pagar 572€!!! Será que estou a fazer alguma coisa mal? Ou as alterações foram assim tam grandes para os reformados. Eles recebem de reforma um 620€ e outro 614€ por més

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Estava aqui a tratar do IRS dos meus pais e quando carrego em simular quase cai da cadeira...

O meu pai já é reformando a uns anos e a minha mãe ficou reformada o ano passado a meio do ano. Eles nunca pagaram IRS sem tiveram a receber pouco (25€ a 50€) mas nunca a pagar esta ano a simulação diz que eles tem a pagar 572€!!! Será que estou a fazer alguma coisa mal? Ou as alterações foram assim tam grandes para os reformados. Eles recebem de reforma um 620€ e outro 614€ por més

Baseando-me nas informações dadas, esse valor parece-me exagerado...

Não dá para copiar para aqui a demonstração da simulação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante barbie

boa tarde,

Sou casada tenho uma filha que esta desempregada com 28 anos já não estuda nem esta a realizar qualquer curso ou formação.

A duvida e que tenho despesas de educação como compra de tinteiros,fotocopias, compra de um livro, compra de uma calculadora...sera que posso deduzir estas valores como despesas de educação visto não ter a minha filha na escola?

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou casada e tenho uma filha que se encontra desempregada e não se encontra a realizar nenhum curso ou formação.

tenho despesas de educação como fotocopias, compra de um livro e comprar de uma maquina calcular...sera que posso deduzir estas despesas como despesas de educação no meu irs e do meu marido?

cumprimentos

Não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu estou a vender material (serviços com o cae 479010) e trabalho para outrem

em que altura faço o IRS, faço em conjunto em MAIO ou agora em abril?

Estive a simular o IRS agr e não aparece os rendimentos(extra)

Nota: As faturas que passo são emitidas online no site das finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Baseando-me nas informações dadas, esse valor parece-me exagerado...

Não dá para copiar para aqui a demonstração da simulação?

Dá para entender?

[table][tr][td]

[table][tr] [td][/td][td]  Resultado da Simulação          [/t][/t]

[/t]  [table][tr] [td]

[table] [tr] [td]  Rendimento global                 [/t][/t][/t]

[/td] [td]

17.050,14               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Deduções específicas                

[/td] [td]

8.208,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Perdas a recuperar                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Abatimentos                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Rendimento Colectável                

[/td] [td]

8.842,14               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Q. de rend. de anos anteriores                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Rend. Isentos suj. a englob.                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Rend. para determ. de taxas                

[/td] [td]

8.842,14               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Coeficiente conjugal                

[/td] [td]

2,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Taxa                

[/td] [td]

14,50 %               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Importância apurada                

[/td] [td]

641,06               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Parcela a abater                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Imposto de rend. de anos anteriores                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Imposto de rendimentos isentos                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr][/table]  [table][tr][td]

[table] [tr] [td]  Taxa adicional                 [/t][/t][/t]

[/td] [td]

0,00               

[/td][/tr]  [tr] [td]

Imposto relativo a tribut. autónomas                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Colecta total                

[/td] [td]

1.282,11               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Deduções à colecta                

[/td] [td]

456,18               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Benefício Municipal                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Acréscimos à colecta                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Colecta líquida                

[/td] [td]

762,67               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Retenções na fonte                

[/td] [td]

89,12               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Pagamentos por conta                

[/td] [td]

0,00               

[/td] [/tr] [tr] [td]

Sobretaxa extraordinária:                

[/td] [td]                 [/td] [/tr] [tr][td] 

Rendimento          0,00 X 3.5% (*)                

[/t] [table][tr][td]

0,00               

[/td][/tr]  [tr][td] 

Deduções                

[/t] [table][tr][td]

0,00               

[/td][/tr]  [tr][td] 

Retenções na fonte                

[/t] [table][tr][td]

100,90               

[/td][/tr]  [tr][td] 

Colecta                

[/t] [table][tr][td]

-100,90               

[/td][/tr]  [tr] [td]

Valor a pagar               

[/td] [td]

572,65 €               

[/td] [/tr][/table]    [table][tr][td]

[table][tr] [td] 

[/td] [/tr][/table]

[/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu estou a vender material (serviços com o cae 479010) e trabalho para outrem

em que altura faço o IRS, faço em conjunto em MAIO ou agora em abril?

Para quem tem outros rendimentos (é o caso), só mete a declaração na segunda fase, em Maio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Solange

Boa noite.

Tenho uma dúvida relativamente à entrega do IRS... Os meus pais tiveram que pagar em 2013 o alvará de loteamento da casa onde vivemos (pois devido a várias confusões a rua não tinha os terrenos divididos). Pagaram o total de 4700€. Alguma parte disso entra na declaração?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Alguem sabe o porque de no site das finanças estar a dar erro quando vamos ver os "movimentos financeiros" aparece esta mensagem:

Ocorreu um erro no processamento do seu pedido.

No caso de o mesmo persistir, contacte os nossos serviços.

Também acontece isso  alguém ou sera so a mim?  :'(

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a receber do irs uma determinada quantia mas tenho uma divida inferior ao reembolso devido. A pergunta que faço é a seguinte: as finanças retiram o que eu devo e devolvem o restante ou terei de pagar primeiro essa divida e só de pois serei reembolsado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a receber do irs uma determinada quantia mas tenho uma divida inferior ao reembolso devido. A pergunta que faço é a seguinte: as finanças retiram o que eu devo e devolvem o restante ou terei de pagar primeiro essa divida e só de pois serei reembolsado?

Creio que te reembolsam do que sobra (desde que superior aos montantes mínimos de reembolso)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ricardo Rodrigues

Bom dia Tenho a seguinte duvida que gostava que me ajudassem: - Durante o ano de 2013 iniciei a atividade como trabalhador independente, tive rendimentos, cerca de 6300 euros, fiquei isento de iva e isento de retenção na fonte. Na minha declaração de IRS, como vou preencher? Como os rendimentos não estão sujeitos a retenção, vou ter que pagar algum imposto? O campo a preencher é QBR11- rendimentos isentos sujeitos a englobamento? Como é a primeira vez que estou neste regime, preciso de alguns esclarecimentos.Bom dia Tenho a seguinte duvida que gostava que me ajudassem: - Durante o ano de 2013 iniciei a atividade como trabalhador independente, tive rendimentos, cerca de 6300 euros, fiquei isento de iva e isento de retenção na fonte. Na minha declaração de IRS, como vou preencher? Como os rendimentos não estão sujeitos a retenção, vou ter que pagar algum imposto? O campo a preencher é QBR11- rendimentos isentos sujeitos a englobamento? Como é a primeira vez que estou neste regime, preciso de alguns esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites