Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Trabalhadores Independentes: Dúvidas IVA, IRS e Segurança Social

NECAS

Recommended Posts

• Respostas 896
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ra

148

• pauloaguia

65

• --------

21

Top Posters In This Topic

Popular Posts

as isenções das contribuições dos ENI para a Segurança social, podem ser encaixadas em 3 tipos: 1) já fazer descontos para a segurança social com trabalhador por conta de outrem.  2) se nunc

Vou me informar e tratar de tudo com um contabilista (se alguém aqui for contabilista, de preferência, margem sul pode enviar-me um contacto para falarmos de preços e talvez combinar uma reunião.)

Boa noite,

tenho duas dúvidas:

Por mera teoria, imagine-se um trabalhador independente que chega ao final de 2013 e sabe (tem muito boas hipóteses) de durante o ano 2014 ultrapassar os 10.000€, mas não tenha ultrapassado os 10.000€ em 2013, pode, ser quiser, mesmo assim, em janeiro pedir para entrar no regime do IVA?  ???

Outra questão:

Um trabalhador independente que não tenha ultrapassado os 10.000€ num determinado ano civil, pode, no ano seguinte, voluntariamente, pedir a retenção na fonte. Durante o ano 2013 passa os recibos todos com a retenção na fonte. Caso a empresa aceite os recibos, mas não faça a devida retenção na fonte para as finanças, o que acontece? As Finanças irão "cair" em cima de quem, do trabalhador independente ou da empresa?

Muito obrigado pela vossa ajuda  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

tenho duas dúvidas:

Por mera teoria, imagine-se um trabalhador independente que chega ao final de 2013 e sabe (tem muito boas hipóteses) de durante o ano 2014 ultrapassar os 10.000€, mas não tenha ultrapassado os 10.000€ em 2013, pode, ser quiser, mesmo assim, em janeiro pedir para entrar no regime do IVA?  ???

Outra questão:

Um trabalhador independente que não tenha ultrapassado os 10.000€ num determinado ano civil, pode, no ano seguinte, voluntariamente, pedir a retenção na fonte. Durante o ano 2013 passa os recibos todos com a retenção na fonte. Caso a empresa aceite os recibos, mas não faça a devida retenção na fonte para as finanças, o que acontece? As Finanças irão "cair" em cima de quem, do trabalhador independente ou da empresa?

Muito obrigado pela vossa ajuda  ;)

1- Numa situação em que um contribuinte esteja enquadrado no regime de isenção do iva (artigo 53º), pode a qualquer momento renunciar à isenção. Por isso, mesmo não ultrapassando em 2013 o valor de 10000/ano, pode renunciar no inicio de 2014, ficando enquadrado no regime normal do iva (a partir da data da renuncia, pelo período mínimo de 5 anos).

Artigo 55.º

Renúncia

1 - Os sujeitos passivos susceptíveis de beneficiar da isenção do imposto nos termos do artigo 53.º podem a ela renunciar e optar pela aplicação normal do imposto às suas operações tributáveis ou, no caso de serem retalhistas, pelo regime especial previsto no artigo 60.º

2 - O direito de opção é exercido mediante a entrega da declaração de início ou de alterações, consoante os casos, produzindo efeitos a partir da data da sua apresentação.

3 - Tendo exercido o direito de opção nos termos dos números anteriores, o sujeito passivo é obrigado a permanecer no regime por que optou durante um período de, pelo menos, cinco anos, devendo, findo tal prazo, apresentar a declaração de alterações a que se refere o artigo 32.º no caso de desejar voltar ao regime de isenção.

4 - A declaração referida no número anterior só pode ser apresentada durante o mês de Janeiro de um dos anos seguintes àquele em que se tiver completado o prazo do regime de opção, produzindo efeitos a partir de 1 de Janeiro do ano da sua apresentação.

5 - No caso de modificação essencial das condições de exercício da actividade económica, pode o sujeito passivo, independentemente do prazo previsto no número anterior, solicitar, mediante requerimento a entregar no serviço de finanças competente, a passagem ao regime de isenção, com efeitos a partir da data para o efeito mencionada na notificação do deferimento do pedido. 

2- O trabalhador independente pode não usufruir da dispensa (mesmo reunindo condições para essa dispensa). A dispensa é opcional. Se reunir as condições, mas não pretender usufruir da dispensa, simplesmente basta não fazer menção dela no recibo (emitindo o recibo com a retenção).

A retenção é obrigação de quem paga os serviços, podendo ser penalizada a empresa que esteja obrigada a fazer, mas não o faça. E se fizer a retenção e não entregar ao estado esses valores, também é penalizada a empresa (creio que neste caso é considerado crime fiscal).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- Numa situação em que um contribuinte esteja enquadrado no regime de isenção do iva (artigo 53º), pode a qualquer momento renunciar à isenção. Por isso, mesmo não ultrapassando em 2013 o valor de 10000/ano, pode renunciar no inicio de 2014, ficando enquadrado no regime normal do iva (a partir da data da renuncia, pelo período mínimo de 5 anos).

2- O trabalhador independente pode não usufruir da dispensa (mesmo reunindo condições para essa dispensa). A dispensa é opcional. Se reunir as condições, mas não pretender usufruir da dispensa, simplesmente basta não fazer menção dela no recibo (emitindo o recibo com a retenção).

A retenção é obrigação de quem paga os serviços, podendo ser penalizada a empresa que esteja obrigada a fazer, mas não o faça. E se fizer a retenção e não entregar ao estado esses valores, também é penalizada a empresa (creio que neste caso é considerado crime fiscal).

Ra, muito obrigado pela sua ajuda. Por diversas vezes já me esclareceu várias dúvidas e quero, por isso, mais uma vez agradecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou trabalhadora dependente e possivelmente vou iniciar também recibos verdes no valor de 700€. Gostaria de saber qual a percentagem que tenho de dar mensalmente para as finanças e para a Segurança Social. Obrigada

Se ao mesmo tempo for trabalhadora dependente com salário superior a 419,22, então fica isenta de SS nos recibos verdes.

Em relação ao irs, se optar pela retenção na fonte, é-lhe descontado 25% desse valor em cada recibo. Vai adiantando esse valor (25%). No final do ano, se os adiantamentos tiverem sido a mais, é-lhe reembolsado a diferença, se tiverem sido a menos, paga só a diferença.

Se optar por não fazer a retenção, então não lhe é descontado mensalmente, e são acertadas as contas de irs no final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre IVA

Janeiro vou alterar nas finanças e vou cobrar IVA

Ja percebi que posso deduzir o IVA das minhas compras, irei ficar em regime simplificado.

Mas que deduçoes posso fazer? Agua? Luz? Gas? Compras de mobiliario? etc?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre IVA

Janeiro vou alterar nas finanças e vou cobrar IVA

Ja percebi que posso deduzir o IVA das minhas compras, irei ficar em regime simplificado.

Mas que deduçoes posso fazer? Agua? Luz? Gas? Compras de mobiliario? etc?

A agua, luz e gás são essenciais para se atingir o objetivo da atividade?

Gasóleo, telecomunicações, ferramentas, material de escritório, equipamentos/maquinaria...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A agua, luz e gás são essenciais para se atingir o objetivo da atividade?

Gasóleo, telecomunicações, ferramentas, material de escritório, equipamentos/maquinaria...

Obrigado por tomares o tempo a responder

Sim, agua luz gás sao essenciais.

Arredamento imobiliário é a minha situação.

Apenas nao consigo encontrar no site das finanças algo especifico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Obrigado por tomares o tempo a responder

Sim, agua luz gás sao essenciais.

Arredamento imobiliário é a minha situação.

Apenas nao consigo encontrar no site das finanças algo especifico.

Sem querer estar a meter-me, mas não percebi em que consiste a atividade (arrendamento imobiliário).

O código do iva diz, no seu artigo 20º, que se pode deduzir o iva dos bens e serviços adquiridos para a realização das vendas e serviços. O que vai de encontro ao que eu disse - "essencial para a atividade".

O artigo 21º limita e exclui a dedução na aquisição de certos bens e serviços. Pois os bens e serviços enumerados no 21º são muitas vezes usados na esfera pessoal dos empresários/gerentes e imputados às empresas.

Por isso, não vai encontrar enumerados os bens e serviços em que é possível deduzir o iva, pois, como deve compreender, nem todos são essenciais a todas as atividades.

Trata-se de deduzir o iva dos bens e serviços que justificadamente são essenciais para o objetivo da empresa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia,

Esta dúvidaé para o "expert" RA, que a nós nos tem ajudado muito:

RA,

Em Set deste ano abri actividade e estou no regime simplificado com IVA (pois exporto).

abri actividade com um CAE e um código CIRS.

Tenho uma colega que está desempregada (já sem sub. desemp.) e completa algumas horas nas prestação de serviços.

Como os rendimentos dela são bastante baixos, não justifica abrir actividade e pediu-me para lhe "arranjar"/emitir uns recibos de valores reduzidos, eu disse que sim!, sem problema, pois os valores são de facto muito reduzidos

A minha questão é:

Tenho um CAE e um CIRS!

Eu posso emitir faturas e passar recibos verdes ao mesmo tempo (já o estou a fazer)?

Se sim , ok, sem stresses!

Há stresses? posso continuar?Se não, quais as consequências?

:(

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Questão interessante larekiku, ja enviaste email tambem a tentar obter resposta das finanças?

Eu nao sou entendido, mas porque razao nao optas por passar facturas e deixar de lado esses recibos verdes? Tudo o que tenho lido de recibos verdes são que penalizam muito quem os passa, posso estar enganado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Questão interessante larekiku, ja enviaste email tambem a tentar obter resposta das finanças?

Eu nao sou entendido, mas porque razao nao optas por passar facturas e deixar de lado esses recibos verdes? Tudo o que tenho lido de recibos verdes são que penalizam muito quem os passa, posso estar enganado.

Pois é master chief, concordo com isso.

Mas basta fazer isso? Posso simplesmente fazer isso?

A esta altura...já emiti 2 recibos verdes electronicos e os "clientes" dos recibos já os devem de ter "recebido"

O que devo e posso fazer legalmente?

??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que pode apenas passar fatura e deixar os recibos verdes.

Não é obrigatório que um prestador de serviços utilize exclusivamente o recibo verde.

Aliás, há casos em que o recibo verde não é aconselhável porque não respeita o prazo de emissão das faturas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que pode apenas passar fatura e deixar os recibos verdes.

Não é obrigatório que um prestador de serviços utilize exclusivamente o recibo verde.

Aliás, há casos em que o recibo verde não é aconselhável porque não respeita o prazo de emissão das faturas.

RA, obrigado pela resposta  ;)

Ok, então a esta altura, posso começar a passar só faturas! e os 2 RV que já estão emitidos?

RA, mas se os "clientes" dos RV preferirem recibos, posso continuar a utilizar as 2 situações em simultâneo?

Desculpe a insistência, mas até por uma questão de informação (pois tenho um colega que é contabilista e teve esta discussão com um TOC e ambos têm dúvidas e disse-me que também gostava de saber claramente), a questão é:

legalmente pode-se "trabalhar/utilizar" as 2 coisas em simultâneo RV e FA?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RA, obrigado pela resposta  ;)

Ok, então a esta altura, posso começar a passar só faturas! e os 2 RV que já estão emitidos?

RA, mas se os "clientes" dos RV preferirem recibos, posso continuar a utilizar as 2 situações em simultâneo?

Desculpe a insistência, mas até por uma questão de informação (pois tenho um colega que é contabilista e teve esta discussão com um TOC e ambos têm dúvidas e disse-me que também gostava de saber claramente), a questão é:

legalmente pode-se "trabalhar/utilizar" as 2 coisas em simultâneo RV e FA?

Obrigado

Trata-se apenas da minha opinião.

Mas não vejo qualquer problema em fazer as duas formas em simultâneo. A não ser que seja obrigado a utilizar progama certificado, aí apenas e só programa certificado.

Já quanto a preferências, não passam disso. Desde que respeitado o formalismo de faturar, cabe ao prestador/vendedor escolher a forma de faturar:

1- Fatura em papel

2- Fatura em papel + recibo verde para a atividade liberal de prestação de serviços (código tabela cirs)

3- Só recibo verde se apenas prestar serviços (código tabela cirs)

3- Programa certificado, no caso de ser obrigado. Ou então se por opção, também deve usar exclusivamente  o programa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

fui trabalhador independente (recibos verdes) durante os últimos 4 anos, nestes dois últimos 2012 e 2013 fiz declarações periódicas de IVA. A minha questão é: fechei a actividade em 29/Julho de 2013, entreguei a declaração periódica do 2ºT em 15 de Agosto e agora até dia 15 de Novembro devo enviar a 3ºT (última declaração), certo? Ou terei que fazer também a 4ª declaração, mesmo já não havendo recibos passados. O meu último recibo passado foi na 2ª semana de Julho.

Agradeço a vossa ajuda!

Obrigado.

João

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

fui trabalhador independente (recibos verdes) durante os últimos 4 anos, nestes dois últimos 2012 e 2013 fiz declarações periódicas de IVA. A minha questão é: fechei a actividade em 29/Julho de 2013, entreguei a declaração periódica do 2ºT em 15 de Agosto e agora até dia 15 de Novembro devo enviar a 3ºT (última declaração), certo? Ou terei que fazer também a 4ª declaração, mesmo já não havendo recibos passados. O meu último recibo passado foi na 2ª semana de Julho.

Agradeço a vossa ajuda!

Obrigado.

João

Tem de enviar apenas a do 3º trimestre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou usar este tópico para clarificar uma dúvida que surgiu recentemente.

Um trabalhador que esteja isento de IVA ao passar uma fatura no valor de determinado serviço/obra pode, ou deve, cobrar também mais 6% sobre o valor do serviço/obra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Sou trabalhadora independente e aquando do reinício de actividade, fiquei inserida no regime de iva. As minhas dúvidas são as seguintes:

- caso não atinja os 10.000e há alguma forma de reaver o iva?

- disseram-me que tinha obrigatoriedade de permanecer 3 anos neste regime mas não sei sequer se para o ano terei sequer emprego. Por isso, terei problemas se quiser fechar actividade estando inserida neste regime?

Desde já, muito obrigada.

Catarina

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Sou trabalhadora independente e aquando do reinício de actividade, fiquei inserida no regime de iva. As minhas dúvidas são as seguintes:

- caso não atinja os 10.000e há alguma forma de reaver o iva?

- disseram-me que tinha obrigatoriedade de permanecer 3 anos neste regime mas não sei sequer se para o ano terei sequer emprego. Por isso, terei problemas se quiser fechar actividade estando inserida neste regime?

Desde já, muito obrigada.

Catarina

Não, não há forma de reaver esse iva.

O iva é cobrado aos clientes e entregue ao estado. Quero com isto dizer que este iva nem é sequer um imposto suportado pelo prestador do serviço.

Com isso dos 3 anos, certamente estavam a falar na permanência obrigatório no regime simplificado de tributação em irs.

Quando deixar de ter trabalho, pode fechar a atividade sem qualquer penalização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde;

Sou trabalhadora independente com um rendimento em 2012 de 18.205 euros,gastos em gasolina de 871 euros e com despesas gerais de 2820 euros.Visto me terem subido o escalão da segurança social para 248.18 euros, gostaria de saber a vossa opinião na criação ou não de uma empresa.

tambem se possível gostaria que me imformassem se as despesas como renda de casa,agua e luz valem apena ser colocadas no irs.

obrigada

É verdade sou isenta de iva pelo art 9º

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde;

Sou trabalhadora independente com um rendimento em 2012 de 18.205 euros,gastos em gasolina de 871 euros e com despesas gerais de 2820 euros.Visto me terem subido o escalão da segurança social para 248.18 euros, gostaria de saber a vossa opinião na criação ou não de uma empresa.

tambem se possível gostaria que me imformassem se as despesas como renda de casa,agua e luz valem apena ser colocadas no irs.

obrigada

É verdade sou isenta de iva pelo art 9º

Podemos saber a atividade em concreto?

É que pode dar-se o caso de uma possível empresa cair no regime de transparência fiscal. O que faz com que os lucros sejam tributados na esfera pessoal do socio. E o enquadramento do sócio-gerente é igual aos trabalhadores independentes. Ou seja, pode não resolver nada.

Se a intenção é baixar a SS, passando para um enquadramento de gerente, convém primeiro não cair na transparência fiscal... e antes de tomar uma decisão estimar lucros e impostos (incluindo as tributações autónomas), assim como outros custos (toc, registos, ...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites