Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Heranças e IRS

Visitante lsousa

Recommended Posts

Visitante Visitante

Boa noite,

Em vida, quando um herdeiro pretende comprar a restante parte aos outros herdeiros qual o valor que deverá ser levado em conta? valor patrimonial ou valor comercial? tratam-se de bens (vários terrenos de 90m2 ou mais e uma casa) com valores patrimoniais muito baixos, alguns de cêntimos, numa zona do interior de Portugal.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 6/22/2016 at 21:23, Visitante Visitante disse:

Em vida, quando um herdeiro pretende comprar a restante parte aos outros herdeiros qual o valor que deverá ser levado em conta? valor patrimonial ou valor comercial? tratam-se de bens (vários terrenos de 90m2 ou mais e uma casa) com valores patrimoniais muito baixos, alguns de cêntimos, numa zona do interior de Portugal.

Não percebi a parte do "Em vida".

Salvo erro, de um ponto de vista fiscal (para apuramento de mais valias) o que vai contar são os valores patrimoniais (que, em qualquer caso, devem ser atualizados - não há nenhum terreno, por mais pequeno que seja, que valha cêntimos, hoje em dia).

Agora, isso não impede que possam chegar a um acordo com outros valores. Até porque, se o valor comercial diferir muito do valor patrimonial, como por vezes acontece, isso pode representar a diferença entre decidirem vender-te a ti ou insistirem em vender a terceiros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...

Muito bom ,dia venho aqui por a minha duvida na esperança que me elucidem... há uns meses faleceu o meu pai que residia e trabalhava na suissa. Tratamos de tudo com um solicitador no que toca a casa e o carro que eu e a minha irma herdámos, sendo eu a cabeça de casal residente cá em Portugal. A minha irma reside na suissa e tratou dos assuntos de lá. Sendo que a casa e o carro se encontram cá. Entretanto o estado suisso fez nos receber um montante em dinheiro que seria o 2 pilier que é nosso por direito. Esse dinheiro corresponde ao montante acumulado pelo meu pai em vida que receberia na reforma. Como ele faleceu recebemos esse  dinheiro no qual tive de pagar um montante que eles retiraram péla tributação e agora dizem que se quiser pagar cá para não ter dupla tributação devo preencher uns documentos que enviaram para eu reaver depois de pagar tributação cá. A minha dúvida é onde declaro esse dinheiro nos impostos? Vou às finanças? Não fasso nada e deixo a tributação paga na suissa? O consulado respondeu que devo declarar no IRS. As AT dizem pagou lá tá pago não tenho de fazer nada. O solicitador disse não fassa nada o estado se tiver em falta entra em contacto consigo... Estou meia que perdida e agora? Alguém sabe me ajudar com estas heranças em dinheiro que veem da suissa ? Muito obrigado este fórum é cheio de informações úteis 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites