Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Livro sobre poupança

Visitante Paulinho34

Recommended Posts

Visitante Paulinho34

Gostava de oferecer um livro sobre como e o porquê de poupar ao meu irmão.

Ele ganha 100 e gasta 150... já tem muitos créditos que foram amortizados pelos meus pais com a minha ajuda.

Ele tem 22 anos e não tem cabeça, quanto mais ganha mais gasta... não tem noção que tem de poupar. Para ele o dinheiro "queima-lhe" nas mãos.

Existe algum livro com uma linguagem acessível sobre como poupar e sobretudo como poupar? Dava mais importância a um livro cujo autor tenha passado por problemas financeiros para ver se ajuda mais a "entrar" na cabeça dele.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião isso não vai lá com livros. O melhor que têm a fazer é explicar-lhe que:

- Não pode continuadamente gastar mais do que aquilo que ganha;

- Se contrair créditos ou outro tipo de obrigações está por sua conta.

Se ele continuar com o comportamento actual (e a vossa família não o ajudar em nada, com excepção do que é necessário para a "sobrevivência"), rapidamente se vai aperceber que se está a meter em encrencas. Vai ser uma lição severa de aprender, mas como tem 22 anos tem muito tempo para recuperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião isso não vai lá com livros. O melhor que têm a fazer é explicar-lhe que:

- Não pode continuadamente gastar mais do que aquilo que ganha;

- Se contrair créditos ou outro tipo de obrigações está por sua conta.

Se ele continuar com o comportamento actual (e a vossa família não o ajudar em nada, com excepção do que é necessário para a "sobrevivência"), rapidamente se vai aperceber que se está a meter em encrencas. Vai ser uma lição severa de aprender, mas como tem 22 anos tem muito tempo para recuperar.

Com actual conjuntura financeira que o pais atravessa e os meios de comunicação/publicidade todos os dias a falarem na importância de poupar (Dinheiro, serviços, energias, bens..etc )...com 22 anos tem que abrir os olhos rapidamente, caso contrário, tenho toda a certeza que os erros de agora se iram reflectir no futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se vocês deixarem de lhe amortizar os empréstimos e ele tiver que os pagar sozinho vais ver se não aprende...

Por outro lado, se começar a ter problemas em pagá-los, as financeiras também deixam de lhe "oferecer" empréstimos...

É certo que se começar a ficar com situações de incumprimento fica com o nome no BdP e problemas para arranjar outros créditos... mas se ele não sabe usar o crédito, o melhor mesmo é capaz de ser não ter acesso a ele.

Outra coisa - as financeiras contactam-no porque têm os dados dele. Segundo a lei de protecção de dados, ele pode pedir o acesso e a eliminação dos seus dados pessoais (desde que não sejam necessários, por exemplo, que não haja empréstimos ainda activos) ou exigir não ser mais contactado novamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Totalmente de acordo.

Uma conversa séria e definitiva de quem acaba por pagar os créditos .Os seus pais.

Se ainda assim não for lá, é deixá-lo ir para o BDP. Tratamento duro , mas neste caso me pareçe o melhor.

È o que eu faria ao meu filho. Aos 22 anos ou os pais ensinam que tudo o que fazemos tem consequencias ou a vida vai ensinar da pior maneira.

Aos 22 anos ir para o bdp ainda não é um grande problema.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites