Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

Mas se a marca é branca deve ser mais barata....

Óbvio. Mas repara, o que tu disseste é que as marcas brancas estavam a subir mais que as outras. Uma coisa não invalida a outra.

Senão pensa num produto que custa 100 e cuja marca branca custa 60. Se o produto de marca passa para 103 e o de marca branca para 70, o último subiu mais do que o primeiro mas continua a ser mais barato...

Agora, o produtor da marca decidiu subir pouco porque a concorrência da marca branca o obrigou a isso. Mas o responsável pela marca branca se calhar até subiu o que tinha que subir para continuar a vender o produto de forma rentável.

A partir do momento em que as marcas brancas começam a ser muito procuradas é quase inevitável que os preços dos outros produtos subam mais lentamente - ou então que sejam retirados do mercado por não conseguir competir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

Óbvio. Mas repara, o que tu disseste é que as marcas brancas estavam a subir mais que as outras. Uma coisa não invalida a outra.

Senão pensa num produto que custa 100 e cuja marca branca custa 60. Se o produto de marca passa para 103 e o de marca branca para 70, o último subiu mais do que o primeiro mas continua a ser mais barato...

Agora, o produtor da marca decidiu subir pouco porque a concorrência da marca branca o obrigou a isso. Mas o responsável pela marca branca se calhar até subiu o que tinha que subir para continuar a vender o produto de forma rentável.

A partir do momento em que as marcas brancas começam a ser muito procuradas é quase inevitável que os preços dos outros produtos subam mais lentamente - ou então que sejam retirados do mercado por não conseguir competir...

Tens razão :). Os aumentos foram de facto bastante diferentes, 14% para os produtos de marcas brancas e 4% para os restantes.

Estes dados referem-se a 2008. A Associação Portuguesa de Produtos de Marca (Centromarca) justifica este facto porque o preço dos produtos sem marca não é agravado pelos custos da colocação nas prateleiras e publicidade, que as outras marcas têm. Apesar disso, houve um aumento de vendas das marcas brancas que ainda são mais baratas.

O DN fez, o ano passado, uma pesquisa onde conclui que em alguns artigos há pequenas diferenças de preço. Refere também o  hiper preferido para a compra destes produtos, o Continente.

Mais informações: http://dn.sapo.pt/2008/12/08/economia/precos_produtos_brancos_crescem_tres.html

Vale a pena estar atentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

- Acima de tudo é necessário sabermos bem os preços das coisas antes de as comprarmos. Tudo bem que os descontos acabam sempre por compensar, mas quantos de nós já não nos deparamos com um dos artigos em "desconto" que está com o preço mais elevado do que o normal e depois é aplicado o desconto? Eu já reparei nisso, pelo menos no continente quando fazem os 50% e 75% fazem isso. Não nos podemos deixar enganar.

- Outra coisa que já reparei é que alguns produtos (se não todos mas em alguns como batatas fritas, sumos, em geral as comidas de fim-de-semana ou snaks) estão ligeiramente mais caros ao fim-de-semana, coisa de cêntimos mas... grão a grão... evito sempre ir às compras ao fim-de-semana, para além da confusão ser maior tem este factor....

- Também recorro às marcas brancas, especialmente as do minipreço porque também tenho o cartão de lá, e há produtos que gosto mesmo muito da marca deles, outros há que não abdico da marca :\ mas vai dando para equilibrar.... sou "dona de cada" há pouco tempo (no sentido em que me casei há pouco e quando vivia com os meus país não era eu que fazia a gestão das coisas da casa) mas sou poupadinha desde sempre :D quando compramos casa pouco depois o continente fez a promoção dos 75% (foi em Julho de 2008) então estabeleci um orçamento e comprei tudo o que achei que fosse necessitar para a casa nova e que ou não tivesse validade ou tivesse uma validade grande :) resultado, temos os anexos cheios de pacotes de papel higiénico que nos dá para uns 2 anos, rolos de cozinha, detergente da roupa, água, sumos, atum, azeite, óleo.... eheh e como não precisei de gastar os vales de Agosto e Setembro com coisas do dia-a-dia porque só me mudei em finais de Outubro, aproveitei e com esses vales de desconto comprei só coisas que o continente colocou em desconto nesses meses, ou seja acabo por lucrar a dobrar, é o duplo desconto :D

- Quanto ao combustível não utilizo os talões de desconto, não utilizo muito carro por isso acabavam sempre por passar a validade até ter de encher novamente o deposito, mas os meus pais utilizam os do continente/galp, eu cá vou a esso ou a bomba com continente ou jumbo.... estas últimas são sempre as mais baratas, pena é as bichas :S

- No telemóvel aderi ao tarifário das mensagens grátis :D tenho de carregar o tlm com 15€ por mês mas tenho 1500 sms grátis para a minha rede.... como quase todos os meus contactos são da minha rede calha bem, acabo por acumular sempre o dinheiro e dá depois para os telefonemas de aniversário, Natal e afins :D

- Cá em casa ainda somos só dois, e é muito raro sobrar comida (o meu marido é comilão :S) mas tenho uma amiga que em casa da mãe dela o sistema é o seguinte: durante a semana junta-se todos os restinhos de comida que vão sobrando, um panado aqui, arroz ali, um croquete acolá..... e o jantar de sexta-feira é só de restos :) é uma maneira de aproveitar as sobras, já outra amiga minha chama a comer as sobras de "Redôn" traduzindo... restos de ontem :D um nome chique para uma boa maneira de poupar

- outra estratégia minha, se bem que não é bem bem poupar mas.... Durante o ano faço uma lista com o nome das pessoas a quem tenho de dar prendas (especialmente para o Natal) e o que pretendo comprar ou o que gostaria de dar, e a medida que vou vendo algo que me chame a atenção vou comprando, assim: a) evito as confusões do Natal; B) não sinto tanto porque não compro tudo junto; c) posso escolher e comprar com calma e ter a certeza de que compro o que quero e não o que há; O único "inconveniente" é se a pessoa não gosta.... mas tento sondar sempre os gostos e necessidades das pessoas, prefiro sempre dar algo personalizado do que comprar por comprar algo que não faz sentido para aquela pessoa.

- Actualmente ando um pouco viciada no ebay.... a verdade é que lá há de tudo e a preços bem interessantes.... nós temos uma playstation3 e compramos no ebay os jogos e acessórios, não dá para comparar a diferença abismal de preços com as fnacs e afins.... lá encontram-se jogos novos, selados, por 10/15 libras.... enquanto que na fnac estão a 50€ (ok isto é uma comparação mas....) é ridícula a diferença :s e isto falando em jogos que vêm do Reino Unido, porque se formos para os asiáticos os preços ainda baixam mais....

Pronto não vos chateio mais.... :D espero que sejam dicas úteis ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

não sei se já deram por isso mas tenho reparado numa coisa que me anda a intrigar, às vezes comprar um produto em maior quantidade (levar a embalagem de um produto de 1kg em vez de 500g) é mais caro! já constatei isso no modelo e no continente. Ah outra coisa engraçada no modelo...no outro dia havia uma promoção de umas massas em que "ofereciam" uma embalagem de tomate...fui ver o preço da massa e do tomate em separado e era mais barato comprar os dois em separado! grande promoção hã? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu quando vou às compras ando sempre de Telemovel (calculadora) na Mão e faço sempre as contas preço/litro ou preço/unidade e aí comparo, normalmente o óleo em Garrafão é sempre mais caro por litro que as garrafas mais pequenas, e nas fraldas por vezes acontece o mesmo, quando diz "17 Grátis" , nem sempre é totalmente verdade.

No Continente e Modelo podemos devolver as coisas se (estiverem na embalagem original) sem justificar.

Agora pergunto por exemplo compro um pacote de fraldas, preço: 50 euros, 50% para o cartão (25 Euros), depois digo que afinal não era aquele tamanho, bla bla bla e será que eles devolvem os 50 Euros e ficamos à mesma com os 25 euros no cartão, já exprimentaram????

Outra forma de ganhar dinheiro com os hiperes:

Compramos um produto por 50 Euros, pagamos com cartão de crédito, depois devolvemos o produto e eles devolvem em dinheiro, como tenho um cartão de crédito que devolve 1% das compras recebo 0.50 Euros dessa compra.

É uma boa forma de levantar dinheiro a crédito sem juros e ainda ganhar com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora pergunto por exemplo compro um pacote de fraldas, preço: 50 euros, 50% para o cartão (25 Euros), depois digo que afinal não era aquele tamanho, bla bla bla e será que eles devolvem os 50 Euros e ficamos à mesma com os 25 euros no cartão, já exprimentaram????

Já me aconteceu  ;D , eles devolvem 50% em dinheiro, os outros 50% ficam no cartão  ;) e ainda te pedem o cartão para te descontar para não ficar no acumulado para os 5€ bónus, eles não dormem.

Outra forma de ganhar dinheiro com os hiperes:

Compramos um produto por 50 Euros, pagamos com cartão de crédito, depois devolvemos o produto e eles devolvem em dinheiro, como tenho um cartão de crédito que devolve 1% das compras recebo 0.50 Euros dessa compra.

É uma boa forma de levantar dinheiro a crédito sem juros e ainda ganhar com isso.

Também já me aconteceu :) fiz duas compras com o cartão Worten e passados uns dias fui devolver uma das compras e pediram o cartão para anular o produto devolvido.

Noutros tempos já deu para fazer isso já... ::) ;D

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma forma de poupar é comprar coisas Online.

Estou a pensar comprar uma Câmara de vídeo com Disco Rígido, e há uma grande

Diferença de preço das lojas físicas para as Online

Esta Câmara de vídeo JVC Everio GZ-MG330 com disco rígido de 30 Gigas.

Pixmania: 235 Euros

http://www.pixmania.com/pt/pt/755502...-gz-mg330.html

Expansys: 269.99 Euros (Azul)

http://www.expansys.pt/p.aspx?i=164613

Worten: 329 Euros

http://www.worten.pt/ProductDetail.a...9|21&c=1253713

Staples: 379 Euros

http://www.staples.pt/Produtos.aspx?...op=187&top=151

Redcoon: 217 Euros

http://www.redcoon.pt/index.php/cmd/...Z_MG330_Prata/

São grandes diferenças em relação às lojas físicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Nao e´ que tenha grandes novidades, mas foi publicado um artigo no suplemento de economia do Publico com bastante informaçao sobre como poupar. E numeros concretos, que e´ para deixar perceber que realmente muitas pequenas coisas fazem grandes diferenças:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376275

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao e´ que tenha grandes novidades, mas foi publicado um artigo no suplemento de economia do Publico com bastante informaçao sobre como poupar. E numeros concretos, que e´ para deixar perceber que realmente muitas pequenas coisas fazem grandes diferenças:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376275

Têm proliferado os "tratados" sobre: como ganhar, como poupar, como investir.... Eu, atingi o ponto de saturação. Mas este artigo está muito bem feito. Simples e objectivo. É o relato da pessoa comum, embora não diga nada de muito especial. Penso que as pessoas comuns lhe darão mais importância que aos tratados que invadiram os livrarias! Só por isso, já é positivo!

À medida que ia lendo, comparei a minha organização com a da jornalista. Verifiquei (já sabia) que tenho grandes vantagens de viver perto do local de trabalho e numa cidade pequena. Logo, algumas situações não se aplicam ao meu dia-a-dia mas aplicam-se de certeza ao quotidiano de muita gente! Vale a pena ler e ......aplicar algumas dicas!

Como diz o Pauloaguia "muitas pequenas coisas fazem grandes diferenças"  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Pessoalmente acho que é sempre bom poupar, seja em alturas de crise ou não. É preciso é ter peso e medida nas poupanças, não é andar também a viver miseravelmente só para poupar. Cada um tem de saber viver conforme as suas possibilidades económicas, quem ganha menos tem de gastar menos, quem ganha mais pode gastar um pouco mais. Uma das coisas em que não se deve ser forreta é na alimentação, andar a comer comida de má qualidade a médio e longo prazo acabam por trazer problemas de saúde. Há quem compre tudo no Lidl e no Aldi para poupar até ao último cêntimo. Não confio nos produtos dessas cadeias, daí preferir produtos de marca Continente ou Pingo Doce, que são de melhor qualidade e com preços inferiores a marcas tradicionais, e também (no caso da marca Continente) com grande variedade de escolha.

Deixar de tomar um café para poupar não me parece que seja bom método, um ou dois cafés por dia são até benéficos para a saúde e não é nenhuma fortuna. Já o tabaco sim, esse sim torna-se dispendioso além de ser totalmente prejudicial.

Estudar os tarifários disponíveis no mercado para o telemóvel, de forma a encontrar aquele que se adequa à utilização de cada um. Comparar preços de seguros automóveis, de saúde ou de vida é também uma boa forma de poupar.

Fazer uma utilização racional da electricidade, utilizando lâmpadas de baixo consumo, não ligar aparelhos eléctricos sem necessidade.

Estas são as minhas sugestões para poupar, embora existam muitas más e tudo depende da situação de cada pessoa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Aldi tem produtos de maior qualidade que o Lidl, daí ser mais caro.

Os produtos marca Pingo Doce são mt bons, melhores que os do Continente.

Em relação aos cafés, quem puder é comprar 1 máquina de café, fica a metade cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Olá a todos.

Esta semana fui ao site da Edp Online, e verifiquei que a modalidade de Facturação tri-horária é bastante vantajosa para quem, das 9h15m às 12h15m,de 2ª a 6ª, não está em casa ou não faz uso de aparelhos eléctricos. O resto do período horário chamado de "cheio" (ou seja, o resto do dia excepto essas 2 horas) é cobrado a 0,0135 mais barato do que no bi-horário... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Quem não tem como fugir a almoçar fora de casa durante a semana pode fazer como eu. Nao consumo bebida quando não está incluída no preço. Assim poupo cerca de 1 Euro por dia. Tenho um garafão de água na empresa e quando regresso sacio a sede. Consigo economizar cerca de 200 euros por ano com esta medida (20 Euros*11meses = 220 Euros).

Com o café faço algo semelhante. Na empresa onde trabalho, adquirimos uma Nespresso em conjunto e agora só tomo café da Nespresso. Economizamos cerca de 0.25 Euros em cada café, o que dá, no meu caso que so tomo um, 0.25*21dias*11meses =~60 Euros. Tudo somado já serve de entrada para umas pequenas ferias e sem grandes privações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 4 weeks later...

bem como entrei a poco tempo e ja a muita conversa, confesso ñ tive passiencia p ler td.

para mim as melhores maneiras de poupar são:

. no inicio do mês mal se receba calcular +/- as despesas do mês o q sobrar poem logo de parte p fazer um "pé de meia"

. não ter cartões de crédito (ñ há € ñ se compra, junta-s dinheiro e dps compra-s)

. nas compras levar sempre lista e só comprar o q está na lista (evitar ao maxio mts compras a meio do mes, so o necessario, pao, carne, peixe, fruta e legumes; os frescos por assim dizer)

. andar a pé ou de transportes

. em casa as lampadas são todas economicas, as makinas de classe A, as fichas todas desligadas, entre outras ...

. qd se dicidir sair, ñ ir passear p os centros comerciais, podem levarnos a loucra das compras nesnecessarias, e antes de comprar perguntar a si msm se o q vai comprar é msm necessario, se lhe faz mt falta.

agr n m lembro de mais nd.

a reportagens q dão na tv sobre cm poupar e la eles dizem para pagar em dinheiro e n multibanco, eu pessoalmente n concordo pq se tenho dinheiro na carteira gasto mais facilmente do q s ñ tiver.controlo-m melhor se n tiver dinheiro cmg  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me permitem o comentário, acho que em nome da defesa da língua devemos procurar escrever em Português correcto, e sempre que possível evitar os erros ortográficos e as abreviaturas, pois aqui no fórum não há um limite de caractéres pelo que pessoalmente acho que não faz sentido usar as mesmas excessivamente.

Devemos defender a nossa língua tentando cultivar estes bons hábitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me permitem o comentário, acho que em nome da defesa da língua devemos procurar escrever em Português correcto, e sempre que possível evitar os erros ortográficos e as abreviaturas, pois aqui no fórum não há um limite de caractéres pelo que pessoalmente acho que não faz sentido usar as mesmas excessivamente.

Devemos defender a nossa língua tentando cultivar estes bons hábitos.

APOIADO!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não sejam assim, a rapariga não tem tempo para escrever com todas as letras, o tempo que conseguiu ganhar ao escrever abreviadamente vai poder investi-lo em ler alguma das dicas do forum  ;D

obrigado pelo apoio  ;D

tenho algumas letras no portátil a encravar principalmente o U e as abreviaturas é o habito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites