Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

Descobrimos 2 churrasqueiras aqui perto de casa com take away com preços óptimos... desde €3.50 meia-dose, que dá à vontade para 2 pessoas, e ainda dá direito a 1 salada ou 1 sopa...  ;D

Realmente por €3.50 os dois não vale a pena cozinhar em casa! Agora temos é que evitar as batatas fritas... é impressionante como tudo vem com batata frita e arroz....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

Todos os meses faço ginástica com o meu micro ordenado (pouco mais que o mínimo).....por isso muitas destas dicas sao colocadas em pratica quase todos os dias (a de aproveitar a agua do chuveiro...ainda não sabia)

Mas tenho outro truque ;Trabalho num escritório e todos aos anos a 1 de Janeiro compro um mealheiro, levo para o escritorio e so abro a 31 de Dezembro.

Ora bem, e o que coloco la?

Imaginem que vou ao café e alguém simpático mepaga o lanche. Chego ao escritório e coloco dentro do mealheiro o que supostamente teria gasto. Achei 5€? Mealheiro!!! A 31 Dezembro 2008 tinha la 258€...a crise também chegou la....no ano passado tinha quase 500€

omo está previsto gastar os euros num cafezito e não gastei....pimba.....mealheiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma boa tatica mas diz me uma coisa. Fumas? se fumares pensa em deixar e colocas o que gastavas em cigarros no mealheiro... ai no final do ano tens uma bela surpresa.

Quanto aos lanches... tenta antes levar de casa... se de cada vez que fores ao café comprares pelo menos 1 cafe e um bolo imagina o que gastas ao final do ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao fumo e tambem raramente lanche fora ;DO meu escritorio fica na cave de um ods restaurantes do "boss", portanto almoço e lache e cafe sao por conta da casa.

O meu pecado é o galao a caminho do infantario do meu mini homem.... ::)

Têm sido dadas aqui tantas sugestões para poupar que duvido que haja imaginação para mais  ;)

A vida não é feita só de sacrifícios, senão seria uma "seca". De abusos também não, claro.

Por teres falado em galão lembrei-me de que hoje tomei o pequeno almoço fora, o que para mim é uma raridade. Não somente por poupança mas como sou diabética não posso sair de casa sem comer (já o não o fazia antes).

Fui fazer umas análises em jejum e após as ditas fui tomar o pequeno almoço no café mais próximo do laboratório. Não foi um banquete, somente meia de leite de descafeínado + pão sem nada + café, paguei 1,95€:)

Como não estou habituada, achei um exagero e como vejo os cafés sempre cheios (pelo menos os das minhas bandas estão) e estavam n pessoas a tomar o pequeno almoço pus-me a fazer contas mentalmente:

2,00 €(para ser mais fácil) * 22 dias úteis*11 meses (considerando que no mês de férias não tomam o p.a. fora) dá a módica quantia de 484 €. Se multiplicarmos por 2 ou 3 pessoas......... :o :o

Moral da "história": Se queremos poupar temos de tomar o p.a. em casa, para não falar de outras, muitas, coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao me tirem o meu galao :'( :'( :'( :'( :'(

Todos temos que ter o nosso pequeno prazer caso contrario não dá vontade de trabalhar ;)

Concordo plenamente. Um pecadito de vez em qundo até dá uma animada na vida :D

Pecado a sério é quem quase não tem dinheiro para comer e tem hábitos que não pode suportar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tb não é assim tão grave.... lol

Mas sempre podes fazer o seguinte em vez de tomares todos os dias tomas 3 vezes por semana lol. não eliminas apenas reduzes.

Eu por exermplo tomava 3 cafés por dia... decidi reduzir e tomava apenas 1 e depois eliminei completamente e sinceramente não sinto falta nenhuma. Coloco apenas café de saco no leite porque não consigo beber leite simples e pronto é a unica cafeina que tomo. LOL

Com isto lá foram 1.5€ por dia para o mealheiro e melhor de tudo acabaram se as insonias, pressões altas e a dependencia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

Enquanto lia o livro "A Economia lá de Casa" ocorreram-me algumas formas de poupar que me escapavam, e que gostaria de partilhar:

-para quem faz compras no Continente/Modelo e tem um cartão deles, por cada 500,00 em compras efectuadas receberá 5,00 no saldo do cartão. Quando fizer compras em que use esse saldo, coloque na conta das poupanças 5,00. É como se tivesse comprado com o dinheiro do mês, em vez de com o bónus. O mesmo pode ser feito por quem usa o cartão visa universo: quando utilizar o cheque-desconto enviado pelo BPI, aplique o montante do cheque nas poupanças. Também se pode fazer o mesmo quando usa os descontos modelo para a Galp, (5 cênt/litro), é pouco, mas vai fazendo engrossar as poupanças, tal como os descontos que leva da Galp para usar no Modelo/Continente.

É só uma ideia, ainda não comecei a pôr em prática, mas não parece má, pois não?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é uma ideia sim, lenta para se acumular algum significativo mas devagar se vai longe.

Para mim é que não dá para fazer!

tenho cartão mas deu uma copia a minha mãe. Cada vez que acumulo dinherio pronto já era! Ela gasta os euritos que tenho lá, ou seja quem poupa mesmo é a minha mãe e não eu lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Consultem a seguinte página:

http://www.volvocars.com/pt/tools/Owners/Drive/EcoDriving/Pages/default.aspx

eu tenho um Polo 1.2 (e não um volvo) e confirmo a eficácia destas dicas, principalmente a das mudanças de caixa de velocidades

E o que se poupa em combustível se se andar quase a "morrer" em 5ª, a 80/85 km/h nas auto-estradas e vias principais?! A mim aborrece-me é já não posso ir tranquilo a poupar serenamente, logo vêm aqueles camionistas stressados que não conseguem ultrapassar por falta de aceleração mas queriam poder ir mais rápido, a buzinarem e a fazerem sinais de luzes..

Há pouco tempo, graças a essa técnica consegui ir desde Tavira a Grândola (cerca de 200 km), atè à bomba BP mais próxima com desconto, com pouco mais de 1/4 de depósito, cerca de 10/12 litros, e nem chegou a atingir a reserva (o que significa que ainda poderia andar mais alguns 30 ou 40 km sem problema...).

Desafio outros participantes a partilharem as suas experiências automobilísticas de poupança  ;D

PS: o automóvel em causa, Nissan Micra 1.4, 2001, é a gasolina e costuma consumir em estrada, em velocidade de cruzeiro, uma média de 6,5/7 aos 100...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desafio outros participantes a partilharem as suas experiências automobilísticas de poupança  ;D

Antes do Natal fui a Lisboa. Para Sul fui a uma velocidade de cruzeiro "normal" (cerca de 120-130km/h, sem nunca passar garantidamente os 140km/h). Cheguei a Lisboa tinha pouco mais de meio depósito.

Nesse fim de semana ainda usei o carro para algumas deslocações de várias dezenas de quilómetros. Antes de partir, o ponteiro da gasolina estava sensivelmente entre 1/4 e 1/2. Pensei, "bem, isto se calhar não chega para fazer a viagem de regresso..." e não me estava a apetecer meter muito combustível na AE. Portanto, vim por aí acima a uma velocidade mais moderada (100-120km/h todo o percurso) na esperança de ter que meter no máximo 5€ de gasolina perto do Porto (e depois já dava para chegar a uma das bombas do Jumbo, onde o combustível é bastante mais barato e já abasteço há algum tempo). Pois não só o combustível chegou para fazer a viagem toda (a luz de reserva acendeu quando estava a chegar a casa) como constatei que, no total da viagem, a média de consumo se ficou pelos 7l/100km (dos mais baixos que fiz com aquele carro!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se conhecem ou se já foi aqui apresentado, mas hoje descobri este site:

http://www.topten.pt/

O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia' date=' que utilizamos diariamente:  electrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis.

A eficiência energética é o critério fundamental na selecção dos mesmos, sendo também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, no ambiente e o seu nível de qualidade.

Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que estes têm um papel activo no combate às alterações climáticas e informar sobre o que cada um pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Como já foi diversas vezes referido os produtos de marca branca são uma forma de poupança.

Há quem ache que a não são de qualidade. Eu, salvo raras execpções e dependendo do produto, acho-os bons.

Li não sei onde  que o preço destes produtos está a aumentar mais do que os restantes, por terem mais procura, o que devia ser ao contrário  >:(

Numa altura de crise esta não me parece uma boa estratégia para ajudar o consumidor a recuperar o poder de compra.

Quem regula o preço dos produtos? É a Inspecção Geral Económica, actual ASAE? Como se pode saber se de facto esta informação corresponde à verdade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Li não sei onde  que o preço destes produtos está a aumentar mais do que os restantes, por terem mais procura, o que devia ser ao contrário  >:(

Numa altura de crise esta não me parece uma boa estratégia para ajudar o consumidor a recuperar o poder de compra.

Quem regula o preço dos produtos? É a Inspecção Geral Económica, actual ASAE? Como se pode saber se de facto esta informação corresponde à verdade?

É a lei da oferta e da procura - quanto mais procura, mais cara a oferta. Claro que se o preço subir demais os clientes vão para outro lado onde o preço seja mais baixo, por isso tem que procurar constantemente o equilíbrio entre o lucro e o ter clientela.

Salvo raras excepções (como a luz, por exemplo, que tem tido aumentos inferiores ao que devia por pressão do Governo) ninguém regula preços de coisa nenhuma. O mercado é livre e cada um pode pedir o preço que pedir pelos produtos que vende. O consumidor é livre de os comprar a esse preço ou não. Especulação ou concertação de preços são, aliás, extremamente difíceis de provar.

Quanto a verificar a veracidade da informação, só estando atenta. O INE de vez em quando faz umas análises de preços, mas ou não estão acessíveis de forma gratuita ou então basta ler os jornais para ficar a saber o que dizem essas estatísticas. Mas suponho que tenha sido assim que obtiveste essa informação ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É a lei da oferta e da procura - quanto mais procura, mais cara a oferta. Claro que se o preço subir demais os clientes vão para outro lado onde o preço seja mais baixo, por isso tem que procurar constantemente o equilíbrio entre o lucro e o ter clientela.

Salvo raras excepções (como a luz, por exemplo, que tem tido aumentos inferiores ao que devia por pressão do Governo) ninguém regula preços de coisa nenhuma. O mercado é livre e cada um pode pedir o preço que pedir pelos produtos que vende. O consumidor é livre de os comprar a esse preço ou não. Especulação ou concertação de preços são, aliás, extremamente difíceis de provar.

Quanto a verificar a veracidade da informação, só estando atenta. O INE de vez em quando faz umas análises de preços, mas ou não estão acessíveis de forma gratuita ou então basta ler os jornais para ficar a saber o que dizem essas estatísticas. Mas suponho que tenha sido assim que obtiveste essa informação ;)

Mas se a marca é branca deve ser mais barata. Regra geral os produtos são feitos pelas empresas que produzem artigos de Marca. Não há custos de marketing, são compradas pelas próprias empresas que depois as vendem ao consumidor com a eliminação de intermediários que ganhariam uma boa parte!

A existência de concorrência, a liberdade de escolha são, sem sombra de dúvida, benéficas, mas começa a haver um aproveitamento da crise que não me agrada. Mais opções ;)

Há uns quantos produtos sem marca que habitualmente compro e nos mesmos hipers. Vou começar a controlar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites