Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

Eu não sei dizer se o café da Nespresso será melhor que os restantes, mas a verdade é que sabe bem e é extremamente prático. Não tenho máquina de café em casa mas se um dia me decidir, terá de ser por uma de cápsulas, ainda que compreenda que pague um pequeno valor adicional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

eu tenho uma maquina dessas e foi comprada precisamente para poupar. Eu n bebo muito mas quem bebe afirma que compensa e que o sabor é bastante bom (mas prefiro o chamado café da "moxa" lol ) e tens muitos sabores.

O unico contra é que as maquinas da nexpresso sao todas feinhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Ora bem, algumas sugestões para poupar uns nicos:

- No carro, ter juízo com o pedal do acelerador! Andar a fazer de Michael Schumacher nas estradas, além de perigoso, é estúpido. Eu quando conduzo tento sempre fazer menos pressão no acelerador, quando posso. Por exemplo, na autoestrada a 120Km/h, se se aliviar um pouco o pedal, nota-se logo o carro a fazer um pouco menos de esforço e a velocidade não cai da mesma forma. Andar a 115Km/h ou a 120Km/h vai dar ao mesmo, e sempre se poupam umas gotas.

- Também no carro, eu costumo deixar o carro em ponto-morto, quando posso claro (numa descida ou algo do género). Não é muito seguro e não sei até que ponto dá para poupar mais algumas gotas, mas psicologicamente funciona.

Uma maneira de testar é pôr sempre a mesma quantidade de combustível (em litros, não em euros) e pôr o conta-quilómetros a zero à saída da estação. Depois dá para ver se se consegue fazer mais alguns quilómetros com a mesma quantidade ou não. Eu acho que sim, mas às vezes é difícil de avaliar, por uma razão ou por outra.

- No telemóvel, sempre que possível enviar mensagens através do website do operador. Costumam ser algumas dezenas gratuitas, o pior é que é apenas entre utilizadores da mesma rede. Mas pronto, sempre se deixam de enviar mensagens pagas para essas pessoas. Compensa.

- No telemóvel, evitar mensagens de resposta simples, tipo "sim" ou "não". Em vez disso, cria-se um código de toques: 1 toque para "sim", 2 toques separados para "não". Normalmente só dá para o fazer entre familia ou amigos muito próximos e convém dizer-lhes de antemão como funciona. Não estou a ver um tipo a fazer isso com o chefe, quando precisa de lhe responder "sim" ou "não" por telefone  :)  Isto funciona até se lembrarem de cobrar pelos toques também, nunca se sabe. Acho que já esteve em cima da mesa, mas deve ser impraticável (espero bem que sim).

- No telemóvel, escrever o máximo possível nos 160 caracteres disponíveis por cada mensagem. A vantagem é que se deixa de enviar 2 mensagens e passa-se a enviar só uma, por exemplo. O inconveniente é que se passa a escrvr mts x axim e dp é só calinadas e pontapés no Português por esses blogues, fórums, webpages, jornais, telejornais, emails e etc. que para aí andam.

- Quando for para comprar livros que não existam em Portugal ou se se procura o original em vez da tradução, na Amazon vale sempre a pena comparar entre o site inglês e o site americano. Acho que a maior parte dos livros anda mais ou menos a par, mas já encontrei casos em que um é muito mais barato que o outro. O dólar barato dá algumas oportunidades, mas é preciso não esquecer os custos de envio. Mas também há livros que pagos em libras acabam por sair mais baratos do que pagos em dólares. Comparar sempre. Basta pesquisar um conversor de moedas e faz-se a comparação na hora.

- Imprimir folhas de ambos os lados ou imprimir várias páginas numa só (minimizadas, claro) ajudam a poupar papel. Ou não se esquecer de imprimir a preto e branco quando as cores não são necessárias. Guardar folhas usadas que já não são necessárias e aproveitar o verso para imprimir coisas pouco importantes ou para fazer rascunhos quando é necessário.

- Ler o jornal online, em vez de comprar no quiosque. Sabe sempre bem ler um jornal em papel, mas quando não se tem muito tempo nem disponibilidade e só pretendemos ler o que nos interessa, o jornal online vale a pena. E até se pode pedir uma newsletter diária para o email e estar sempre informado. E depois abrir os links a partir do email ou a partir da página do jornal e imprimir os artigos que nos interessam nos versos das folhas de que já não precisamos. Poupança 2 em 1. Espera: e não esquecer de imprimir a preto e branco, quando as cores não forem preciso. 3 em 1.

Há sempre montes de oportunidades para poupar uns nicos, mas este post já vai longo e vocês já devem estar fartos de me ler  ;)

Até breve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- Quanto ao jornal concordo porque aquilo é para ler e deitar fora a n ser que se queira guardar as paginas dos classificados ou as paginas escaldantes. Jornais de desporto é mesmo para esquecer mas isso é apenas a minha opinião.

- Mensagens do operador uso, recomendo e ainda nao percebi porque é que as redes moveis não metem mensagens de borla para a mesma rede de uma vez por todas. Ja sei que depois n se gasta dinheiro a telefonar e eles n ganham nada mas pronto.

- Quanto ao carro, tens e não tens razão isto porque, nos carros novos se tiveres o carro em ponto morto o motor faz esforço na mesma consumindo-te combustivel. Se tiveres o carro engatado mas nao tiveres o pé no acelarador ele não faz esforço no motor nao consumindo combustivel. Se fizeres ginástica com o carro tbm poupas por exemplo, puxas uma terceira ate o carro aguentar uma passagem para uma 5/6ª e assim n esforças caixa de velocidades nem motor. Pézinho suave tbm poupa uns trocos tal como a condução dentro dos limites de velocidade porque por incrivel que pareça, maioria dos carros consome bastante mais se excederes os 120km/h mesmo que seja por 10/20km. Depois tens também a duvida das octanas na 95  e 98. Quanto mais octanas menos esforço o carro faz e portanto consome menos ma spor outro lado a 98 tbm é mais cara. Podes sempre ver se compensa ou não.

- Livros: Procurar na internet sites de troca ou venda de livros usados porque compensa bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

puxar uma 3ª até aguentar 5ª isso aumenta o consumo, quantas mais rotações o motor dá mais consome (mais o pé vai abaixo), não sei que carros são esses que não gastam combustível com pé fora do acelerador :D (a não ser aqueles q o motor se desliga automaticamente)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- Quando for para comprar livros que não existam em Portugal ou se se procura o original em vez da tradução, na Amazon vale sempre a pena comparar entre o site inglês e o site americano. Acho que a maior parte dos livros anda mais ou menos a par, mas já encontrei casos em que um é muito mais barato que o outro. O dólar barato dá algumas oportunidades, mas é preciso não esquecer os custos de envio. Mas também há livros que pagos em libras acabam por sair mais baratos do que pagos em dólares. Comparar sempre. Basta pesquisar um conversor de moedas e faz-se a comparação na hora.

Melhor ainda do que a Amazon é o https://www.bookdepository.co.uk/ (site inglês). O valor dos livros em si é um pouco superior ao da Amazon UK, mas em compensação não cobra portes. Apesar de ter um pouco menos de variedade que a Amazon, fica invariavalmente mais barato (aliás, a própria comparação é feita na página dedicada a cada livro, e os portes que eles consideram para a Amazon UK são caseiros - portanto, mais baixo do que o que realmente pagaríamos). Já encomendei lá por diversas vezes e os livros vêm impecáveis, 3 dias úteis e têm-nos em casa.

Uma dica para quem tem cartão FNAC e passa muitas vezes perto de uma: imaginem que querem um livro (quem diz livro diz outra coisa qualquer) que custa 15 euros. Vão lá um dia e compram um cheque-oferta de 5 euros (3 pontos no cartão); vão lá noutro dia e voltam a comprar um cheque-oferta de 5 euros (mais 3 pontos no cartão); vão lá um 3.º dia e fazem o mesmo. Num 4.º dia, vão lá e compram o livro com os cheques-oferta. Resumindo: conseguiram 12 pontos no cartão (9 pelos cheques e mais 3 pela compra do livro) quando se chegassem lá e comprassem o livro só obtinham 3 pontos.

NOTA: Ao fim de 65 pontos, temos direito a um cheque oferta de 10 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ó jpestana, se num carro a gasolina meteres uma terceira e passares para uma 5ª aos 40km/h por ex, como se fosses meter uma quarta desde quando é que gastas mais?

quando aos carros consumirem em ponto morto pesquisa isso, a honda até tem um artigo sobre isso mas eu n sei o link.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fizeres ginástica com o carro tbm poupas por exemplo, puxas uma terceira ate o carro aguentar uma passagem para uma 5/6ª e assim n esforças caixa de velocidades nem motor

Sim, também faço isso quando posso.

puxar uma 3ª até aguentar 5ª isso aumenta o consumo, quantas mais rotações o motor dá mais consome (mais o pé vai abaixo)

Depende da situação e do carro também. Imagino que num desportivo ou num carro com maior cilindrada as mudanças estejam mais afastadas e depois acaba por morrer. Digo eu. Nos mais fraquinhos dá para fazer, mas depende da situação.

Depois tens também a duvida das octanas na 95  e 98. Quanto mais octanas menos esforço o carro faz e portanto consome menos ma spor outro lado a 98 tbm é mais cara. Podes sempre ver se compensa ou não.

Nunca tentei comparar... A questão psicológica de ver os EUR que gasto quando ponho gasolina e pensar "epah, se em vez de pôr 95, pusesse 98, estava bonito estava..." ainda não me permitiu experimentar. Talvez um dia destes, quando arranjar coragem  :D

- Livros: Procurar na internet sites de troca ou venda de livros usados porque compensa bastante.

Sou um bocado esquisito em relação aos livros, prefiro comprar um novo do que 4 ou 5 usados. Mas sim, o preço não tem nada a ver.

Melhor ainda do que a Amazon é o https://www.bookdepository.co.uk/ (site inglês).

Não conhecia, obrigado pela sugestão.

Quanto à FNAC, nunca me tinha lembrado disso... Boa ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o motor obrigado a uma mudança mais alta esforça-se e o computador compensa com gasosa à mm, senão ia abaixo, não é por não termos lá o pé que chupa menos, a rotação do motor obriga as rodas a mexer e se ele as sente a fazer uma força contrária (travões/subida/terreno difícil) desligava-se logo

o meu kiazinho engasgar-se-ia todo se passasse de uma 3ª para uma 5ª aos 40km/h, talvez num diesel ou num carro com injecção electrónica isso se note menos mas o esforço/consumo é evidente

um carro em ponto morto com injecção electrónica é capaz de gastar quase o mesmo (não posso ser preciso porque varia de carro para carro) que a fazer esses malabarismos de que falas, porque apesar de se ver lá os 0.0l a gastar ele está a compensar a rotação "negativa" não a reaproveitar energia, para além de que carros mais citadinos com 8v gastam mais em 3ª a 30 e 1k rpm, que em 5ª a 100 e 3k rpm (mais valia construir curvas como na nascar em que se inclina a curva a pique para se manter os G's, não sacrificando tanta energia combustível e andarmos todos a 100km/h dentro das cidades)

tens razão (em passar de 3ª para 5ª), que é nas descidas, nas descidas o motor não precisa compensar com a entrada de mais combustível apenas o suficiente para se manter activo, aumentando a mudança faz com que dês uma margem maior à liberdade das rotações, provocando que ele não se incomode muito com a força que as rodas fazem a obrigá-lo a mexer, mas gasta à mesma, se é menos que com o carro em ponto morto, tb depende do carro sim mas é preciso ter um bruto carro para se gastar mais em ponto morto, e para ter um bruto carro é porque não estaria muito preocupado com o consumo

seja como for a maioria dos carros hoje em dia pecam um pouco pela electrónica em que deixa muita informação oculta e enganosa ao condutor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

3ª para 5ª em descida ou recta, em subida como deves imaginar vais esforçar muito o motor e provavelmente terás de meter uma abaixo. o meu carro a gasolina dá para perceber pelo barulho mas os que têm conta rotações (que n é o meu caso) dá para controlar +/-.

só para teres uma ideia, o meu megane RN 1400 de 98 tava na reserva e meti 25€ e com essa ginástica toda que te digo deu-me para cerca de 370 km até chegar a reserva de novo, e isto nunca na auto-estrada nem via rápida  porque só faço trajectos do barreiro/moita.  tamos a falar praí de 15 litros, talvez um pouco mais, uns 18/19. não esquecer que vou em quinta em rectas e como o carro é antigo, qualquer oportunidado meto ponto morto mas tbm nunca passo os 70kmh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a procurar alguma informação rápida sobre o facto de colocar em ponto morto ou engatar em descidas, mas só encontro blogues ou fóruns, nada de informação especializada.

Os argumentos variam... Uns dizem que em carros recentes (não sei em que se traduz em termos práticos... Menos de 5 anos, será?) é preferível engatá-lo, porque o sistema corta a injecção e o motor trabalha apenas devido à força da gravidade que faz mover as rodas e por sua vez mantêm o motor a trabalhar, logo gasta-se menos gasolina, porque se estivesse em ponto morto gastaria sempre um pouco. Por outro lado, estando em ponto morto permite uma velocidade um pouco maior, logo é possível andar mais do que se estivesse engatado.

Uns dizem que conseguem provar isto através do computador de bordo, que acusa menos consumo com o carro engatado do que com o carro em ponto morto. Outros dizem que os computadores de bordo dão muitas vezes informações erróneas. O carro com que eu ando não tem computador de bordo nem conta-rotações, portanto fica mais difícil avaliar...

À bocado estava a pensar que, se eu puser o carro a andar em segunda e tirar o pé do acelerador, ele começa a abrandar até que se sentem uns pequenos solavancos que fazem com que o carro não vá abaixo e continue a andar. Em primeira também acontece. Sendo assim, estando o carro engatado e sem acelerar, ele continua a puxar a gasolina. Além disso, ao travar com o motor (estando engatado numa descida, portanto), ele tem de fazer um esforço maior para travá-lo, portanto presumo que necessite de mais gasolina.

Enfim, até prova em contrário aventuro-me no ponto morto quando puder. Além disso, acho que já não poderei classificar a bomba em que ando como "recente", portanto continuo em ponto-morto.

Ah, fora isto: para quem gostar de futebol e achar que a malta da Sporttv vendeu a alma ao diabo para praticar aqueles preços e não tiver muita paciência para ouvir gritos e palavrões e insultos no café da esquina quando dão jogos na Sporttv, há sempre a possibilidade de visitar o www.tvgolo.com. Assim poupa-se quase um ordenado inteiro na mensalidade da Sporttv, poupa-se a imperial que inevitavelmente se pediria no café e poupa-se o juizo, sem a gritaria toda em jogos mais escaldantes. O problema é que só dá para ver os golos e um ou outro resumo mais largo, nada mais. Mas tem jogos de todo o mundo, podem-se ver os golos que se quiser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os argumentos variam... Uns dizem que em carros recentes (não sei em que se traduz em termos práticos... Menos de 5 anos, será?) é preferível engatá-lo, porque o sistema corta a injecção e o motor trabalha apenas devido à força da gravidade que faz mover as rodas e por sua vez mantêm o motor a trabalhar, logo gasta-se menos gasolina, porque se estivesse em ponto morto gastaria sempre um pouco. Por outro lado, estando em ponto morto permite uma velocidade um pouco maior, logo é possível andar mais do que se estivesse engata

é isso mesmo. quanto ao carro dar solavancos em prineira ou segunda é simples, essas mudanças são só para fazer os carros andar lol porque eu n me aventuro em passar de 1ª para 3ª por ex.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

João Barral,

Se o carro estiver a descer é sempre melhor ir engatado do que em ponto morto porque a alimentação do carro é cortada de imediato (se tiver injecção, que de resto 90% dos carros têm nos ultimos 10 - 15 anos) sendo que o consumo passa a zero (pode-se verificar naqueles computadores de bordo que muitos carros têm).

Alem disso o carro engatado utiliza em descidas o motor como aquilo a que se chama "travão motor" poupando por isso no fim das descidas os travões, mantendo ao mesmo tempo niveis acrescidos de segurança - como se costuma dizer: tem-se mais controlo sobre o carro.

Trabalhando eu na industria automovel digo que "mandar" um carro em ponto morto por uma descida abaixo(tipo aquela na A1 no sentido norte - sul, depois de fatima) é um pouco perigoso.

Cumprimentos e bom fim de semana,

Vasco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Numa descida, o carro gasta menos engatado  do que em ponto morto. Engatado gasta zero.

Tens a certeza?

É que no meu carro tanto o contra-rotações como o indicador electrónico do consumo efectuado indicam precisamente o contrário daquilo que afirmas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Martinho temos de estar registados nesse site?

Não é chegar e ver, hoje estava a passar o Porto, a imagem era bem má, mas pronto.

Existem outros locais onde podem ver jogos: bet365, betfair, (bwin?) mas aí têm de ter conta (jogos da liga portuguesa n passam).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no teu carro aparece a gastar no CB tendo o carro engatado sem acelerares? eu li que é só nos carros recentes que isso funciona assim mas tbm n sou nenhum expert e nem sei quantos anos tem o teu carro. Mas ja deves saber que os CD sao manhosos quando toca a consumos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vi num anúncio televisivo, resolvi experimentar: tenho um garrafão de 5lts vazio dentro da banheira.

Enquanto a água, não aquece ou arrefece deito-a para dentro do garrafão.

Em 3 duches, encho 1 garrafão de 5 lts. ;)

PS - » Tenho o cuidado de manter o garrafão tapado quando não o utilizo para não contaminar a água com o champô e gel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vi num anúncio televisivo, resolvi experimentar: tenho um garrafão de 5lts vazio dentro da banheira.

Enquanto a água, não aquece ou arrefece deito-a para dentro do garrafão.

Em 3 duches, encho 1 garrafão de 5 lts. ;)

Eu costumo fazer mais ou menos isso na cozinho com a água para lavar os vegetais - vai toda para regar as plantas. Na banheira, apesar de já ter achado que era um desperdício, nunca me tinha lembrado de a aproveitar para nada...

Se calhar posso começar por a apanhar na banheira, usá-la para lavar os vegetais e depois regar as plantas :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites