Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

Boa tarde.

Sou novo no fórum.

Gostei muito do que aqui li, e deixo aqui algumas das minhas práticas/sugestões:

(quando pensei no poupar em casa, pensei sempre recurso a recurso, agua, eletricidade e gás)

- Uma das grandes praticas que me orgulho e que se poupa bastante é com a água. Alem de se armazenar a água que demora a aquecer na banheira, experimentei tapar a banheira e retirar de lá a água e colocar num balde. No meu caso o uso é substituir a utilização do autoclismo;

- No lava loiças a utilização de alguidares e o reaproveitamento quando a água não apresenta muita gordura;

1) - Sou da opinião que todos os edifícios deveriam ter sistemas de recolha de águas das chuvas e painéis solares;

- No caso do gás, além das práticas já referidas por esses blogs fora, não consegui para minha infelicidade uma forma de poupar (reutilizar);

2) - No caso da eletricidade é desligar tudo o que não é usado, substituir quando possível os equipamentos ou iluminação por menos consumidores, e fazer um uso racional da energia. Para que varias televisões em funcionamento quando todos estão a ver o mesmo canal, adquirir equipamentos que possam usar carregadores ou fontes de energia através de painéis solares. (por ex: candeeiros do Ikea)

3) E para quando o uso massivo de painéis fotovoltaicos no nosso dia a dia?? (sim, tenho uma grande fixação com energias renováveis com especial foco na solar)

1) Os novos edifícios já são obrigados a ter paineis solares!...

2) Sugestão para poupar na energia elétrica: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8980.0

Caso queira opinar sobre este assunto, esteja à vontade!  ;)

3) Já os painéis fotovoltaicos implicam um grande investimento, cujo retorno também demora algum tempo (anos). E depois, estes não produzem energia para abastecer a própria residência. Geram energia para vender... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

1) sim eu sei que ja sao obrigados, felizmente! Finalmente comecamos a evoluir para uma sociedade um pouco mais sustentavel.

3) depende, senao vejamos, a tecnologia em si é barata, (não é mais que silica, areia) o problema é nao existir ainda a massificação de aplicações. O paines solares termicos por exemplo, no inicio eram caros, com a maior procura e oferta reduziram bastante o preço.

Com as rendas antigas, o investimento era pago em mais ou menos 6 anos. Teria cerca de 9 anos de lucro ate terminar o contrato.

Com a exposição solar que Portugal tem, é mesmo uma pena que nao seja melhor aproveitada!

É um exemplo algo ridiculo mas gostei de o dar a uns anos atras: Imagine no deserto "conduzir" um camelo, que teria uma cobertura para o proteger do sol, e armazenar energia, durante o dia. No periodo nocturno poderia continuar viagem com luz proveniente da bateria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2) Já li sobre isso, mas constou me que tal nao é possivel, logo banha da cobra.

Existem alguns sites que nos esclarecem de algumas invenções que supostamente sao muito economicas, quando na verdade so nos fazem gastar dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a exposição solar que Portugal tem, é mesmo uma pena que nao seja melhor aproveitada!

É um exemplo algo ridiculo mas gostei de o dar a uns anos atras: Imagine no deserto "conduzir" um camelo, que teria uma cobertura para o proteger do sol, e armazenar energia, durante o dia. No periodo nocturno poderia continuar viagem com luz proveniente da bateria.

Coitado do "camelo". A andar, dia e noite, sem sequer dormir... É melhor trocar o "camelo" por um triciclo solar. Depois quero ver o condutor a pedalar dia e noite com o auxilio do motor solar...  :laugh:

Concordo com o facto de Portugal ter um clima muito favorável ao uso da tecnologia solar. O problema é o preço que ainda não está acessível a generalidade da bolsa portuguesa. E com a queda das rendas, a recuperação torna-se muito longa!...  :P

Em relação ao ponto 2. pelo que pesquisei esse aparelho é de uso comum na generalidade dos lares alemães. Será que lá eles estão todos errados ou os lares recebem muita energia reativa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

... deixo aqui dois blogs que acompanham as promoções dos principais supermercados e chamam a atenção para as possibilidades de acumulação de descontos:

http://cacapromocoes.blogs.sapo.pt/

http://descontos.blogs.sapo.pt/

Muito interessante. Nem sempre é possível estar a par dos descontos e por esta via torna-se pratico!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito interessante. Nem sempre é possível estar a par dos descontos e por esta via torna-se pratico!  ;)

Sem dúvida. Desde que comecei a seguir estes blogs já consegui comprar no Continente produtos com descontos superiores a 75%, graças à acumulação de descontos possível em determinados momentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas sou nova aqui e já que li dicas bastante interessantes sobre poupança de água e não só , venho deixar um link onde já adquirir alguns produtos que me estão a ajudar a poupar agua e electricidade.

http://www.mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=go+green&x=0&y=0

Sugestão para poupar na energia elétrica: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=8980.0

Caso queira opinar no tópico citado sobre esse assunto, esteja à vontade!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a minha sugestao para poupar a nível de serviços das empresas de telecomunicaçoes, de vez enquando, contactar para as linhas de apoio, ameaçar que queremos desistir para outra operadora, e muitas vezes temos a possibilidade de ter tarifarios ou serviços a um valor mais economico do que aquilo que é publicitado na televisao ou nas lojas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a minha sugestao para poupar a nível de serviços das empresas de telecomunicaçoes, de vez enquando, contactar para as linhas de apoio, ameaçar que queremos desistir para outra operadora, e muitas vezes temos a possibilidade de ter tarifarios ou serviços a um valor mais economico do que aquilo que é publicitado na televisao ou nas lojas.

Desconhecia esta  ;D  Mas será que temos muita margem? É que a mensalidade já é baixa...se ainda estivéssemos a falar de televisão, Zon ou Meo, percebia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se quiseres ter uma ideia sobre que tipo de tarifarios é que há descontos dados pelas linhas de retenção, e algumas manhas, tens este forum que é muito bom para estarmos informados- http://forum.zwame.pt/. Mas posso garantir te pelo menos na TMN isso acontece muito, sobretudo nos tarifarios de facturaçao. Eu tenho a Meo e todos os anos liga para lá a reclamar para me apresentarem uma soluçao mais economica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se quiseres ter uma ideia sobre que tipo de tarifarios é que há descontos dados pelas linhas de retenção, e algumas manhas, tens este forum que é muito bom para estarmos informados- http://forum.zwame.pt/. Mas posso garantir te pelo menos na TMN isso acontece muito, sobretudo nos tarifarios de facturaçao. Eu tenho a Meo e todos os anos liga para lá a reclamar para me apresentarem uma soluçao mais economica.

Vou experimentar estes conselhos! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode dizer o que paga atualmente pelo seu serviço? Uma box ou mais?

Por acaso também já reclamei, à pouco tempo, e eles estão a "estudar" o caso...  :P

Neste caso são os meus pais. Salvo erro pagam 42,99€ (ZON) com net 30 megas. Tendo em conta a concorrência este valor está muito alto.

Preferia manter-me na Zon até porque a qualidade do serviço subiu e muito! Ainda me lembro quando não havia 2/3 dias sem haver uma falha no serviço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste caso são os meus pais. Salvo erro pagam 42,99€ (ZON) com net 30 megas. Tendo em conta a concorrência este valor está muito alto.

Preferia manter-me na Zon até porque a qualidade do serviço subiu e muito! Ainda me lembro quando não havia 2/3 dias sem haver uma falha no serviço.

Cardoso24, se estiveres na zona de Lisboa ou Porto, sugiro-te a Vodafone Fibra. Tens 100 canais + 50Mbps de net + telefone ilimitado por 24,99€ + box. Sempre são 12 euros a menos por mês, com qualidade de imagem superior e qualidade de serviço semelhante.

Fora isso também posso recomendar Cabovisão, mas nas promos dos comerciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24, se estiveres na zona de Lisboa ou Porto, sugiro-te a Vodafone Fibra. Tens 100 canais + 50Mbps de net + telefone ilimitado por 24,99€ + box. Sempre são 12 euros a menos por mês, com qualidade de imagem superior e qualidade de serviço semelhante.

Fora isso também posso recomendar Cabovisão, mas nas promos dos comerciais.

Obrigado pela sugestão Tiago! Perto de Lisboa (Distrito de Setúbal). 12€ faz diferença num ano  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela sugestão Tiago! Perto de Lisboa (Distrito de Setúbal). 12€ faz diferença num ano  ;)

Então em princípio tens mesmo Vodafone Fibra, isto nos concelhos a sul do Tejo. ADSL também tens sempre.

São 144€ a menos, é dinheiro! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode dizer o que paga atualmente pelo seu serviço? Uma box ou mais?

Por acaso também já reclamei, à pouco tempo, e eles estão a "estudar" o caso...  :P

Eu tenho o tarifario MEO total 24 (tv+ net+telefone) com 2 Meo Boxes mas a 1º Box é oferta+ Oferta PT Europa 200 minutos mês/24h + PT EUA/Canadá 200 minutos mês/24h

45,49+3,60(valor da 2º meobox)+0,12 (taxa municipal direitos de passagem)=49,21- 5,04euros(desconto na fatura)= 44,17

Este mês liguei para renegociar valores e fizeram me as mesmas ofertas do ano passado, mas o desconto na fatura em vez de ser 5 euros, são 7,50 euros, mas isso só vem comtemplado apartir de setembro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho neste momento meo satelite ultra sportv onde pago 34,49 com 5,49 de meo box, tenho ainda o pt economico. Tudo junto a fatura vai para os 53 euros. Até este momento ainda não tinha possibilidade de ter net decente. Neste momento já me oferecem net 24Mb. Deste modo vou passar para o pacote total 30 da meo. TV, telefone + net por 45.90. Pagando 27.49 nos primeiros  6 meses.  A fidelização são 2 anos segundo o que li mas a minha principal duvida tem a ver com o pagamento da meo box. No site panfleto nada vem e no site diz que o primeiro ano é oferecido mas tenho duvidas. Alguem está numa situação parecida com a minha ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

eu tenho neste momento meo satelite ultra sportv onde pago 34,49 com 5,49 de meo box, tenho ainda o pt economico. Tudo junto a fatura vai para os 53 euros. Até este momento ainda não tinha possibilidade de ter net decente. Neste momento já me oferecem net 24Mb. Deste modo vou passar para o pacote total 30 da meo. TV, telefone + net por 45.90. Pagando 27.49 nos primeiros  6 meses.  A fidelização são 2 anos segundo o que li mas a minha principal duvida tem a ver com o pagamento da meo box. No site panfleto nada vem e no site diz que o primeiro ano é oferecido mas tenho duvidas. Alguem está numa situação parecida com a minha ?

Sendo a fidelização por 2 anos, então deverá usufruir do desconto da box durante esse período. Em caso de dúvida ligue para o 16200 (chamada grátis) e esclareça a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Não sei se já aqui foi falado mas algumas formas que tenho para poupar:

1) Promoções de folhetos de hipermercados (ex: cartão Continente)

2) Cupões (http://www.paramim.com.pt/tag/vales-desconto)

3) Cartão de crédito Universo (1% de desconto -> pago 100%)

4) Cartão de crédito Deco (1% de desconto -> pago 100% -> Dá para fazer pagamento de serviços)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em resposta há campanha agressiva da

Vodafone

24,90€ + 5,5€ = 30,40€ mes (com box gravação) durante 24 meses

24 * 30,40 = 729,60 € (total pago durante fidelizacao)

a PT, com o serviço

MEO

24,99 € (6 meses - 45,49€ após ) + 1€ =    24,99 + 1 ou 45.49 + 1 (com box de gravação)

6 * 24,99 + (24-6) * 45,49 + 1 * 24 = 992,76 €  (total pago durante fidelizacao)  preço médio mensal 41,37€ no periodo

para quem já é cliente PT, e renegocie o contrato, estão a oferecer entre 5 ou 7,5€ de desconto em factura mais oferta da box - é so fazer as contas, mas o resultado é semelhante (com valores um pouco menores)

Zon

para já, esta ainda um pouco mais para trás... (preço médio mensal , no período de fidelizacao, de 44,99€ sem box de gravação)

Análise:

serviço fibra, com o pacote mais barato de cada fornecedor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em resposta há campanha agressiva da

Vodafone

24,90€ + 5,5€ = 30,40€ mes (com box gravação) durante 24 meses

24 * 30,40 = 729,60 € (total pago durante fidelizacao)

a PT, com o serviço

MEO

24,99 € (6 meses - 45,49€ após ) + 1€ =    24,99 + 1 ou 45.49 + 1 (com box de gravação)

6 * 24,99 + (24-6) * 45,49 + 1 * 24 = 992,76 €  (total pago durante fidelizacao)  preço médio mensal 41,37€ no periodo

para quem já é cliente PT, e renegocie o contrato, estão a oferecer entre 5 ou 7,5€ de desconto em factura mais oferta da box - é so fazer as contas, mas o resultado é semelhante (com valores um pouco menores)

a Zon, para já, esta ainda um pouco mais para trás... (preço médio mensal , no período de fidelizacao, de 44,99€ sem box de gravação)

serviço fibra, com o pacote mais barato de cada fornecedor.

Portanto, para quem tem a possibilidade de ter fibra, a vodafone é a empresa que permite poupar mais no decorrer do período de fidelização.

Verificou os preços da cabovisão? Também me parece que tem uma campanha com preços atrativos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites