Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

Boas. Tenho 750€ na minha conta bancária e desejaria aumentar esse montante para chegar a 1000€ o mais rapidamente possível. Alguém me sabe dar uma ideia/sugestão de como o fazer de forma +- segura (sem correr o risco de o perder)? Tenho visto contas poupança mas além de demorarem 1 ano ou mais o que se ganha é ridículo daí não ter feito nada ainda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

Boas. Tenho 750€ na minha conta bancária e desejaria aumentar esse montante para chegar a 1000€ o mais rapidamente possível. Alguém me sabe dar uma ideia/sugestão de como o fazer de forma +- segura (sem correr o risco de o perder)? Tenho visto contas poupança mas além de demorarem 1 ano ou mais o que se ganha é ridículo daí não ter feito nada ainda...

Uma aplicação que lhe dê 34% liquidos o mais rápidamente possivel??? ainda mais sem risco? não existe :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante mariajosec

Uma aplicação que lhe dê 34% liquidos o mais rápidamente possivel??? ainda mais sem risco? não existe :)

Existe sim!  Invistam em compras quando os hipermercados  dão 50% ou 75% de descontos (mas só quando os preços compensam e precisamos desses artigos).

Aproveitem nesses momentos para fazer stock.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe sim!  Invistam em compras quando os hipermercados  dão 50% ou 75% de descontos (mas só quando os preços compensam e precisamos desses artigos).

Aproveitem nesses momentos para fazer stock.

Hehe, vou pensar fazer isso com o gasóleo lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante mariajose

Hehe, vou pensar fazer isso com o gasóleo lol

podes nao o conseguir com o gasoleo mas com 100 euros em compras com descontos de 50% com segues mais 100 ! 100euros podem-te render em dois dias 200euros em compras. Claro que ha que comparar preços e se necessitamos do que compramos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida relativamente aos cartões de crédito cashback.

Em pagamentos de serviços no multibanco ou na internet, conseguimos usufruir do cashback ou estes pagamentos são registados diretamente na conta à ordem e não no cartão de crédito?

Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos :)

O meu namorado também achava piada a essas tomadas com comando até descobrir que elas desligadas estavam a gastar 0,9W (mais do que ligadas até). Pode parecer pouco mas eram 2 tomadas, sempre a gastar 0,9W cada.

Também é importante desligar a máquina de lavar roupa da tomada, pois embora não tenha nenhuma luz de stand-by como as televisões também gasta, no meu caso, 0,8W.

Enquanto estamos a utilizar o portátil, retirar a bateria enquanto este está ligado à tomada também reduz o consumo de 58W para 15W, pelo menos enquanto a bateria está a carregar. Esta medida também poupa a bateria. Ah, e é importante escolher um modo de poupança de energia.

Para quem tem televisões mais recentes, vale a pena ver se têm modos de economia de energia, sensores, etc. Aqui em casa, descobrimos que a nossa tem um modo económico e um sensor que adapta a luminosidade da televisão à luminosidade da sala, reduzindo assim o consumo.

A velhinha CRT, pequenina, gasta bastante mais que uma TV LED grande. Por isso, quando puder ser, será substituída.

As lâmpadas (dos mais variados tipos) foram substituídas por lâmpadas led e o consumo baixou para, pelo menos, metade. Além de gastarem menos, as lâmpadas económicas não valem o dinheiro que se gasta por elas pois avariam com bastante facilidade. Por isso, na altura de mudar, vale a pena apostar nas led, até porque já começam a aparecer lâmpadas led com maior luminosidade.

Enfim, é claro que muitas destas coisas não saberíamos se não tivéssemos comprado um medidor de consumo energético. Foi por piada, mas tem-se revelado bastante útil.

Não vos consigo dizer em quanto estas medidas se refletiram na conta da eletricidade porque estas descobertas e substituições são recentes.

Cumprimentos,

Sorcha

Concordo em tudo até certo ponto, mas quero limar só algumas arestas, para ir aos pormenores que por vezes nem repara-mos.

No meu caso os consumos da CRT 55 cm é (55w) e o LED 102cm (45w), nem é por aqui que vou, pois a CRT custou 1/4 do LED, e no final de contas qual é que até hoje compensou mais? São precisos "dependendo da utilização", mais de 20 anos para amortizar o investimento e daqui a 20 anos já acredito em algo bem mais económico que o LED.

Meio mundo anda atrás da iluminação LED, esta tecnologia muito recente, pouco eficaz em algumas (marcas/modelos), acabam por ser bem mais caros na aquisição.

Fiz a seguinte analise, para quê colocar LED nas sacadas, corredores, casas de banho, ou seja nos locais que não são permanentemente iluminados, alem de pagar-mos mais 40%-60% por uma lâmpada vão ser precisas muitas horas de utilização para compensar o investimento, alem de que esta funde bem mais rápida que as económicas estudos e analises recentes mostram isso mesmo (é preciso aguardar mais uns anos para estar a 100%), mais ainda tinha duas económicas na sacada e estão no corredor, porque na sacada já nem ligo para ai á 3 anos logo para quê uma lâmpada ECO...tem lá duas velhinhas de halogénio para não dizer que não tem nada.

Lâmpadas LED sim, só na cozinha, sala de estar, quartos, nada mais.

Para terminar fala-se em tanta poupança, tanta economia, tanto teste e depois nos telejornais falasse em medidores de energia, o melhor medidor de energia é meter na cabeça, "não preciso desligo" assim em tudo e todos, e no final do mês faz as contas e repara que poupa tanto ou mais que outra família que comprou o medidor e melhor ainda tem o valor do medidor no bolso...só por ai está logo a ganhar :-) Basta ler os manuais de instruções de tudo que consome energia lá em casa, analisar a sua melhor economia normalmente programas ECO e aplicar durante a sua vida útil o mesmo modo de utilização.:-)

Poderá existir quem não concorde com as minhas afirmações, mas para a maioria dos lares tem cabimento estas indicações.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Olá a todos :)

O meu namorado também achava piada a essas tomadas com comando até descobrir que elas desligadas estavam a gastar 0,9W (mais do que ligadas até). Pode parecer pouco mas eram 2 tomadas, sempre a gastar 0,9W cada.

Também é importante desligar a máquina de lavar roupa da tomada, pois embora não tenha nenhuma luz de stand-by como as televisões também gasta, no meu caso, 0,8W.

Enquanto estamos a utilizar o portátil, retirar a bateria enquanto este está ligado à tomada também reduz o consumo de 58W para 15W, pelo menos enquanto a bateria está a carregar. Esta medida também poupa a bateria. Ah, e é importante escolher um modo de poupança de energia.

Para quem tem televisões mais recentes, vale a pena ver se têm modos de economia de energia, sensores, etc. Aqui em casa, descobrimos que a nossa tem um modo económico e um sensor que adapta a luminosidade da televisão à luminosidade da sala, reduzindo assim o consumo.

A velhinha CRT, pequenina, gasta bastante mais que uma TV LED grande. Por isso, quando puder ser, será substituída.

As lâmpadas (dos mais variados tipos) foram substituídas por lâmpadas led e o consumo baixou para, pelo menos, metade. Além de gastarem menos, as lâmpadas económicas não valem o dinheiro que se gasta por elas pois avariam com bastante facilidade. Por isso, na altura de mudar, vale a pena apostar nas led, até porque já começam a aparecer lâmpadas led com maior luminosidade.

Enfim, é claro que muitas destas coisas não saberíamos se não tivéssemos comprado um medidor de consumo energético. Foi por piada, mas tem-se revelado bastante útil.

Não vos consigo dizer em quanto estas medidas se refletiram na conta da eletricidade porque estas descobertas e substituições são recentes.

Cumprimentos,

Sorcha

Boas,

que lampadas Led compraram e onde?

Notaste logo na factura?

Tambem quero substituir as lampadas do correr de 35W por LED (5X35W ainda é bastante) mas não sei o que comprar.

Tks.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, claro que posso levar reais.

O que estou a perguntar é precisamente se compensa levar de cá, os melhores sítios para arranjar reais, e o que se perde geralmente na conversão.

Aproveito para deixar aqui as minhas conclusões depois da minha viagem.

A melhor forma de poupar com os câmbios é mesmo utilizando cartões de crédito/débito. A taxa de câmbio utilizda pela Mastercard/Visa é muito boa. Mesmo com as comissões de 2.7%, compensa muito mais do que ir a casas de câmbio lá no Brasil ou cá em Portugal. Penso que o mesmo se aplique para a maior parte dos países. O que se perde ao cambiar dinheiro é superior às taxas dos cartões (pelo menos dos da caixa e do BEST)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A melhor forma de poupar com os câmbios é mesmo utilizando cartões de crédito/débito. A taxa de câmbio utilizda pela Mastercard/Visa é muito boa. Mesmo com as comissões de 2.7%, compensa muito mais do que ir a casas de câmbio lá no Brasil ou cá em Portugal. Penso que o mesmo se aplique para a maior parte dos países. O que se perde ao cambiar dinheiro é superior às taxas dos cartões (pelo menos dos da caixa e do BEST)

Obrigado pela informação.

Reparo que desta vez fizeste investimento em viagens, muito bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E as brasileiras? hihihi

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo em tudo até certo ponto, mas quero limar só algumas arestas, para ir aos pormenores que por vezes nem repara-mos.

No meu caso os consumos da CRT 55 cm é (55w) e o LED 102cm (45w), nem é por aqui que vou, pois a CRT custou 1/4 do LED, e no final de contas qual é que até hoje compensou mais? São precisos "dependendo da utilização", mais de 20 anos para amortizar o investimento e daqui a 20 anos já acredito em algo bem mais económico que o LED.

Meio mundo anda atrás da iluminação LED, esta tecnologia muito recente, pouco eficaz em algumas (marcas/modelos), acabam por ser bem mais caros na aquisição.

Fiz a seguinte analise, para quê colocar LED nas sacadas, corredores, casas de banho, ou seja nos locais que não são permanentemente iluminados, alem de pagar-mos mais 40%-60% por uma lâmpada vão ser precisas muitas horas de utilização para compensar o investimento, alem de que esta funde bem mais rápida que as económicas estudos e analises recentes mostram isso mesmo (é preciso aguardar mais uns anos para estar a 100%), mais ainda tinha duas económicas na sacada e estão no corredor, porque na sacada já nem ligo para ai á 3 anos logo para quê uma lâmpada ECO...tem lá duas velhinhas de halogénio para não dizer que não tem nada.

Lâmpadas LED sim, só na cozinha, sala de estar, quartos, nada mais.

Para terminar fala-se em tanta poupança, tanta economia, tanto teste e depois nos telejornais falasse em medidores de energia, o melhor medidor de energia é meter na cabeça, "não preciso desligo" assim em tudo e todos, e no final do mês faz as contas e repara que poupa tanto ou mais que outra família que comprou o medidor e melhor ainda tem o valor do medidor no bolso...só por ai está logo a ganhar :-) Basta ler os manuais de instruções de tudo que consome energia lá em casa, analisar a sua melhor economia normalmente programas ECO e aplicar durante a sua vida útil o mesmo modo de utilização.:-)

Poderá existir quem não concorde com as minhas afirmações, mas para a maioria dos lares tem cabimento estas indicações.

Cumprimentos

Atenção, o meu post serviu apenas para relatar as minhas descobertas (porque foram mesmo) e as minhas ações/opções no sentido de alterar comportamentos e fazer um melhor uso do que já tinha.

Concordo que ao alterarmos comportamentos poupamos e bastante. No meu caso, tirando o que não nos tínhamos apercebido que gastava, já aplicávamos essa medida do "não preciso desligo".

Só para contextualizar o que disse sobre querer substituir a velhinha CRT pequena (da cozinha), já a comprei, é uma tv monitor LED e optei substituir pelos seguintes motivos: ocupa bem menos espaço (a casa é pequena), gasta menos, existia disponibilidade financeira para comprar uma e porque assim despachámos 1 tv CRT e 1 monitor CRT.

Acho que substituir uma tv, ou qualquer outro aparelho, apenas tendo como justificação o gastar menos, seria apenas porque tinha muito dinheiro para gastar (o que não é o meu caso, infelizmente). É importante pesar os prós e contras, antes de decidir.

Os LED duram menos que as económicas? ???  Quanto ao preço, não discuto, embora já tenha comprado económicas mais caras que LED e que não duraram nada (duraram menos de 2 anos e tinham pouco uso).

Até agora, não estou nada arrependida da substituição de lâmpadas para LED. No meu caso, valeu mesmo a pena. E óbvio, apenas substituí aquelas que uso frequentemente (não vale a pena substituir uma lâmpada que praticamente não se usa por uma LED).

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

que lampadas Led compraram e onde?

Notaste logo na factura?

Tambem quero substituir as lampadas do correr de 35W por LED (5X35W ainda é bastante) mas não sei o que comprar.

Tks.

Quando começámos a comprar lâmpadas LED praticamente que só existia no IKEA. Acabámos por comprar todas lá, embora agora já se veja em todo o lado. É uma questão de dar uma volta pelas lojas para fazer uma análise e optar por aquela que mais de adequa ao local.

Ora, numa conta de electricidade mensal de 21 euros conseguimos poupar cerca de 4 euros. Nada mau (acho eu). :)

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

""""""""Os LED duram menos que as económicas? ???  Quanto ao preço, não discuto, embora já tenha comprado económicas mais caras que LED e que não duraram nada (duraram menos de 2 anos e tinham pouco uso).""""""

Relativamente á minha informação tenho a dizer que 90% do consumidor deste tipo de tecnologia olha para o preço e esquece por vezes a qualidade, dai reduzir drasticamente o tempo de vida útil de uma lâmpada LED adquirida comparativamente com uma que tenha a sua fiabilidade comprovada.

Quanto a uma lampada economica ter á sua vida útil reduzida, o que lhe posso adiantar é que o liga/desliga sem que esta tenha aquecido e colocado o seu brilho no maximo, é meio caminho para que esta funda antes de ter um ano, já nem falo em dois.

Boas Festas, Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente á minha informação tenho a dizer que 90% do consumidor deste tipo de tecnologia olha para o preço e esquece por vezes a qualidade, dai reduzir drasticamente o tempo de vida útil de uma lâmpada LED adquirida comparativamente com uma que tenha a sua fiabilidade comprovada.

Desculpe FFP, mas não sei se percebi. Definitivamente que se o preço fosse superior ao que dei, acho que não teria optado por lâmpadas LED. Quanto à qualidade, espero que sejam boas... :D porque não quero gastar mais dinheiro em lâmpadas nos próximos anos.

Quanto a uma lampada economica ter á sua vida útil reduzida, o que lhe posso adiantar é que o liga/desliga sem que esta tenha aquecido e colocado o seu brilho no maximo, é meio caminho para que esta funda antes de ter um ano, já nem falo em dois.

É verdade, as lâmpadas económicas não se aguentam bem em locais onde passamos a vida a ligar e desligar, infelizmente só me apercebi disso depois de algumas (bastantes) terem ido à vida. :( Estas que referi que ainda duraram menos e foram caras como tudo, eram das económicas que ligam imediatamente no máximo de luminosidade.

Enfim, certamente que todo o tipo de lâmpadas tem os seus prós e contras, e existem lâmpadas para todos os fins, preços, gostos e etc. Quando as económicas surgiram o pessoal aderiu em massa à novidade ("O quê? Gasta menos? Deixa cá experimentar!"), depois começámos a aperceber-nos dos problemas e limitações (demora tempo a atingir o máximo de luminosidade, a tal limitação do não aguentarem bem os sucessivos liga/desliga, para alguns são lâmpadas esteticamente feias), e começaram a aparecer lâmpadas económicas que tentavam ultrapassar essas ditas limitações (umas que atingem o máximo de luminosidade assim que se liga, mais bonitinhas esteticamente). No entanto, assim que apareceram as lâmpadas LED com preços mais acessíveis e em qualquer lado, acho que a reação foi a mesma, é novidade e espera-se que sejam melhores que as económicas (isto é, que durem mais e gastem menos).

Para mim, que percebo pouco ou nada de lâmpadas, espero sempre que aquilo que anunciam seja efetivamente verdade, isto é, que as lâmpadas LED sejam melhores que as económicas. No entanto, se começarem a dar o berro precocemente venho logo aqui contar. ;D

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpe FFP, mas não sei se percebi. Definitivamente que se o preço fosse superior ao que dei, acho que não teria optado por lâmpadas LED. Quanto à qualidade, espero que sejam boas... :D porque não quero gastar mais dinheiro em lâmpadas nos próximos anos.

É verdade, as lâmpadas económicas não se aguentam bem em locais onde passamos a vida a ligar e desligar, infelizmente só me apercebi disso depois de algumas (bastantes) terem ido à vida. :( Estas que referi que ainda duraram menos e foram caras como tudo, eram das económicas que ligam imediatamente no máximo de luminosidade.

Enfim, certamente que todo o tipo de lâmpadas tem os seus prós e contras, e existem lâmpadas para todos os fins, preços, gostos e etc. Quando as económicas surgiram o pessoal aderiu em massa à novidade ("O quê? Gasta menos? Deixa cá experimentar!"), depois começámos a aperceber-nos dos problemas e limitações (demora tempo a atingir o máximo de luminosidade, a tal limitação do não aguentarem bem os sucessivos liga/desliga, para alguns são lâmpadas esteticamente feias), e começaram a aparecer lâmpadas económicas que tentavam ultrapassar essas ditas limitações (umas que atingem o máximo de luminosidade assim que se liga, mais bonitinhas esteticamente). No entanto, assim que apareceram as lâmpadas LED com preços mais acessíveis e em qualquer lado, acho que a reação foi a mesma, é novidade e espera-se que sejam melhores que as económicas (isto é, que durem mais e gastem menos).

Para mim, que percebo pouco ou nada de lâmpadas, espero sempre que aquilo que anunciam seja efetivamente verdade, isto é, que as lâmpadas LED sejam melhores que as económicas. No entanto, se começarem a dar o berro precocemente venho logo aqui contar. ;D

Cumprimentos,

Sorcha

Boa tarde oxalá que traga boas notícias, até porque dentro das possibilidades dos lares Portugueses com esse tipo de tecnologia teríamos em Portugal menor dependência energética e com isso teríamos um desconto entre 5%-10% na energia elétrica...

Mas não seria assim pois o intermediário que nos vende a energia ou mesmo o estado tratava logo de um imposto para obter esse desconto.:-))

Felicidades para a sua aquisição e neste momento é sem dúvida uma opção a ter em conta nas para mim nas condições que referi, é uma mera opinião e vale o que vale...

Cumprimentos FFP :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Contribuindo para este tópico... :P

Efetivamente penso que, se comprarmos online no Continente ou no Jumbo, mesmo com a taxa de 3€ que no Continente é para escolher um dia em completa aleatoriedade entre as 9h e as 18h e no Jumbo é para ir la buscar... dizia eu que podemos estar a poupar.

Para ja, porque nos precavemos de falhas de stock se encomendarmod com antecedência, o que não nos impede de irmos ao produto que queiramos. E depois, porque sempre fui da opiniao que quando vamos aos hipers acabamos sempre a gastar bastante mais do que queremos, com o barulho e as esperas e os mil e um produtos e... Optando por comprar online é um descanso, selecionamos os produtos que queremos, vemos bem todos os descontos, compramos, mandamos vir... e o relax que isso traz é impagável. Podem ser mais 36€/ano, mas pode traduzir se em poupança superior a essa, se virmos bem. Pessoalmente prefiro a abordagem do Jumbo com a taxa de 3€, ate porque o que se gasta na ida e volta com o carro mede se em cêntimos... e permite ir buscar quando nos der mais jeito. Isto porque estes hipers estao normalmente a pouca distancia, no meu caso o Jumbo esta a por volta de 2km, por exemplo.

Outra dica, esta ja comprovada por mim, é utilizar VoIP para fazer as chamadas. No meu caso conjugo o tarifario Tag 25 da Optimus com um serviço que é o FreeVOIPDeal que me permite chamadas a borla para fixos e a 0,005€/minuto para outras redes. O resultado é um gasto anual bastante mais baixo.

Por fim... Para que ter 482938 canais, mais mil megas de net, se um pacote mais baixo faz bem o serviço? Por exemplo, a Cabovisão tem 34canais+30MB net (rápido) + telefone ilimitado por 24,49€... Se quisermos HD temos a Internet!

Sao so algumas dicas. Desfrutem ;)

PS - agradeci por engano ha umas paginas atras um post que nem queria agradecer... Como faço para desagradecer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites