Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Boas maneiras de poupar

luana

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 428
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• luana

24

• m.elis

20

Melhor forma de poupor e resulta!

Acabar com os cartões multibanco, crédito, e outros afins....(todos).

Ir ao banco levar o dinheiro estimado para 2 semanas (ou 1 mês, ou 1 semana, ao critério de cada um) e só gas tar esse dinheiro. Aconselho andar com o dinheiro só para uma semana. 

e o dinheiro que sobra coloca~se no mealheiro, ou na semana seguinte levanta-se memos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Melhor forma de poupor e resulta!

Acabar com os cartões multibanco, crédito, e outros afins....(todos).

Ir ao banco levar o dinheiro estimado para 2 semanas (ou 1 mês, ou 1 semana, ao critério de cada um) e só gas tar esse dinheiro. Aconselho andar com o dinheiro só para uma semana. 

e o dinheiro que sobra coloca~se no mealheiro, ou na semana seguinte levanta-se memos.

Não é necessário acabar com os Cartões de multibanco...as pessoas tem de usar formas de controlo para as suas finanças. Se for feito um controlo através de uma simples folha de excel, uma lista de despesas para o supermercado,etc irá minimizar os impactos de usar o cartão de multibanco para tudo. Imagina que tens de adquirir algo de grande valor? Pode ser perigoso andar com essas quantias.

Concordo que pagar tudo com cartão de multibanco cria uma ilusão, porque as pessoas não vêem o dinheiro a "sair".Por outro lado, já vi pessoas a pagar um pacote de bolachas com cartão ???

O dinheiro que sobra seria preferível colocá-lo numa conta poupança a render.O mealheiro já está ultrapassado hoje em dia.(Não tenho nada contra com quem o faz).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

A melhor forma de poupar é manter um registo de todas as despesas, por mais pequenas que sejam.

A meio do ano passado montei uma folha de excel onde vou registando tudo. Com o tempo acabei por ter algumas surpresas. Verifiquei alguns pequenos gastos que não achava relevantes, mas que ao final do mês, tudo somado, acabavam por ser.

Desde então tenho feito alguns cortes cirúrgicos que se revelaram bastante proveitosos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

domingo ;)

Estou lá batido, a aproveitar as promoções todas em simultâneo.

Bom dia

O 3º domingo vale bem a pena, apesar da galp ser mais cara que as outras marcas, no 3º domingo compensa bastante. Ainda no ultimo dia 15, atestei o meu carro com gasoleo a 1.29€ só com o talão do continente e nas bombas do jumbo, por ex (que toda a gente diz terem um preço imbativel), o mesmo combustivel estava a 1.34€.

Queria que me dissessem, sendo possivel, claro, onde posso arranjar mais talões de desconto, uma vez que só conheço os do continente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de eu ser poupadinha, descobri uma maneira de poupar mais ainda. Que consiste em: logo após receber o meu ordenado retiro uma parte para a poupança, assim, como vejo a minha conta logo com pouco dinheiro, poupo ainda mais, para chegar ao fim do mês sempre com dinheiro...

Por exemplo: ordenado 600€, chego ao fim do mês com 200€, então no proximo mês, tiro logo 150€ da conta!! No mês seguinte se ainda me sobraram 75€ tiro em vez dos passados 150€, 200€. E nc tiro menos dinheiro que no mês anterior... ou o mesmo ou mais (obrigatóriamente)...

Sempre poupei, e felizmente nunca houve um mês que chegasse ao fim com a minha conta a zero... mas tendo 2000€ na conta ou 300€ é diferente!! Acreditem que sim!! Pensamos mais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou ainda mais longe.

Recentemente adoptei uma estratégia de retirar a maior parte do recebo no início do mês para uma poupança, deixando apenas um pequeno fundo de maneio. Depois, ao longo do mês, à medida que vou precisando de dinheiro, vou resgatando dessa poupança e passando para a conta à ordem.

Naturalmente que isto requer um depósito à ordem remunerado com facilidade de mobilização.

É aí que tem entrado o Invest Money Box, que dá 4% à ordem  ;D

Este efeito pode ser ainda mais melhorado fazendo uma utilização eficiente do cartão de crédito.

Então agora que o cartão do BEST está com 1% cashback, faço todas as compras que posso com ele, meto o dinheiro na poupança, e tiro perto da data do pagamento do cartão.

É o que se chama matar dois coelhos com uma cajadada.

Também estou a considerar o fundo E.S Liquidez do BEST para este efeito. Já que é um fundo muito "certinho", para cima de 500€ penso que posso fazer isto. Aliás, por alguma razão se chama fundo de liquidez, lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu às vezes já digo que tenho conta em todos os bancos de Portugal e arredores, mas na realidade são só 6 ou 7.. ou 8.

CGD, Montepio, BEST, BiG, ActivoBank, Invest, PrivatBank, Banif

O Invest Money Box não tem mínimo. Mas para abrir uma conta no banco Invest são precisos 5000€ iniciais. Mas depois pode-se lá ter o que se quiser.

Não posso fazer dela conta à ordem, pois na realidade não é uma conta à ordem. É quase-à-ordem.

Se quero utilizar o dinheiro lá, tenho de o desmobilizar para a conta à ordem normal.

Mas o Invest não é um banco do dia-a-dia, é um banco de investimento. Logo não tem uma série de funcionalidades que bancos como a CGD têm.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Ruicarlov é fantástico!

Obrigada pelos seus ensinamentos... Eu costumo dizer que todos os dias aprendo uma coisa nova, mas agora tenho aprendido mais ainda consigo.

Gosto muito "desta coisa" de colocar dinheiro aqui, e dinheiro ali... andar sempre com ele de um lado para o outro de modo a rentabiliza-lo ao maximo, mas nem sempre sei o melhor modo, ou então o receio é tanto que não o faço (como era o caso do privat) mas assim, aventuro-me mais um pc e (espero) acabo por ganhar e poupar mais..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tivesse apanhado ainda a tempo quanto tinham uns depósitos jeitosos, o Carregosa também já cá cantava. Ser um banco a operar de uma forma diferente fez com que demorasse mais a dar por ele.

Ah, e se tivesse dinheiro a tempo também tinha aproveitado o Barclays.... e já eram 10.  ;)

Tenho a impressão que todos os outros bancos cobram comissões de manutenção de conta para saldos inferiores a x, e não têm nenhuma aplicação atractive, logo estão fora de questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou ainda mais longe.

Recentemente adoptei uma estratégia de retirar a maior parte do recebo no início do mês para uma poupança, deixando apenas um pequeno fundo de maneio. Depois, ao longo do mês, à medida que vou precisando de dinheiro, vou resgatando dessa poupança e passando para a conta à ordem.

Naturalmente que isto requer um depósito à ordem remunerado com facilidade de mobilização.

É aí que tem entrado o Invest Money Box, que dá 4% à ordem  ;D

Este efeito pode ser ainda mais melhorado fazendo uma utilização eficiente do cartão de crédito.

Então agora que o cartão do BEST está com 1% cashback, faço todas as compras que posso com ele, meto o dinheiro na poupança, e tiro perto da data do pagamento do cartão.

Relativamente à primeira parte, eu faço o mesmo ;D O Fundo de Maneio que deixo é com base num mapa de controlo de despesas mensais :)

Sobre o cartão do BEST parece-me interessante a ideia. Talvez seja aconselhado para quem faça mais de X€ por mês ou trimestralmente não é? No meu caso não costumo fazer muitas compras, aliás pouquíssimas. Pelo que não me parece que nesse caso seja uma opção válida. Tenho que ler sobre as vantagens de usar esse cartão de forma eficiente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui só em 8???  ;)

Grandes malucos :P :P (No bom sentido) Ainda o nosso Global Moderator me dá uma semana de férias do fórum. Nesse campo ainda tenho muito a percorrer. A verdade é que a disponibilidade (tempo) condiciona-me muito, apesar de hoje em dia ser possível a abertura de conta à distância. Preferia efectuar a abertura de conta no balcão e o resto dos procedimentos internet/telefone...o primeiro contacto prefiro fazê-lo pessoalmente até para conhecer a forma de trabalhar de quem está no banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só a partir dos 500€ Cardoso...

Era essa a ideia que eu tinha. Como não costumo fazer compras nesse valor total não me compensa. Mas achei um cartão se usado de forma eficiente, como o RuiCarlov referiu. Pode ser muito bom :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

500€ trimestralmente não me parece assim tão difícil. Por mês sim, é mais puxado.

Há muita coisa que pagamos por débito que dá perfeitamente para pagar a crédito.

Não me parece difícil é verdade. Mas é preciso que se faça 167€ mensais, é essa a questão ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Eu tal como o Rui também pouco na hora de gastar com o cartão caixa classic da CGD

https://www.cgd.pt/Particulares/Gerir-Dia-a-Dia/Cartoes/Cartoes-Credito/Classic/Pages/Cartao-Credito-Caixa-Classic.aspx

Acabo por poupar cerca de 5 a 6 euros por mes, mesmo com transações pequenas, acaba por aumentar o bolo do plafon para depois os movimentos seguintes darem uma percentagem maior.

Pensem nisso, cartão não tem anuidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse da caixa nem me tinha lembrado dele. Agora que já vi que há mais umas quantas coisas que posso pagar com cartão de crédito, penso atingir sem problema o limite que eles exigem para isenção de anuidade.

Obrigado por me lembrar.

É pena só haver cashback para as compras superiores a 35€, mas pronto, as compras pequenas também servem para aumentar o desconto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites