Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxa fixa ou variável?

Pedro Pais

Recommended Posts

Eu tambem estou a pensar em meter taxa fixa a 2 anos.

Dá uma diferença de menos 100€ no empréstimo por mês.

E duvido que as coisas acalmem durante os próximos 2 anos ao ponto das taxas descerem abaixo dos 3,9%

Os bancos estão a aliviar para as pessoas pagarem os empréstimos visto estarem a ficar entupidos com casas devolvidas.

Mas não devem baixar assim tanto...

De qualquer maneira devo de fazer a escritura em Janeiro e isso vai dar-me tempo para examinar o mercado e tomar uma decisão mais acertada.

Acho piada as estas coisas... ainda à 2 meses ninguem se acreditava que as taxas de juro baixassem  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Acho piada as estas coisas... ainda à 2 meses ninguem se acreditava que as taxas de juro baixassem" 

marcoaraujo em Novembro já muitas pessoas diziam que as taxas iam baixar consideravelmente  :P incluindo eu:

"Na minha opinião pessoal, talvez tambêm seja um desejo já que ficaria bem mais aliviado a nivel de prestação de CH, a minha espectativa é de uma taxa da Euribor a 3 meses nos 3% até ao fim do ano, e até Março estar a rondar os 2,50%, mas tudo isto passa pelo o que o BCE poderá fazer nas próximas reuniões e a evolução dos mercados."  ;D

E a julgar pelos contratos de futuros tudo indica taxas a 3M a rondarem os 1,75% em Junho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não discordo do que está publicado nesse artigo (e, aliás já foi colocado noutros tópicos aqui no fórum, pelos vistos é o assunto que está mais na ordem do dia :))

Mas há uma coisa a que eles dão pouco ênfase: hoje as taxas fixas são efectivamente mais altas que as variáveis. Mas e daqui a 3, 4, 10 anos? Será que vão estar sempre mais baixas? E, havendo oscilações, a partir de que valores é que começaria a compensar ter escolhido hoje uma taxa fixa?

Não quer dizer que recomende uma ou outra modalidade. Mas se uma pessoa está disposta a empenhar-se a 40 anos, porque é que as análises hão de ser feitas apenas aos valores dos dias de hoje? (sabendo à partida que é impossível fazer grandes previsões a 40 anos).

Tens razão, é impossível fazer previsões a 40 anos, ou até a muito menos.

O artigo que citei não acaba aqui. O autor diz que nem todos os bancos aceitam a taxa fixa a longo prazo. Eu até desconhecia essa atitude. Pensava que a opção era do cliente ???

"Mesmo que a economia europeia comece a recuperar este ano, e o BCE decida voltar a subir os juros (o que deverá implicar aumentos das taxas Euribor), poderá mais tarde renegociar com o banco e decidir indexar o empréstimo a outra taxa. Se não gosta de viver ao sabor da instabilidade dos mercados, poderá ainda optar por uma taxa fixa de longo prazo. Apesar de estarem mais altas e de nem todos os bancos praticarem prazos longos, poderá ser uma solução". In jornal de negócios on-line.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha idade é 57 anos, mas a mental, felizmente, anda seguramente algumas décadas bem atrás.

Vejo bastantes membros falarem de empréstimos a 30 e 40 anos (possivelmente porque a malta que aqui aparece está no escalão etário dos 20 ou 30)!

Não vi ainda ninguém pronunciar-se (pode-me ter escapado), sobre empréstimos feitos há pouco tempo, em pessoas com a minha idade, sobre estas variáveis e já agora sobre seguros (altamente penalizadores, de ano para ano).

Gostaria de ouvir opiniões, para além daquela que para mim é óbvia, de que o melhor remédio é a amortização a todo o vapor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vi ainda ninguém pronunciar-se (pode-me ter escapado), sobre empréstimos feitos há pouco tempo, em pessoas com a minha idade, sobre estas variáveis e já agora sobre seguros (altamente penalizadores, de ano para ano).

Se não estou em erro, por directiva do Banco de Portugal, acima dos 50 anos os bancos não são obrigados a exigir seguro de vida, talvez aumentem significativamente o spread, mas se calhar compensa.. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não estou em erro, por directiva do Banco de Portugal, acima dos 50 anos os bancos não são obrigados a exigir seguro de vida, talvez aumentem significativamente o spread, mas se calhar compensa.. :)

Bom dia Nuno.

Desconheço se isso é assim. O BPI, aquando do meu CH, através da sua associada Allianz, simulou-me o plano de seguros, que para 78 000 Euros, em 20 anos, tem os seguintes valores:

- 1º ano - 72,34             - 11º ano - 131,14

- 2º ano - 77,22             - 12º ano - 137,19

- 2ºano  ------              - 13º ano - 142,87

- 3º ano - 82,43             - 14º ano - 147,95

- 4º ano - 87,93             - 15º ano - 152,20

- 5º ano - 93,66             - 16º ano - 155,31

- 6º ano - 99,62             - 17º ano - 157,00

- 7º ano - 105,77           - 18º ano - 156,83

- 8º ano - 112,07           - 19º ano - 154,32

- 9º ano - 118,45           - 20º ano - 148,95

-10º ano - 124,82

Convenhamos que são valores altos, mas é óbvio que têm em consideração a minha idade,com o consequente risco de vida à medida que os anos

vão passando! É por isso que amortizo sempre (pouco ou muito)! Mas é claro, que ainda que beneficiando, digamos, dessa isenção de Seguro, o  BPI me iria exigir algo em contrapartida para obstar a uma morte prematura ou incapacidade permanente (garantia, fiador...).

Apesar de tudo, vou consultar o site do Banco de Portugal!

Obrigado pela dica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites