Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• FIADOR - DIREITOS

Recommended Posts

Visitante Ana Ferreira

Boa noite, tenho a seguinte questão. Em 2009 comprei um apartamente, e foi exigido fiadores, na altura não tinha ninguém, e um casal amigo ofereceu-se para ser. Até aí tudo bem, o problema é que deixamos de ser amigos, e os meus fiadores ligaram-me a dizer que queriam deixar de ser fiadores, para arranjar outro. EU disse que já na altura não tinha e que agora continuo a não ter. Hoje recebi a carta de um advogado que diz o seguinte:

"Fui mandatado pelos m/ constituintes, abc e xyz, a fim de solicitar a V- Exa. que arranje novos fiadores que possam substituir os meus constituintes no contracto de mútuo com hipoteca (crédito habitação) em que V- Exa. é mutuária, referente à aquisição da fracção sita na morada...

A necessidade da substituição como fiadores prende-se com a necessidade de pedirem crédito, devendo para tal estarem livres de tal posição.

Assim, solicito a V- Exa. o obséquio de diligenciar pala procura de novos fiadores, para que, no prazo máximo de 180 dias , e em data a agendar, possamos formalizar a substituição de fiadores, ficando a aguardar o vosso contacto, impreterivelmente até ao próximo dia 15 de Setembro, a fim de saber se assente na solicitada substituição.

Solicito ainda, cópia ou digitalização da escritura da compra e venda e do contracto de mútuo, uma vez que os meus constituintes não tem na sua posse qualquer documento."

Agora as minhas dúvidas são: eu estou desempregada, na altura auferia 12.000€ anuais, e foi preciso fiadores, agora não tendo qualquer rendimento, é quase impossível. Como posso responder a este advogado, sem ter que recorrer a um advogado e gastar uma fortuna que não tenho.

Outra das questões é, eu sou obrigada a dar uma cópia da escritura da minha casa?

O que posso fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho a seguinte questão. Em 2009 comprei um apartamente, e foi exigido fiadores, na altura não tinha ninguém, e um casal amigo ofereceu-se para ser. Até aí tudo bem, o problema é que deixamos de ser amigos, e os meus fiadores ligaram-me a dizer que queriam deixar de ser fiadores, para arranjar outro. EU disse que já na altura não tinha e que agora continuo a não ter. Hoje recebi a carta de um advogado que diz o seguinte:

"Fui mandatado pelos m/ constituintes, abc e xyz, a fim de solicitar a V- Exa. que arranje novos fiadores que possam substituir os meus constituintes no contracto de mútuo com hipoteca (crédito habitação) em que V- Exa. é mutuária, referente à aquisição da fracção sita na morada...

A necessidade da substituição como fiadores prende-se com a necessidade de pedirem crédito, devendo para tal estarem livres de tal posição.

Assim, solicito a V- Exa. o obséquio de diligenciar pala procura de novos fiadores, para que, no prazo máximo de 180 dias , e em data a agendar, possamos formalizar a substituição de fiadores, ficando a aguardar o vosso contacto, impreterivelmente até ao próximo dia 15 de Setembro, a fim de saber se assente na solicitada substituição.

Solicito ainda, cópia ou digitalização da escritura da compra e venda e do contracto de mútuo, uma vez que os meus constituintes não tem na sua posse qualquer documento."

Agora as minhas dúvidas são: eu estou desempregada, na altura auferia 12.000€ anuais, e foi preciso fiadores, agora não tendo qualquer rendimento, é quase impossível. Como posso responder a este advogado, sem ter que recorrer a um advogado e gastar uma fortuna que não tenho.

Outra das questões é, eu sou obrigada a dar uma cópia da escritura da minha casa?

O que posso fazer?

Pode responder entregando cópia da dita escritura, por um lado. Por outro, deve dirigir-se à entidade bancária e expor a sua situação actual. Mas antes de o fazer contrate um advogado também.

Solicite apoio jurídico na segurança social (ou junta de freguesia) o mais depressa possível. Atendendo à sua situação financeira actual, não deverá pagar para usufruir desse apoio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar diria que não custa muito arranjares-lhes a tal cópia do contrato... não és obrigada a fazê-lo, mas também não é nada do outro mundo.

Quanto ao resto, repara que o advogado basicamente está-te a perguntar se assentes na substituição dos fiadores. Ele não está a exigir nada e sabe que não o pode fazer.

Escreve uma carta dizendo aquilo que disseste aqui - que as condicionantes que te levaram a recorrer a esse casal amigo se mantêm (o facto de não teres pessoas próximas que se disponham a ser teus fiadores). Aproveita ainda para avisar que estás a atravessar uma situação de desemprego e que, apesar de estares a fazer todos os esforços para que tal não aconteça, te poderás vir a encontrar numa situação de incumprimento em breve (mais vale por logo as cartas todas na mesa), pelo que te será ainda mais difícil encontrar alguém disposto a assumir-se como teu fiador.

No entanto, percebes a situação em que eles se encontram e, se eles arranjarem alguém que esteja disposto a substituí-los nas funções de fiador, e desde que o banco aceite essa(s) pessoa(s), não te oporás a que sejam feitas as alterações necessárias no contrato.

Acrescenta ainda que sabes que uma eventual situação de recurso ao fiador não te isenta das tuas responsabilidades pois eles têm o direito de retorno e a que tu lhe pagues os que eles eventualmente venham a ter que pagar por ti. Portanto vais fazer tudo para evitar entrar em incumprimento.

Mas antes da carta sugeria que contactasses o banco, como o ABCD recomendou, pusesses as cartas todas na mesa e perguntasses o que se pode fazer para tentar evitar uma situação de incumprimento. Até porque em algumas alterações ao contrato, provavelmente os fiadores seriam chamados a concordar também, por isso, se for o caso, mais vale enviar logo isso tudo na mesma carta...

O banco tem também interesse em que tudo continue normal logo não há porque esconder nada. E até pode ser que te consigam ajudar (por exemplo, às vezes as pessoas esquecem-se que contrataram seguros que cobrem situações de desemprego).

E, já agora, não precisas de advogado para ir ao banco ;)

Outra coisa que acabei de me lembrar - será que esse casal não estaria interessado em comprar o teu apartamento? Se o venderes e conseguires arrendar algo mais em conta, pode ser que consigas aguentar o dinheiro por mais algum tempo, enquanto não arranjas um outro emprego...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ana Ferreira

Obrigada pelas resposta!

Aqui a questão não é entrar em incumprimento, porque o valor é baixo e isso está assegurado!

A única questão é mesmo porque não tenho quem fique.

Eles podem recorrer para tribunal? Hoje liguei para o banco e eles disseram que não iriam fazer qualquer carta a dizer que eu já tentei a saida dos fiadores. Que alias os proprios já se deslocaram ao balcam e falaram com ele, e que eles sabem que não há maneira, a não ser que arranje fiadores com o IRS superior a 40.000€ anuais, porque se a situação não for superior à dos fiadores nem vale a pena tentar! MAs mesmo eles sabendo isso contrataram um advogado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eles podem recorrer para tribunal? Hoje liguei para o banco e eles disseram que não iriam fazer qualquer carta a dizer que eu já tentei a saida dos fiadores. Que alias os proprios já se deslocaram ao balcam e falaram com ele, e que eles sabem que não há maneira, a não ser que arranje fiadores com o IRS superior a 40.000€ anuais, porque se a situação não for superior à dos fiadores nem vale a pena tentar! MAs mesmo eles sabendo isso contrataram um advogado...

E o advogado provavelmente disse-lhes a mesma coisa. Mas para justificar o que lhe pagam só por pedir um conselho, provavelmente disse-lhes que ia redigir uma carta, porque há pessoas que ficam assustadas quando recebem uma carta do advogado e podia ser que pegasse. Mais uma vez, repara que o advogado não exige nada nem faz qualquer tipo de ameaças...

Poder recorrer para tribunal podem. Mas será apenas um desperdício de dinheiro porque não há nada na lei que obrigue ninguém a trocar de fiadores a menos que todas as partes estejam de acordo (incluindo o banco).

Se eles se comprometeram a garantir o teu empréstimo têm que assumir que fizeram essa opção. Na altura provavelmente nem pensaram bem no que se estavam a meter, mas a verdade é que isso é um problema deles, nunca teu.

Mais uma vez, só fica bem enviares uma carta de resposta explicando porque te é difícil encontrar outros fiadores e predispondo-te a colaborar numa eventual troca de nomes no contrato, caso ela se venha a proporcionar. Mas enquanto fores cooperante e estiveres de boa fé não tens por que ficar assustada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Provavelmente eles estão a tentar sair e ao apresentarem um advogado a "força"/pressão é maior. Dai o meu conselho para que arranje um advogado também. Isso servirá para que possa "falar" de igual para igual,...

De resto, se tem a situação sob controle (pagamentos à entidade bancária) pode tentar sossegar os seus fiadores colocando todos os dados na mesa. No entanto, cuidado com qualquer documento que lhe dêem para assinar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia,

Em 2008 o meu pai pediu-me para ser fiadora de um crédito ao consumo. Na altura eu estava desafogada e com um emprego muito bem pago e aceitei.

Em Janeiro 2012 fiquei desempregada e o meu pai acumulou tantos créditos (sem eu saber) que apresentou insolvência pessoal. O pagamento das dívidas está a ser negociado junto das entidades bancárias num processo judicial.

Fiquei a saber que o crédito do qual sou fiadora ainda está em dívida num total de 11.000€.

A questão que eu coloco é a seguinte:

- Estando eu desempregada continuo a ser obrigada a ser fiadora? Há alguma forma de deixar de ser fiadora?

Agradeço esclarecimentos,

Atentamente,

WRLF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Tenho tido conhecimento que houve uma série de casos semelhantes (pais endividaram-se em nome dos filhos porque supostamente estes iam ter muito boas condições profissionais) e parece-me lamentável tal situação.

Se tivesse pedido o benefício de excussão prévia em caso de incumprimento por parte do devedor (o seu pai), poderia exigir à entidade credora que executasse primeiro os bens do devedor e só depois é que o fiador seria chamado a pagar a dívida.

Conselho para o futuro:

Pedir sempre o benefício de excussão prévia (mesmo entre familiares próximos caso decida avançar para a figura de fiador) e verificar se a pessoa tem garantias reais que sejam suficientes para saldar o pagamento da dívida.

O credor deve primeiro ir às garantias reais do devedor antes de poder chamar o fiador a responder pela dívida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Carlos Alberto Ramos

Sou fiador num empréstimo hipotecário, para o qual já entrei com com cerca de 40.000€. O casal separou-se, ficando na casa o único elemento que nunca comparticipou no pagamento da dívida. Acabo de ser informado que voltaram a estar em dívida ( mais 40.000€). Estou na disposição de pagar o valor em dívida, mas queria saber se poderei condicionar o distrato da hipoteca de forma a que não possa ser executado sem a minha intervenção, para que os credores não possam vender de imediato o prédio sem meu conhecimento. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...

Bom dia,

Fui fiador sem beneficio da execução prévia num contrato de arrendamento para habitação com prazo certo (1ano) renovável e pretendo deixar de o ser no final desse ano como devo proceder?

Obrigado pela atenção

Só com acordo do senhorio através de uma fiança a pagar pelo arrendatário (deveria constar no contrato), ou no termo do contrato com a entrega das chaves,  ou por "despejo"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante ricardo jorge sousa

Ola boa noite... Gostaria de saber que tipo de solução existe mais fiavel para este problema...        Adquiri um bem imovel mais a minha mulher so que a nossa relação terminou e ela abriu insolvência no qual tambem fui levado ao mesmo so que meus pais são fiadores e neste momento são eles os endividados com o valor do imovel mas sendo eu que pago essa divida porque eles se disponibilizaram a ser meus fiadores mas acho que não tem que pagar as minhas dividas.. o que eu gostaria de saber e se existe alguma soluçao ou meio para acabar com esta situçao ja que meu pai e desempregado so minha mãe trabalha e tenho um irmão ao encargo deles... obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola boa noite... Gostaria de saber que tipo de solução existe mais fiavel para este problema...       

Adquiri um bem imovel mais a minha mulher so que a nossa relação terminou e ela abriu insolvência no qual tambem fui levado ao mesmo

so que meus pais são fiadores e neste momento são eles os endividados com o valor do imovel mas sendo eu que pago essa divida porque eles se disponibilizaram a ser meus fiadores mas acho que não tem que pagar as minhas dividas..

o que eu gostaria de saber e se existe alguma soluçao ou meio para acabar com esta situçao ja que meu pai e desempregado so minha mãe trabalha e tenho um irmão ao encargo deles... obrigado

Se continua a pagar o empréstimo, os seus pais não são chamados para lhe pagar as prestações do CH!...

Se está insolvente e eles dão-lhe o valor da prestação para você pagar, parece-me que deveria expor a situação no banco por forma a verificar as soluções possíveis. Podem renegociar o empréstimo ou recorrer ao regime extraordinário de proteção: https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/2012/11/21700/0647306481.pdf

Outras possibilidades:

entregar o imóvel ao banco, se este aceitar - dação em cumprimento!...

aderir ao programa de troca de imóveis - eles ficam-lhe com o seu e você vai para outro com uma renda mais baixa (nem todos os bancos o fazem); vender o seu e comprar outra mais em conta!...

penhora de bens!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

boa tarde, a minha esposa foi fiadora com o ex marido  a 10 anos de um emprestimo que a irma fez, neste momento o salario da minha esposa está penhorado. Gostaria de saber se o meu ordenado pode ser tambem penhorado , sendo eu o marido atual dela.

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde, a minha esposa foi fiadora com o ex marido  a 10 anos de um emprestimo que a irma fez, neste momento o salario da minha esposa está penhorado. Gostaria de saber se o meu ordenado pode ser tambem penhorado , sendo eu o marido atual dela.

Depende se és ou não responsável pela dívida, o que, por sua vez, depende do vosso regime de casamento.

Se tiverem casado com comunhão geral de bens és igualmente responsável pela dívida e podes ter o salário penhorado sim.

Noutro regime de casamento, essa dívida não é tua, logo não podem vir atrás de ti...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

[/move][/move]Boa noite.

Tios fiadores de sobrinha que deixou de pagar durante mais de 20 meses. Banco nunca informou  os fiadores do referido incumprimento. Sobrinha acabou por falecer no decorrer do processo para restruturar a dívida. Não deixou herdeiros directos. Os pais estão vivos, mas a mãe está em paradeiro incerto. O que podem os fiadores fazer para não verem os seus sala´rios o bens penhorados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Tios fiadores de sobrinha que deixou de pagar durante mais de 20 meses.

Banco nunca informou  os fiadores do referido incumprimento.

Sobrinha acabou por falecer no decorrer do processo para restruturar a dívida.

Não deixou herdeiros directos. Os pais estão vivos, mas a mãe está em paradeiro incerto.

O que podem os fiadores fazer para não verem os seus sala´rios o bens penhorados?

O crédito tinha seguro?

Informem-se na respetiva entidade, acerca da situação relativa ao crédito!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...