Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações Perpétuas BES - gato escondido com o rabo de fora ?

Jo@o B@rreir@

Recommended Posts

Eu até poderia fazer uma petição, mas a maioria das pessoas enganadas, quase de certeza que já têm alguma idade, e por isso não têm acesso á internet. Quem sabe não lhes inventaram outra história... Quem já foi ao BES sabe a pressão que sofreu para fazer esta troca. Isto é inadmissivel. Com aquela gestora não quero mais nada! E nãoo vou descansar enquanto ela não for punida. Se não for pela barbaridade que fez ás economias do meu pai, há-de ser pela conta que abriu sem ele ter assinado. Esta senhora trabalha no balcão BES de corroios. Se têm algum familiar por perto, pelo menos aconselhem-no a trazer as coisas para casa, e pedir a alguém que leia, ou pesquise na net. Sei que existem más pessoas, mas daí á instituição BES não querer apurar as responsabilidades? Jamais! Seja feita justiça.

Pode sofrer pressões mas a ultima decisão é sempre sua. A não ser claro que a gestora de conta faça sem o consentimento do cliente...

Eu se calhar até iria a policia por estarem a movimentar a minha conta sem o meu consentimento... Mas claro que tem de querer fazer...

Se quer que ela seja punida assine o livro de reclamações e contacte a provedoria!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 119
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Jo@o B@rreir@

11

• radical_pt

11

• José Ribeiro

9

Eu até poderia fazer uma petição, mas a maioria das pessoas enganadas, quase de certeza que já têm alguma idade, e por isso não têm acesso á internet. Quem sabe não lhes inventaram outra história... Quem já foi ao BES sabe a pressão que sofreu para fazer esta troca. Isto é inadmissivel. Com aquela gestora não quero mais nada! E nãoo vou descansar enquanto ela não for punida. Se não for pela barbaridade que fez ás economias do meu pai, há-de ser pela conta que abriu sem ele ter assinado. Esta senhora trabalha no balcão BES de corroios. Se têm algum familiar por perto, pelo menos aconselhem-no a trazer as coisas para casa, e pedir a alguém que leia, ou pesquise na net. Sei que existem más pessoas, mas daí á instituição BES não querer apurar as responsabilidades? Jamais! Seja feita justiça.

Já agora o teu pai fez algum teste para avaliar o seu perfil de investidor. Por exemplo para subscrever fundos da Caixa Agricola e na CGD para subscrever obrigações tive sempre de fazer esse teste. E se o meu perfil não enquadra-se no respectivo produto, então eu não poderia de investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PelosdireitosdosIDOSOS

O perfil deu conservador. Mas a gestora onde no quadrado que diz que ele não tem perfil para o investimento, ela disse-lhe... está a ver não diz aqui nada que o seu capital está em risco!! É triste.... Os documentos que ele trouxe para casa, que eu só vi quando ele pediu uma reunião com o gerente, a parte do cupão dele não está assinado, e na parte do banco só tem o carimbo do bes e não está assinado por ninguém, e o perfil do investidor que ele trouxe só está assinado pelo banco, não tem a assinatura do meu pai. e tem escrito á mão pela gestora a taxa de juro. Ora é triste, mas uma pessoa que sempre trabalhou com o BES, ser chamado para o burlarem... PARA QUE SERVEM OS GESTORES DE CONTA???  Poderão os telejornais alertar as pessoas para terem cuidado com os gestores de conta?! E desculpem-me aqueles que são sérios, mas com certeza que não gostam de ter colegas que lhes manchem a profissão!! QUEM CONHECER ALGUÉM QUE TENHA FEITO ESTA APLICAÇÃO COM AS CONDIÇÕES CONTRÁRIAS ÁS REAIS POR FAVOR AJUDEM-NAS, LEVEM-NAS A RECLAMAR NO LIVRRO DE RECLAMAÇÕES. Sei que existem pessoas que investiram sabiam as condições e mesmo assim se sentem lesadas. Mas acredito que á muitos que lhes disseram as condições contrarias. Como sabe uma pessoa que não sabe mexer num computador, procurar que tipo de informação o banco lhe devia dar?  Quantos de nós que somos novos não fomos já ao banco fazer uma aplicação explicar ao senhor o que pretendemos, e acreditamos?! Eu conheço muitos!! Só digo, os gestores, gerentes tinham muita confiança neste produto, mas NADA LHES DAVA O DIREITO DE NÃO DIZEREM AS CONDIÇÕES CORRECTAS E NÃO DAREM O PROSPECTO QUE ERA TÃO SIMPLES E ESCLARECEDOR ao cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se quer alertar uma equipa de reportagem?

Tente falar com outros lesados, se se reunirem alguns podem facilmente falar com uma equipe de reportagem.

Ainda a pouco tempo enviaram e-mails da falencia do BCP. Tente fazer o mesmo mas em vez de dizer que vai falir, diz o que lhe fizeram apresentando provas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma coisa vou fazer... Ainda não sei se pelo telejornar se por um programa da manhã,ou da tarde em que o publico alvo são os mais idosos. Eu acredito na boa fé, e estou a dar a oportunidade ao BES de querer esclarecer o caso, e aguardo o que o banco de portugal e a cmvm têm a dizer... pois como disse não percebo de mercado financeiro, muito menos o pobre do meu pai que achava que estava a fazer um simples depósito a prazo de 5 anos.

SE ALGUM LESADO QUISER DAR A CARA, SE FOI ENGANADO PELO BES, DIGA, QUE O QUE DECIDIR, DIGO AQUI. mesmo que perca este caso, quero que este exemplo sirva para evitar outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

O problema é que quando alguém for "verdadeiramente" lesado pelo BES foram todos. Ou não fossem isto obrigações perpétuas.... Até ver não há ninguém lesado. A não ser que o banco feche!

Relativamente ao gestor(a), só está a fazer o trabalho dele(a) impingir o maior número de produtos aos seus clientes. Senão o que estavam lá a fazer? Eles têm que gerar valor acrescentado para o banco, é o banco que paga ao fim do mês. Já fiz as minhas contas... esse está fora delas! Se por acaso a coisa correr menos mal (será mesmo por acaso) conta como extra para mim! E estou convencido que nem vale a pena fazer barulho, é com os erros que aprendemos...

Posso tentar a táctica do MiguLuso, talvez resulte, é um bocado acreditar no Pai Natal mas como está na altura dele e tudo...

E até posso jogar a do "burro" a dizer, mas isto não é seguríssimo??? Você não comprou também? Mentiu-me? Ok deixo de trabalhar convosco, porque para isso há outras causas mais necessitadas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os gestores de conta sempre trabalharam para os bancos que representam, sendo por isso normal o acto de promover produtos aos clientes.

Agora, quando o gestor de conta reiteradamente presta informações erradas acerca das condições dos produtos que promove ao cliente, estamos perante um comportamento condenável e que deve ser denunciado. Além disso, prestar informações erradas, induzindo a realização de investimentos fora do perfil do cliente, não faz parte do papel do gestor de conta, como intermediário entre o cliente e o banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o meu pai tivesse comprado obrigações, a saber o que é, e não a achar que era um depósito a prazo de 5 anos com capital garantido, acredita que eu estava grata pela oportunidade que o BES está a dar de me ver livre de um produto que é perpétuo!! O meu pai pode vir a pagar caro ficando sem as economias de anos de trabalho, mas as pessoas vão ser alertadas para não cairem na lábia dos gestores de conta. Pois nós temos muita informação disponivel atraves da internet, agora o meu pai toda a vida trabalhou com o BES e nunca tinha sido ROUBADO, como foi agora. Porque esta gestora roubou o meu pai, e pelos vistos não foi o unico, houve mais gestores a dizerem as mesmas condições capital e juro garantido! Têm direito a fazer isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora o teu pai fez algum teste para avaliar o seu perfil de investidor. Por exemplo para subscrever fundos da Caixa Agricola e na CGD para subscrever obrigações tive sempre de fazer esse teste. E se o meu perfil não enquadra-se no respectivo produto, então eu não poderia de investir.

Pois, mas nesses casos, o que alguns bancos engenhosamente propõem, é uma declaração (exigida pelo BdP) em como o cliente assume que, apesar do risco mais elevado do que o perfil definia, aceita as condições e a subscrição do produto em causa.

Já estive nessa situação e aceitei de plena consciência o risco, mas penso que para muitas pessoas o pessoal dos bancos nem sempre haja de boa fé nestes casos e lhes dê os papéis para assinar sem saberem o que estão a fazer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

Pessoal... relaxem.... Eu continuo a acreditar que o BES vai exercer a opção de compra ao fim dos 5 anos, caso contrário será um mau negócio para eles, mesmo apesar da revisão em baixa para 3.15€ da Millennium IB (estava a 3.6). Estamos a falar para o final de 2012... ou seja, daqui a um ano!

É como disse antes, se tomar uma decisão errada quero que seja a minha e não uma decisão tomada, tendo em conta o conselho do gestor de conta. Ele está lá para eles, não para mim. E até é um tipo porreiro... Acreditar neste produto é acreditar em Portugal, não só no BES. A questão é a seguinte: "E vocês, acreditam ou não?"

Cumprimentos e boa semana a todos.

Aquilo que condeno verdadeiramente é o facto de impingirem aos idosos estes produtos, é o sistema no seu melhor.

PelosdireitosdosIDOSOS: tem uma solução relativamente fácil para acautelar futuras situações. Procuração plenos poderes, mas o seu pai não vai gostar muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acredita que não vai ser preciso até porque o BES já tem as economias todas dele, e eu acredito que nos próximos anos, não seja fácil o BES ou os outros bancos recuperarem. Mas mais lesada do que estou moralmente impossivel (acho eu). Mas já não digo nada... As acções já valem 1.18€. Agora a dia 6 de Dezembro... não quero ser pessimista... mas... Boa sorte para todos. E para aqueles que fizeram nas mesmas condições... façam reclamação no livro, para que quando o BES tiver que despedir funcionários não seja esses... pois esses é que são bons!!! e vendem tudo!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens tido respostas das reclamações que já fizestes?

Tens sido contactada por outras pessoas para desenvolverem acções em conjunto?

Ir a um ou a mais programas de TV pode ajudar a encontrar outros lesados. Há tantos programas com temas fúteis que não seria difícil, com este tema deveras importante, participares num de forma a expores a tua situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda nenhum programa me respondeu se quer ouvir a minha história. Não sei de contactos de mais ninguém que lhe tenha acontecido o mesmo! Só sei que os há... Enfim, sinto-me derrotada, e a única esperança é tentar que me oiçam e não caiam no mesmo erro! Com o risco que ha de perder o capital... vou trocar pelas acções...  e esperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda nenhum programa me respondeu se quer ouvir a minha história. Não sei de contactos de mais ninguém que lhe tenha acontecido o mesmo! Só sei que os há... Enfim, sinto-me derrotada, e a única esperança é tentar que me oiçam e não caiam no mesmo erro! Com o risco que ha de perder o capital... vou trocar pelas acções...  e esperar.

E se experimenta-se fazer o tal abaixo assinado (petição) e o divulgasse?

Não percebi se chegou a fazer uma exposição no livro de reclamações ou se verbalizou a reclamação!...

Com certeza que os há. Indiquei um link, umas mensagens atrás, onde estão presentes mais algumas reclamações!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por incrivel que pareça ainda hoje de manhã tive reunião e a gestora voltou a dizer que deu capital e juro garantido ao meu pai e por isso ele assinou o papel. Reclamei no livro de reclamações a conta aberta sem assinatuda dele, e sobre as obrigações perpetuas fiz directamente no banco de portugal e cmvm.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

Pessoal, preciso mesmo da Vossa ajuda! Ligaram-me hoje do banco a dizer que tenho que assinar uns documentos até amanhã. Eu quero tudo como está, logo assinando ou não é a mesma coisa, certo? Da maneira que isto está eu já não digo nada... É que ao assinar estou automaticamente a dizer que estou enquadrado num perfil de investidor e que o banco me aconselha a não proceder com a acção de troca (bruxo... deitava fora 40% é que é já daqui a 5 minutos).

O meu único medo, e porque não me lembro detalhadamente de tudo o que dizia nas trezentas e muitas páginas que entretanto li (exacto, eu sou masoquista...), é estar a fazer parte desta 2ª fase...

Em boa verdade e se eu conseguisse postar aqui o verso era fenomenal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

preciso mesmo da Vossa ajuda! Ligaram-me hoje do banco a dizer que tenho que assinar uns documentos até amanhã. Eu quero tudo como está, logo assinando ou não é a mesma coisa, certo?

Em boa verdade e se eu conseguisse postar aqui o verso era fenomenal.

Assinar o quê?

Pode fazer um resumo sobre o que eles pretendem que faça?

Se quer tudo como está, não deve assinar nada!... 

Se não é possível deixar estar como está, e não há alternativa do seu agrado, descreva o sucedido no livro de reclamações!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

Eu não vou assinar nada, pois ao assinar estou a declarar que estou por dentro de toda a operação, que fizeram um perfil de investidor e que eu concordo com ele, que o banco me desaconselhou esta operação (só rindo) pois não se adequa às minhas "circunstâncias pessoais"... que conheço e aceito as condições da OPT estou ciente dos riscos e possuo todos os dados para uma tomada de decisão esclarecida e fundamentada, etc.

Basicamente eu passava a ser o mentiroso e eles os detentores da verdade... Obrigado, mas não obrigado!

@ PelosdireitosdosIDOSOS aconselho com veemência a que se dirija ao seu balcão com o seu pai e que fique com as obrigações compradas em 2010. Eu tenho quase a certeza que a história das acções traz água no bico, só ainda não consegui ver o que é! Não seria de admirar que fizessem um aumento de capital logo a seguir a isto e entravam a comprar acções quando estivessem bem baixas porque o pessoal iria pensar que estava-se a andar para outro BCP vendendo para minimizar prejuízos... O prazo para tomar qualquer decisão termina amanhã às 15.00 até lá nada é vinculativo.

@ JRibeiro agradeço a ajuda! Bastou ler com um pouco mais de calma para ver que já me queriam ir ao bolso... P.S. - não me parece que seja com reclamações que isto lá vai... a banca faz colecção dessas. Eles, empresas de telecomunicações e seguros devem ser os 3 sectores com mais queixas e não é por isso que não se safam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... no meu caso estamos a falar de uma fasquia elevada. E se ficando com as obrigações podemos perder tudo... não vamos correr esse risco!! Vou trocar, porque o banco agora diz-me que posso perder tudo!! mas se assim é que dá um perfil ao qual não pertenço, vou reclamar no livro de reclamações!!!!!!!! e já enviei um fax feito pelo advogado a dizer que vou trocar porque o banco agora me diz que posso perder tudo, mas que quero é o meu dinheiro, e se houver a possibilidade de ganhar vou para tribunal! Sabem, nem as televisões querem saber que fomos enganados... a lei não está feita para nós, ou pelo menos para aqueles que trabalham com os bancos á anos e Têm confiança, porque como vos disse, hoje a gestora voltou a confirmar que o meu pai assinou o contrato com o capital e juro garantido, e os superiores fizeram alguma coisa??? está claro que não!!! O BES BURLOU OS CLIENTES OU GRANDE PARTE DOS CLIENTES!! Que as nossas escolhas nos tragam o minimo de perdas possivel. No meu caso afecta em muito o psicologico da familia, a minha mãe anda sempre com depressões e o meu pai hipertenso... Que Deus nos ajude, a superar esta BURLA de que fomos alvo. Ha, o gerente do balcão diz que disse o mesmo aos clientes dele. Se conhecerem gente com dinheiro no BES... façam como eu, avisem... de preferencia para tirar!1 Para que eles aprendam a que não se brinca com o dinheiro dos outros. Pois se nós não pagamos a prestação eles caem-nos logo em cima!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.D.Idosos. Isto dos produtos financeiros vendidos ao balcão em massa é um problema. Os bancos tentam impingir aquilo aos incautos e a sorte de algumas pessoas é os gestores de conta perceberem bem o cliente em vez de tratarem tudo como igual.

Muitas vezes basta virem com a conversa de "é tipo depósito a prazo" para as pessoas amolecerem e irem na conversa. Obrigações perpétuas é um veneno, poucos direitos tem o cliente e pode-se queimar a sério.

Não tenho nenhum conselho para lhe dar a não ser não se meter noutra e ir sempre com o seu pai ao banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

@PelosdireitosdosIDOSOS - a maior parte das pessoas que subscreveram a 1ª OPT eram de alguma idade e posso dizer que haverá algumas situações não muito diferentes da dos seus pais. Esqueça o tribunal é mais dinheiro gasto. Quanto ao facto de o BES ter enganado... ou melhor os gestores de conta terem enganado as pessoas... é para perguntar: para quem trabalham eles? Uma das opções era trocar por umas outras obrigações que davam uma taxa também não garantida de 10% sendo que eram obrigações de caixa pelo que me lembro... Acabou por ser isso a chamar-me a atenção... Se a dos 8.5% fosse assim tão má que parece que é... porque brindariam eles com + 1.5%?

Eles querem mais, precisam de mais, estou em crer que no inicío do próximo ano ou mesmo já em Dezembro partirão para um aumento de capital (para diluir mais o dinheiro que acabam de trocar), as acções começam a cair, as pessoas começam a assustar-se e vendem para não perderem tudo... Adivinhe quem compra.... exactamente... o BES ou os gestores de topo de modo a reforçar as suas posições.

Não vou dizer-lhe que não pode perder tudo, pois na verdade pode. Mas com as acções não está mais segura... para começar vai perder 40% do valor investido (sendo que a valorização deverá ser para 2014/5 altura até à qual estará a receber, ou não os juros contratados, motivo pelo qual eles estão a pedir às pessoas para fazerem a conversão em acções ou em novas obrigações que em vez de terminar em final de 2014 terminarão, na melhor das hipóteses em final 2015, apesar das primeiras serem perpétuas sempre vai caindo o cupon).

Já agora, já fui ao banco e disse mesmo que não seria pelo facto de eles serem mentirosos que fariam de mim mentiroso também, ainda mais quando seria para meu prejuízo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, quando me sentir com mais forças, vou pesquisar se houve alguma coisa do genero noutro banco, para ver se também venderam as obrigações a mentir aos clientes. Vou tentar junto da CMVM, se alguém pode fazer um estudo sobre, a média da idade das pessoas que subscreveram estas obrigações em 2010, pois com certeza devem haver mais reclamações! Na CMVM até podem ser a favor do banco, mas pelo menos o atendimento tem sido impecável!! Tenho que fazer uma exposição final para enviar pois eles ainda não finalizaram a minha reclamação. A CMVM não tem direito a obrigar o banco a devolver-nos o dinheiro, mas pode aplicar uma multa ao BES. Com isso já ficaria um bocadinho satisfeita para eles aprenderem a não enganar as pessoas!! Porque o Ricardo Salgado critica o estado, mas o estado por muito que nos aplique taxas, NUNCA QUE ROUBOU COMO O BES!!! São poucas as pessoas que compreendem a minha dor... de ver os meus pais que tanto trabalharam e pouparam terem sido enganados pelo BES com quem trabalham á 21 anos. E o banco dizer-vos, sim quando lhe vendi as obrigações foi com juro e capital garantido, e não lhe mostrei o unico papel que você poderia entender, mas e depois?? VOCÊ ASSINOU! É cruel, mas só podia ser um banco 100% português. Por isso é que os outros paises, evoluem mais do que nós, e não é por serem mais inteligentes nós!!! Bem reclamei tanto nos ultimos dias... e não ganhei nada! Se souberem de pessoas que tenham comprado obrigações com condições contrárias ás reais, ajudem-nas a reclamar para a cmvm. E na minha opinião... amigos com conta no BES... fora!! Pois se com 21 anos no mesmo balcão levam os euros de uma vida.... UI... JAMAIS CONFIAREI NO BES! A antiga gestora do meu pai ainda brincou com ele... agora é meu patrão! Mas esta senhora eu acredito que não o tinha enganado, pelo menos em aplicar-lhe o dinheiro quase todo. Mas o destino está marcado.... tantas vezes que os meus pais estão fora 2,3 4 semanas... tinha que ser.... para quê não sei... como disse.... que seja feita justiça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites