Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações Perpétuas BES - gato escondido com o rabo de fora ?

Jo@o B@rreir@

Recommended Posts

e se com esses 20% de obrigaçoes acontece o mesmo que está a acontecer agora com as atuais?

a "legalidade" (ou falta dela) de que falava relacionava-se com o fato de nao pagarem o juro e o dinheiro ficar "perpetuamente" retido, sem mais valias para o cliente...foi isso que me informaram que aconteceria se eu mantivesse as obrigaçoes atuais... é que ao ler o prospeto dessas obrigaçoes, nao consigo entender isso...

O que a gestora de conta com quem falei me disse foi que essas "novas" obrigações passariam a ter regras diferentes: sendo a 10 anos e a taxa fixa, os tais 10 % TANB, ou seja, taxa garantida e prazo fixo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 119
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Jo@o B@rreir@

11

• radical_pt

11

• José Ribeiro

9

O problema é que as acções do BES podem vir por aí abaixo, a seguir o exemplo do BCP, e por conseguinte o nosso capital também. Sempre ouvi dizer que devemos diversificar,  tendo 80% em acções e 20% em obrigações qual é a diversificação aqui espelhada, nenhuma! Numa altura em que o mercado bolsista encontra-se extremamente volátil, gostaria que os GURUS do Blogue se pronunciassem no sentido de apurar se realmente vale a pena seguir esta proposta, ou se pelo contrário deve-se manter as obrigações. Para terminar, se o BES realmente recuperar, não poderão as obrigações voltar a ser um valor seguro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso não me parece mau de todo. Essas obrigações estão só disponíveis para esses casos de troca, ou há uma emissão onde outras pessoas podem entrar?

Também já indaguei acerca dessa possibilidade e foi-me dito que provavelmente estarão disponíveis essas "novas" obrigações em mercado secundário, na plataforma habitualmente usada para o efeito pelo BEST...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estas obrigações do BES - VALORES MOBILIARIOS PERPETUOS foram um roubo feito com base na confiança existente com os gestores.

- não é capital social, pois não são acções e não tem direito a dividendos.

- não são suprimentos, pois os clientes ainda não são obrigados.

- não foi um donativo ao banco, pelo menos não deduzi no IRS.

- não foi um empréstimo ao banco, pois não o pensam em devolver ao valor nominal.

- TALVEZ SEJA SUBSÍDIO A FUNDO PERDIDO…

temos de protestar e pedir esclarecimestos à CMVM, Banco de Portugal e ao Ricardo Esp. Santo.

LADRÕES, GATUNOS...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu gostaria de saber quanto às obrigações do BES é seguinte: vale a pena mantê-las ou "transforma-las" em acções? Não obstante das respostas já dadas pelos membros que opinaram sobre as mesmas, gostaria de obter uma resposta firme e de alguma forma credível, com uma explicaçãozinha se possível!! É que encontro-me extremamente indeciso quanto ao assunto e tenho de tomar uma opção até dia 30 do corrente mês. Todas as repostas são bem vindas.

Um bem haja a todos.

“Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.”

Albert Einstein

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu gostaria de saber quanto às obrigações do BES é seguinte: vale a pena mantê-las ou "transforma-las" em acções? Não obstante das respostas já dadas pelos membros que opinaram sobre as mesmas, gostaria de obter uma resposta firme e de alguma forma credível, com uma explicaçãozinha se possível!! É que encontro-me extremamente indeciso quanto ao assunto e tenho de tomar uma opção até dia 30 do corrente mês. Todas as repostas são bem vindas.

Um bem haja a todos.

“Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.”

Albert Einstein

eu exerci a 2ª opção, aproveitando o "melhor de 2 mundos", digamos assim, ou seja, vou ficar com 80% acções e 20% obrigações, estas com novas condições, conforme consta da carta que terás recebido entretanto do BES...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou no mesmo barco! A verdade e que a transformacao das "obrigacoes perpetuas" (que afinal nao sao nada Obrigacoes, mas Titulos Imobiliarios e nao representativos de divida, ou seja, Titulos Hibridos) implica uma perca de cerca de 30% do capital investido nas Obrigacoes, uma vez que a conversao nao e feita a 100%, mas sim a 74% ( como podem verificar na oferta feita pelo bes). Isto significa que, para alguem que investiu 10K em Obrigacoes perpetuas do BES, a conversao e feita da seguinte forma (1.19/1.80)*10.000 = 6.611 - 10.000 = 3.388. 1.19 e valor da accao hoje, 1.80 e valor a que estava a accao quando anunciaram esta oferta de conversao. Eu confesso que nao sei se estou disposta a perder 30% do valor investido, nem que para isso fique 2,3 anos sem receber os tais juros de 8,5%. O que me assusta e os varios "Se's" desta aplicacao. "SE o BES tiver prejuizos acima de X, pode absorver as obrigacoes no seu capital e a malta ficar sem nada" "SE o BES for a falecia, este produto NAO sendo uma obrigacao, nao se comporta como tal num caso de insolvencia, e fica a par das accoes...por isso, ficaria 3 em linha para receber SE ainda houvesse dinheiro" Gostava imenso de ajudar o BES a atingir os 9% de Racio para o Core Tier I, mas tambem nao percebo porque e que tenho de perder 30% e porque e que nao fazem a conversao a 100%...parece-me que estao a ser mais papistas que o Papa! Vamos ver no que e que isto da!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou no mesmo barco! A verdade e que a transformacao das "obrigacoes perpetuas" (que afinal nao sao nada Obrigacoes, mas Titulos Imobiliarios e nao representativos de divida, ou seja, Titulos Hibridos) implica uma perca de cerca de 30% do capital investido nas Obrigacoes, uma vez que a conversao nao e feita a 100%, mas sim a 74% ( como podem verificar na oferta feita pelo bes). Isto significa que, para alguem que investiu 10K em Obrigacoes perpetuas do BES, a conversao e feita da seguinte forma (1.19/1.80)*10.000 = 6.611 - 10.000 = 3.388. 1.19 e valor da accao hoje, 1.80 e valor a que estava a accao quando anunciaram esta oferta de conversao. Eu confesso que nao sei se estou disposta a perder 30% do valor investido, nem que para isso fique 2,3 anos sem receber os tais juros de 8,5%. O que me assusta e os varios "Se's" desta aplicacao. "SE o BES tiver prejuizos acima de X, pode absorver as obrigacoes no seu capital e a malta ficar sem nada" "SE o BES for a falecia, este produto NAO sendo uma obrigacao, nao se comporta como tal num caso de insolvencia, e fica a par das accoes...por isso, ficaria 3 em linha para receber SE ainda houvesse dinheiro" Gostava imenso de ajudar o BES a atingir os 9% de Racio para o Core Tier I, mas tambem nao percebo porque e que tenho de perder 30% e porque e que nao fazem a conversao a 100%...parece-me que estao a ser mais papistas que o Papa! Vamos ver no que e que isto da!

Acho que estás a interpretar a oferta de uma maneira errada, já que a cotação de partida (1,80 €), no qual eles baseiam a conversação de, pelo menos 80% das acções, está acima da cotação actual, mas num contexto extremamente penoso para a economia em geral e para as bolsas em particular, pelo que os tempos futuros são de larga margem para valorizações.

As contas que aqui fizeste, em meu entender, apenas fazem sentido na eventualidade na suposição que precisasses de resgatar obrigatória e imediatamente todo o capital em causa! (o que não referes que seja o caso)

Uma vez convertidas as acções ficam em carteira e podes movimentá-las de forma livre, ao contrário do que acontecia com as obrigações perpétuas anteriores.

de qualquer maneira, uma vez que te preocupa essa desvalorização, creio que poderias exercer a 2ª opção "um mal menor", que seria ficares apenas com 80% em acções e manteres 20% em obrigações "novas", com taxa garantida de 10% a 10 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Nuno Fernandes

Ja vi aqui muitas respontas para todos os gostos, amanha (6f) vou a agencia do BES pq vao fazer umas reunioes para explicar melhor aos clientes a situacao, eu vou manter os valores,mesmo que nao receba juros durante 2 anos ou 3 pelo menos se quiserem cancelar o contrato eles teem que devolver o dinheiro investido,as accoes estao fora de questao,pq nao vou assumir ja perdas de 60 centimos por acao e a tendencia e descerem, o argumento que daqui a uns anos estao nos 3 euros nao me parece muito viavel, e se acreditasse muito nas accoes no BES comprava-as a cotacao de mercado e nao a 1.80

Mais um pormenor que acho que as pessoas ainda nao falaram, aqueles 20% convertiveis em obrigacoes em 10 anos, pode nao ser bem assim,se lerem as letras pequeninas podem ver que a partir do 5 ano o banco pode fazer o pagamento das obrigacoe se quiserem, e de certeza que farao.

Encontrei um artigo muito bom na deco-protesto que fala dos pros e contras da troca por accoes, deviam procurar e ler.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Nuno Fernandes, penso que seguir a sua ideia, a meu ver, é a mais viável tendo em conta a desvalorização das acções do BES neste preciso momento. Vou também tentar ler o artigo da Deco que referiu, o qual agradeço desde já a partilha de informação. Um bem haja a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

Invertendo a linha de pensamento... porque haveria o BES de "oferecer" 1,5% assim sem mais?

A questão é que ao fazer a troca já se está a perder... e se bem entendo não é tão pouco como isso... são aprox. 37% o que em 100k é dinheiro!!

Posso estar enganado mas a subscrição total em 2010 foi de +/- 265 milhões, logo se toda a gente fizer a troca o BES acaba por pagar o juro de 1.5% que equivale ao diferencial dos 8.5% para os 10% (brutos claro), embolsa os cerca de 37% que equivale a quase 100 milhões e diz-nos que vamos ganhar todos com isto. Pois só vejo um inconveniente: foi assim que caímos e isto não me parece outra coisa senão uma belíssima forma de fazer um "emprestadéste-mo" com alta rentabilidade (para o banco entenda-se). Aquilo que em teoria seria um produto de baixo risco para um investidor mais conservador tornou-se num produto sem garantias absolutamente nenhumas. Não há garantia de receber o cupon (algo que certamente será imputado ao BdP) e não há garantia de garantir o capital...

Em abono da verdade devo dizer que não estou ligado à área económica, mas gosto de fazer as minhas contas... Aqui parece que saíram ao lado. Para o ano o BES tem que chegar aos 10% espero que haja outra emissão e eventualmente o mercado normalize...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ♠Mike♠

É esse o produto! E efectivamente concordo que vendo a publicidade, que não havia visto, a coisa muda um pouco de figura. Mas falando com o seu gestor de conta certamente ele lhe diria que era um produto seguro, fiável, etc... Acredite ou não ainda há muita gente que faz o gestor aconselha. Afinal é para isso que eles lá estão. Se for ao médico vai desconfiado e depois vai fazer aquilo que lhe der na cabeça? Acredito que aqui seja a mesma coisa... O produto era tão bom que o meu gestor também o ia comprar.

É fácil passar a bola para o "underdog". Afinal o que é um banco? Qual é a sua função? É uma boa imagem (não é à toa que as sedes são sempre edifícios imponentes) que funcione bem para maximizar os lucros (isto numa versão muito redutora). As questões que havia posto foram evitadas por completo. Mas se quiser também sei ir por esse caminho...

Head 1

"Semeie num terreno de confiança" - Apela à imagem institucional e à compra de um determinado produto

Head 2

"Invista no BES, escolha o banco que já deu provas de dar bons frutos" 8.5% TANB - reforça a questão da solidez de um banco que é classificado como lixo aparentando que é de risco diminuto e de grande rentabilidade

Head 3

"capital não reembolsável O investidor pode perder a totalidade do dinheiro" - reparar como estas letras aparecem não a metade do tamanho das 1as, mas 1/4 a ser simpático..

Head 4

"sem garantia do pagamento de juros" - No comments...

Caro JRJordão se isto é honestidade, acrescentando ao facto, o de os gestores dizerem que também eles vão adquirir... eu nem quero pensar o que será uma pessoa de má fé. Contra mim falo, mas fui à confiança! Porque se soubesse o tamanho da ficha técnica pensaria PELO MENOS duas vezes. Eu só espero que no próximo ano lancem outro produto idêntico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu sei é que na altura o meu pai disse-me que no BES lhe tinham falado disto como uma hipótese de investimento e eu na altura disse-lhe que não se metesse nisso pois o risco era alto e para além do mais não tinha prazo de pagamento, embora no BES lhe tivessem vindo com a treta de que ao final de 5 anos reembolsavam...TRETA!

Ele não subscreveu e eu apenas tenho a dizer a quem subscreveu que obrigações só se forem dívida sénior não subordinadas, essas sim apresentam garantias agora perpétuas é como comprar telemóveis a ciganos, nunca sabemos quando aquilo "dá o berro"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PelosdireitosdosIDOSOS

Pois é... Parece que com uma pagamento demasiado caro, vou saber o que é um gestor de conta! Conto-vos aqui a história do meu pai, que é reformado, não tem cartão de crédito, nem de débito, e na sua vida só fez depósitos a prazo e PPR ou certificados de aforro. Em 2010 foi chamado ao balcão pela gestora de conta que tinha um produto excelente para ele. Garantiu-lhe o juro de 8.5%, garantiu-lhe o capital investido, pois foi o que o meu pai lhe perguntou logo, se o dinheiro era garantido. Ela disse que sim, o meu pai disse-lhe veja lá que sou analfabeto, e ela disse-lhe não se preocupe, só não pode mexer no dinheiro nos 5 anos. O meu pai trabalha com o BES á anos, e nunca tinha tido problemas. Os 4 primeiros meses que recebeu o extrato dirigiu-se ao banco, e continuaram a dizer que o dinheiro dele estava garantido. Este mês já tinha pedido reunião com o gerente pois não estava a perceber pk que cada vez tinha menos dinheiro... quando recebeu a carta que todos os que fizeram esta aplicação devem ter recebido do BES com a troca pelas acções, ele não lhe ligou nenhuma... pois na ideia dele aquilo não era para ele pois nunca tinha comprado acções nem outro tipo de coisa. Quando foi a dita reunião com o gerente eu quis estar presente (para percebero que se passava, nunca pensando que o BES o estivesse a burlar), antes de ir para a reunião passei por um balcão e perguntei "obrigações perpétuas bes com juros condicionados" isto tem risco? o sr. disse-me logo que sim. Quando 30 minutos depois digo isto na reunião a gestora na presença do gerente disse, quem disse isso mentiu. e começa a preencher os papeis para trocarmos por 100% acções. Quando rápidamente faço contas de cabeça e vejo a perda que é com a troca digo que o meu pai não assina nada. A conversa deles é que as acções vão chegar aos 3.02€... o que a mim não me interessou... pouco percebo do mercado financeiro, e a unica coisa que estava ali em questão era que não tinha sido correctos, com estava ali uma grande perda. ATENÇÃO EU AQUI NEM SEQUER SABIA QUE O CAPITAL NÃO ERA GARANTIDO, POIS A GESTORA NÃO MOSTROU O PROSPECTO AO MEU PAI, COMO O ADMITIU EM REUNIÃO COM O GERENTE E DIRECTOR DE ZONA ALMADA E SETUBAL. Sai do banco e a partir dai foi pesquisa atras de pesquisa e quanto mais sei, mais revoltada fico. Quando encontrei o prespecto imprimi e pensei... será que o meu pai leu isto e não entendeu? Quando ele leu, afinal percebeu, a gestora é que não lhe mostrou nem deu!! Friso que quando houve a reunião a gestora na presença do gerente continuou a dizer que o unico risco daquela aplicação é o BES fechar! ESTÁ O BES PARA FECHAR A CURTO PRAZO E EU NÃO SEI? O meu pai tem sido precionado constantemente para ir fazer a troca, pois agora o banco já diz que ele pode perder tudo! Fiz reclamação junto da CMVM, Banco de Portugal DECO, e BES, e tenho-vos a dizer que o BES não se importa nada com os clientes, e nem sequer voltou a reunir os envolvidos para esclarecer a situação. É triste,  chamarem ladrões a alguns, e as estes não lhes chamarem nada! Como o meu pai, sei que existem mais pessoas de idade que foram enganadas. Eu espero que a nossa lei esteja feita de forma a que haja justiça.  E que o banco de Portugal obrigues  a que haja um documento assinado onde digam as condições do produto, pois no que o meu pai trouxe para casa e que o banco me deu cópia, nada diz as condições. Se assim não for alertarei todos os idosos para que não venham a sofrer o mesmo desgosto. Ja li a historia de um casal de idosos de 80 anos que lhe fizeram o mesmo. Não é o BES punido por isto? Sim porque secalhar coitados nem reclamar sabem. aGRADEÇO QUE RESPEITEM E NÃO OFENDAM A ENGENUIDADE DO MEU PAI! Acho que todos podemos errar, agora aqui foi mesmo maldade!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é... Parece que com uma pagamento demasiado caro, vou saber o que é um gestor de conta! Conto-vos aqui a história do meu pai, que é reformado, não tem cartão de crédito, nem de débito, e na sua vida só fez depósitos a prazo e PPR ou certificados de aforro. Em 2010 foi chamado ao balcão pela gestora de conta que tinha um produto excelente para ele. Garantiu-lhe o juro de 8.5%, garantiu-lhe o capital investido, pois foi o que o meu pai lhe perguntou logo, se o dinheiro era garantido. Ela disse que sim, o meu pai disse-lhe veja lá que sou analfabeto, e ela disse-lhe não se preocupe, só não pode mexer no dinheiro nos 5 anos. O meu pai trabalha com o BES á anos, e nunca tinha tido problemas. Os 4 primeiros meses que recebeu o extrato dirigiu-se ao banco, e continuaram a dizer que o dinheiro dele estava garantido. Este mês já tinha pedido reunião com o gerente pois não estava a perceber pk que cada vez tinha menos dinheiro... quando recebeu a carta que todos os que fizeram esta aplicação devem ter recebido do BES com a troca pelas acções, ele não lhe ligou nenhuma... pois na ideia dele aquilo não era para ele pois nunca tinha comprado acções nem outro tipo de coisa. Quando foi a dita reunião com o gerente eu quis estar presente (para percebero que se passava, nunca pensando que o BES o estivesse a burlar), antes de ir para a reunião passei por um balcão e perguntei "obrigações perpétuas bes com juros condicionados" isto tem risco? o sr. disse-me logo que sim. Quando 30 minutos depois digo isto na reunião a gestora na presença do gerente disse, quem disse isso mentiu. e começa a preencher os papeis para trocarmos por 100% acções. Quando rápidamente faço contas de cabeça e vejo a perda que é com a troca digo que o meu pai não assina nada. A conversa deles é que as acções vão chegar aos 3.02€... o que a mim não me interessou... pouco percebo do mercado financeiro, e a unica coisa que estava ali em questão era que não tinha sido correctos, com estava ali uma grande perda. ATENÇÃO EU AQUI NEM SEQUER SABIA QUE O CAPITAL NÃO ERA GARANTIDO, POIS A GESTORA NÃO MOSTROU O PROSPECTO AO MEU PAI, COMO O ADMITIU EM REUNIÃO COM O GERENTE E DIRECTOR DE ZONA ALMADA E SETUBAL. Sai do banco e a partir dai foi pesquisa atras de pesquisa e quanto mais sei, mais revoltada fico. Quando encontrei o prespecto imprimi e pensei... será que o meu pai leu isto e não entendeu? Quando ele leu, afinal percebeu, a gestora é que não lhe mostrou nem deu!! Friso que quando houve a reunião a gestora na presença do gerente continuou a dizer que o unico risco daquela aplicação é o BES fechar! ESTÁ O BES PARA FECHAR A CURTO PRAZO E EU NÃO SEI? O meu pai tem sido precionado constantemente para ir fazer a troca, pois agora o banco já diz que ele pode perder tudo! Fiz reclamação junto da CMVM, Banco de Portugal DECO, e BES, e tenho-vos a dizer que o BES não se importa nada com os clientes, e nem sequer voltou a reunir os envolvidos para esclarecer a situação. É triste,  chamarem ladrões a alguns, e as estes não lhes chamarem nada! Como o meu pai, sei que existem mais pessoas de idade que foram enganadas. Eu espero que a nossa lei esteja feita de forma a que haja justiça.  E que o banco de Portugal obrigues  a que haja um documento assinado onde digam as condições do produto, pois no que o meu pai trouxe para casa e que o banco me deu cópia, nada diz as condições. Se assim não for alertarei todos os idosos para que não venham a sofrer o mesmo desgosto. Ja li a historia de um casal de idosos de 80 anos que lhe fizeram o mesmo. Não é o BES punido por isto? Sim porque secalhar coitados nem reclamar sabem. aGRADEÇO QUE RESPEITEM E NÃO OFENDAM A ENGENUIDADE DO MEU PAI! Acho que todos podemos errar, agora aqui foi mesmo maldade!

Acho que aqui ninguem vai fazer isso, o mal já está feito... Agora é remediar a situação...

Ja contactou o provedor do BES? O Banco de Portugal já lhe deu alguma resposta?

Se o seu pai não assinou nada do FIN, a gestora não lhe podia ter posto o produto em funcionamento!

Essa gestora não é punida?

Já assinaram o livro de reclamações na instituição?

Se eles dizem que as acções vão chegar a 3€ peça um empréstimo e como garantia dê as acções, vai ver que a conversa deles muda logo de figura!

O melhor que pode fazer é colocar essa historia num blog com provas de e-mails e etc...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu pai diz que só assinou o papel que o banco me deu cópia na 2ªf, onde não tem as condições. Só diz o nome. Não tem nem taxa de juro nem se o capital é garantido ou não... Ou somos obrigados a ler "obrigações perpétuas com juros condicionados" e de letra tirar todas as condições financeiras? Eu própria sou licenciada, mas como não sou do mundo do banco não percebi. Para mim o gestor de conta era para aconselhar, ou pelo menos dizer as verdades! Quanto ao banco de portugal ainda está a analisar. Agora que já tenho mais um bocadinho de conhecimentos desta área, vos digo, se for obrigada pelo banco de portugal a ter a FIN assinada, garanto que a maioria dos contratos da compra das obrigações não tem a FIN assinada. Queira Deus que seja uma obrigatoriedade e não esteja aqui uma lacuna na nossa lei. Esta senhora, a quem o meu pai ameaçou se estivesse a por o dinheiro dele em risco... aproveitou-se de uma pessoa de idade, como muitos outros gestores o fizeram conforme já li nos blogs. Mas e o banco, ou os responsaveis do banco não têm uma imagem a manter? Não procuram os culpados? Não ouvem os clientes? Acho que o Sr. DR. Ricardo Salgado vai querer ouvir-me na televisão. POIS PELO QUE LUTAREI, É QUE AS PESSOAS COM MAIS IDADE NÃO SEJAM ENGANADAS. Que vejam os gestores de conta como uns LADRÕES, e peço desculpa aqueles que são sérios, pois sei que os á, e foram esses que me ajudaram a descobrir, a reclamar...! Esta gestora além desta barbaridade de aplicar 70% do dinheiro do meu pai nesta aplicação, em setembro abriu-lhe uma conta poupança programada sem o seu consentimento e assinatura! Quis o BES saber disto?? Ainda não!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu pai diz que só assinou o papel que o banco me deu cópia na 2ªf, onde não tem as condições. Só diz o nome. Não tem nem taxa de juro nem se o capital é garantido ou não... Ou somos obrigados a ler "obrigações perpétuas com juros condicionados" e de letra tirar todas as condições financeiras? Eu própria sou licenciada, mas como não sou do mundo do banco não percebi. Para mim o gestor de conta era para aconselhar, ou pelo menos dizer as verdades! Quanto ao banco de portugal ainda está a analisar. Agora que já tenho mais um bocadinho de conhecimentos desta área, vos digo, se for obrigada pelo banco de portugal a ter a FIN assinada, garanto que a maioria dos contratos da compra das obrigações não tem a FIN assinada. Queira Deus que seja uma obrigatoriedade e não esteja aqui uma lacuna na nossa lei. Esta senhora, a quem o meu pai ameaçou se estivesse a por o dinheiro dele em risco... aproveitou-se de uma pessoa de idade, como muitos outros gestores o fizeram conforme já li nos blogs. Mas e o banco, ou os responsaveis do banco não têm uma imagem a manter? Não procuram os culpados? Não ouvem os clientes? Acho que o Sr. DR. Ricardo Salgado vai querer ouvir-me na televisão. POIS PELO QUE LUTAREI, É QUE AS PESSOAS COM MAIS IDADE NÃO SEJAM ENGANADAS. Que vejam os gestores de conta como uns LADRÕES, e peço desculpa aqueles que são sérios, pois sei que os á, e foram esses que me ajudaram a descobrir, a reclamar...! Esta gestora além desta barbaridade de aplicar 70% do dinheiro do meu pai nesta aplicação, em setembro abriu-lhe uma conta poupança programada sem o seu consentimento e assinatura! Quis o BES saber disto?? Ainda não!!!

Mais casos: http://www.pedropais.com/depositos-e-investimentos#comment-61905

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode, por exemplo, fazer uma petição que depois de um certo número de assinaturas poderá ir para a Assembleia da República para ser discutida: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=1996.msg42833#msg42833

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Esta gestora além desta barbaridade de aplicar 70% do dinheiro do meu pai nesta aplicação, em setembro abriu-lhe uma conta poupança programada sem o seu consentimento e assinatura! Quis o BES saber disto?? Ainda não!!!

E o que estão a espera para assinar o livro de reclamações? Para alem disso, pode pedir a transferencia para outro balcão ou trocar de gestor!

Aconselhava a falar com a provedoria do cliente do BES ou assinar o livro de reclamações! Porque se for só reclamar com o balcão, a reclamaçao não passa realmente para quem devia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu até poderia fazer uma petição, mas a maioria das pessoas enganadas, quase de certeza que já têm alguma idade, e por isso não têm acesso á internet. Quem sabe não lhes inventaram outra história... Quem já foi ao BES sabe a pressão que sofreu para fazer esta troca. Isto é inadmissivel. Com aquela gestora não quero mais nada! E nãoo vou descansar enquanto ela não for punida. Se não for pela barbaridade que fez ás economias do meu pai, há-de ser pela conta que abriu sem ele ter assinado. Esta senhora trabalha no balcão BES de corroios. Se têm algum familiar por perto, pelo menos aconselhem-no a trazer as coisas para casa, e pedir a alguém que leia, ou pesquise na net. Sei que existem más pessoas, mas daí á instituição BES não querer apurar as responsabilidades? Jamais! Seja feita justiça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites