Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações Perpétuas BES - gato escondido com o rabo de fora ?

Jo@o B@rreir@

Recommended Posts

Não li tudo o que aqui foi escrito, mas respondendo a quem criou este Tópico apenas tenho uma palavra:

PERPÉTUO!!!

Pega num prospecto informativo que tens em qualquer Balcão do BES e tens a frase dissuadora logo na primeira folha.

intro.jpg

Tamb´me podem não ter tido tanta procura e decidiram alargar o prazo.

Estás a ver como chegaste lá.

O Banco Popular também emitiu a nível Ibérico, Obrigações a 3 anos com Juro anual, pago trimestralmente a 8%, no final do prazo obrigatoriamente convertidas em Acções.

Posso dizer que dos 500 milhões emitidos teriam período de subscrição até 17 de Dezembro. Esgotou em 3 dias.

E porquê? Não é perpetuo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 119
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Jo@o B@rreir@

11

• radical_pt

11

• José Ribeiro

9

Parece-me que não é bem assim!...

Vai haver 3 momentos de venda destas obrigações. A primeira foi um sucesso, a segunda para lá caminha. O interesse da instituição é diluir o valor das obrigações para não aumentar o poder das instituições sobre a entidade bancária!...

Seja como for, a única garantia sobre o capital investido é apenas o "nome" da instituição e o facto de já estar no mercado à cerca de 150 anos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante elportuga

Por favor...estamos a falar do BES...o banco que apresentou maior lucro nacional...todos os investimentos têm riscos associados... a vida é feita de riscos...

Eu investi...não investi mais porque não tinha...soube de investimentos na ordem dos 1000000euros nestas obrigações...comprovado...acham que "essas" pessoas investiam de olhos fechados?

Fiquem bem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por favor...estamos a falar do BES...o banco que apresentou maior lucro nacional...todos os investimentos têm riscos associados... a vida é feita de riscos...

Isso e' verdade.

No entanto, alem do risco que quaisquer obrigacoes tem (o emitente ir 'a falencia), estas obrigacoes apresentam 2 factores de risco adicionais:

1) Sao perpetuas. De facto neste momento o BES parece estar em optima forma. Mas e daqui a 5, 10, 15 anos?

2) A possibilidade de num ano menos bom, mesmo que o banco continue longe da falencia, ser decidido que nao sao pagos os juros, para que o ano nao fique "pior". Pelo que li, parece-me haver bastante liberdade para deliberar nesse sentido. A titulo meramente comparativo, se em cada 4 anos houver 1 em que os juros nao sao pagos, a TANB media (8,5% x 3 / 4) ja' fica abaixo da actual dos Certificados de Tesouro (6,65%).

Claro que se as coisas comecarem a dar para o torto podes sempre vender os titulos. No entanto, dependendo da percepcao publica do estado do banco no momento, poderas ter que as vender por um preco inferior ao de compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2) A possibilidade de num ano menos bom, mesmo que o banco continue longe da falencia, ser decidido que nao sao pagos os juros, para que o ano nao fique "pior". Pelo que li, parece-me haver bastante liberdade para deliberar nesse sentido. A titulo meramente comparativo, se em cada 4 anos houver 1 em que os juros nao sao pagos, a TANB media (8,5% x 3 / 4) ja' fica abaixo da actual dos Certificados de Tesouro (6,65%).

No dia que o BES fizesse isso, as coisas ficavam MUITO pior de certeza absoluta... perderia qualquer credibilidade junto de credores atuais e futuros e um banco simplesmente não se pode dar a esse luxo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No dia que o BES fizesse isso, as coisas ficavam MUITO pior de certeza absoluta... perderia qualquer credibilidade junto de credores atuais e futuros e um banco simplesmente não se pode dar a esse luxo...

Depende. Parece-me que estes juros são condicionais exactamente para servirem de "buffer" caso as coisas andem menos boas. Se num ano o BES não os pagar para manter a solidez geral e honrar outros compromissos, poderá no geral não ser uma medida assim tão ruinosa (pelo menos ser melhor que outras alternativas). Poderia até ser vista como uma medida de austeridade. ;D

Lendo as condições do produto, parece-me bem preparado para ser "a primeira vítima", caso as coisas dêem (mesmo que só um pouco) para o torto. E em relação a isso assinalo o rigor dos materiais promocionais, que estavam bastante explicitos relativamente aos riscos (devido a exigências do BdP, suponho). Mais explícito que "Sem garantia de pagamento de juros" e "Capital não reembolsável" seria difícil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu investi...não investi mais porque não tinha...soube de investimentos na ordem dos 1000000euros nestas obrigações...comprovado...acham que "essas" pessoas investiam de olhos fechados?

Fiquem bem...

Só que vai ao convento é que sabe o que se passa lá dentro...

Respondendo às tuas afirmações: - Talvez por falta de conhecimento.

Há imensos clientes a confiar no seu Gestor. E como deves de calcular, o Gestor tem a função de aconselhar o seu cliente, mas acima de tudo têm que fazer os objectivos.

Sei perfeitamente do que falo.

O cliente que investiu 1 milhão, das duas uma: - Ou é Burro, ou dispensou 1 milhão no universo de vários milhões pertencentes ao seu património.

Deixem-me que vos recorde que o Banco Popular, lançou há uns meses um produto semelhante, mas sem a dita palavra proibida: - PERPÉTUO!!!

Aposto que investiste um valor e NÃO sabes onde vai o teu Banco investir os capitais dos clientes...

Boa sorte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Boas. Volto a este tópico por que o gestor da conta BES me falou na possibilidade de adquirir estas obrigações a 66,6% do preço...não percebi bem. Ele disse que por cada 6.600€ agora era como se estivesse a comprar os 10.000€ no final do ano (??) por que era este o valor actual das obrigações...Estas obrigações tem uma cotação que se pode consultar ? Desvalorizaram já 1/3 ? Não percebo nada disto

O que quererá isto dizer ao certo....?!

Contrapos ainda uma outra opção de DP de 100.000 € a 1 ano com TANB de 5%

O meu objectivo era diversificar as aplicações em produtos com rentabilidades atractivas e riscos 0 ou muito baixos. DP promocional BEST 6% a 6 meses ? Outros ?

Agradeço orientação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Proponho que primeiro se informe sobre obrigações. Uma rápida pesquisa pelo Google deve ser suficiente para obter bons resultados, mas já agora deixo aqui um link do BiG que cobre as bases.

https://www.bigonline.pt/pt/poupancarendimento/obrigacoes_oquesao.asp

Obrigações (de origem portuguesa), especialmente na situação económica actual, não têm risco 0, nem pouco mais ou menos. Toda esta agitação com a Grécia (e restantes PIIGS) só tem mostrado isso.

Para produtos com baixo risco e bom rendimento é melhor ficar pelos depósitos a prazo mais jeitosos do momento. Noutro tópico recente mencionei uns tantos que andam a dar >5%.

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5094.0

Sugiro que lhes dê uma olhadela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado ao Rui Carlov pelas dicas úteis.  Já tinha lido os tópicos e estou inclinado a abrir conta no BEST para aproveitar a promoção. Mas queria diversificar mais a "carteira" e combater a inflação. Vamos supor que tenho 200 k para investir. O que fariam nesta altura ? Será que devo aproveitar a subida das taxas e deixar-me ficar apenas com DP com prazos até 1 ano ?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não esquecer de constituir depósitos a prazo com menos de 100.000€, para estar abrangido pelo fundo da garantia de depósitos.

Para conseguir combater a inflação, que este ano está upa-upa e estimada para os 3.6-3.8%, serão necessários rendimentos brutos perto dos 5% (3.925% líquidos).

Portanto a única maneira de não perder dinheiro este ano é tentar ter TANBs de perto de 5% ou mais. Isso quer dizer que para além de um conjunto pequeno de depósitos a prazo, é necessário correr algum risco para conseguir isso.

Dentro das várias opções disponíveis, pessoalmente estou mais inclinado para as obrigações, pois têm um risco claramente menor do que as acções, já para não falar da volatilidade, que é muito menor (ou nula se forem detidas até à maturidade).

Assim que tiver capital disponível no fim do mês vou comprar algumas obrigações de dívida soberana. Na minha humilde opinião não seria má ideia investir nas obrigações de tesouro português com maturidade em 2012 ou 2013, uma vez que até lá ainda temos o FMI por trás.

Se entrarmos em incumprimento e forem feitos haircuts à dívida, pelo menos comprei as obrigações em desconto, logo as perdas não devem ser muitas a não ser que o haircut seja colossal (pouco provável).

Também temos os certificados de tesouro, mas legalmente estão sujeitos aos mesmos risco de incumprimento que as obrigações, e têm as desvantagens de terem menor rendimento e os primeiros 5 anos com rentabilidades baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim. A Revista Proteste também fala nas Obrigações do Tesouro até 3 anos com uma taxa bruta de 9,6%. Como posso adquirir ? Pagam-se comissões ? Tenho algum dinheiro em CT comprados em Outubro e devo esperar pelo aniversário para resgatar e aplicar novamente se as taxas se mantiverem atractivas. O resto vou tentar por em DP a 6 meses,1 ano ou no máximo 3 anos.

Vou tentar saber mais sobre as ofertas apresentadas > 5% pelo Ruicarlov no outro tópico.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim. A Revista Proteste também fala nas Obrigações do Tesouro até 3 anos com uma taxa bruta de 9,6%. Como posso adquirir ? Pagam-se comissões ? Tenho algum dinheiro em CT comprados em Outubro e devo esperar pelo aniversário para resgatar e aplicar novamente se as taxas se mantiverem atractivas. O resto vou tentar por em DP a 6 meses,1 ano ou no máximo 3 anos.

Vou tentar saber mais sobre as ofertas apresentadas > 5% pelo Ruicarlov no outro tópico.

Obrigado.

Pode ir aos CTT para comprar os CT. Os bancos também vão começar a poder vender divida publica mas com minimos de constituição bastante elevados.

Os depósitos a prazo rendem pouco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado.

Esperar ou não é uma boa questão. As minhas CT fazem o seu aniversário de amanhã a uma semana, logo mal resgate vai logo para obrigações.

Durante esta semana as taxas brutas para OT a dois anos andavam perto dos 20% brutos YTM. Agora depois da cimeira europeia isso está a baixar. Não sei como estarão as coisas daqui até Outubro, mas uma vez que a situação financeira dos países periféricos não se vai por boa do dia para a noite, deve continuar a ser um valor interessante. Se for para reinvestir em CT, acho que é mesmo melhor esperar até Outubro, que as taxas de juro dos CT sofrem menos variações.

Quanto a comprar obrigações, ando a tentar fazer um levantamento de todos os bancos que as disponibilizam a particulares noutro tópico http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5034.0. Resumidamente, até agora os únicos três para o qual encontrei informação concreta foram o BiG, BEST e Invest, sendo o Big o que tem um limite mínimo de investimento mais baixo e é dos que leva menos comissões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Investi 6000€ nestas obrigações. Hoje fui contactado pelo meu gerente de conta do BES a dizer que os banco queria desfazer-se destas obrigações uma vez que parece que não vão pagar o próximo cupão...falou-me que não vão pagar dividendos, lucros, bla bla bla, por isso o mais provável é exercerem o direito de não pagarem os juros de 8,5% ao ano.

Disse-me que à três opções:

Manter as obrigações

Darem-me acções do BES no montante do investimento (que vai haver aumento de capital)

darem-me 80% em acções e 20% noutras obrigações com cupão de 10%?

Que acham desta "trabalhada"? Qual vos parece a melhor opção? Será que o BES vai mesmo esquivar-se a pagar os juros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investi 6000€ nestas obrigações. Hoje fui contactado pelo meu gerente de conta do BES a dizer que os banco queria desfazer-se destas obrigações uma vez que parece que não vão pagar o próximo cupão...falou-me que não vão pagar dividendos, lucros, bla bla bla, por isso o mais provável é exercerem o direito de não pagarem os juros de 8,5% ao ano.

Manter as obrigações

Darem-me acções do BES no montante do investimento (que vai haver aumento de capital)

Que acham desta "trabalhada"? Qual vos parece a melhor opção? Será que o BES vai mesmo esquivar-se a pagar os juros?

Boas...

Bom, o banco só paga os 8.5% de juros se... pagar dividendos.

Como este ano não vão pagar, logo quem tem o produto não irá receber os tais 8.5%.

Aqui a questão que se põe é... acreditar nas obrigações ou nas acções...

As obrigações daqui a 5 anos podem "ser esquecidas" pelo banco e tal... e depois para vender tem de ser em mercado secundário a preço de mercado. Penso que elas agora estejam nos 50/60% do valor!

As acções, penso que em AG foi acordado que o valor seria o cliente compras acções a um preço de 1.80! Neste momento estão a 1.25!

Mas, supostamente, o preço alvo das ações do BES é 3 qq...

Mas tb pode ser que seja como as do BCP! Vamos ver se este aumento de capital corre bem... se não temos o BCP2...

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Manter as obrigações

Também tenho a mesma dúvida...embora só tenha a diferença de ter investido "apenas" 1000 €!

pareça, talvez, a opção mais confusa de todas, mas penso não arriscar tudo na conversão em acções e optar pelo... "plano C" , isto é, 80 % acções + 20 obrigações, sendo que os 10% TANB a 10 anos neste caso, são uma taxa fixa garantida ao longo do prazo, segundo me disseram hoje do BEST

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho dinheiro aqui investido mas estou curioso - qual a consequência provável se se optar por manter as obrigações? Quer dizer, qual é o interesse do BES em propor aos clientes que as troquem por outro tipo de títulos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e se com esses 20% de obrigaçoes acontece o mesmo que está a acontecer agora com as atuais?

a "legalidade" (ou falta dela) de que falava relacionava-se com o fato de nao pagarem o juro e o dinheiro ficar "perpetuamente" retido, sem mais valias para o cliente...foi isso que me informaram que aconteceria se eu mantivesse as obrigaçoes atuais... é que ao ler o prospeto dessas obrigaçoes, nao consigo entender isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho dinheiro aqui investido mas estou curioso - qual a consequência provável se se optar por manter as obrigações? Quer dizer, qual é o interesse do BES em propor aos clientes que as troquem por outro tipo de títulos?

Então, o objectivo decorre do aumento do capital social, devido à necessidade de reforçar as provisões financeiras do banco, certo?

se se mantiverem as obrigações, fica-se com o dinheiro parado, com uma rentabilidade zero, por tempo indeterminado...ah! e com uma cotação inferior!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites