Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS emigrantes

Visitante tinita

Recommended Posts

Boas,Em primeiro lugar obrigado desde já na disponibilidade para solucionar este tipo de questões que eu pessoalmente não domino. Agradeço desde já a vossa ajuda.Situação: Um dos elementos do casal vai auferir rendimentos em França, fazer descontos lá e segurança social. O outro elemento permanece em PT.O elemento que vai para frança é proprietário de duas habitações em PT (pago ao banco), e o outro (Esposa) permanece em PT a trabalhar.O que pergunto é o seguinte: Tenho que manter a morada fiscal em PT, fazer declaração de IRS conjunta e ao abrigo do acordo de dupla tributação entre Portugal e França ver se não há mais cobrança de impostos em PT visto já terem sido pagos em França.No caso de as finanças portuguesas quererem tributar esses rendimentos, é deixar de ter domicilio fiscal em portugal mantendo as casas? (a minha mulher pode deixar de trabalhar em pt se for necessário).Forte abraçoMiguel

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 216
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

48

• frdsilva

10

• Ra

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Sugiro que leia a convenção para evitar a dupla tributação que foi assinada entre Portugal e a Suíça: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/convencoes_evitar_dupla_tributacao/conve

Visitante Andre Ferro

Boa tarde.

Tenho uma duvida relativamente ao IRS. neste momento encontro-me a trabalhar em frança desde 01/06/13. nesse mesmo ano fiz descontos em portugal e descontos em frança tambem. a minha morada fiscal encontra-se em portugal ainda. nesta situaçao tenho que fazer o IRS tanto em Portugal como em França? e em frança como se faz o IRS, visto que é a minha primeira vez neste tipo de situaçao.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tenho uma duvida relativamente ao IRS. neste momento encontro-me a trabalhar em frança desde 01/06/13. nesse mesmo ano fiz descontos em portugal e descontos em frança tambem. a minha morada fiscal encontra-se em portugal ainda. nesta situaçao tenho que fazer o IRS tanto em Portugal como em França? e em frança como se faz o IRS, visto que é a minha primeira vez neste tipo de situaçao.

Eu enviava mail às Finanças a perguntar. Uma vez que não alteraste a tua morada fiscal não sei se te vão considerar como não residente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Ola boa tarde estou no estrangeiro a 4 anos e minha mae so agora me disse que anda a fazer irs no meu nome com minha asinatura falsa que devo fazer so hoje a que ela me contou tal coisa.

Houve falsas declarações? (tirando a assinatura, claro) Ou os impressos foram bem preenchidos?

Se estava tudo em ordem, diria que não tendes muito com que vos preocupar (mas é bom que ela se deixe disso e passes a meter tu as declarações, nem que seja por via eletrónica).

Se as declarações estavam incorretas, poderá ser melhor corrigi-las (ou porque tem andado a ser pago imposto sem necessidade ou porque o fisco ficou a arder com dinheiro em falta e nunca é bom serem eles a descobrir isso primeiro).

Porque é que ela tomou a iniciativa de meter as declarações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Sônia theis

Boa tarde

Estou a viver desde o final de dezembro de 2012 no brasil mais o meu marido e o meu filho de 3 anos, mas tenho duas casas financiadas ao banco em Portugal no qual uma delas está alugada. Entreguei o irs, aqui imposto de renda 2013. Gostaria de saber se ao fazer o irs de Portugal tenho que declarar o mesmo que declarei aqui ou apenas declaro as casas?

Aguardo resposta breve

Att

Sônia theis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a viver desde o final de dezembro de 2012 no brasil mais o meu marido e o meu filho de 3 anos, mas tenho duas casas financiadas ao banco em Portugal no qual uma delas está alugada. Entreguei o irs, aqui imposto de renda 2013. Gostaria de saber se ao fazer o irs de Portugal tenho que declarar o mesmo que declarei aqui ou apenas declaro as casas?

Não sendo residentes, apenas estão sujeitos a IRS os rendimentos obtidos em Portugal.

Ou seja, só é preciso declarar as rendas obtidas com a casa que está alugada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jorge Fagundes

Bom dia,

Estou em Angola desde 28 de Março de 2013 a trabalhar para uma empresa de direito angolano, com contrato de trabalho celebrado em Angola e faço os descontos IRT cá. Gostaria de saber se sou obrigado a declarar os meus rendimentos em Portugal.

Agradecendo desde já a vossa atenção;

Jorge Fagundes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou em Angola desde 28 de Março de 2013 a trabalhar para uma empresa de direito angolano, com contrato de trabalho celebrado em Angola e faço os descontos IRT cá. Gostaria de saber se sou obrigado a declarar os meus rendimentos em Portugal.

Os rendimentos obtidos em Portugal é-se sempre obrigado a declarar.

Já quanto aos rendimentos obtidos no estrangeiro depende se é ou não considerado residente - continuas com morada fiscal cá? Tendo passado mais de metade do ano fora dá direito a ser considerado como não residente, a menos que se tenha cá morada que revele a intenção de a manter como residência habitual (e manter cá a residência fiscal dá essa ideia).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

encontro-me a residir na holanda desde 2005

Ao longo deste tempo tenho feito umas poupancas e envio para as contas bancarias k tenho em portugal.

Gostaria de saber se terei k declarar em portugal.

Obrigada

Se não tem residência em portugal não precisa de preencher o IRS.

Os DP já são tributados nos juros que distribuem!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Faz-me alguma confusão isto do não ter que entregar declaração em Portugal...

Efectivamente todos os meus rendimentos são actualmente auferidos no estrangeiro mas não tenho que declarar que os recebo, mesmo não sendo tributado sobre os mesmos?

Mais tarde as finanças não poderão vir a levantar problemas por causa da origem destes rendimentos, sendo depois mais difícil obter comprovativos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante JOAO OLIVEIRA

trabalhei e tive descontos no nosso país até novembro 2013,depois emigrei e alterei o domicilio fiscal, agora não consigo entregar o IRS,ou seja como residente não sou reconhecido como não residente não aceita o anexo H , será que podem ajudar.Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

trabalhei e tive descontos no nosso país até novembro 2013,depois emigrei e alterei o domicilio fiscal, agora não consigo entregar o IRS,ou seja como residente não sou reconhecido como não residente não aceita o anexo H , será que podem ajudar.Obrigado

Os benefícios fiscais só se aplicam aos residentes, faz sentido que não consigas entregar o anexo H se te declaras como não residente. Mas se passaste mais de metade do ano em Portugal devias ser tributado como residente. Já entraste em contacto com as Finanças?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Sandra Barbosa

Boa tarde,

O meu marido trabalhou na Alemanha e viveu lá o ano de 2013. De momento vive em Portugal. Como deve apresentar os rendimentos na Alemanha  não estando lá? Precisa de uma declaração da Alemanha para fazer o Irs cá em Portugal? Como posso fazer para pedir a declaração da Alemanha para poder fazer o Irs cá? E como posso fazer para fazer o Irs lá na Alemanha?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante joao23

Boa tarde. Encontro me numa situação complicada. Tenho 23 anos e começei a trabalhar em frança aos 20. Parti de portugal com duas amigas que ja estavam no país a cerca de um ano.  Guardei todas as fichas de pagamento mensal francesas. Tentei na altura ao fim do primeiro ano em frança declarar rendimentos atraves do contabilista da minha mae que me garantiu que podia declarar aqui em portugal os meus rendimentos.  Regressei a frança onde passei outro ano e de novo voltei a entregar todas as fichas de pagamento. No ano de 2013 no mes de fevereiro recebi uma carta da segurança social que me perguntava o meu numero de segurança social ( algo que eu não sabia ser nessecario fazer por ninguem me ter dito). Acabei a sessão em França e ja em portugal encontrei-me com o contabilista que me entregou todos os papeis por não encontrar o meu numero de segurança social françesa. Regressei a França e de momento ja possuo uma carta de segurança social mas não consegui declarar rendimentos nem pagar impostos nem em frança nem aqui em portugal. O que devo fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Luis Pedro

Bom dia,

Por favor pode informar-me do seguinte:

Trabalho em Angola desde o ano passado(2013) fiz irs do referido ano este ano como e quais documentos devo preencher/entregar para ficar isento de o preencher, visto que estou mais de 183 dias for a de Portugal.

Muito Obrigado

Luis

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Trabalho em Angola desde o ano passado(2013) fiz irs do referido ano este ano como e quais documentos devo preencher/entregar para ficar isento de o preencher, visto que estou mais de 183 dias for a de Portugal.

Se não tens qualquer rendimento em Portugal do ano de 2013 então não tens de entregar a declaração.

Se tiveres algum rendimento, então podes-te declarar como não residente e só tens de declarar os rendimentos obtidos cá em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JosePin

Sai de Portugal em 1978. Estou tentando regressar com a familia , e viver meus ultimos dias aqui na terra . Penso recerber a minha reforma mensal em Portugal vinda de paises for a da EU, E sem acorda de dubla tributacao .  Vou ter que Pagar IRS .

Um abraco \JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante dina maria  fonseca

minha vizinha é viuva e recebe uma reforma de com morada  em frança mas a sua morada é em portugal, actualmente estou com divergencias por causa de um caminho e aguas e a minha vizinha não declarou nenhuma reforma e deste modo conseguiu apoio judiciário tendo ela casa e terra propria será possivél por lei omitir esta situação para receber esse apoio gratis? agradeço resposta breve obrigada (ainda por cima devido a agressão á minha pessoa está com termo de residencia e identidade na morada de portugal!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Jorge Ribeiro

Bom dia

Eu vivo e trabalho em França a mais de dez anos e pretendo abrir una conta a prazo em Portugal desejo saber :

devo fazer o irs sobre os ganhos obtidos sobre esta conta a prazo?(nao tenho nenhum rendimentos en Portugal nem casa) e qual é a remessa em dinheiro maxima que posso depositar autorizado pelos bancos portugues?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Eu vivo e trabalho em França a mais de dez anos e pretendo abrir una conta a prazo em Portugal desejo saber :

1. devo fazer o irs sobre os ganhos obtidos sobre esta conta a prazo?(nao tenho nenhum rendimentos en Portugal nem casa) e

2. qual é a remessa em dinheiro maxima que posso depositar autorizado pelos bancos portugues?

Obrigado

1. Os depósitos a prazo já são taxados em 28% sobre os juros que obtiver!...

2. Depende do banco onde pretende constituir o depósito a prazo. Se está em portugal vá a uma agência e procure saber qual o montante máximo permitido nesse produto do banco que escolheu para depositar as suas economias!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Caro moderador, julgo que no caso da inglaterra se passará o  mesmo, ou seja quem lá trabalhou menos de 183 deve declarar em Portugal o seu rendimento e o imposto que pagou.  Ou seja ao que se deveria pagar em PT é deduzido o que se pagou em Inglaterra (foi retido)?

E que documentos originais comprovativos de rendimentos e impostos pagos em inglaterra se refere? OS recibos de vencimento bastam?

Caso a entrega seja feita pela Internet, os titulares destes rendimentos devem apresentar no serviço de finanças local da área do seu domicílio fiscal, os documentos originais ou fotocópias autenticadas, comprovativos dos rendimentos declarados.

Espero ter contribuido para que possam ter umas "luzes" sobre o vosso problema!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante VASCO RIBEIRO

A minha mae e viuva recebe pensao  exclusivamente de F rança. recebe susidios de terrenos. como o governo obrigou colectou-se nas finanças. entregou a declaraçao de irs ref. a 2013 onde declarou os valores da pensao recebida em frança. entregou a declaraçao de impostos em frança.esteve temporariamente em portugal em 2013 e permanece em  portugal desde o inicio de 2014. pergunta. Como e possivel pagar irs em portugal sendo-lhe aplicada uma taxa como se fosse residente toda a vida em portugal quando nao recebe un unico centimo de reforma em portugal. se alguem tem direito a receber nao e o governo frances?'Sera possivel que um emigrante que passou toda a vida no estrangeiro que foi la que fez todos os descontos que recebe a reforma desse pais e tenha de pagar irs ou impostos ca sobre essa pensao que recebe exclusivamente do estrangeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites