Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS emigrantes

Visitante tinita

Recommended Posts

Bom dia,

na carta só falam mesmo para preencher o modelo 3 visto que nao foi entregue.

Até pode ter sido por cruzamento de dados, visto ainda nessa altura nao ter mudado a casa para habitação secundária... mas como a morada fiscal estava direccionada para a casa dos meus pais era suficiente para para nao ser habitação permanente...

no entanto obrigado pela atenção..

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 216
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

48

• frdsilva

10

• Ra

5

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Sugiro que leia a convenção para evitar a dupla tributação que foi assinada entre Portugal e a Suíça: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/convencoes_evitar_dupla_tributacao/conve

Bom dia,

na carta só falam mesmo para preencher o modelo 3 visto que nao foi entregue.

Até pode ter sido por cruzamento de dados, visto ainda nessa altura nao ter mudado a casa para habitação secundária... mas como a morada fiscal estava direccionada para a casa dos meus pais era suficiente para para nao ser habitação permanente...

no entanto obrigado pela atenção..

cumprimentos

O que eu quis dizer sobre onde acho que está o problema... não tem nada com o facto de ser ou não habitação permanente ou secundária.

Visto que a casa não se encontrava alugada, logo não havia rendimento dela... Para mim, o problema está na situação indefinida (do ponto de vista das finanças) da situação do contrato de arrendamento. Eles têm conhecimento da existência desse contrato de arrendamento, mas desconhecem a situação do mesmo... se estava findo ou não. Daí terem vindo "apalpar terreno".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho algumas dúvidas em relação a proxima declaração do IRS 2012.

a minha situação é a seguinte, eu trabalho cá em Portugal mas o meu marido esteve fora do país , esteve a trabalhar na França 4 meses e meio e vai novamente para fora tentar arranjar novamente trabalho, não teve quaisquer rendimentos em portugal relativos a este ano, mas temos casas no banco, despesas de saude e fazemos o irs em conjunto, n mesmo agregado familar.

Portanto tenho que declarar os rendimentos dele na França na declaração cá em Portugal?

precisamos de um documento que comprove os rendimentos e os descontos do meu marido na França, não sabemos muito bem como fazer isto, aina por cima o meu marido vai para fora novamente e terei que tratar disto em nome dele, qual é a entidade a que devo recorrer?  à embaixada francesa?

vamos receber em Portugal os impostos descontados na França?

Peço desculpa mas isto é um pouco confuso para nós, espero que me consiga esclarecer.

Obrigada.

Obrigada

Apesar de este tipo de caso não ser um assunto onde esteja muito à vontade, vou deixar uma opinião.

Na minha opinião devem declarar o IRS em conjunto, onde vai declarar o anexo J os rendimentos dele obtidos no estrangeiro.

Esse tal documento fiscal deveria ter ser pedido junto da entidade patronal ou então nas finanças francesas.

O crédito de imposto retido em França será abatido na medida em que os rendimentos de França influenciarem o imposto calculado em Portugal.

Imagine que o rendimento de França inflaciona o IRS português em 1000 €, então será abatido até 1000 € o imposto retido em França.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Bom dia,

trabalho fora de portugal, em africa, ha 5 anos. Gostava de saber se tenho de fazer uma declracao para IRS? tenho emprestimo bancario para casa em portugal, e o meu salario e' pago por uma empresa estrangeira e transferido para a minha conta em portugal.

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Cristina Dias

Bom dia,

Tenho o meu marido a trabalhar em Moçambique desde Novembro 2011, permaneço em Portugal com os meus filhos, não sei como vou fazer o IRS 2012 visto que ele recebe lá e não faz qualquer desconto cá. Devo colocar 1 ou 2 sujeitos passivos? Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sou Portuguesa, residente em Espanha. No meu cadastro do portal das finanças apararece como pais de residencia Espanha assim como a minha morada daqui. A questao está em que a declaraçao de IRS que apresentei deu um erro precisamente nessa parte, escolhi nao residente, pus o NIF do meu representante legal e o país de residencia, quando submeti a declaraçao apareceu um aviso que dizia que a informaçao nao coincidia com a informaçao de cadastro. Estará alguma coisa mal preenchida no portal do cidadao? Estou em Espanha há mais de 8 anos e nao me lembro de ter alterado nada no portal... no caso de haver algum erro (que nao sei qual poderia ser!) poderia rectifica-lo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante jose bras

trabalho em navio de passageiros desde a mais de 15 anos , tenho contractos de 6 meses, tenho casa paga em portugal , nunca preenchi alguma declaracao de irs, nao tenho rendimentos em portugal, nao desconto no estranjeiro ou em portugal. posso vir a ter problemas no futuro? o que devo fazer?

obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Trabalho para uma empresa portuguesa, mas inserida num grupo multinacional. Recentemente assinei um contrato temporario com uma das empresas do grupo para trabalhar em Franca entre Janeiro e Agosto de 2013. Apesar desse contrato temporario, sera a empresa portuguesa a pagar-me o vencimento e a efectuar a transferencia para um banco em portugal. A minha mulher continuara a trabalhar em portugal e a viver na morada de familia.

Tenho as seguintes duvidas:

1- devomudar a minha residencia fiscal para franca, onde ja aluguei um apartamento em meu nome?

2- como devo efectuar a declaracao de irs relativamente ao ano de 2013? O rendimento proveniente do trabalho para e empresa frnacesa mas pago pela portuguesa, deve ser considerado rendimento auferido no estrangeiro?

3- existe algum regime de reducao da taxa de IRS para rendimentos auferidos no estrangeiro (hs semelhanca do que existe em Espanha)?

agradeco antecipadamente a ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

bom dia preciso de ajuda estou a tyrabalhar em angola juntamente com o meu marido a quase 18 meses gostaria de saber se tenho que fazer irs em portugal visto que em angola pagamos e fazemos os desconta todos ca

quando vim para angola fomos alterar a morada as finanças e dissemos a senhora k iamos para fora do pais ela disse que nao tinha importancia por a morada do meu irmao. ha problemas por isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Lino Silva

BOM DIA :

TENHO UMA FILHA QUE EMIGROU PARA A SUIÇA EM 2011 DECLAROU EM 2012 OS RENDIMENTOS DE 2011.

NÃO TEM CÁ RENDIMENTOS NENHUNS NEM HABITAÇÃO PRÓPRIA, AGÓRA FOI INFORMADA POR UM AMIGO QUE É OBRIGADA A ENTREGAR NAS FINANÇAS UMA DECLARAÇÃO DE NÃO RESIDENTE  EM PORTUGAL PARA O ESTADO PORTUGUÊS NÃO LHE TRIBUTAR IMPOSTOS.

MUITO OBRIGADO.

AGRADEÇO RESPOSTA  PARA O MEU MAIL SE POSSIVEL.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 2 weeks later...
    Visitante José c.

Boa tarde.

Minha mãe  recebe uma reforma de França á cerca de 15 anos cujo valor atual ronda os 300€, mas tambem recebe uma reforma de Portugal que ronda os 320€, e todos os anos ela preenche a declaração de irs mas nunca declarou a reforma de França. Este ano ela está a pensar incluir no irs a reforma de França mas está com medo que eles vejam que ela tem esta reforma á 15 anos sem nunca ter sido declarada em portugal, por isso está indecisa e tem medo que as finanças lhe tributem os anos que ela não declarou. Isso é possivel? Ou ela deve continuar a preencher o irs só com a reforma de Portugal? Ela tem 80 anos e vive em Portugal.

Muito obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rosa Camões

Boa tarde

A minha filha teve rendimentos em Portugal entre Janeiro e Maio de 2012. Em 4 de Agosto foi para Alemanha e começou a trabalhar tendo efectuado os respectivos descontos. Como devo declarar os rendimentos ? A totalidade em Portugal ? Apresentar comprovativo nas finanças da Alemanha ?  A morada em Portugal ainda não foi alterada pois podia ter vindo embora ao fim de 6 meses. Agradeço a atenção  e aguardo esclarecimento.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Luis Miguel Temudo

Boa tarde e desde ja obrigado por poder tirar a minha duvida.

Tenho casa em Lisboa , emprestimo a banco e faço os meus pagamentos mensalmente.

Tenho uma isençao de IMI por nove anos.

Poderei ir trabalhar para Espanha onde farei os descontos respectivos e a deçlaraçao de irs em Espanha. Pergunto: Perderei esta isençao de imi? Terei que comunicar as Finanças em Portugal?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    fernando mesquita

Ex.mos Senhores,

Vivo desde 2008 em Viena de Áustria, sou artista plástico e desde 07/2010 que tenho residência fiscal em .

Vendi no ano passado duas obras a uma Fundação de arte no total de 3000€.

Como devo proceder uma vez que:

. Recebo atualmente subsídio de desemprego do estado austríaco e não possuo n° de identificação fiscal austríaco de trabalhador independente.

. A minha residência fiscal é em Viena.

. O único recibo legal que a lei austríaca me permite passar é um "Honorarnote" (Declaração!!), onde consta apenas o meu nome, morada, propósito, montante, destinatário, data, assinatura e identificação bancária.

ex.:

Fernando Mesquita

Menzelgasse 8/3

A-1160 Wien

RE. 12

- Gallery Krobath für den Aufbau der Ausstellung von Jirí Kovanda.

An

KrobathKG

Eschenbachgasse 9

1010 Wien

Wien, 28, Februar, 2013

Honorarnote

Eur ----€

Nicht Umsatzsteuerplichtig

Mit freundlichen Grüßen

(assinatura)

Bitte um Überweisung an

Erste Bank

Ktnr: 291------00

BKL: 2----1

(copia de documento passado a Galeria Krobath, Viena, Fev.2013)

Porquê descontar ou pagar ao estado português uma vez que vivo num outro país?

É-me solicitado pela instituição que passe um ato isolado o que para isso terei que sobre esse valor descontar 23%!

Devo passar um documento legalmente autorizado pelo governo austríaco ou pelo governo português ou ambos e pagar para ambos os estados!

Não estou interessado em descontar seja o que for para o estado português e como poderei evitar isso?!

Poderei passar uma carta/declaração?

ex.:

Eu, Fernando......, portador do B.I.: 107....39, com residência Menz..... Viena, declaro que recebi da Fundação....... pela venda de obra no montante 3000....

por ser verdade e.....

Assinatura

(há algum exemplo de carta legal que possa ser passada e assinada?)

Aguardando, atenciosamente,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá boa tarde.

A minha dúvida é a seguinte. Estou a viver no Luxemburgo desde  Janeiro de  2012 e tenho uma casa em Portugal ao qual estou a pagar ao banco como n tenho rendimentos desse mesmo ano e n faço ISR  no pais onde estou a residir actualmente queria saber se tenho que entregar alguma declaração em Portugal..

Fico aguardar resposta.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Precisava de ajuda no seguinte: Tenho 29 anos e no ano de 2012 estive empregado até Maio, sendo que de Maio até Novembro estive desempregado e desde Novembro me encontro a trabalhar em Moçambique (com contrato em Moçambique) e efectuando os descontos cá em Moçambique (de acordo com o contrato).

Na altura de vir para Moçambique suspendi o Subsidio de Desemprego e não efectuei qualquer alteração à minha residência. Não possuo bens em meu nome.

Agora que chegou a altura de entrega de IRS surgiu a dúvida: Preciso de declarar os valores auferidos em Novembro e Dezembro apesar de serem descontados em Moçambique?

Em caso de resposta afirmativa, seria possível indicarem-me o artigo. Estou com alguma "dificuldade" em obter a declaração de rendimentos (começo a suspeitar que os descontos cá não estão a ser feitos) e se tiver o artigo comigo sempre posso tentar pressionar de uma outra forma.

Desde já grato pela ajuda que me possam prestar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante brunot

Boa tarde. Gostaria imenso que alguém me ajudasse com uma dúvida bem grande...

A minha mãe é casada mas o meu pai vive no estrangeiro (e não está sequer a trabalhar lá, recebe uma pensão de deficiência lá pois ele vive sozinho). A dúvida que me deparo agora é que ela pediu tem uns anos atrás para lhe fazerem o IRS e colocaram separados de facto, mas assim o reembolso é menor... A minha dúvida é se existe álbum problema de continuar a preencher assim, separados de facto e não colocar o nome dele no IRS, ou se coloco casados ou se coloco o nome dele como sujeito passivo B mas coloque separados de facto.. É meio confuso pois sou totalmente inexperiente em relação a isso!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Monica Marujo

Boa tarde,

tenho a seguinte dúvida. Estou a fazer o IRS de uma Sra que é viuva, no entanto o marido dela trabalhava em França e faleceu lá. Ela recebeu de lá a pensão do marido mas no nome dela. Como posso declarar isso? (Só tem o montante global, não tem valor de retenções)

Tenho máxima urgência em resolver isto.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

tenho a seguinte dúvida. Estou a fazer o IRS de uma Sra que é viuva, no entanto o marido dela trabalhava em França e faleceu lá. Ela recebeu de lá a pensão do marido mas no nome dela. Como posso declarar isso? (Só tem o montante global, não tem valor de retenções)

Tenho máxima urgência em resolver isto.

Cumprimentos

Declara no Anexo J.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Catarina Almeida

Boa Noite...

tenho um problema e gostaria que alguém me pudesse esclarecer.....

O meu pai emigrou para a Suiça em 2009. Não sabendo que seria preciso alterar a morada fiscal, não o fez. Este ano, devido a uma denúncia feita nas finanças, varias pessoas da minha terra, emigrantes no mesmo país, assim como o meu pai, receberam cartas das finanças para meter o irs desde 2009. Ora, tudo bem ter de pagar multa por não ter posto IRS (já que não sabiamos que indo para a Suiça e não mudando residencia fiscal teríamos de declarar cá os redimentos) mas pagar novamente imposto cá sobre os rendimentos obtidos na Suiça acho inadmissível. Então para que serve o que eles dizem acordo para evitar dupla tributação??? Alguém consegue exclarecer-me?? estou eu enganada na minha forma de pensar? Se o meu pai declarou na Suiça, porque em vez de pagar apenas a multa e juros, e sei lá mais o quê por não ter declarado irs, vai pagar imposto cá também?

Não sei se me fiz entender..... agradecia qualquer pequena ajuda......

Afinal, não estou com orgulho de ser portuguesa.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite;

No ano de 2012 trabalhei em Portugal até Maio, em Junho emigrei para a Alemanha,tenho  a família a viver comigo.Ainda não mudei a residencia fiscal,segundo informação das finanças tenho que preencher como residente e com o anexo J,ora o anexo J tenho que declarar os rendimentos da Alemanha,mas aqui já paguei 1000 euros de impostos.

Tambem vou ter que pagar em Portugal dos rendimentos aqui da Alemanha?

Obrigado pela resposta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites