Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Portugal positivo - nós somos bons !

carlos2008

Recommended Posts

outra demonstração de que nós somos bons, e então nesta área de arquitectura ainda melhores !  Sempre fomos artistas, poetas e escritores - desde Camões - do melhor que há !

aqui vai a notícia - em espanhol, pois até os espanhóis são obrigados a reconhecer que vivem paredes meias com uma nação de estrelas !  Aliás, nós até exportamos estrelas para Espanha, na bola e não só !

já viram a beleza deste estádio ?  Não me importava que fosse do Sporting, embora o nosso também tenha sido desenhado por um grande arquitecto !

http://www.elmundo.es/elmundo/2011/03/28/cultura/1301328091.html?a=878359d58337f3deecd96a011f6eb84f&t=1301334009&numero=

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 104
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• carlos2008

75

• José Ribeiro

11

• pauloaguia

6

• m.elis

5

outro....

já lá foram ? eu, que em tempos idos passei grandes temporadas de trabalho no Porto e ia muito à Rua de Santa Catarina, ia lá várias vezes e acho que merece a distinção. Afinal parece que ainda (por quanto tempo..? ) temos algumas coisas que sabemos conservar... é pena termos outras que deixamos desleixar, mas isso é outra conversa, aqui é o Portugal Positivo !

http://www.jn.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1826259

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

extraordinário,

a tua Escola mais parece uma universidade do que uma secundário, as fotos demonstram isso, excelente trabalho ! 

Numa escola como essa só não obtém resultados quem não quer !

E parece que vocês querem, a avaliar por esta notícia !  parabéns !  Afinal parece que não é só a Escola que é boa, o mais importante, que são as pessoas que lá estão dentro, também tem qualidade ! Nós quando queremos somos mesmo bons !

http://www.esds.edu.pt/esds2/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejam as 288 fotos da minha nova escola, remodelada no âmbito da modernização das escolas.

NOS SOMOS BONS!

http://fernandoguerra.com/bfj2/

:D Isso não parece uma escola. E também não eram precisas tantas fotos!...  :D  :D

extraordinário,

a tua Escola mais parece uma universidade do que uma secundário, as fotos demonstram isso, excelente trabalho !  

Numa escola como essa só não obtém resultados quem não quer !

E parece que vocês querem, a avaliar por esta notícia !  parabéns !  Afinal parece que não é só a Escola que é boa, o mais importante, que são as pessoas que lá estão dentro, também tem qualidade ! Nós quando queremos somos mesmo bons !

http://www.esds.edu.pt/esds2/

Até parece que as Universidades estão tão bem apretechadas como estas escolas!...   :P

Pena, deixarem muitas do interior ao esquecimento!...  :-X

Um grande bem haja a um ilustre pedagogo da ESDS. Em breve colocarei alguns textos de sua autoria num tópico adequado!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

novamente a massa cinzenta portuguesa a dar cartas no mundo global: é disto que necessitamos, de bens transaccionáveis com um potencial de alto valor que nos façam entrar divisas nos nossos cofres.

tal como a Via Verde foi uma inovação portuguesa que faz e ainda faz muitos estrangeiros ficar espantados - e eu sou testemunha porque  trabalho numa multinacional e por vezes transporto alguns no meu carro que ficam muito admirados porque na autoestrada eu passo por um pórtico sem parar e lá tenho que explicar porquê e como é que aquilo é pago e porque é que os outros estão na fila...  - e não me refiro a países do 3º mundo, alguns são de países do norte da europa... também talvez muitos um dia fiquem espantados com mais esta inovação made in Allgarves....

aqui vai...

http://aeiou.expresso.pt/portugueses-inventam-mala-com-gps-video=f643270 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Recebi por mail este remar contra a maré. Achei interessante resosolvi participá-lo convosco:

"Portugal é capaz ...

Texto de Nicolau Santos publicado na revista up da TAP

--

Eu conheço um país

Que em 30 anos passou de uma das piores taxas de mortalidade infantil

(80 por mil) para a quarta mais baixa taxa a nível mundial (3 por

mil).

Que em oito anos construiu o segundo mais importante registo europeu

de dadores de medula óssea, indispensável no combate às doenças

leucémicas.

Que é líder mundial no transplante de fígado e está em segundo lugar

no transplante de rins. Que é líder mundial na aplicação de implantes

imediatos e próteses dentárias fixas para desdentados totais.

Eu conheço um país

Que tem uma empresa que desenvolveu um software para eliminação do

papel enquanto suporte do registo clínico nos hospitais (Alert), outra

Que é uma das maiores empresas ibéricas na informatização de farmácias

(Glint) e outra

Que inventou o primeiro antiepilético de raiz portuguesa (Bial).

Eu conheço um país

Que é líder mundial no sector da energia renovável e o quarto maior

produtor de energia eólica do mundo,

Que também está a construir o maior plano de barragens (dez) a nível

europeu (EDP).

Eu conheço um país

Que inventou e desenvolveu o primeiro sistema mundial de pagamentos

pré-pagos para telemóveis (PT),

Que é líder mundial em software de identificação (NDrive),

Que tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema

informático da NASA (Critical) e

Que tem a melhor incubadora de empresas do mundo (Instituto Pedro

Nunes da Universidade de Coimbra)

Eu conheço um país

Que calça cem milhões de pessoas em todo o mundo e que produz o

segundo calçado mais caro a nível planetário, logo a seguir ao

italiano.

E que fabrica lençóis inovadores, com diferentes odores e propriedades

anti-germes, onde dormem, por exemplo, 30 milhões de americanos.

Eu conheço um país

Que é o «state of art» nos moldes de plástico e líder mundial de

tecnologia de transformadores de energia (Efacec) e

Que revolucionou o conceito do papel higiénico(Renova).

Eu conheço um país

Que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial e

Que desenvolveu um sistema inovador de pagar nas portagens das

auto-estradas (Via Verde).

Eu conheço um país

Que revolucionou o sector da distribuição, que ganha prémios pela

construção de centros comerciais noutros países (Sonae Sierra) e

Que lidera destacadíssimo o sector do «hard-discount» na Polónia

(Jerónimo Martins).

Eu conheço um país

Que fabrica os fatos de banho que pulverizaram recordes nos Jogos

Olímpicos de Pequim,

Que vestiu dez das selecções hípicas que estiveram nesses Jogos,

Que é o maior produtor mundial de caiaques para desporto,

Que tem uma das melhores seleções de futebol do mundo, o melhor

treinador do planeta (José Mourinho) e um dos melhores jogadores

(Cristiano Ronaldo).

Eu conheço um país

Que tem um Prémio Nobel da Literatura (José Saramago), uma das mais

notáveis intérpretes de Mozart (Maria João Pires) e vários pintores e

escultores reconhecidos internacionalmente (Paula Rego, Júlio Pomar,

Maria Helena Vieira da Silva, João Cutileiro).

Que tem dois prémios Pritzker de arquitectura (Sisa Vieira e Souto Moura).

O leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive

ou que se prepara para visitar. Este país é Portugal. Tem tudo o que

está escrito acima, mais um sol maravilhoso, uma luz deslumbrante,

praias fabulosas, ótima gastronomia. Bem-vindo a este país que não

conhece: PORTUGAL

NOTA: Como escreve o Nicolau Santos, Portugal é capaz, nós somos

capazes. Demonstremos que unidos, vamos ultrapassar as dificuldades

actuais.

Divulgue este texto positivo e vá acrescentando mais motivos e

exemplos que conhece e que nos orgulham do ser português.

Sem política e sem políticos, sem clubismos e sem regionalismos, com

cidadania.

Destrua as mensagens negativas de quem quer baixar os braços.

Todos nós e cada um ao seu nível, poderá contribuir positivamente para

Portugal".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1857276

vi isto hoje e achei excelente, esta miúda tem genes portugueses, não se resigna, tem cara de anjo mas determinação de ferro, vai em frente, está aberta à mudança, quer mudar !  Excelente !

Vou contar uma história verdadeira: conheço um puto, amigo do meu mais novo, que acabou um curso - arquitectura - que, em Portugal infelizmente tem dado mais para ser professor de desenho - os portugueses apreciam mais o caixote do pato bravo do que a arte do arquitecto, infelizmente ainda não demos esse salto qualitativo, ou porque custa dinheiro ou por mau gosto, apenas...

O puto arranjou um 1º emprego numa loja de cozinhas, a fazer arquitectura de interiores, mal pago evidentemente. Os pais não são pessoas de estrato muito alto, logo ...

Um dia o puto viu na net um pedido de arquitecto para Madrid que se encaixava no perfil dele. O que fez ? Mandou o CV ? Não ! Meteu-se no comboio e foi lá bater à porta !  O que aconteceu ? Voltou para buscar a roupa, ficou com o emprego, zás !!! Também não se resignou, mudou, atacou ,aproveitou a grande vantagem de ser um Cidadão Comunitário, mostrou o gene português e isso é extraordinário, acho eu ! 

Eu tenho uma grande admiração por este tipo de juventude porque hoje, acho eu, tanto faz trabalhar em Lisboa, Madrid ou Dublin, o que interessa é trabalhar e aproveitar as oportunidades que surgem: nós somos bons SE quisermos ! Tão bons como os outros e eu, que estive 4 anos fora, posso testemunhar isso. Não me falem em juventude rasca nem à rasca, falem-me de juventude com capacidades, bem formada, que quer e consegue porque quer !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não concordo totalmente, apenas em parte.

na realidade Portugal, tal como outros países pequenos (veja-se a Irlanda) sempre foi um país de emigração: existem milhões de portugueses espalhados pelo Mundo e isso é um facto extraordinário de que poucas nações se podem gabar. Nós somos diáspora desde 1400, desde a gesta dos Descobrimentos e só temos que nos orgulhar disso. Por outro lado as sociedades mais progressivas, mais democráticas, mais desenvolvidas e mais cosmopolitas sempre foram aquelas de maior diversidade cultural e de maior mistura de raças, cores e credos e nós, portugueses, temos dado um contributo inestimável ao mundo para isso devido à nossa alta capacidade de adaptação, alta capacidade linguística (poucos povos aprendem tão depressa uma outra língua) e alta capacidade de mistura - deixámos mestiços por todo o mundo e isso é formidável, coisa que outros povos não têm capacidade para fazer.

Evidentemente que é verdade que por termos um mercado de trabalho interno relativamente pequeno, por estarmos a passar por uma crise gravíssima a nível mundial, por termos nas últimas décadas apostado na Educação dos jovens como nunca antes foi feito (refiro-me às últimas 4 décadas...) isso leva a que hoje haja uma certa dificuldade de encontrar trabalho em certas profissões e se tenha que emigrar: o facto da dificuldade existir é negativo, concordo contigo, mas o facto de haver capacidade de dar o salto é extraordinariamente positivo e demonstra altas qualidades humanas .

Dou o seguinte exemplo futebolístico que todos conhecem : quem terá mais qualidade, Cristiano Ronaldo e Luís Figo, por exemplo, que foram forçados a emigrar, com grande sucesso, para poder dar seguimento a uma carreira que, cá dentro, estava bloqueada por falta de dimensão do seu meio profissional interno, ou, por exemplo outro grande jogador João Vieira Pinto que sendo um grande profissional também quando foi forçado a emigrar para poder evoluir profissionalmente falhou redondamente por falta de capacidade de adaptação ao estrangeiro e teve que voltar a um campeonato de 2ª linha (o nosso) por falta evidente de qualidade humana e não de qualidade futebolística ?

Pena é que nós, que sempre fomos emigrantes, ainda não tenhamos compreendido a riqueza que nos trazem os imigrantes e continuemos a, por vezes, criticar essas pessoas e aquilo que elas representam de potencial de riqueza na nossa sociedade - e não só , porque com a nossa actual taxa de natalidade se não forem eles qualquer dia desaparecemos como povo !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    José Ribeiro

Evidentemente que é verdade que por termos um mercado de trabalho interno relativamente pequeno, por estarmos a passar por uma crise gravíssima a nível mundial, por termos nas últimas décadas apostado na Educação dos jovens como nunca antes foi feito (refiro-me às últimas 4 décadas...) isso leva a que hoje haja uma certa dificuldade de encontrar trabalho em certas profissões e se tenha que emigrar: o facto da dificuldade existir é negativo, concordo contigo, mas o facto de haver capacidade de dar o salto é extraordinariamente positivo e demonstra altas qualidades humanas .

Mercado há. Nomeadamente no sector em apreço (arquitectura). Os "patrões" é que exploram a mão de obra qualificada com o papão da crise. Conseguindo assim, manter-se na tona à custa de pessoal especializado a ganhar menos que o ordenado minimo e a trabalhar mais que o número de horas oficiais por semana com fins de semana incluidos!...

Isto dava pana para mangas até porque conheço muito bem o sector. Agora quando os jovens não têm "amarras" e obrigações sentem que outros, nomeadamente aqui ao lado em Espanha, os compensam devidamente pelo seu devido valor e nesse sentido, essa é a grande saida para a maioria dos que não tem saídas profissionais em Portugal. Dai que a emigração seja um forte contributo para a diminuição da taxa de desemprego em Portugal. E foi só isso que quis dizer na mensagem anterior!

Pena é que nós, que sempre fomos emigrantes, ainda não tenhamos compreendido a riqueza que nos trazem os imigrantes e continuemos a, por vezes, criticar essas pessoas e aquilo que elas representam de potencial de riqueza na nossa sociedade - e não só , porque com a nossa actual taxa de natalidade se não forem eles qualquer dia desaparecemos como povo !

Não misture ideias e a história passada com o presente, até porque vive no mesmo canto que eu!...

O problema não está na vinda de emigrantes, mas sim na empregabilidade a longo prazo no pais que os recebe. Actualmente assiste-se um pouco por todo o lado, ao exodo dos emigrantes para os seus paises de origem, com exceção daqueles que não têm posses para regressar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu gosto de trocar estes argumentos contigo porque parecendo que divergimos na realidade convergimos em bastantes pontos de vista. Repara:

é verdade que quem tem 28 anos, não é casado e não tem filhos nem está agarrado a uma prestação bancária para a casa pode meter-se no comboio e ficar "logo lá" . Mas também é verdade que milhões de portugueses emigraram mantendo cá as respectivas famílias durante dois ou três anos e fazendo a reunião familiar depois de estarem estabilizados "lá". Eu acho que será mais uma questão de vontade do que de impossibilidade, quem quer consegue, ainda há semanas vi na tv um casal, com filhos, emigrado no norte da Noruega a trabalhar na indústria pesqueira e estavam bem, com os filhos na escola, etc. - só tinham saudades do sol mas não se pode ter tudo.

é verdade que as empresas (em Portugal mais do que em outros lados, mas também assistimos todos os dias a casos de grande exploração de pessoas em outros países da Europa - vide Holanda, Espanha, com a agricultura, através da comunicação social ) tendem a explorar a fragilidade social actual com baixos salários e contratos precários. Mas também é verdade que as taxas de sindicalização das pessoas são cada vez mais baixas. Pelo meu lado toda a vida fui sindicalizado, só recorri uma vez a aconselhamento legal junto do meu sindicato.

relativamente aos imigrantes não podemos confundir a conjuntura com a norma, isto é se numa conjuntura de crise como a actual há imigrantes que retornam aos seus países isso não quer dizer que a norma geral de acolhimento e de integração não prevaleça e seja uma boa norma - no entanto estamos de acordo que deve haver uma POLÍTICA de IMIGRAÇÃO que abra a porta ao número e profissões que mais nos interessam, sem esquecer que sendo cidadãos comunitários tem que existir reciprocidade e vivemos em fronteiras abertas para esses cidadãos - desde que trabalhem, evidentemente, eu não posso impedir um espanhol de se fixar em Portugal - venham muitos, desde que produzam.

a arquitectura eu não sei se há mercado de trabalho, a ideia que tinha é que não é muito grande pois infelizmente em Portugal ainda se vêm muitas casas desenhadas pelo dono - basta olhar... no entanto talvez haja, mas os poucos arquitectos que conheço dão quase todos aulas e fazem uns projectos nos seus ateliers particulares nas horas extras para complementar, mas tb. não conheço assim muitos na realidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1839831

esta empresa apostou na qualidade e na inovação, e parece que pelo simples facto da Oprah Winfrey ter falado, no seu talk-show, na alta qualidade destes produtos agora não têm mãos a medir, parece que tiveram que implementar turnos de trabalho para responder às encomendas para todo o Mundo: dizia há dias o CEO que dado o programa da Oprah ser global e passado à volta do globo às mais diversas horas locais de Portugal, têm sido telefonemas ininterruptos !

Excelente pois além de ser português, ter qualidade e ser bem transaccionável isso mostra aos outros empresários a evidência : quem aposta na qualidade tem mercado e provavelmente pode pagar melhores salários pois pode vender mais caro !  Estes parece que não se queixam... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.dn.pt/revistas/ns/interior.aspx?content_id=1862875

excelente artigo que merece ser lido até ao fim com atenção: até merece que se compre o DN, que hoje traz esta revista NS, para o ler em papel. Porque é que eu acho que é um excelente artigo ?

porque

a) mostra o óptimo país que nós somos - dito apenas por estrangeiros !

B) mostra que "o pior" de nós não é o país ...somos nós, coisa que eu acho há muito tempo !

c) mostra que desde brasileiros, passando por suecos, finlandeses, dinamarqueses, moldavos, etc todos acham Portugal bom demais !  Até americano-portugueses, como o excelente escritor Richard Zimler ! E todos dizem que se puderem...ficam...!

d) mostra que afinal o nosso SNS é bom e atende bem uma grávida - mesmo que seja moldava naturalizada !

e) mostra que se nós trabalhassemos mais e fizessemos menos pausas para tomar café e "charlar" com os colegas...talvez isto estivesse melhor. Gostei, porque também é o que eu digo há muito tempo, tirem o cinzeiro da porta do edifício...!!

Nunca mais me esqueci de quando era puto (17 anos) e ia trabalhar para Inglaterra nas férias grandes aquilo que mais me perguntavam nos locais de trabalho era "are you ok today with 20 minutes for lunch...?"  Estamos a falar do início-meados da década de 60, do tempo da mini-saia, de Carnaby Street , os Beatles e de...Mary Quant !!!...e lá já era assim.. !  Até a mim me espanta ainda hoje, a diferença...

leiam que vale a pena : nós somos um grande país !  Só é pena não termos mais imigrantes destes !!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mais uma notícia que comprovam a alta qualidade das nossas principais universidades - e dos "produtos" que elas fabricam que são nem mais nem menos do que matéria cinzenta...excelente demonstração de capacidade técnica e científica destes jovens, grande futuro à frente !

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1864463

e ainda outra que mostra a alta qualidade que exportamos , dando-se o caso deste gestor português ser licenciado por uma escola francesa e atingir um patamar reservado a poucos - e dado o tradicional chauvinismo francês colocar um português num cargo destes quer dizer muito sobre a capacidade desta pessoa...   

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1864463

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Um aluno português conquistou uma medalha de prata na 19.ª Olimpíada Internacional da Filosofia, em Viena, onde concorreu por iniciativa própria, contando apenas com o apoio de um professor, já que a prova não se realiza em Portugal.

Fonte: Público

Não é tanto o facto de ter ganho a medalha (que já de si é bom, claro). É sobretudo o facto de ter ouvido falar da prova e, apesar de não se realizar cá, ter feito de tudo para conseguir concorrer à mesma :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fonte: Público

Não é tanto o facto de ter ganho a medalha (que já de si é bom, claro). É sobretudo o facto de ter ouvido falar da prova e, apesar de não se realizar cá, ter feito de tudo para conseguir concorrer à mesma :)

É verdade, mas também nos faz reflectir e questionar por onde anda  a Sociedade Portuguesa de Filosofia. Ou será que já não existe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • Pedro Pais unpinned this tópico