Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Portugal positivo - nós somos bons !

carlos2008

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 104
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• carlos2008

75

• José Ribeiro

11

• pauloaguia

6

• m.elis

5

Quem diria, hem...?

Todos nós dizemos mal do cinema português - geralmente falando, claro !  Pelos vistos estamos enganados, até já a fazer cinema somos bons - e não falo no mestre Manuel de Oliveira que, do alto dos seus 102 anos, ainda dá cartas de grande mestre só comparável a um Oscar Niemeyer, que, por acaso, também tem sangue de origem portuguesa e também já passou dos 100 - mas quando aparecem 3 filmes portugueses de 3 cineastas portugueses entre os melhores 15 está tudo dito - somos bons e isso é bom para todos pois o cinema é um "bem transaccionável" por excelência - pode ser vendido para centenas de cinemas e milhares de estações de tv pelo mundo fora !  Estão de parabéns os cineastas e nós devemos aplaudir !

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1735071&seccao=Cinema

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais um prémio e o reconhecimento internacional para um investigador português de uma universidade portuguesa, embora numa área pouco divulgada.

Mas até por isso merece destaque pois mostra que as nossas universidades já produzem investigação em áreas e em domínios de que o grande público muitas vezes nem se apercebe mas que não deixam e ser importantes. 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1741234

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais um prémio e o reconhecimento internacional para um investigador português de uma universidade portuguesa, embora numa área pouco divulgada.

Mas até por isso merece destaque pois mostra que as nossas universidades já produzem investigação em áreas e em domínios de que o grande público muitas vezes nem se apercebe mas que não deixam e ser importantes. 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1741234

É sempre bom sabermos que "somos" bons, mesmo que o reconhecimento vá só para o investigador e para a Universidade e que a maioria não saiba qual o verdadeiro alcance do trabalho desenvolvido!...  :P

É um facto certo, as Universidades Portuguesas produzem não só investigação teórica de renome mundial como depois, muitas dessas investigações têm utilidade prática no campo da Medicina (exemplo: http://www.ecsaude.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=3316&Mid=228&lang=pt-PT&pageid=3&tabid=0) ou da evolução tecnológica (ex: http://www.ionline.pt/conteudo/60993-ciencia-hoje-premios-distinguem-12-personalidades-portuguesas).

Está lá o CR? Não

Está lá as compras para o bébé do CR? Não

Então não interessa!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas isso é assim na generalidade dos países: a maioria da população desconhece ou não quer saber destas coisas mas interessa-se mais pelas "casas dos segredos" e pela nova tatuagem do David Beckam.

o que talvez não seja tanto como nós é o vício de dizer mal de tudo o que é nosso, nisso temos uma idiossincrasia muito própria.

e o reconhecimento de um facto é normal que seja atribuído ao seu autor: o Nobel da Paz de Liu Xiaobo foi-lhe atribuído a ele e não a todo o povo chinês: o reconhecimento de todo um povo faz-se pela sua História e nisso nós somos mais do que bons, somos muito bons e até fora de vulgar por aquilo que fizemos nos séculos XV e XVI e não só pois se olharmos para a nossa história podemos verificar que somos um povo que deu contributos para o progresso da humanidade mais relevantes do que a maioria das Nações. E depois, nos tempos actuais, por estas coisas e estes prémios que embora individuais também mostram que conseguimos produzir excelentes pessoas. 

Aliás o Cristiano Ronaldo é um bom exemplo pois sendo actor numa actividade altamente competitiva e onde se vence apenas e só por mérito próprio - não existem cunhas para se ser um praticante a um nível tão alto como ele é - consegue estar consistentemente entre a dúzia de melhores praticantes do mundo e isso só se consegue com muito trabalho, bastante inteligência, capacidade de sofrimento, capacidade de abdicar de uma vida "normal" para um jovem da idade dele, esforço contínuo e vontade de se superar a si próprio e de ser sempre melhor: eu acho que isso é um exemplo para todos os seus concidadãos de subida a pulso na vida exclusivamente pelo seu esforço próprio. Basta lembrar que ele saiu da família com 13 ou 14 anos para vir sozinho para o Sporting, saiu do Sporting jovem imberbe para ir para Manchester, aliás foi lá que lhe colocaram aparelho para endireitar os dentes e que outro grande praticante ( Sir Alex Fergusson) à custa de disciplina e ensinamentos o fez melhor praticante e melhor homem e ser humano: CR embora seja iletrado é bastante inteligente (tal como era Luis Figo, p.ex.) e isso vê-se na atitude que ele mostra permanentemente ter perante o seu trabalho e a sua família.

É um exemplo para todos os jovens portugueses, acho eu, e não são uns jantares de férias com a Paris Hilton que obviam a isso pois todos os rapazes normais gostam de sair com uma loira boa e todas as loiras boas gostam de sair com um cavalão musculado, é totalmente normal !

As revistas cor-de-rosa eu concordo que vivem e exploram a vida destas pessoas até ao tutano - como os jornais "de referência" exploram a última "boca" do Cavaco, do Sócrates ou do P.Coelho... mas isso é a vida ! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se já foi dito...

Maria do Carmo Fonseca recebeu o prémio Pessoa pela qualidade dos trabalhos nas áreas da genética e biologia molecular.

Ainda mais meritório, recebeu 60 000 € que vai usar para equipar o laboratório do Instituto de medicina molecular.

Portuguesa ou não - só pode ser uma grande Pessoa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aliás o Cristiano Ronaldo é um bom exemplo pois sendo actor numa actividade altamente competitiva e onde se vence apenas e só por mérito próprio - não existem cunhas para se ser um praticante a um nível tão alto como ele é - consegue estar consistentemente entre a dúzia de melhores praticantes do mundo e isso só se consegue com muito trabalho, bastante inteligência, capacidade de sofrimento, capacidade de abdicar de uma vida "normal" para um jovem da idade dele, esforço contínuo e vontade de se superar a si próprio e de ser sempre melhor: eu acho que isso é um exemplo para todos os seus concidadãos de subida a pulso na vida exclusivamente pelo seu esforço próprio. Basta lembrar que ele saiu da família com 13 ou 14 anos para vir sozinho para o Sporting, saiu do Sporting jovem imberbe para ir para Manchester, aliás foi lá que lhe colocaram aparelho para endireitar os dentes e que outro grande praticante ( Sir Alex Fergusson) à custa de disciplina e ensinamentos o fez melhor praticante e melhor homem e ser humano: CR embora seja iletrado é bastante inteligente (tal como era Luis Figo, p.ex.) e isso vê-se na atitude que ele mostra permanentemente ter perante o seu trabalho e a sua família.

É um exemplo para todos os jovens portugueses, acho eu, e não são uns jantares de férias com a Paris Hilton que obviam a isso pois todos os rapazes normais gostam de sair com uma loira boa e todas as loiras boas gostam de sair com um cavalão musculado, é totalmente normal !

O problema, é que não é do conhecimento público as "beneses" para o bem comum relativo a todos estes casos que foram ou vão sendo apresentados neste tópico. O exemplo que dei, entre muitos que podia ter dado, é que interessa mais à sociedade o CR porque é uma marca que foi muito bem "trabalhada" para vender e causar sentimentos contraditórios nos outros (ou de inveja ou de angústia, ou de outra coisa qualquer), tudo em nome do consumo!...

Como é que a sociedade evolui? Será comprando uma casa e vivendo lá até acabar os dias? Assim a sociedade estagna. O que interessa é gerar necessidades para que haja procura e oferta e assim continar a "evoluir" (construir, multiplicar,...).

PS - Estamos, aos poucos, a chegar à conclusão de que não vai ser possível "evoluir" num sistema (planeta) finito. Mas ainda há muitas resistências e tudo o que seja contrário a essa maneira de estar e de ser é "escondido" num canto da nossa memória pela tal sociedade consumista em que se dá (já deu mais) a ideia de que tudo é fácil e de que não é preciso trabalhar para alcançar objectivos na vida!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas isso eu concordo totalmente, a sociedade consumista em que nós no ocidente vivemos não é sustentável - exactamente até porque vivemos numa coisa - o planeta Terra - que é finito.

aliás o Cristiano Ronaldo nisso até é um mau exemplo - a coisa que menos gosto nele é o consumismo exagerado e o exibicionismo que ostenta em automóveis de alto preço (coisa que Luis Figo, p.ex., nunca foi), é um aspecto da personalidade dele que necessitava de ser corrigido pois não é bom.

quanto ao resto penso que a sociedade em geral está-se a começar a aperceber de que o Ambiente é algo que terá que ser a 1ª preocupação no futuro, que os recursos são finitos e que os nossos filhos e netos vão cá ficar : essa percepção, que era coisa de maluquinhos à 30 anos hoje é central e já quase todos a aceitamos e vamos aos poucos contribuindo para esses objectivos - uns mais outros menos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

mais uma...

http://aeiou.expresso.pt/mourinho-eleito-melhor-treinador-do-mundo=f625185

destaco 2 coisasque vi agora nos telejornais:

1ª) primeira atitude: abraçar os seus homens, os seu "soldadosl" : isto distingue os grandes líderes, que sabem reconhecer que sem os seus soldados não são ninguém. Aplica-se a todos, desde o general ao mais simples chefe de fábrica. Só os grandes têm estas atitudes.

2ª) segunda atitude: falar português para uma audiência maioritariamente de estrangeiros o que mostra que os complexos de inferioridade são coisa que este grande líder não tem

e destaco uma

3ª) licenciado em Educação Física pela FMH - Faculdade de Motricidade Humana, antigo INEF, Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa: isto mostra que o nosso Ensino e as nossas Universidades não são tão maus como o querem fazer crer, e que, aliados a uma formação ao longo da vida, produzem pessoas da mesma ou melhor qualidade que quaisquer outras pelo Miundo fora.

O futebol (que é uma actividade que não aprecio particularmente) é uma indústria extraordinariamente competitiva onde só atingem o pico verdadeiramente os melhores. Não há cunhas para se ser Ronaldo, Messi ou Casillas, assim como para ser Mourinho, Del Bosque ou Fergusson, portanto se ele ganhou é porque de facto é dos melhores entre os melhores e isso deve ser motivo de destaque pelo exemplo de trabalho e esforço que dá aos seus concidadãos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Vejam esta notícia e digam: nós somos ou não somos um grande país ?  Claro que somos, mas hoje estou a ser irónico...não consigo - nunca consegui - perceber estas estatísticas que nos colocam sempre no top do consumo de bens (importados) que nos outros países (mais ricos do que nós) duram o dobro nas mãos de quem os compra e depois passam para as mãos dos mais novos (e, supostamente, com menos dinheiro...) .

Por cá - nós somos um grande país - a lógica continua invertida.... e nós continuamos alegremente a dizer que a "culpa é deles", é "do Governo" e que "os pobres é que pagam sempre tudo, os ricos safam-se sempre", etc...  !

Desculpem lá mas hoje deu-me para a ironia.  Aqui vai....

http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1774083

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta notícia merece destaque e, pelo menos para mim, é motivo de orgulho por desmistificar o velho chavão da "juventude rasca" e da fraca qualidade de ensino, que só é fraca para quem não quer esforçar-se a estudar.

ser o melhor do Mundo entre alunos de 127 países e num teste efectuado pela Universidade de Cambridge é obra e merece divulgação !

excelente !  aqui vai ...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1775355

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e que contributo ! 

vejam o edifício da Vodafone (passe a publicidade...) no Porto, um dos candidatos que é projecto de uma dupla de jovens arquitectos portugueses: quem concebe uma jóia destas só pode ser um grande artista - português concerteza e ainda por cima provenientes de uma escola de arquitectura portuguesa ! 

Mas a arquitectura portuguesa tem grandes nomes já firmados na constelação internacional - são vários - e isto só mostra que temos escola e continuidade - isto é, que somos bons nesta arte. E agora eu pergunto: isto é ou não é um "bem transaccionável" daqueles de que falam o Aníbal e o José ?  E se é estes prémios servem ou não para colocar este "bem" na montra internacional ?  Excelente contributo destes jovens arquitectos !

PS: pode não ser exemplo mas eu desloquei-me de propósito a Bilbau, uns anos atrás, só para ir ver o Guggenheim e quando lá cheguei não era o único...o que mostra que estas obras têm um valor para lá da construção. Já foram ver a Casa da Música, ao Porto ?  Vão aproveitando um espectáculo que vos agrade e vão ver que vale a pena...

Vejam esta autêntica jóia ...

http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1776936&seccao=Arquitectura

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

outro "portuga" que mostra aos franceses (que, por acaso, são chauvinistas qb...) que de Portugal não vêm só pedreiros (mas bons) e porteiras (mas boas e honestas) , também vêm profissionais que dão cartas na sua arte.

este parece que é de Ourém ( bom vinho e bons cabeleireiros...) e está a dar cartas em Paris há 20 anos !  Tomem lá que é para aprenderem...parece que já é a 2ª vez que o homem ganha o concurso em 6 anos...!!

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Melhor-cabeleireiro-de-Franca-e-portugues.rtp&headline=20&visual=9&article=414468&tm=7

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aqui estão uns miúdos dignos descendentes de Gama, Cabral e Albuquerque: o gene de descobridores está lá !

aqui está mais uma prova de que nós somos bons !

parabéns à Escola (por acaso pública..) de Alvide e parabéns aos miúdos de Alvide e às Professoras (com P grande) que orientam esta nobre quadrilha !  Parabéns e espero que algum de vocês leia este blog !  Aqui vai...

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1787689

ps: e uma critica ao DN que, agora, remete a noticia completa (vem na edição em papel) para a edição on-line (paga, pois claro...) , modernices (oliveirices...) .... enfim, é o mundo em que vivemos, cada vez há menos almoços grátis....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

aqui está outra notícia de que nos devemos orgulhar: o Instituto Gulbenkian de Ciência no top 10 dos centros de ciência fora dos EUA para se trabalhar, segundo classificação da revista inglesa "The Scientist" - presumo que esta afamada revista não faça favores ao emitir estes rankings...

ou seja, em Portugal e ao contrário do que muitos dizem, há muita coisa boa !

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1796219

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mais um estudo internacional independente e sério que nos coloca numa posição extremamente honrosa - no podium - numa área muito sensível, o que só demonstra que nós somos bons - um bom País e um bom Povo de carácter tolerante e aberto, o que aliás é confirmado pela inúmera população mestiça que deixámos em todos os lugares do Mundo por onde passámos, ao contrário de outros povos que, elitistas, se fechavam em clubes de acesso restrito !

Aqui vai o artigo de Viriato Soromenho Marques no DN sobre este assunto....

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1798382

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando há uns dias li o resultado destes dados sobre as políticas de imigração e vi a qualificação de Portugal fiquei, sou sincera, com o ninho atrás da orelha.

Admiro muito este teu post que contraria aquele espírito muito português de que somos maus em tudo. Expressões como: isto só em Portugal ou é mesmo à tuga, etc., não as oiço de bom-tom. Generalizar é injusto, por isso louvo esta tua caça ao que é mais positivo em Portugal. Mas…… quanto a este levantamento, tal como disse antes, não acreditei (ainda não acredito). Até pensei como é que os imigrantes seriam tratados noutros países mais desenvolvidos que o nosso se, na minha opinião, temos tantas falhas na integração dessas pessoas. 

Resolvi então ir ler mais sobre o assunto (a revista Visão traz um artigo) e verifiquei onde é que realmente somos bons (1ºs): no reagrupamento familiar e no acesso à nacionalidade. Aí não discordo mas o objectivo deste levantamento, efectuado em 31 países, quase maioritariamente da EU "tem por objectivo lançar a discussão sobre a forma como os imigrantes são tratados e aceites nas comunidades onde trabalham” e o próximo levantamento é feito aos próprios imigrantes. Daqui levanta-se-me um problema: como é que foi feito o 1º estudo?  Teórico? Análise da legislação? Políticas no papel? Outras?

A revista Visão diz, na conclusão do artigo, que eu subscrevo, ….….” Só nessa altura se saberá até que ponto as boas políticas…..se traduzem em boas práticas”.

Não quero minimizar o valor da tua informação mas eu também vou esperar!

Temos um bom começo: as boas políticas, que muitos outros países não têm  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=250923

Já viram bem a alegria deste sorrissão ? tenho mais orgulho neste "black" que veio da Nigéria do que em muitos portugueses de gema ! 

Porquê ?  Porque ele tem mais orgulho em ser português - É mais português - do que muitos portugueses nascidos em Guimarães, cada declaração que faz é no sentido enaltecer o país que o acolheu - e, ainda por cima, é um coleccionador de medalhas que anda constantemente a colocar a nossa bandeira nos mastros dos circuitos internacionais !

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=250919

e esta portuguesa de gema  proveniente de S.Tomé e Príncipe ? Outra coleccionadora de medalhas !  Já viram bem o corpanzil, a vontade a a determinação em trazer para cá mais uma medalha ?  Merece ou não aparecer embrulhada numa bandeira portuguesa de cada vez que salta ?  Merece, com certeza !

Somos ou não somos bons ?  Quem produz e dá condições a aparecerem craques destes só pode ser bom porque isto não nasce com rega da água da chuva, só nasce com muito trabalho e muita dedicação !  E, ainda por cima, são do Sporting !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se isto não é ser bom então não sei o que será...ser 18º entre 139 não é bom, é muito bom para não dizer excelente !

só não entendo a lamúria permanente de certos empresários de turismo que costumam aparecer nos telejornais, até porque segundo tenho lido o ano de 2010 teve excelentes taxas de ocupação no Algarve e não só. Ainda ontem apareceu na TV a secretária do turismo da Madeira a dizer que estão com taxas de ocupação de 75% no Carnaval e a considerar isso excelente...

http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20110307/portugal-entre-os-18-melhores-paises-do-ranking-do-forum-mundial-do-turismo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico