Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Isso julgo que não é, porque nessa caso a taxa deveria ser superior.

Alguém poderia dar uma ajuda e desvendar que taxas (Taxa Efectiva ilíquida) para os Certificados do Tesouro são aquelas no site do IGCP?

Obrigado!

» OFICIAL «

A Taxa Efectiva Ilíquida, considerando as taxas de MAR11, representa:

- A perda de rendimento não recebido até ao 4º ano, (6,80%-1,70%=5,10%) que só é entregue no 5º ano, dá origem a que a Taxa Efectiva Ilíquida seja apenas de 6,21% e não 6,80%.

- A mesma explicação ocorre para o período do 6º ao 9º ano em que a taxa efectiva ilíquida é de 6,65% e não de 7,10%.

Sempre tinha razão!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Então, e previsões de taxas (TANB) para Abril? :)

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT5YR:IND

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND

Até ao momento, eu diria uns 7,50%/7,60% a 5 anos e 7,25%/7,30% a 10 anos. Agora como vão implementar isso não sei...

Faites vos jeux! :D

Previsões para as Taxas para Abril dos Certificados do Tesouro:

10 Anos: 7.3% a 7.40% (OT 10 anos tem variado este mês entre 7.4% a 7.6%)

5 Anos: 7.5% a 7.6% (OT 5 anos tem variado este mês de 7.2% até 8%)

1 Ano: 1.90%

Volto a recomendar a todos que lerem este topico, para não investirem nos certificados do tesouro no mês de Março, as taxas de Abril serão mais elevadas. Mas continuo achar que daqui a 1 mês vou voltar a escrever para não investirem em Abril porque as taxas de Maio serão mais elevadas.

As taxas de Abril serão muito interessantes, porque em principio a taxa a 5 anos deverá ser mais elevada do que a taxa 10 anos. Pelas regras dos certificados do tesouro, no decimo ano iriamos receber menos em juros do que nono ano, ou será que a taxa 5 anos será a praticada até ao final do periodo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As taxas de Abril serão muito interessantes, porque em principio a taxa a 5 anos deverá ser mais elevada do que a taxa 10 anos. Pelas regras dos certificados do tesouro, no decimo ano iriamos receber menos em juros do que nono ano, ou será que a taxa 5 anos será a praticada até ao final do periodo?

Ou ainda, nivelam por baixo e aplicam a taxa 10 anos a todo o período a partir do ano 5. Mas espero que optem por uma das abordagens que indicaste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem ja agora aproveito para tirar uma duvida nao sei se tem lógica mas o forum esta para isso mesmo,da maneira que as coisas andam ja se fala em crises politicas etc acho que isso so vai fazer entrar o FMI mais rapido ao pais, com isso tudo pergunto me como ficara isto dos certificados manter se ha a mesmas taxas ou o jogo fica alterado correndo risco?( Sei que 1 dos riscos  e se  o pais falir, mas se o FMI entrar nao vao deixar isso acontecer pois vao tirar proveito dessa situacao para proveito próprio será estou certo no pensamento ? )

Pergunto isto pois acho que mais rapidamente la iam os subsidios de ferias e natal durante algum tempo mas mesmo assim se alguem me souber esclarecer parte do assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha opinião:

Os certificados do tesouro que já foram subscritos mantem a sua taxa, o Estado não pode alterar as condições dos CT com efeitos rectroactivos. Para o futuro, é possivel uma alteração mas também digo que existe uma possibilidade de não haver alteração.

Se acontecer uma alteração nas condições do CT por indicação do FMI, ou seja, o FMI vai indicar ao nosso governo para fazer as seguintes alterações mas no fim é o Governo que tem de aprovar a lei e a respectiva publicação. Se houver uma alteração nos CT será do tipo dos certificados aforro em que é publicada uma nova serie.

Quais serão as recomendações do FMI?

Eu tenho varios palpites sobre o que vão fazer.

- Redução nas reformas mais altas a partir de um determinado escalão - Para entrar em vigor ainda em 2011;

- Reestruturação das empresas estatais, com fusões.

- Aumentos de preços nos transportes publicos - Carris, Metro, CP - Ou seja, aproximar o pagamento do bilhete do seu real custo de utilização - Para entrar em vigor ainda em 2011;

- Eliminar freguesias, municipios, fundações e outras organizações publicas;

- Aumento da idade da reforma;

- Imposto especial sobre o subsidio de natal - penso que deve entrar ainda este a ano;

- Actualização do Valor Patrimonial sobre os imoveis, para aumentar as receitas no IMI : existem casas com o mesmo perfil que pagam umas 300 € e outras ficam pelos 60 €.

- Redução de comparticipações publicas em diversas areas - saude, educação, defesa publica.....

e muito mais, mas agora vou almoçar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vai apertar muito mais...

Já está tudo muito apertado mas por enquanto os de escalão maior e os boys do PS estão lá em cima a roubar o que os mais baixos estão a dar.

Se chegar o FMI acharia muito bem mostrar todos os buracos e todo o dinheiro que foi roubado e por quem para ver-mos como é realmente o nosso País.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amanhã saem as taxas dos CT para o mês Abril.

A subida das taxas é garantida com novos recordes. Mas o proximo mês de Maio as taxas de serão ainda mais elevadas.

Neste momento as OT vão continuar a bater recordes. A OT 5 anos deve chegar em poucos dias à taxa de 9%, mas penso que as taxas poderão subir em pouco tempo à barreira dos 10%.

Tenho recomendado em outros comentários, que o investimento dos CT deveria ser feito Maio, mas agora já começo achar (devido à actual conjuntura) que o investimento não deverá ser feito antes do mês de Julho.

Aquilo será interessante saber amanhã, é como o igcp irá remunerar a sua taxa de 5 anos e a taxa 10 anos, porque neste mês março as médias das taxas OT 5 anos foi superior às taxas OT 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não será melhor investir nos CT antes de 15 de Abril? Parece que é a data da chegada do FMI! ???

O FMI deverá alterar as regras dos CT...

Deveria entrar, mas pelo que li dos jornais economicos a ideia é adiar o pedido após as eleições. Por isso somente em Junho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Abril de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,95%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos -  6,80%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 7,10%

Ver nota informativa: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/InstrucaoAbril2011.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Abril de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,95%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos -  6,80%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 7,10%

Ver nota informativa: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/InstrucaoAbril2011.pdf

São só desculpas de mau pagador. Não querem pagar mais pelos juros.

A ideia é criar uma expectativa aos aforradores de investirem forte nos certificados do tesouro, batendo um recorde de subscrições no mês, já que desde Janeiro as taxas tem subido todos os meses e por isso os aforradores tem adiado o seu investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finalmente algum juízo! Estava a ver que nunca mais iam parar de subir as taxas...

Se ao menos fosse assim tão fácil parar a subida das OTs :-\  Mas acho que também só descobrem se o tentarem...

Alterações das regras de jogo...

São as taxas praticadas em Março!

Que regra foi alterada? Não está escrito em lado nenhum que as taxas dos CTs deve estar indexada seja ao que for...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que regra foi alterada? Não está escrito em lado nenhum que as taxas dos CTs deve estar indexada seja ao que for...

É verdade, as taxas não indexadas a nada, mas no decreto-lei fala em referência às taxas dos OT ... é um pouco desvirtuar os CT, mas mais uma vez nada ilegal foi feito.

Espero também que o ponto 15 nunca seja alterado/revogado:

"Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites