Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Gostaria de fazer umas perguntas em relação a este tópico, tenho 2000€ e gostaria de investir em CT acham que seria boa altura fazer agora ou aguardar 2 3 meses, acham que vai aumentar as taxas ?

Já agora pergunto os juros são creditados todos os anos ou como funciona ?

Tenho a bola de cristal avariada ;) , mas penso que no mínimo podes esperar pelo dia 29 e ver se as taxas de Abril são superiores à actuais. Caso sejam, podes optar por continuar a esperar até ao anúncio de taxas mais baixas.

Os juros são creditados anualmente na conta à ordem que indicas no momento de subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

obrigado pelas ajudas, e isso mesmo vou esperar para ver no que da, apesar que estou de pe atras pois o lucro e bastante ganho com isto, quando a esmola e muita o pobre desconfia ,mas como se diz quem nao arrisca nao petisca !

Acho que a tua decisão de investimento deve basear-se na resposta a uma única e elementar questão: vais precisar desse dinheiro durante os próximos 5 anos?

1- Se estás certo que não, podes esperar até Abril, mas investe em CT sem receio!

2- Se tens dúvidas sobre o prazo, para aumentares a liquidez, sem perderes uma taxa atractiva,então opta pelos depósitos a 1 ano, na casa dos 4%, o melhor que podes conseguir neste momento... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse dinheiro que possuo vou dar como "perdido" pois não necessito dele e estou a pensar deixa lo ate 10 anos é por essa razão que estou a pensar se em abril a taxa  aumenta assim sempre era mais alguns € que entrava no bolso, agradeco desde ja todas as respostas e ajudas de todos os foristas.

Radical que banco tem essas taxas ? e o Big ? parece me ser boa possuo uma no barclays e sao muito mas muito fracas mas como nao pago manutenção utilizo-a para ir aumentando o bolo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto dessa tua maneira de pensar, mas não terás a transmitir um bocadinho de confiança a mais? As noticias não estão nada animadoras.

Concordo com o radical_pt. Portugal já passou por outras crises, inclusivé já sofreu intervenção do FMI e nem por isso os investimentos em CAs foram afectados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tens algumas opções para 4% (ou mais), como podes ver aqui.

Já agora, a listagem ainda peca por incompleta, pois, mais uma vez, também esta análise sistemática não considera o Privat Bank, actualmente o melhor, para poucos recursos, 4,5% a 3 meses e 4,25 % a 1 ano, ambos disponíveis a partir de 500 €...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, a listagem ainda peca por incompleta, pois, mais uma vez, também esta análise sistemática não considera o Privat Bank, actualmente o melhor, para poucos recursos, 4,5% a 3 meses e 4,25 % a 1 ano, ambos disponíveis a partir de 500 €...

Bem lembrado!

Pois, o Privat Bank foi como habitual omitido no comparativo, sinceramente não percebo porquê. Não será por ser estrangeiro, pois o Barclays, BBVA, Caixa Galicia e Caja Duero aparecem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem lembrado!

Pois, o Privat Bank foi como habitual omitido no comparativo, sinceramente não percebo porquê. Não será por ser estrangeiro, pois o Barclays, BBVA, Caixa Galicia e Caja Duero aparecem...

Se calhar deve estar relacionado com "aquela" discussão salutar em torno dos "verdadeiros" donos do banco e ao uso que dão ao "money"!...   :P

PS - Bem sei que não falham mas... alguêm paga a diferença!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MariaOlinda

Bom dia a todos os participantes do forum!

Estou seriamente a pensar ssubscrever CT em abril e tenho aqui umas duvidas que espero me possam ajudar.

Como não quero por os ovos no mesmo cesto estava a pensar subscrever mais do que uma subscrição, tipo 1000€ numa ,2000€ noutra ,assim se por acaso precisa-se do dinheiro nao perdia juros em todo o montante mas será isso possivel?´

E caso seja possivel, quando abrir conta no aforronet posso fazer transferencia bancária para as minhas contas do aforro?

Penso que no site me deve fornecer o nib da conta subscrita é isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes subscrever 10.000€ e depois, se precisares, resgatar só 3.000€. Por aí acho que não se justifica dares-te ao trabalho de fazer tanta subscrição...

A questão de por os ovos no mesmo cesto, a colocar-se, é no sentido de não investires tudo em CTs. Se o Estado efetivamente for à falência e decidir não os reembolsar como forma de por as contas em dia, convém que tenhas dinheiro disponível noutros sítios...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MariaOlinda

Boa noite!

Então nesse caso dos 10.000€ se apenas resgatar 3.000€ apenas perco juro nos 3000 e nos restantes 7000 nao perco nenhum juro? é que julguei que não se pudesse fazer resgates parciais apenas totais, daí a minha ideia de subscrever mais do que 1 .

E não, não vou colocar lá todo o meu dinheiro mas sim 65%.

Já agora qual a vossa opinião em relação á situação que o pauloaguia mencionou, o estado não reembolsar os CTs aos portugueses em caso de falência, acham que pode ou vai acontecer? ???

É que se assim pensarmos, mais vale depositar o dinheiro como os nossos avós faziam  (debaixo do colchão) ou enterrado na horta  :)na vossa opinião se pudessemos colocar esse risco em percentagem  qual seria?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tenho a mesma dúvida ???

Então quer dizer que  por exemplo se for investir 50000€, em vez de fraccionar duas vezes 25000€ posso aplicar o total que se tiver necessidade de levantar algum só perco juros no que levantar! ;D

Se percebi mal peço desculpa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fonte do Site IGCP

http://www.igcp.pt/gca/?id=947

Resgate Antecipado:

a) Cada subscrição pode ser objecto de resgate total ou parcial após 6 meses da data-valor da subscrição. Em caso de resgate parcial, o número de unidades remanescente da subscrição não poderá ser inferior ao número mínimo de unidades requerido numa subscrição nova.

Ou seja, é possivel fazer o resgate parcial desde fiquem sempre 1000 € de Certificados de Tesouro.

Não sou desse tempo, ou melhor nasci nessa altura por volta da crise 1983. O FMI teve de intervir no mercado português e pelo já pode ler neste forum e noutros sitios eu nunca vi nada a mencionar em que o Estado fica com o dinheiro dos certificados de aforro.

Colocar o dinheiro no colchão acho que é um má estrategia a todos os niveis, por exemplo e se acontece um impervisto natural (cheia, incêndio, mini-tornado) ou então ocorre um roubo em casa. Eu continuo apostar em ter o meu dinheiro no banco ou neste momento também no igcp. Tenho receio sim tenho! Mas em vez de preocupar no cenario pior de de todos que tem uma probabilidade baixissima ou ocorrer um roubo em casa, provavelmente o roubo em casa terá mais probabilidade.

Como escrevi antes, eu tenho a certeza que as taxas de Abril serão superiores ao mês de Março. Mas será que as taxas de Maio serão superiores a Abril? É possivel porque a pressão das OT 10 E 5 ANOS durante o mês de Abril será muito grande (devido à elevada divida a pagar nesse mês) e são as médias de Abril que vão definir as taxas de Maio.

Eu espero estar errado para o bem de Portugal, mas infelizmente temo que não, são muitos erros de governação durante muitos anos (com isto não quero especificar um partido em questão).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Reparei num novo link na página do IGCP que mostra a Taxa Efectiva ilíquida para novas subscrições.

Será que alguém me podia explicar como é que são obtidos aqueles valores?

O link que falo está a meio desta página: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

Pois, eu também reparei nisso, já pedi um esclarecimento há 3 dias ao IGCP e nada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu também reparei nisso, já pedi um esclarecimento há 3 dias ao IGCP e nada!

Contudo parece ser, pois não fiz as contas, a taxa equivalente que daria o mesmo retorno final ao fim dos 5 ou 10 anos, caso os juros fossem pagos todos os anos pelo valor do periodo respectivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contudo parece ser, pois não fiz as contas, a taxa equivalente que daria o mesmo retorno final ao fim dos 5 ou 10 anos, caso os juros fossem pagos todos os anos pelo valor do periodo respectivo.

Isso julgo que não é, porque nessa caso a taxa deveria ser superior.

Alguém poderia dar uma ajuda e desvendar que taxas (Taxa Efectiva ilíquida) para os Certificados do Tesouro são aquelas no site do IGCP?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Reparei num novo link na página do IGCP que mostra a Taxa Efectiva ilíquida para novas subscrições.

Será que alguém me podia explicar como é que são obtidos aqueles valores?

O link que falo está a meio desta página: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

Ninguém consegue explicar as taxas presentes no site do IGCP? O link directo para o documento é:

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/03_Taxa_efectiva_CertTes.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=474677

Governo prevê juros da dívida acima de 6,5% até 2014

A alta dos juros da dívida nacional deverá manter-se por um período prolongado. É, pelo menos, essa a estimativa do Governo que antecipa que a taxa das obrigações do Tesouro a 10 anos continue acima dos 6,5% até 2014.

A estimativa do Governo é de que a taxa das Obrigações do Tesouro a 10 anos continue acima dos 6,5% até 2014. Este ano, o juro deverá situar-se, em média, nos 6,8%. No mercado, a taxa está, actualmente, em 7,361%.

A tendência será de subida da taxa média exigida pelos investidores para financiarem a dívida de longo prazo do Estado. Em 2012, a projecção do Governo é de um juro de 6,9%, descende para 6,8% em 2013 e para 6,5% em 2014.

Seguindo estas estimativas, então vamos ter taxas a 10 anos para os certificados do tesouro com taxas superiores a 6.5% até 2014.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites