Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Julgo que depois com o numero de conta que me é atribuido nos ctt é que consigo aderir ao aforro net certo?

Certo. Na pagina de adesao indicas esse numero de conta, bem como o teu email e a tua escolha de username. Depois de receberes por correio a password, podes proceder com a activacao. No meu caso, a password demorou um pouco menos de 2 semanas a chegar.

Os juros das OTs continuam altos, embora tenha havido uma descida desde o fim de Fevereiro: 5 anos, 10 anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Para um investimento a longo prazo como este, penso que vale a pena esperar 2 ou 3 meses enquanto a taxa continua a aumentar.

Enquanto isso, para minimizar o efeito "dinheiro parado" convém recorrer a uma conta poupança ou DP 1 mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para um investimento a longo prazo como este, penso que vale a pena esperar 2 ou 3 meses enquanto a taxa continua a aumentar.

Enquanto isso, para minimizar o efeito "dinheiro parado" convém recorrer a uma conta poupança ou DP 1 mês.

Bom conselho!...  ;)

Já o seu contrário não é lá muito válido. Investir o capital no CT e passados 6 ou 12 meses retirar para voltar a investir novamente, porque estes subiram umas décimas percentuais!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já o seu contrário não é lá muito válido. Investir o capital no CT e passados 6 ou 12 meses retirar para voltar a investir novamente, porque estes subiram umas décimas percentuais!...  :P

Não necessáriamente. Se tencionares investir por 10 anos e essa taxa tiver subido 0,3%, vais perder menos de 2% ao resgatar no primeiro ano mas ganhar mais (10 x 0,3% =) 3%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas  :)

EStou aqui a precisar de uma ajuda no rumo a dar com a melhor rentabilidade possivel ás minhas poupanças.

Então é assim neste momento acabo de resgatar do BES 5000€ de um deposito crescente com taxa de 2.25 %

(pareceu-me pouco comparado com as taxas actuais).

E a 15 deste mês resgato 6000€ do Santander com taxa a 2.85% de um produto de seguros tambem aquem das actuais taxas.

E tenho outro que é um PPR Leve Expert serie G -não declarado (IRS) mas que só faz o primeiro ano em julho mas como ja tenho 60 anos penso que posso levantar sem penalização do capital, se alguem tiver informação acerca deste produto e das penalizações agradeçia .

E serão esses montantes que tenho para aplicar e estou bastante inclinado a colocar nos CT mas gostaria de ouvir outras opiniões mais experientes do que eu nestas lides , mas devo dizer que fiquei com a pulga atrás da orelha quando ouvi um gestor de activos dizer para ter cuidado com os CT pois o Governo antes de pagar os Ct e os juros daqui a 5 ou antes dos 10 anos ,ainda se ha-de lembrar de alterar as regras e as taxas a seu belo prazer?? ::)

Fico a aguardar os vossos conselhos .

Abraço Joaquim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo. Na pagina de adesao indicas esse numero de conta, bem como o teu email e a tua escolha de username. Depois de receberes por correio a password, podes proceder com a activacao. No meu caso, a password demorou um pouco menos de 2 semanas a chegar.

Os juros das OTs continuam altos, embora tenha havido uma descida desde o fim de Fevereiro: 5 anos, 10 anos

Dá para subscrever directamente na pagina do aforronet.igcp? sem ir aos ctt?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, isto está ao rubro, o que é verdade hoje poderá ser mentira amanhã.

Acredito que começa a ser dificil para aqueles que nos ajudam aqui no forum dar uma boa opinião sobre investimentos, mas força, vamos em frente.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=471849

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=471795

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A taxa das OTs a 5 anos ultrapassou hoje a de 10 anos!

Caso a situação se mantenha ao longo do mês, alguma ideia de como funcionarão os CTs? Vai pagar um juro inferior no último ano (em relação aos 5 anteriores)? E quanto ao "acerto" final ((taxa 10 anos - taxa 5 anos) x 9 anos), que vai dar negativo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

OT 5 Anos 7.569%

OT 10 Anos 7.558%

Penso que foi um caso pontual, porque por norma a taxa 10 anos deverá ser superior a de 5 anos. Mas é interessante ter acontecimento na optica dos certificados do tesouro, se a taxa 5 anos do CT fosse superior a 10 anos provavelmente tirava o dinheiro dos CT no 9.º Ano, para evitar o acerto do 10 .º Ano.

"No 10º ano procede-se ao pagamento da componente de juros correspondente à diferença entre a remuneração da OT a 5 anos e da OT a 10 anos, por forma a garantir uma remuneração tendo como referência a destas OT durante o respectivo período de aplicação (diferencial de juros)."

Perspectivas para a Taxa de Abril

Pessoalmente acho que a taxa de Abril CT será superior à taxa de Março, não vejo qualquer sinal que descidas. A cimeira europeia de 24 e 25 de Março está muito perto da data da publicação das taxas CT de Abril a 29 Março, ou seja, o efeito da cimeira somente vai afectar os dias 25 (se correr bem), 28 e 29 de Março, por isso a media do mês Março não vai ficar muito afectada somente por 2/3 dias.

Mas tenho um pressentimento que a taxa de Maio será superior a Abril, devido a necessidade que o Estado se financiar no mês Abril.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perspectivas para a Taxa de Abril

Pessoalmente acho que a taxa de Abril CT será superior à taxa de Março, não vejo qualquer sinal que descidas. A cimeira europeia de 24 e 25 de Março está muito perto da data da publicação das taxas CT de Abril a 29 Março, ou seja, o efeito da cimeira somente vai afectar os dias 25 (se correr bem), 28 e 29 de Março, por isso a media do mês Março não vai ficar muito afectada somente por 2/3 dias.

Mas tenho um pressentimento que a taxa de Maio será superior a Abril, devido a necessidade que o Estado se financiar no mês Abril.

Eu pessoalmente acho que chegará um momento em que o Governo pedirá ajuda externa. Não me parece que o estado PT possa aguentar com estas taxas >7.5% eternamente. A minha perspectiva é que aí as taxas dos CT deixam bastante.

Sabes onde posso encontrar um calendário das datas em que o Governo se irá financiar no mercado estrangeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente acho que chegará um momento em que o Governo pedirá ajuda externa. Não me parece que o estado PT possa aguentar com estas taxas >7.5% eternamente. A minha perspectiva é que aí as taxas dos CT deixam bastante.

Sabes onde posso encontrar um calendário das datas em que o Governo se irá financiar no mercado estrangeiro?

Se calhar estou errado ao pensar que as taxas de juro vão baixar depois de PT ser "ajudado":

"Juros da dívida da Grécia fixam novo máximo histórico perto dos 13%"

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=472047

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas  :)

EStou aqui a precisar de uma ajuda no rumo a dar com a melhor rentabilidade possivel ás minhas poupanças.

Então é assim neste momento acabo de resgatar do BES 5000€ de um deposito crescente com taxa de 2.25 %

(pareceu-me pouco comparado com as taxas actuais).

E a 15 deste mês resgato 6000€ do Santander com taxa a 2.85% de um produto de seguros tambem aquem das actuais taxas.

E tenho outro que é um PPR Leve Expert serie G -não declarado (IRS) mas que só faz o primeiro ano em julho mas como ja tenho 60 anos penso que posso levantar sem penalização do capital, se alguem tiver informação acerca deste produto e das penalizações agradeçia .

E serão esses montantes que tenho para aplicar e estou bastante inclinado a colocar nos CT mas gostaria de ouvir outras opiniões mais experientes do que eu nestas lides , mas devo dizer que fiquei com a pulga atrás da orelha quando ouvi um gestor de activos dizer para ter cuidado com os CT pois o Governo antes de pagar os Ct e os juros daqui a 5 ou antes dos 10 anos ,ainda se ha-de lembrar de alterar as regras e as taxas a seu belo prazer?? ::)

Fico a aguardar os vossos conselhos .

Abraço Joaquim.

Bom dia!

Tinha aqui colocado esta dúvida relacionada com a segurança vs rentabilidade, das nossas poupanças se alguém me puder dar uns conselhos acerca deste assunto agradecia  :)Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Onde posso comprar divida Grega? 13% :o

No BIG facilmente compras obrigações de dívida grega. Vendê-las é que é um pouco mais difícil (implica contacto com o banco e, claro, que apareça um comprador disponível).

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRendimento_s/obrigacoes.asp

Agora, fá-lo em consciência do nível de risco ser elevado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde posso comprar divida Grega? 13% :o

Cordialmente

PNogueira

Tens de ser cliente BIG...e dispor de pelo 3000 € para investir no produto. É um bom investimento, mas um pouco mais arriscado ainda do que investir em dívida portuguesa....

depois é simples, até se pode fazer a qualquer altura no site, a cotação é disponibilizada diariamente...

[nota: quando respondi à questão solicitada neste post não tinha reparado na resposta oportuna do Paulo, a quem peço desculpa pelo engano!]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostaria de fazer umas perguntas em relação a este tópico, tenho 2000€ e gostaria de investir em CT acham que seria boa altura fazer agora ou aguardar 2 3 meses, acham que vai aumentar as taxas ?

Já agora pergunto os juros são creditados todos os anos ou como funciona ?

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me parece.

Cordialmente

PNogueira

Sim, existe sempre o risco (pelo menos teórico) de determinada Estado entrar em incumprimento e, no mínimo, nesse caso, ter de recalendarizar o pagamento da sua dívida externa, perante os credores.

Os moldes em que isso pode acontecer são, no contexto actual, uma óbvia incógnita futura!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites