Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Estava só a tentar perceber como poderia ser a evolução com a entrada (cada vez mais falada) do FMI.

À partida, qualquer "luz ao fundo do túnel" contribuirá para as taxas descerem. No caso de uma intervenção do FMI (considerada por muitos a "solução definitiva"), penso que descerão bastante e rápidamente.

O que me preocupa um pouco é a possibilidade de com a intervenção do FMI a comercialização dos CTs ser terminada abruptamente, "tramando" quem estava à espera do anúncio das próximas taxas. Mas parece-me um cenário demasiado drástico. Provavelmente serão mantidos pelo menos até ao final do mês corrente. E desde o momento em que fosse anunciado o recurso ao FMI e os cortes começassem a ser feitos, algum tempo haveria de passar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esperas daqui a um ano os DPs 1 ano darem mais de 6%? Como em 2008 antes da crise?

Não me parece que subam tanto. Creio que as taxas desses DPs são influenciadas pela Euribor a 12 meses. Se a Euribor atingisse esses níveis, não haveria quem conseguisse pagar crédito.

De qualquer forma, se os DPs ficassem assim tão rentáveis, resgatavam-se os CTs e aplicava-se o dinheiro em DPs :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe um factor muito importante sobre as taxas dos certificados do tesouro, são sujeitas a retenção de IRS.

Presumindo que a taxa de retenção mantem igual durante 21,5%

Com uma taxa de 6,65%,  o estado na realidade vai pagar de juros 5.22%.

Portanto este negocio não é tão mau para o estado, tendo em conta esse factor.

OT a 10 anos da grecia e irlanda continuam com taxas elevadas, depois da entrada do fmi e fundo europeu. Agora se os CT são calculados com base no mercado secundário então é possivel que essas taxas das OT 10 anos continue elevadas ou subam um pouco mais.

O governo até pode fazer alterações do certificados do tesouro, mas somente para futuro e não para o passado. Para as taxas já subscritas o estado pode é fazer um gravamento na retenção do irs para pagar menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Escalada dos juros da dívida vai fazer disparar rendibilidade dos certificados do Tesouro, que deverá superar os 7% nas subscrições a realizar em Março.

Quer investir em certificados do Tesouro? Espere até ao próximo dia 1. É que em Março o retorno oferecido por este produto de poupança vai voltar a disparar, fixando um novo recorde. O juro máximo deverá superar a fasquia dos 7%, sendo esta a taxa mais elevada alguma vez paga pelo Estado para obter financiamento.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=470081

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Março  de 2011 a:

- Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,70%

- Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos -  6,80%

- Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 7,10%

fonte: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom como o Davismleal tem feito umas boas previsões vou aguardar até ele dar a ordem de compra  ;D.

Cordialmente

PNogueira

Obrigado pelo comentario. Acertei nas taxas a 1 ano e 10 anos, mas errei a 5 anos, porque nunca pensei que eles iam colocar a diferença taxas de 5 anos e 10 anos tão perto uma da outra.

Em retrospectiva acho que a taxa 5 anos foi sobreavaliada, e deveria ser mais baixa, talvez ficar nos 6,50% seria o mais correcto. Mas é a taxa que temos e eu como aforrador estou contente, como contribuinte estou preocupado.

Infelizmente para Portugal acho que as subidas ainda não terminaram, e continuo a referir que Abril será a primeira grande prova do ano em termos divida publica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo comentario. Acertei nas taxas a 1 ano e 10 anos, mas errei a 5 anos, porque nunca pensei que eles iam colocar a diferença taxas de 5 anos e 10 anos tão perto uma da outra.

Em retrospectiva acho que a taxa 5 anos foi sobreavaliada, e deveria ser mais baixa, talvez ficar nos 6,50% seria o mais correcto. Mas é a taxa que temos e eu como aforrador estou contente, como contribuinte estou preocupado.

Infelizmente para Portugal acho que as subidas ainda não terminaram, e continuo a referir que Abril será a primeira grande prova do ano em termos divida publica.

Mas, num cenário mais optimista, também podemos pensar que dentro em breve, se finalmente houver consenso na U.E. para se recorrer ao fundo de regaste europeu recém-criado, haja finalmente lugar a um alívio das taxas, afastando tb a hipótese da intervenção do FMI, e isso tudo ainda durante o mês de Março...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MariaOlinda

Olá boa noite :)

Encontrei ontem este site e desde já quero felicitar os mentores pelo magnifico trabalho!

Tenho algumas duvidas em relação aos CT é que queria subscrever e ainda não percebi algumas coisas tais como:

Devo inscrever-me antes, 1 ou 2 meses no aforronet (isto porque ainda não decidi quando vou investir)?

E posso fazer tudo pela internet ou tenho de ir sempre a um balcão dos ctt?

E para fazer uma subscrição ao balcão dos CTT perguntei á funcionária e ela respondeu que era um serviço feito ao balcão ,:o tipo estou eu ali a fazer a subscrição e está o outro funcionário a deitar o olho e mais algumas dezenas de pessoas atrás de mim a saber a minha vida e se tenho dinheiro e quanto e aonde invisto ??? sinceramente pareceu-me  um serviço sem nenhuma privacidade.

será que em todo o lado é assim?

Obrigada desde já

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom, quanto à privacidade há balcões dos CTT com um serviço de atendimento financeiro exclusivo e separado dos restantes assuntos, como por ex. na Casal Ribeiro, em Lisboa.

Em relação ao aforro net é de facto um serviço excelente, para além de dispensar a ida ao balcão é rápido, prático e fácil de usar, mas para aderires a ele será sempre necessário fazer um primeiro investimento ao balcão para abrir uma conta aforro em teu nome, tendo em atenção que nos ctt não aceitam multibanco, logo, tens de levar cheque ou numerário para depositar...aconselhava-te a fazê-lo com o mínimo possível, ou seja, 1000 € e depois calmamente em casa reforçares a participação quando e com quanto te convier.

Mas a abertura de conta ao balcão é imediata, logo não tem sentido, estares a pensar em fazê-lo agora para investir daqui por 2 meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MariaOlinda

Boa noite .

Obrigado pelo esclarecimento,mas esclareçam-me mais umas duvidas eu estou a pensar fazer a subscrição assim que sairem as taxas de abril e nessa altura ver quais as melhores taxas.

Mas se caso sejam as de março convem fazer logo a subscrição e sendo assim, segundo entendi faço uma subscrição ao balcão de 1000€, até aqui ok.

Mas a minha questão é: depois de espreitar as taxas de abril se aderir ao aforronet para ainda investir no final de março dará tempo é que pelo que andei a ver no site o processo ainda demora ,têm de enviar  os codigos por correio etc... é capaz de já não dar, que acham?

Cumprimentos Maria Olinda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite .

Obrigado pelo esclarecimento,mas esclareçam-me mais umas duvidas eu estou a pensar fazer a subscrição assim que sairem as taxas de abril e nessa altura ver quais as melhores taxas.

Mas se caso sejam as de março convem fazer logo a subscrição e sendo assim, segundo entendi faço uma subscrição ao balcão de 1000€, até aqui ok.

Mas a minha questão é: depois de espreitar as taxas de abril se aderir ao aforronet para ainda investir no final de março dará tempo é que pelo que andei a ver no site o processo ainda demora ,têm de enviar  os codigos por correio etc... é capaz de já não dar, que acham?

Cumprimentos Maria Olinda

Sim, ainda é capaz de levar 2/3 dias úteis, dependendo da tua zona de residência e da distribuição eficiente dos CTT, o que é incerto como se depreende...eu no teu lugar, subscrevia já 1000 € p ficarem já a render e com a continha aberta e tudo a funcionar direito. Depois se fosse possível punha o resto do capital num depósito de curto prazo, ao dia e no final do mês, comparava e optava, mas já sem esse preocupação burocrática a toldar a "ginástica financeira";)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Alguém me sabe dizer quanto tempo é que demora o resgate dos Certificados do Tesouro, tanto num balcão dos CTT como através do AforroNet?

(Julgo que li algures que demorava 2/3 dias, mas teria lógica se fosse imediato)

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer quanto tempo é que demora o resgate dos Certificados do Tesouro, tanto num balcão dos CTT como através do AforroNet?

É imediato - depois leva é o tempo normal de uma transferência bancária para chegar à tua conta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia :)

Alguem me sabe dizer que documentos sao necessarios nos ctt para abrir conta e subscrever os CT.

Julgo que tambem tenho de levar o nº da conta ordem associada ou o nib?

Obrigada desde já

Já fiz algum tempo, mas penso que necessitas:

- Cartão Cidadão (BI e NIF) ou Bilhete identificação e Cartão Contribuinte

- Comprovativo do NIB da Conta Bancária (para onde queres que os juros sejam creditados)

- Comprovativo da Morada

Penso que seja só isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MariaOlinda

Obrigada pela informação Davidmleal!

Julgo que depois com o numero de conta que me é atribuido nos ctt é que consigo aderir ao aforro net certo?

E em relação ás noticias da reunião do Socrates com a Merkel quais seram os espectativas para os CT em abril e maio  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites