Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Fevereiro de 2011 a:

• Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,55%
    • Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,80%
    • Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,65%

Fonte: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Não me debruçei sobre esse assunto, mas encontra legislação aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,3104.msg26948.html#msg26948

Encontra simulador aqui: http://www.pedropais.com/depositos-e-investimentos/simulador-de-certificados-do-tesouro

Talvez perguntando directamente a quem criou o simulador!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual será a tendência nos próximos meses?

Posso-te dizer qual a minha tendência nos próximos meses. Esperar até ao momento em que é anunciada para o mês seguinte uma taxa mais baixa e subscrever nesse momento. Até lá, ir mantendo/acumulando o dinheiro a render alguma coisa, numa conta poupança. 8)

Pessoalmente, não espero que para Março as taxas subam ainda mais. Mas espero sinceramente estar errado!! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sendo a explicação que pediste (e que eu gostava também de saber), posso-te dizer que para efeitos de previsão aproximada costumo acompanhar os yields médios das OTs a 10 anos (http://www.tradingeconomics.com/Economics/Government-Bond-Yield.aspx?Symbol=PTE)

e pelo menos nos últimos 5 meses a taxa das CTs a 10 anos ficou sempre entre os 94% e 96% do yield do mês anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá , boa noite:

Dando como ex. um montante de 100.000€ investidos em julho em CT,e portanto já ter perfeito os 6 meses (minimo de permanência) se os resgatar agora poderei reenvesti-los á taxa actual? Acham que será rentável para um prazo de 5 anos tendo em conta a perda de 6 meses de juro?

Um abraço

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor juro de sempre dos CT  :)

Qual será a tendência nos próximos meses?

O mês de Abril será o mês mais complicado do ano 2011 para Portugal em termos de financiamento. Será um mês que provavelmente vai forçar as taxas OT.

Depois será nesse mês que vai sair as noticias das contas publicas dos primeiros 3 meses.

Por isso penso que as taxas de Maio sobre os Certificados do Tesouro poderão atingir recordes.

Esta é a minha previsão para hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dando como ex. um montante de 100.000€ investidos em julho em CT,e portanto já ter perfeito os 6 meses (minimo de permanência) se os resgatar agora poderei reenvesti-los á taxa actual? Acham que será rentável para um prazo de 5 anos tendo em conta a perda de 6 meses de juro?

Penso que vale a pena resgatares e reinvestires, independentemente do montante em causa.

A taxa do primeiro ano das subscrições de julho é 1,25%, portanto para os 6 meses perdes (1,25%/2) 0,625% ao resgatar.

A diferença actual entre as taxas para 5 anos é (5,80%-4,45%) 1,35%, portanto em 5 anos ganhas mais 6,75%.

Embora a taxa actual já esteja bastante boa, podes ainda esperar pelo dia 24 de Fevereiro para saber a taxa de Março e nesse momento decidires se reinvestes ainda em Fevereiro ou esperas por Março. Atenção é ao tempo que poderá demorar o resgate (que desconheço completamente)!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boas !

Caros amigos neste momento sinto-me tentado a fazer uma aplicação em certificados do tesouro

o montante seria de 10.000€ e tenho uma dúvida a qual penso que me poderam ajudar, é o seguinte: se eu fizer uma subscrição a 10 anos (taxa ,6.65%)e por acaso(imprevisto) tiver que retirar o montante ao 7º ano qual será a taxa de juro que me será aplicada, será a de 5 anos? para o total dos 7 (5.80%x7) e  terei alguma penalização pelo resgate antecipado?

Desde já obrigado pela atenção.

Joaquim almeida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Capital Investido = 10000 €

Remuneração Acumulado

No fim do 1.ºano 121,68 € 121,68 €

No fim do 2.ºano 121,68 € 243,35 €

No fim do 3.ºano 121,68 € 365,03 €

No fim do 4.ºano 121,68 € 486,70 €

No fim do 5.ºano 1.789,80 € 2.276,50 €

No fim do 6.ºano 455,30 € 2.731,80 €

No fim do 7.ºano 455,30 € 3.187,10 €

No fim do 8.ºano 455,30 € 3.642,40 €

No fim do 9.ºano 455,30 € 4.097,70 €

No fim do 10.ºano 1.122,55 € 5.220,25 €

Remunerações liquidas de imposto.

Se fizeres a desmobilização ao fim 7 anos a taxa será a de 5 anos (5,80% tanb). Se fizeres a desmobilização fora do periodo da remuneração CT tens perda de juros.

Pessoalmente penso que a remuneração do mês de março será superior à taxa de fevereiro. Por isso não subscrevia os certificados de tesouro neste mês.

Mas também estou curioso às taxas que se vão praticar nos mercados secundários em abril e junho de 2011, porque esses serão os meses complicados em divida publica deste ano. A pressão será muita nesses meses por isso para os males deste país que possamos ter taxas recordes e juntando um cenário de crise politica. Por isso acho possivel termos taxas de certificados de tesouro recorde para os meses de Maio e Julho de 2011.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fizeres a desmobilização ao fim 7 anos a taxa será a de 5 anos (5,80% tanb). Se fizeres a desmobilização fora do periodo da remuneração CT tens perda de juros.

Obrigado pela resposta !

Eu estou a colocar esta questão porque estava a pensar fazer um CT a 10 anos mas se ate lá aparece-se outro investimento mais aliciante resgatava e aproveitava o juro a 5 anos mas gostava de saber ao certo qual o senão($$$$ ;)

Já agora é capaz de me dizer qual é em percentagem a penalização de juros por desmobilização antecipada e tomando o exemplo de CT a 10 anos e resgatear o valor aos 7 .

Qual seria o cenário?

Cumprimentos Joaquim

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Já agora é capaz de me dizer qual é em percentagem a penalização de juros por desmobilização antecipada e tomando o exemplo de CT a 10 anos e resgatear o valor aos 7 .

Todos os anos o estado entrega os juros na conta bancária associada aos CT.

Se os CTs forem levantados, simplesmente não são creditados mais juros, a penalização é essa. Se levantares um dia depois do crédito dos juros não tens grande "penalização". Se levantares 11 meses depois também não vais receber mais nada - tiveste o dinheiro 11 meses investido para nada (aí mais vale pensar em tentar aguentar o mês que falta para os juros do ano seguinte).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para Março as taxas vão subir, mas a minha perspectiva é que a taxa de Abril ou Maio serão mais elevadas do que a taxa de Março.

Não se vê qualquer inversão na subida OT. No proximo mês de Abril para mim será a grande prova de fogo deste ano, o estado tem um montante muito elevado a pagar nesse mês, por isso é expectavel que as taxas continuam elevadas até lá.

Previsões para as Taxas de Março:

10 Anos: 7% a 7.10%

5 Anos: 6.1% a 6.2%

1 Ano: 1.65% ou 1.70%

Estas são as minhas previsões para as Taxas dos Certificados do Tesouro.

Mas recomendo a todos os investidores para terem calma e esperarem, porque acho que o mês de Abril a taxa será mais elevada do que o mês de Março.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que tal o dep. a prazo ao Privat Bank, 4,25% a 3 meses enquanto se aguarda....ou será já tarde o vencimento (Maio), para dep então investir nos CT?

O DP 3 meses do PrivatBank dá 4,50%. Corres no entanto o risco de "prender" o dinheiro tempo demais.

Podes recorrer à Conta Poupança, que permite reforçar livremente e levantar sem penalização com uma semana de antecedência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O DP 3 meses do PrivatBank dá 4,50%. Corres no entanto o risco de "prender" o dinheiro tempo demais.

Podes recorrer à Conta Poupança, que permite reforçar livremente e levantar sem penalização com uma semana de antecedência.

O inconveniente é ter de ser feito ao balcão, para não ter custo, uma vez que as transferencias por NIB no home-banking ainda mantêm a comissão elevada de 1,50 €, não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O inconveniente é ter de ser feito ao balcão, para não ter custo, uma vez que as transferencias por NIB no home-banking ainda mantêm a comissão elevada de 1,50 €, não é?

A comissao mantem-se. Mas com o DP 3 meses tinhas o mesmo problema. A comissao so' e' um problema se tiveres uma alternativa que pelo mesmo prazo te da' um juro superior ao que consegues no PrivatBank menos o custo da comissao. Nao sei se me fiz entender...

O que eu tenho feito com a Conta Poupanca e'

1) Dou a ordem de desmobilizacao (deixando um minimo de 50 EUR para a conta continuar aberta) de forma ao dinheiro estar disponivel no dia em que as taxas de CTs do proximo mes sao anunciadas

2a) Se as taxas diminuiram, transfiro para outra conta (pagando os tais 1,56 EUR) e subscrevo os CTs ainda no mes corrente

2b) Se as taxas aumentaram, volto a colocar na conta poupanca e volto ao ponto 1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos supor que o estado Português pede ajuda (FMI/Fundo Europeu Estabilização/etc.) o que acontece às taxas dos CTs?  ???

Se não me engano, actualmente os valores dos CT são baseadas no valor das OT que são transaccionadas. Com a ajudar externa Portugal deixará de ir pedir dinheiro aos mercados durante uns tempos (2/3 anos). Logo o que acontecerá às taxas de juro da CT? Assumindo que o governo vai continuar a querer estimular a poupança nacional e não acaba com os CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos supor que o estado Português pede ajuda (FMI/Fundo Europeu Estabilização/etc.) o que acontece às taxas dos CTs?  ???

Provavelmente descem a pique (para as novas subscrições), juntando-se ao clube dos Certificados de (pouco) Aforro. Há por isso que aproveitar e subscrever antes disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o FMI entrar, não vai alterar as taxas de juro das aplicações em CT dos meses transactos, mesmo sendo contra o que está estipulado no "regulamento" dos CT?

Não tenho receio pelas taxas anteriores. Estava só a tentar perceber como poderia ser a evolução com a entrada (cada vez mais falada) do FMI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites