Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Baixa quando comparada com os CT...

Cerca de 2,0%

Com esse rendimento até num depósito a prazo te rende mais.

A questão é mais relacionada com o prazo dos CT ser de 10 anos enquanto os CA de que disponho não tem limite.

Assumindo que não mudava a taxa, precisavas de 30 anos com os CA para atingir a mesma remuneração que os CT. Estou a assumir que manter o dinheiro "preso" durante 5 a 10 anos não será problema para ti...

Será que se prevê alguma subida nas taxa de juro do CA??

Salvo erro a taxa dos CAs está indexada à Euribor (mais umas bonificações de tempo de permanência que suponho que tenhas). Esta está em níveis historicamente baixos pelo que é provável que venha a subir, sim. Mas desde que foi criada, a Euribor ainda não ultrapassou a casa dos 5% (Euribor a 1 ano chegou a rondar os 5,4% mas caiu pouco depois). Espera-se que não atinja esses valores novamente tão depressa (e quase de certeza, não o faria com a velocidade que permitisse compensar os baixos rendimentos dos primeiros tempos) pelo que, dado que o nível de risco entre os dois produtos é idêntico (só perdes o dinheiro se o estado português for à falência) desses dois eu talvez optasse pelos CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela ajuda.

Vou esperar pelo final do mês de Dezembro para verificar como se comportam as taxas para Janeiro dos CT e depois eventualmente efectuar a transferência de valores!

mais uma vez obrigado

Nesse caso convém confirmar quanto tempo leva desde que se dá a ordem de resgate até se ter o dinheiro, para garantir que tem tempo para tudo... é que as taxas de Janeiro só são publicadas nos últimos 2 ou 3 dias do mês, pode já ser tarde para decidir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso convém confirmar quanto tempo leva desde que se dá a ordem de resgate até se ter o dinheiro, para garantir que tem tempo para tudo... é que as taxas de Janeiro só são publicadas nos últimos 2 ou 3 dias do mês, pode já ser tarde para decidir...

As taxa de Janeiro saem a 29 de Dezembro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dia 2 de Dezembro de 2010

Os juros cobrados entre os investidores na negociação de dívida portuguesa a 10 anos caem 49,70 pontos base, para 6,148%.

Embora seja ainda cedo (ainda no inicio do mês de Dezembro) penso que pelo menos para este mês de Dezembro os juros OT a 10 anos vão estar a baixo da taxa 6,50%, e por isso a remuneração de Janeiro irá ser mais baixa do que a de Dezembro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é viável efectuar a aquisição (subscrição) a 29 ou 30 de Dezembro, aguardando que saiam os valores de Janeiro certo?

Não é como o resgate?

A data que conta é a data de subscrição do produto?

A data que conta é a da subscrição sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

onde posso consultar diariamente as taxas de juro (OT a 10 anos?) que servem de base para o cálculo dos juros dos CT?

Vejo frequentemente na TV a dizer que nesse dia subiram ou desceram mas não sei em que site encontrar o valor diário das mesmas.

Adicionalmente, já alguem é capaz de fazer uma estimativa das taxas de Janeiro?

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No site do IGCP é possível consultar as OT emitidas até ao momento.

http://www.igcp.pt/gca/?id=57

Não sei se é esta a informação pretendida pois não é uma informação dia-a-dia, já que a emissão das mesmas, feita por leilão, não tem periodo diário.

Quanto ao cálculo da taxa de Janeiro confesso que não tenho ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se tem interesse mas…

Estive nos CTT para efectuar a transferência de CA’s para CT’s e fui informado do seguinte:

1) A taxa de juro dos CT’s depende da última “venda” de OT anterior ao ante-penúltimo dia de cada mês.

2) No que se refere aos CA estes, conforme já aqui referido, estão dependentes da Euribor. É efectuada uma média da Eur3M e Eur12M, dos 10 últimos dias. A taxa de juro dos CA’s “vale” 60% da referida média!

Isto implica que para serem atingidos valore próximos dos CT’s a euribor tem que atingir valores recorde (Média (3m e 12m) = 6.5% / 60 % = 10.8%!!!!).

Apenas umas pequenas curiosidades...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se tem interesse mas…

Estive nos CTT para efectuar a transferência de CA’s para CT’s e fui informado do seguinte:

1) A taxa de juro dos CT’s depende da última “venda” de OT anterior ao ante-penúltimo dia de cada mês.

2) No que se refere aos CA estes, conforme já aqui referido, estão dependentes da Euribor. É efectuada uma média da Eur3M e Eur12M, dos 10 últimos dias. A taxa de juro dos CA’s “vale” 60% da referida média!

Isto implica que para serem atingidos valore próximos dos CT’s a euribor tem que atingir valores recorde (Média (3m e 12m) = 6.5% / 60 % = 10.8%!!!!).

Apenas umas pequenas curiosidades...

Tem interesse sim. Muito obrigado pela informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Juro dos certificados do Tesouro fica acima dos 6%

29 Dezembro 2010 | 00:01

Paulo  Moutinho  - paulomoutinho@negocios.pt

Em Janeiro, a taxa dos certificados do Tesouro vai recuar. Desce de recorde, mas continuará acima da fasquia dos 6%, para quem mantiver a aplicação neste produto de poupança do Estado durante 10 anos.

Com base na evolução recente dos juros das Obrigações do Tesouro (OT) é possível afirmar que o juro máximo – atribuído anualmente a quem mantiver a aplicação durante os 10 anos do investimento – ficará acima da fasquia dos 6%.

A taxa máxima dos CT tem por base o juro das OT a 10 anos, que ontem interromperam um ciclo de subidas recorde. Após 16 sessões consecutivas de ganhos, que colocaram a taxa acima dos 6,5%, ontem a "yield" das OT recuou sete pontos base para 6,597%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/01_Taxa_Juro_CT.pdf

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Janeiro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,35%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,40%

IGCP, 29 de Dezembro de 2010

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem toda a razão, não tinha reparado bem. Também vou já fazer nas através do Aforro Net, não costumo ir aos CTT.

Qual a V. opinião sobre a questão seguinte;

Considerando as circunstâncias de:

1-Já ser possivel resgatar as subscrições de JUL10;

2-As taxas deste mês, JAN11, serem melhores;

Compensará resgatar essas emissões e fazer novas emissões?

É só fazer as contas!

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Considerando as circunstâncias de:

1-Já ser possivel resgatar as subscrições de JUL10;

2-As taxas deste mês, JAN11, serem melhores;

Compensará resgatar essas emissões e fazer novas emissões?

Ao desmobilizares, vais perder 1,25%/12 x 6 meses = 0,625%

Ao aplicares o montante numa subscricao este mes, vais obter

- em 5 anos, mais (5,35%-4,45%) x 5 = 4,5%

- em 10 anos, mais (6,40%-5,50%) x 10 = 9%

Vale sem duvida a pena.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho alguns Certificados de Aforro série B de 1989,90,92,96,97, e 2000,01,06.

Valerá a pena passar para Certificados do Tesouro?

Estive a consultar o site do IGCP e confesso que fiquei confuso com os juros, nesta tabela :  http://www.igcp.pt/gca/?id=83 Lendo esta tabela parece que não valerá a pena mas se ler esta: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CA_Taxa_Juro/01_Taxa_Anual_BPP.pdf  já valerá a pena trocar os CA pelos CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho alguns Certificados de Aforro série B de 1989,90,92,96,97, e 2000,01,06.

Valerá a pena passar para Certificados do Tesouro?

Estive a consultar o site do IGCP e confesso que fiquei confuso com os juros, nesta tabela :  http://www.igcp.pt/gca/?id=83 Lendo esta tabela parece que não valerá a pena mas se ler esta: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CA_Taxa_Juro/01_Taxa_Anual_BPP.pdf  já valerá a pena trocar os CA pelos CT.

Tens acesso ao aforro net? Se nao tens adere, provavelmente ai' conseguiras perceber quanto os teus CAs estao realmente a render.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se for para manter durante pelo menos 5 anos, provavelmente compensa trocar os CAs pelos CTs (a menos que a Euribor dispare para valores muito altos nesse espaço de tempo - provavelmente teria que passar dos 5% ou 6% para compensar a diferença actual; salvo erro as taxas dos CAs estão indexadas à Euribor não é?).

Se for para liquidar os CTs antes desse prazo quase de certeza que não compensa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Dezembro transferi praticamente a totalidade do CA que detinha (da série B) para CT.

A taxa dos CA está dependentes da Euribor. É efectuada uma média da Eur3M e Eur12M, dos 10 últimos dias. A taxa de juro dos CA’s “vale” 60% da referida média! Foi pelo menos a informação que tive nos CTT's

Naturalmente que os CT têm um prazo máximo de 10 e não capitalizam, ou seja, deverá ser o próprio, caso pretenda a efectuar o reinvestimento dos juros.

No entanto eu já estava a algum tempo para levantar os CA pois nestes últimos tempo a taxa é efectivamente reduzida e assim o fiz!!!

Concordo plenamente com a questão do prazo de investimento levantado pelo pauloaguia, para qualquer prazo inferior a 5 anos, os CA rendem mais do que os CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atendendo que os juros OT 10 Anos hoje passaram a fasquia dos 7%, existe uma probabilidade dos juros de Fevereiro serem superiores dos Certificados do Tesouro às taxas de Janeiro.

Por isso esperem pela divulgação das taxas de Fevereiro e não subscrevem Certificados de Tesouro neste mês para já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites