Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Retirado do site do IGPC:

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Outubro  de 2010 a:

* Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,40%

* Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 4,85%

* Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,10%

Do 5º ao 9º garantem uma taxa anual de 4,85% e não apenas no 5º ano, certo?

Isto para acertar o excel e não induzir ninguém em erro: https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AnMUMfatJjcPdEZvMVc3TEx0WmU5ei1UOHNJWEQwYXc&hl=pt_PT&authkey=CKvO0fMK#gid=10 (já é possível simular inserindo a data de compra)

Tenho disponível uns trocos para comprar certificados do tesouro este mês, segundo percebi é possível saber a taxa do próximo mês dia 27, podendo escolher se quero comprar no fim deste mês ou no inicio do próximo, certo? Em caso afirmativo, onde poderei ver a taxa do próximo mês? No site IGPC?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Do 5º ao 9º garantem uma taxa anual de 4,85% e não apenas no 5º ano, certo?

Certo.

Tenho disponível uns trocos para comprar certificados do tesouro este mês, segundo percebi é possível saber a taxa do próximo mês dia 27, podendo escolher se quero comprar no fim deste mês ou no inicio do próximo, certo? Em caso afirmativo, onde poderei ver a taxa do próximo mês? No site IGPC?

Sim. E tipicamente tem aparecido nos jornais também...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então e como andam os valores das OT 10 neste últimos dias? Onde podemos encontrar essa informação actualizada?

"As “yields” a 10 anos estão a cair cerca de 35 pontos base para 5,72%, em dia de apresentação ao parlamento da Proposta de Orçamento do Estado para 2011.

...

A correcção registada nas últimas três sessões fez cair os juros de 6,22% para os 5,718% actuais."

In Jornal de Negócios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"As “yields” a 10 anos estão a cair cerca de 35 pontos base para 5,72%, em dia de apresentação ao parlamento da Proposta de Orçamento do Estado para 2011.

...

A correcção registada nas últimas três sessões fez cair os juros de 6,22% para os 5,718% actuais."

In Jornal de Negócios

Isto significa que provavelmente as taxas de juro aplicadas aos certificados de tesouro para subscrições no próximo mês irá baixar? correcto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Isto significa que provavelmente as taxas de juro aplicadas aos certificados de tesouro para subscrições no próximo mês irá baixar? correcto?

Parece apontar nesse sentido, sim, mas eu esperaria até à próxima emissão de dívida, antes da votação do Orçamento de Estado para ver como correm as coisas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Parece apontar nesse sentido, sim, mas eu esperaria até à próxima emissão de dívida, antes da votação do Orçamento de Estado para ver como correm as coisas...

Portanto, é mesmo amanhã que é anunciada a taxa para o mês de Outubro, dos CT, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Portanto, é mesmo amanhã que é anunciada a taxa para o mês de Outubro, dos CT, certo?

Não faço ideia. Sei que amanhã vai haver nova emissão de Obrigações do Tesouro a 4 e 8 anos, se calhar aproveitam e anunciam logo a seguir...

De qualquer forma, a julgar pela evolução das taxas de juro, parece-me que a taxa a 10 anos é capaz de cair um pouco para o próximo mês...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As taxas para o mês de Novembro saem amanhã, mas se for como mês passado somente devem sair entre as 17:00 até 19:00.

Pessoalmente penso :

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano,  suba para 1,45% ou talvez 1.50%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos, desça para talvez 5.90%.

A OT 5 anos não acompanhei muito durante o mês, por isso não faço um previsão, mas a sua tendência deverá de ser de descida.

Esta minha previsão para amanhã.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Informação do IGCP de hoje.

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Novembro  de 2010 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 4,30%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 5,65%

Qual será o futuro deste país ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que têm estas taxas de surpreendente p ti, ao dizeres isso, no contexto actual?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não entendo como determinaram a taxa 10 anos, acho que é um valor baixo, face aos valores da OT 10 ANOS que se verificaram no ultimo mês.

Excluindo o dia 18 Outubro em que se verificou uma OT 10 anos abaixo dos 5.60%, todos os restantes dias estiveram acima dessa taxa.

Para mim a determinação da taxa 5.65% dos CT para 10 anos para mês de Novembro, fugiu às regras para determinação das Taxas dos Certificados do Tesouro.

Como escrevi num topico anterior, fazia mais sentido uma taxa de 5.90% a 10 anos.

Mas enfim, esta taxa ajuda um pouco o financiamento do estado português.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Para mim a determinação da taxa 5.65% dos CT para 10 anos para mês de Novembro, fugiu às regras para determinação das Taxas dos Certificados do Tesouro.

(A usar teclado sem acentos)

Que regras sao (ou deveriam ser) essas? A media da taxa ao longo do mes (de 1 a 26, ou de 27 do mes anterior a 26)? A taxa no momento do calculo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conselho para Futuras Subscrições:

A todos aforradores sugiro que não façam qualquer subscrição de certificados do tesouro neste mês de Novembro.

Atendendo às actuais taxas OT 10 Anos, a minha previsão que é vamos ter remunerações dos certificados do tesouro para o proximo mês de Dezembro acima das verificadas no mês de Outubro.

Pessoalmente não ficava espantado ter CT 10 anos para Dezembro à taxa 6,5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atendendo às actuais taxas OT 10 Anos, a minha previsão que é vamos ter remunerações dos certificados do tesouro para o proximo mês de Dezembro acima das verificadas no mês de Outubro.

Sem dúvida, é esperar pela próxima actualização. Este mês deve ser no dia 26, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Dezembro de 2010:

•Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,40%

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,50%

Fonte: http://www.igcp.pt/gca/?id=948

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conselho para Futuras Subscrições:

A todos aforradores sugiro que não façam qualquer subscrição de certificados do tesouro neste mês de Novembro.

Pessoalmente não ficava espantado ter CT 10 anos para Dezembro à taxa 6,5%.

Certificados do Tesouro para Dezembro

•Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,40%

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,50%

A 15 a Novembro acertei na minha previsão da remuneração a 10 anos dos certificados do tesouro, mas mesmo assim acho que o igcp está a estabelecer a remuneração dos certificados do tesouro sempre com valores abaixo do que deveria estabelecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O IGCP divulgou as taxas de juro brutas para quem subscrever certificados de tesouro durante o Dezembro de 2010,parece que o prometido foi devido.

Sendo assim quem investir nos Certificados do Tesouro e os conservar durante um período de 10 anos terá direito a um juro bruto anual de 6,5%.

Isto significa que quem colocar apenas 1.000 euros, ao final de 10 anos terá recebido só em juros líquidos na ordem dos 510 euros (brutos).

Trata-se do juro mais elevado que o Estado alguma vez ofereceu desde o início da comercialização destas aplicações financeiras, quem optar por manter

o investimento por um período de 5 anos terá direito a um juro de 5,4% liquido,com uma rentabilidade de € 212 euros.

Já os investidores que tiverem os certificados do Tesouro em carteira por um período inferior a 5 anos vão ver a remuneração subir, face ao mês de Novembro.

A taxa de juro bruta a distribuir pelos investidores em Dezembro, do primeiro ao quinto ano é de 1,50%. No momento de crise e tendo em conta a conjuntura

económica do País acho que é um excelente investimento a longo prazo, mesmo para os pequenos investidores como é o meu caso.

vvalente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem me pode informar se é possivel este mês vender os certificados de tesouro que comprei à cerca de 30 dias?

Muito Obrigado.

Somente podes pedir o reembolso 6 meses após a data que procedeste a subscrição. Com perda de juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de saber qual a vossa opinião no que se refere a uma eventual transferência de CA para CT.

Sou detentor de certificados de tesouro da série A, e este mês fiquei interessado nas taxas de Dezembro dos certificados de Tesouro. Gostaria de saber qual  a opinião sobre a transferência de valores deste tipo de CA para os CT, já que os CA que detenho não têm o prazo habitual dos 10 anos.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites