Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Não sei se isso funciona assim pelo peso.

A atitude mais "decente", visto os CT serem instrumentos utilizados por famílias, seria realmente deixá-los intocados.

Mas ser "decente" não é a palavra de ordem do governo atual.

Concordo! Aliás, se os CT´s sofressem um corte poderia significar no futuro perda de credibilidade destes instrumentos perante as "famílias".(Mas é claro que isto é apenas uma previsão ;D )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me preocupa é que também não é descabido imaginar um discurso do Coelho a dizer:

"Caros Portugueses, vamos ter de fazer mais um sacrifício para ajudar o país a sair da crise a por isso vamos todos perdoar uma parta da dívida interna do estado. A evolvente económica actual piorou muito, o que nos levou a adoptar esta medida de carácter extraordinário. Agradeço a compreensão de todos."

::):P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me preocupa é que também não é descabido imaginar um discurso do Coelho a dizer:

"Caros Portugueses, vamos ter de fazer mais um sacrifício para ajudar o país a sair da crise a por isso vamos todos perdoar uma parta da dívida interna do estado. A evolvente económica actual piorou muito, o que nos levou a adoptar esta medida de carácter extraordinário. Agradeço a compreensão de todos."

ehehe Nesse caso seria de todo aceitável mostrar compreensão :P . Aliás até 2020 o que não vai faltar aos Portugueses vai ser compreensão e aceitação ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto sítio onde cortar (Militares, PPP, rendas excessivas, submarinos, acumulação de reformas, numero de deputados ,etc) isso seria insultuoso e não estou a ver a medida a ser bem recebida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto sítio onde cortar (Militares, PPP, rendas excessivas, submarinos, acumulação de reformas, numero de deputados ,etc) isso seria insultuoso e não estou a ver a medida a ser bem recebida.

Estás a falar da Grécia? ;D  Portugal como "bom aluno que é" não iria gostar mas teria de aceitar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás a falar da Grécia? ;D  Portugal como "bom aluno que é" não iria gostar mas teria de aceitar.

Ás tantas tens razão. Mas por outro lado o povo está farto de lhe irem ao bolso e nos grandes ninguém mexer não sei quando mas pode ser que um dia destes um movimento (que não seja participado pelos partidos de esquerda) pode ganhar relevância e acordar estes mansos que por aqui habitam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Não será mais fácil falir um banco que falir um país? Se o Estado Português cair (ficar sem €) não ficarão os bancos também sem €?

Na minha cabeça os CT são mais seguros que os DP, mas não sei o que pode acontecer em 10 anos, afinal o mundo muda todas as semanas ... para mim a única vantagem dos DP é os seus prazos mais curtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não será mais fácil falir um banco que falir um país? Se o Estado Português cair (ficar sem €) não ficarão os bancos também sem €?

Na minha cabeça os CT são mais seguros que os DP, mas não sei o que pode acontecer em 10 anos, afinal o mundo muda todas as semanas ... para mim a única vantagem dos DP é os seus prazos mais curtos.

Se o país falir então não há ninguém que salve os bancos, mas a questão não é bem essa. É que antes da etapa da falência, poderá haver uma etapa anterior que se chama Renegociação da Divida.

Os certificados de tesouro parecem ser mais arriscados que os DP pelo risco de haver um corte sobre os investidores privados face à divida portuguesa, sem que isso signifique uma falência do país.

Pessoalmente tenho dinheiro investido, e não vou desmobilizar, mas garanto que não passo dos 25% do meu patrimonio (actualmente está 19%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...

O IGCP deve estar ocupado a mudar para empresa pública e a engordar os salários dos homens de topo. Dá-lhe mais um dia....

Sim, va-se cortando nas taxas e tal e os salarios deles são á volta dos 6mil euros, coisinha pouca :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certificados do Tesouro

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, I.P., após prévia autorização do membro do Governo responsável pela área das Finanças, determina com base no nº 14 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, de 20 de maio, a suspensão das subscrições de Certificados do Tesouro  a partir de 1 de setembro de 2012, inclusive.

IGCP, 30 de agosto de 2012

--/--

Será isto um sinal de recuperação? Isto é, o Estado já não precisa de pagar 7% para ter dinheiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certificados do Tesouro

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, I.P., após prévia autorização do membro do Governo responsável pela área das Finanças, determina com base no nº 14 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, de 20 de maio, a suspensão das subscrições de Certificados do Tesouro  a partir de 1 de setembro de 2012, inclusive.

--/--

Será isto um sinal de recuperação? Isto é, o Estado já não precisa de pagar 7% para ter dinheiro?

Isto é muito mau.

Para mim os certificados de tesouro tinham uma dupla função:

• Remuneração atractiva a médio/longo prazo
    • Concorrência aos dep. prazo, criando um desincentivo a existência de baixas remunerações

Espero que esta decisão de suspensão não seja para beneficiar o sector bancário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certificados do Tesouro

--/--

E esta....http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/igcp-epe-decreto-lei-diario-da-republica-ultimas-noticias/1370522-1730.html

quem tem certificados do tesouro correrá algum risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Motivos para a suspensão?

Cenario 1 -

Atendendo a baixa remuneração que se verifica nos primeiros anos dos certificados de tesouro e nos certificados de aforro. Os resgastes que se verificam nos certificados de aforro, para além das subscrições liquidas dos certificados de tesouro estarem muito abaixo das expectativas.

O Estado considera que tem de modificar a regras futuras para novas subscrições dos certificados de tesouro. Acabar com os certificados de tesouro? Não acredito, porque isso iria obrigar em mexer nas regras de remuneração dos certificados de aforro para se tornarem mais atractivas.

Porque suspender?

Bem primeiro porque existe uma vantagem clara ao investidor em saber 3 antes da futura remuneração. Entanto a novas regras estarem em vigor não faz sentido estarem abertas novas subscrições.

Expectativas para Remuneração a 5 a 10 anos - Descida, como? não sei!

Expectativas para Remuneração para os primeiros 4 anos - Subida, para incentivar a novas subscrições.

Cenario 2

O Estado considera que as taxas a longo prazo são muito gravosas para a despesa do Estado, por isso entende que se deve reduzir, mas de acordo com as regras actuais não consegue? E por isso considera mexer, para reduzir futura despesa e melhorar os incentivos de subscrições do mesmo?

Recomendação:

Detentores de Certificados de Aforro que em Julho 2012 estava em 9.941 milhões de euros, retirem todo o dinheiro que tem neste produto, e investiam noutro produto como por exemplo:

• Em certificados de tesouro amanhã (31/08/2012), fazem o resgate e depois fazem a subscrição.
    • Em dep. prazo
    • Em obrigações
    • Em fundos
    • .......

Porque entanto não houver resgate forte de um mês para outro, o Estado não mexe nesse produto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que terá sido o Cenário 2 do davidmleal.

Ao "fazer as contas", constataram que os juros a pagar no 5o ano e seguintes vão "doer".

Como as condições do produto não permitem alterar as taxas das subscrições já efectuadas e a redução das taxas para novas subscrições iria acabar com as poucas subscrições que estão a haver, a decisão foi suspender.

Assim, não só não irão acumular novos juros a pagar, como a habitual precipitação de alguns subscritores os irá levar a resgatar por medo, ilibando assim o Estado de pagar também esses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas é triste ver os senhores do IGCP a usar estas artimanhas para tentar que o pessoal resgate os certificados do tesouro.

E acho que isto deveria ter sido anunciado com mais antecedência não 1 dia antes do prazo findar.

Contudo da minha parte vou manter as minhas aplicações que tenho nos certificados do tesouro, pois me parecem que são um produto atractivo, agora até mais com as descidas das taxas de juro dos depósitos a prazo e das obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites