Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

• Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Além disso não sei até que ponto o estado português pode/precisa/quer fazer isso, uma vez que quando se subscreve os certificados de aforro ou do tesouro o comprovativo refere que são produtos com capital garantido e passíveis de resgate a qualquer altura (depois dos 6 meses iniciais) e esses certificados além de terem uma relevância pequena na divida portuguesa representam as poupanças de muitas famílias.

A mim pessoalmente parece-me altamente improvável que tal venha a suceder em Portugal, mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 3 weeks later...
    • 1 month later...

Alguém aconselha como forma de diversificar uma carteira de activos a aposta em Certificados do Tesouro? Para uma aplicação a 5 anos rende 6,80% (taxa ilíquida).

Após ter feito algumas contas (5.000 unidades) a taxa média para os 5 anos seria de 5,1%. O que seria bastante atractivo se tivermos em conta que as taxas dos DP´s estão a baixar.

Que riscos existe nesta aplicação? Os investidores só ficariam prejudicados se o estado declarasse falência?

A relação risco vs retorno parece-me muito boa. No entanto, 5 anos por exemplo parece-me muito tempo e nunca se sabe o que pode acontecer (reestruturação, etc...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recomendo obrigações do tesouro em vez dos certificados. A rentabilidade é maior e o prazo de investimento pode ser menor que os 5 anos, dependendo das obrigações que comprar.

Teoricamente o risco é quase o mesmo, que é de o estado restruturar a dívida (tipo Grécia) ou fazer haircuts. No caso das obrigações só há mais um risco que é de o investimento valer menos que o inicial se se fizer um "resgate" antes do final do prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu na minha opinião não coloco principalmente grandes valores em PT por mais de 1ano... e para a frente então, mais controle ainda... obrigações aqui não me parecem seguras e certificados é muito tempo, daqui a nada estado está a pedir mais dinheiro e nos ainda temos de vender o c*** Aos restantes Paises. Para investir bem é em  Paises fora da euro como as Obrigações CAD/Suecia/Canada no banco BEST

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou com uma dúvida. Em 7-Junho-2011 comprei Certificados do Tesouro. No próximo dia 7-Junho-2012 vou precisar de mobilizar metade do que tinha comprado. É possivel apenas levantar metade? E se sim, a outra metade fica em que condiçoês? A metade não retirada ainda pode cumprir o ciclo dos 10 anos?

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou com uma dúvida. Em 7-Junho-2011 comprei Certificados do Tesouro. No próximo dia 7-Junho-2012 vou precisar de mobilizar metade do que tinha comprado. É possivel apenas levantar metade? E se sim, a outra metade fica em que condiçoês? A metade não retirada ainda pode cumprir o ciclo dos 10 anos?

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos.

Pode levantar o montante que quiser ou seja:

- pode levantar o dinheiro todo

ou

- pode mobilizar parcialmente: se escolher esta opção então tem que deixar pelo menos 1000 Euros correspondentes a esse depósito.

O remanescente irá continuar a render sem alterações, com base nas taxas válidas no dia em que subscreveu - ou seja, mantêm-se as condições inalteradas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho 18% do meu dinheiro em CT e o restante em DP. Os CT que comprei prefazem 5 anos em Junho de 2016. Eu não irei precisar do dinheiro até essa altura. A minha questão prende.se com a segurança dos CT. Será que devo acabar ou mobilizar parcialmente os CT em Junho de 2012 quando fazem 1 ano?

Neste primeiro ano vou receber 2.1% enquanto que se tivesse o dinheiro num DP teria recebido 5.5%. Este ano já fico a perder a não ser que fique 5 anos. Ou tomo uma decisão em 2012 ou vou até 2016 ou até mais. Ficar 2 ou 3 ou 4 anos nos CT é uma grande asneira.

O que acham? Transfiro para um banco? Ou mantenho.me nos CT até 2016?

Pelo que já li, a maioria dos intervenientes deste forum acha mais seguro os DP do que os CT.

P.S. No caso Grego de perdão da dívida pública, alguem sabe se os gregos ficaram prejudicados nos produtos semelhantes aos CT ou CA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a sua prioridade é a segurança, então os DPs são melhores.

Dívida pública portuguesa não é um bom activo para se ter no momento, se o objectivo for risco mínimo.

Se por outro lado está mais interessado em rentabilidade, e não se importa de ter o dinheiro sem lhe mexer, o mais rentável são OT (obrigações do tesouro). Tanto quanto percebo não há mais risco nas OTs do que nos CTs a não ser se se quiser mobilizar antecipadamente.

Também eu gostava de saber o que aconteceu aos particulares gregos que tinham títulos de dívida. Falou-se muito em negociação dos privados, mas quanto a estes a informação é muito escassa.

Há quase um ano atrás eu levantei os meus CTs (que tinham feito 1 ano) para investir em OTs. No cenário actual penso que não teria feito o mesmo (entenda-se 100% em OTs), mas tiraria à mesma o dinheiro nos CTs e pô-los num depósito a prazo no PrivatBank a 5 anos com 6%. Penso que há um equilíbrio melhor entre risco/retorno do que em CTs, apesar de não poder mobilizar antecipadamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há um ano atrás estava precisamente com as mesmas dúvidas que o USD tinha 50% do meu capital em CT. Resgatei 25% perdi a totalidade dos juros por resgatar antes de prefazer um ano. Se fosse hoje não o faria. Ainda acredito que o Estado (mesmo com todas as dificuldades que atravessa)  continua a ser das entidades mais seguras e crediveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a sua prioridade é a segurança, então os DPs são melhores.

Dívida pública portuguesa não é um bom activo para se ter no momento, se o objectivo for risco mínimo.

Se por outro lado está mais interessado em rentabilidade, e não se importa de ter o dinheiro sem lhe mexer, o mais rentável são OT (obrigações do tesouro). Tanto quanto percebo não há mais risco nas OTs do que nos CTs a não ser se se quiser mobilizar antecipadamente.

Também eu gostava de saber o que aconteceu aos particulares gregos que tinham títulos de dívida. Falou-se muito em negociação dos privados, mas quanto a estes a informação é muito escassa.

Há quase um ano atrás eu levantei os meus CTs (que tinham feito 1 ano) para investir em OTs. No cenário actual penso que não teria feito o mesmo (entenda-se 100% em OTs), mas tiraria à mesma o dinheiro nos CTs e pô-los num depósito a prazo no PrivatBank a 5 anos com 6%. Penso que há um equilíbrio melhor entre risco/retorno do que em CTs, apesar de não poder mobilizar antecipadamente.

Na minha opinião não gosto muito das OT´s. Não sei se é por ter mais "comissões/taxas" e a taxa não me parece atractiva tendo em conta o risco. (Admitindo a possibilidade de um "haircut")

Fui ao site do IGCP ( 01-apr-2011 06-apr-2012 OT 5% Junho 2012) Se tivermos a falar em termos líquidos em quanto ficaria a taxa?[table][tr][td][table][tr][td][/td][/tr][/table][table][tr][td][/td][/tr][/table][table][tr][td][/td][/tr][/table][table][tr][td][/td][/tr][/table][table][tr][td][/td][/tr][/table][table][tr][td]

[/td][/tr][/table][/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é nada impede que os certificados de tesouro levem haircuts também.

Havendo essa possibilidade, prefiro aquilo que me rende mais.

Agora que as taxas são atractivas são. Neste momento já não tanto como dantes. Por alguma razão consideram-nos com menos risco agora  ???

As de 2012 não compensam, que estão com uma YTM mais baixa que os DP, já que estão quase a acabar, mas as de 2013 estão com 7,2% brutos.  As comissões (num Big ou num Invest) pesam relativamente pouco face aos impostos, pelo que se o rendimento líquido pode ser aproximado reduzindo a taxa liberatória (25%).

Tem a vantagem de poderem ser por pouco tempo, não obrigando a ficar 5 ou 10 anos à espera que dê algum dinheiro decente (e entretanto vir um haircut).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é nada impede que os certificados de tesouro levem haircuts também.

Havendo essa possibilidade, prefiro aquilo que me rende mais.

Agora que as taxas são atractivas são. Neste momento já não tanto como dantes. Por alguma razão consideram-nos com menos risco agora  ???

As de 2012 não compensam, que estão com uma YTM mais baixa que os DP, já que estão quase a acabar, mas as de 2013 estão com 7,2% brutos.  As comissões (num Big ou num Invest) pesam relativamente pouco face aos impostos, pelo que se o rendimento líquido pode ser aproximado reduzindo a taxa liberatória (25%).

Tem a vantagem de poderem ser por pouco tempo, não obrigando a ficar 5 ou 10 anos à espera que dê algum dinheiro decente (e entretanto vir um haircut).

Concordo que a vantagem prende-se com o tempo.

Não me lembro onde vi (um quadro com o peso de cada título da dívida) mas lembro-me dos CT´s terem um peso bem inferior comparativamente às OT´s, o que poderia significar que em caso de haircut (não sei se é possível) quem detivesse OT´s teria um risco maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites