Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Aconselham alguma em particular?

Depende de quanto tempo estás disposto a manter o capital investido e do risco que consideras haver das coisas "darem para o torto".

Eu tenho investido nas que terminam em Junho 2014, que são frequentemente as com yield mais elevada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Eu tenho nas de 2012, 2013 e 2014. Nesta altura a melhor hipótese parece-me as de 2012, já que estão com uma yield muito mais alta do que eu alguma vez vi, e têm um maturidade bem pequena, não se esperando que as coisas dêem tão para o torto até Junho do próximo ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Dezembro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 2,00%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 6,80%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 7,10%

Redução 0,10% na taxa de juro do 1.º ao 5.º ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Estive hoje com uma pessoa que subscreveu certificados de tesouro em 10/12/2010 e até hoje não recebeu juros nenhuns na conta do NIB indicado, eu próprio pude verificar isso. Os juros referentes ao 1º ano não deveriam já ter sido pagos?

Já. Tal como o mem já disse, julgo que recebi (na CGD) os juros no dia seguinte.

Alguma coisa se deve ter passado. Verifiquem novamente o NIB (podem-no fazer via aforro.net caso tenham "conta online").

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive hoje com uma pessoa que subscreveu certificados de tesouro em 10/12/2010 e até hoje não recebeu juros nenhuns na conta do NIB indicado, eu próprio pude verificar isso. Os juros referentes ao 1º ano não deveriam já ter sido pagos?

Já foi descoberto o que aconteceu, ele estava a ver os movimentos numa caderneta da CGD (foi o que me mostrou), e o movimento referente ao pagamento dos juros ficou na passagem de uma folha para outra e a impressão não ficou visível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boas, queria investir mais algum capital nos certificados do tesouro mas tenho reparado que a taxa nos primeiros 5 anos tem vindo a descer.

Acham que vai continuar a a descer ou ainda se vai alterar? Vale a pena esperar por uma taxa mais atractiva ou subscrever desde já?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acham que vai continuar a a descer ou ainda se vai alterar? Vale a pena esperar por uma taxa mais atractiva ou subscrever desde já?

Acho que a taxa dos primeiros 4 anos vai continuar a descer. Podes sempre, caso seja opção, esperar pelo final do mês e saber quais as taxas para o próximo mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma sugestão: se está a pensar em ir para os certificados de tesouro, não é certamente para estar menos de 5 anos, já que as taxas não valem quase nada. Preocupe-se mais com as taxas a 5 anos, já que depois pagam os retroactivos todos, pouco importando qual a taxa dos 1º anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, queria investir mais algum capital nos certificados do tesouro mas tenho reparado que a taxa nos primeiros 5 anos tem vindo a descer.

Obrigado

Desde que pretendas manter o investimento por pelo menos 5 anos, é quase irrelevante. No final do 5o ano irás alcançar um total de 6,80% x 5 de juros acumulados (brutos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado

A taxa dos primeiros 4 anos vai continuar a baixar nos proximos meses. Basta veres a tendência da euribor nas ultimas semanas. Nem vale a pena esperares pelos ultimos dias de Fevereiro para veres a remuneração de Março, garanto que a taxa será inferior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok já deu para perceber, como o investimento é para longo prazo (10 anos) a diferença nos primeiros anos não é relevante.

Costumava tirar 100€ por mês para um PPR mas como deixou de valer a pena estou a aplicar esse dinheiro em CT.

Obrigado pelas respostas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de investir em CTs, dê pelo menos uma olhada nas OTs, os outros produtos de dívida pública em que podemos investir. Na minha opinião são melhores produtos com quase o mesmo risco (deixando estar até ao fim). São por isso uma alternativa a considerar.

Aqui no fórum tem-se falado bastante disso, pelo que sugiro uma ligeira pesquisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites