Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Acho que não é a melhor abordagem estar a troçar das interrogações, perfeitamente legítimas, de uma colega de fórum que sempre se pautou por uma conduta séria e cordial para com os demais.

Para além de que, a m.elis não referiu que o dinheiro que tem para aplicar provém de um (pretenso) resgate de C.T...

Pareceu-me que as duas questões que ela coloca, são paralelas...mas ninguém melhor que a própria para esclarecer :)

Por amor de Deus: Troçar de alguem? Onde anda o sentido de humor desta gente? Se ha alguém aqui que deve ser troçado sou eu que meti lá 100k há um ano e merecia que me troçassem cem vezes.

Haja compreensão.

um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Calma......

Não considerei que o @quim estivesse a troçar, até compreendo o seu hahahah porque eu falo em 5 000 € e ele fala nos sua aplicação  de 100 000 €. Sinto-me como naquela história do David e do Golias. Esclareço, no entanto, que o tal pouquito que tenho em certificados é para ficar e os 5 000 euritos são outra poupança que quero fazer - e tens razão,  custou-me muito a ganhar/juntar  :)

@radical (gosto do look Che). Obrigada pela defesa, neste caso, da "oprimida"  :D

Vou ver as hipóteses que sugeres;  da Caixa já conhecia mas do Montepio não. Do Santander já estive a ler a ficha informativa, mas há despesas de manutenção para clientes novos  e com pouco dinheiro não devo poder negociar, que queria evitar. Vou fazer as contas e verificar se, mesmo pagando-as, não sairei a beneficiar.

Muito obrigada aos dois cavalheiros  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@quim, peço desculpa, excedi-me na minha consideração e não tive em conta que também primas por ser um utilizador responsável do fórum, por isso, retiro desde já o que disse, prestados os esclarecimentos pelos intervenientes :)

@m.elis bem me parecia que estavas a falar de situações diferentes...

mas em relação ao Santander, se bem me lembro de ver, 2500 € de investimento chegam para se ficar isento das tais despesas de manutenção, mas até atingires essa quantia ainda demoras...se tivermos a falar numa conta criada para aplicar reforços...

por isso, no teu caso, talvez a proposta mais rápida e fácil para colocares os 5000 € a render essa maquia seja mesmo esta:

http://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/poupar-investir/depositos-prazo.page?

para reforços, o Montepio também tem uma solução semelhante à da Caixa, mas abaixo da Poupança do Santander:

http://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/poupar-investir/depositos-prazo/poupanca-ativa.page?prodcode=15GS

de qualquer maneira, na concorrência é possível encontrar um banco com propostas imbatíveis para o que pretendes:

1- http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/AplicacoesPrazo/AplicacoesPrazo.aspx

2 -a conta Money Box 4% ao ano calculados diariamente, que é uma poupança regular, sem limite minimo, reforçada por débito automático de NIB escolhido pelo cliente, mensal ou trimestralmente, ou seja, também um bom produto do ponto de vista da filosofia:

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/ContaPoupancaInvestMoneyBox/OQueEParaQueServe.aspx

alguma dúvida, dispõe!

(acresce ainda que no caso do Invest não há despesas de manutenção, cobram é 0,50 € por transferência, mas que facilmente se recuperam colocados juros a render dessa forma)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para abrir conta no invest são necessários 5000€ para activação da conta.

(Mas depois podes tirar dinheiro de lá e usar o MoneyBox  :P) Também têm uma boa aplicação para novos clientes 6% 1 ano mobilizável antecipadamente.

Quanto aos CTs, ainda não está nada decidido. Aliás, os detalhes dos 50% de perdão da Grécia ainda nem sequer são bem conhecidos. Pode ser que os investidores particulares nem sejam penalizados, e que seja a dívida externa a que está em causa.

É esperar para ver como se desenrola a situação helénica antes de estimarmos medidas de cá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este tópico dos certificados do tesouro anda um pouco parado...já se meteram todos na "alheta" com o vosso dinheirinho? :P

Eu sim, resolvi subscrever directamente obrigações de dívida portuguesa com maturidades de 1 e 2 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho optado por obrigações (de Portugal e não só) a 3/4 anos.

Mas mantenho algum investimento nos CTs. Embora a rentabilidade seja menor, continua a ser razoável e "garantida" durante um longo prazo, permitindo também ir reforçando com pequenos montantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o mínimo de constituição não é 1000€?

Não é propriamente o que eu chamaria "ir reforçando com pequenos montantes", mas pronto, cada um tem as suas referências  :P

Sim, o mínimo são 1.000€.

Nota que eu estava a comparar com obrigações, onde o mínimo para não ser "comido" em custos é superior a 10.000€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltando ainda ao tema se valerá ou não investir em CT, e em casos em que se pensa ter o dinheiro no minimo a 5 anos, e atendendo a que as taxas dos depósitos a prazo irão descer por imposição do Banco de Portugal, os CT serão um bom negócio.

Alguém conhece algum produto com este nível de risco que pague mais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Eu sim, resolvi subscrever directamente obrigações de dívida portuguesa com maturidades de 1 e 2 anos...

Como/onde se pode subscrever obrigações da dívida?

E não achas que ai o risco é muito elevado?

Eu tenho algum investido em CT e para já não penso mexer pois se os conseguir deixar lá estar os 5 anos, vai-me render mais que qualquer depósito a prazo.

Mas agora em Dezembro vence-me um depósito a prazo (e até para não colocar os ovos todos no mesmo cesto) queria investir noutro lado.

Estamos a falar de um montante na ordem dos 25k

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uns tempos criei um tópico sobre bancos onde se podiam comprar obrigações, e suas comissões.

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5034.0

O risco das obrigações só é maior do que nos CTs quando se trata de desmobilização antecipada. Pode haver perda de capital nas OTs se a cotação estiver em baixo. Mantendo até ao fim, o risco é teoricamente o mesmo.

Eu resgatei os meus CTs e investi em OTs. A rentabilidade é maior, e não tenho de esperar 5 anos para começar a valer a pena.

Já agora, não considero OTs e CTs cestos diferentes, já que são ambos dívida pública. Diversificar seria mais DP + OT, ou DP + CT.

OT e CT, tendo o mesmo emitente, estão fortemente correlacionadas, pelo que não há diversificação real.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites