Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas dos Certificados do Tesouro

davidmleal

Recommended Posts

Olá boa tarde,

Gostaria de saber se alguém me pode dar uma luz em relação ao CT.

Subscrevi em Setembro 2010 1000 unidades sendo que a taxa de juro a 10 anos é de 5,150%

É aconselhavel manter esta subscrição ou anula-la e subscrever novamente por exemplo neste corrente mês de Junho 2011?

Agradeco desde já q ajuda prestada porém as finanças não são o meu ponto forte.

Marco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 377
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

52

• davidmleal

44

• pauloaguia

21

Olá boa tarde,

Gostaria de saber se alguém me pode dar uma luz em relação ao CT.

Subscrevi em Setembro 2010 1000 unidades sendo que a taxa de juro a 10 anos é de 5,150%

É aconselhavel manter esta subscrição ou anula-la e subscrever novamente por exemplo neste corrente mês de Junho 2011?

Agradeco desde já q ajuda prestada porém as finanças não são o meu ponto forte.

Marco

Se compensa, sem fazer contas, eu diria que sim, atendendo aos valores em causa.

Já agora, se eu fosse a ti, esperaria por Setembro, pois, nesse caso, sempre receberias o 1.º ano de juros...e a taxa também não deverá descer até lá, pelo jeito as finanças na zona euro estão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que com escalada dos spread de dívida pública o IGCP com a trancou as taxas em Março do 5º e do 10º. A OT a 5ºanos paga 6,80% e a OT a 10ºanos paga 7,10%.

Para quem queira consultar: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/06_11_Taxa_Juro_Anual_CT_Net.pdf

Ou seja, quem comprou Certificados do Tesouro a partir da emissão de Março é melhor mantê-la, porque tem a taxa mais alta. Apesar da taxa para os primeiros anos ter subido nas últimas emissões, é exactamente igual ás anteriores, já que depois faz o acerto a OT a 5ºanos e OT a 10ºanos no pagamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No próximo mês vai fazer 1 ano que coloquei dinheiro nos CT. Com a diferença entre as taxas de 2010 e as de 2011 julgo que é fácil perceber que compensa levantar e voltar a colocar.

Já agora aqui fica a comparação:

Julho de 2010:

1º ao 4º Ano - 1,25%

5º ao 9º Ano - 4,45% (Dif.)

10º Ano - 5,50% (Dif.)

Julho de 2011 (taxas prováveis):

1º ao 4º Ano - 2,10%

5º ao 9º Ano - 6,80% (Dif.)

10º Ano - 7,10% (Dif.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fiz isso o mês passado, depois de passados os 6 meses de permanência mínima. Fiz as contas e compensa claramente perder 6 meses de juros.

No meu caso ainda vou receber os juros do 1º ano com uma TANB de 1,25%  ::)

Com a entrada do FMI e com um novo governo é que não sei se haverá alterações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também apliquei algum dinheiro dos CT's mas Se Portugal reestruturar a divida e sair do euro, as perdas dos CTs podem ser grandes.

Num caso limite, podem, por exº, aplicar um coeficiente de redução aos juros e durante alguns anos só permitirem o resgate até determinado montante.

É um cenário limite, catastrófico, não é para lançar confusão. É apenas para alertar a necessidade de acompanharmos bem o que se (vai) passar na Grécia e o contágio para Países como o nosso. Nos tempos actuais, toda a atenção é pouca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu investimento em cerificados do tesouro:

-Subscrevi em Julho. Agosto e Outubro. Desmobilizei para reenvestir em fevereiro, Março e Maio. Agora estou á espera que finalizem os 6 meses para levantar e investir em depositos a prazo pelo periodo máximo de 6 meses ou periodos mais longos mas com capital mobilizávél e sem perdas de juros. Isto porquê? Prefiro ganhar menos mas não andar com o coração nas mãos todos os dias, afinal são as minhas economias não posso correr riscos, prefiro perder agora, ficar a ganhar menos, mas não andar com taquicardias. Vou deixar aqui um alerta para os novos subscritores; 5 anos =+-1825 dias

Atenção: isto não passa de um testemunho, não serve de exemplo ou influência

Um abraço para todos e bons investimentos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora estou á espera que finalizem os 6 meses para levantar e investir em depositos a prazo pelo periodo máximo de 6 meses ou periodos mais longos mas com capital mobilizávél e sem perdas de juros. Isto porquê? Prefiro ganhar menos mas não andar com o coração nas mãos todos os dias, afinal são as minhas economias não posso correr riscos, prefiro perder agora, ficar a ganhar menos, mas não andar com taquicardias.

Os Certificados do Tesouro começam aos poucos a perder a vantagem que tinham para os depósitos a prazo, devido aos riscos associados e devido à diferença cada vez menor entre as taxas oferecidas.

No entanto, o ideal é a pessoa colocar o dinheiro em "cestos" diferentes, porque daqui a uns tempos também não sabes se o sector da banca irá passar por momentos mais conturbados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

O meu investimento em cerificados do tesouro:

-Subscrevi em Julho. Agosto e Outubro. Desmobilizei para reenvestir em fevereiro, Março e Maio. Agora estou á espera que finalizem os 6 meses para levantar e investir em depositos a prazo pelo periodo máximo de 6 meses ou periodos mais longos mas com capital mobilizávél e sem perdas de juros. Isto porquê? Prefiro ganhar menos mas não andar com o coração nas mãos todos os dias, afinal são as minhas economias não posso correr riscos, prefiro perder agora, ficar a ganhar menos, mas não andar com taquicardias. Vou deixar aqui um alerta para os novos subscritores; 5 anos =+-1825 dias

Sem ofensa, mas o maior prejuízo pode mesmo advir das mudanças de direcção. Cada vez que desmobilizas CT perdes juros ou seja, perdes dinheiro.

Passados os primeiros 6 meses, os CT não são tão diferentes da generalidade dos DP no que diz respeito à desmobilização. E "arriscas-te" a beneficiar de uma rentabilidade superior, caso tudo corra bem e os mantenhas por 5 ou até 10 anos (nunca se sabe).

Obviamente deves fazer o que te deixa dormir melhor à noite. Mas pondera bem se não te estarás a precipitar. Seguindo o teu plano vais perder um ano inteiro de juros.

Bons (e descansados) investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Agosto de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 2,15%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 6,80%

Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 7,10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois é, parece que deixaram de ser "cool" :)

Continuam no entanto a oferecer uma rentabilidade superior aos depósitos a prazo, para investimentos a partir de 5 anos. E não me parece que os depósitos não promocionais venham a ultrapassar os 6% no futuro próximo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Já nem me lembrava dos Certificados do Tesouro. De qualquer forma é bom verificar que houve uma pequena subida na taxa do 1º ao 5º ano (0,05%).

Este mês de Agosto subiu a taxa do 1.º ao 5.ºano, mas pelo que vejo das taxas da euribor no proximo mês de Setembro a tendência será de descida.

Por isso quem pensar em investir em CT fará mais sentido investir durante este mês de Agosto comparativamente ao mês de Setembro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Este mês de Agosto subiu a taxa do 1.º ao 5.ºano, mas pelo que vejo das taxas da euribor no proximo mês de Setembro a tendência será de descida.

Por isso quem pensar em investir em CT fará mais sentido investir durante este mês de Agosto comparativamente ao mês de Setembro.

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Setembro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 2,05%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Outubro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 2,05%

Manutenção das taxas de juro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Para as subscrições de certificados do Tesouro em Novembro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 2,10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo + ou - na mesma; salvo a probalidade de perdermos  50% daquilo que lá colocamos.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=515915

Um abraço

Tenho algum dinheiro (pouco) aplicado em certificados do Tesouro.Dizes que podemos perder metade? Porquê? Por causa do provável perdão de 50% da dívida à Grécia, que também nos pode acontecer?

Mais que nunca a regra é não colocar os ovos todos no mesmo cesto.

Estou num dilema, queria encontrar um depósito a prazo que permitisse reforços, de preferência na CGD ou Montepio. Confesso que não me apetece andar a abrir contas em bancos diferentes, mas se for por uma boa causa....

Que fariam? Queria aplicar 5 000,00 €, com reforços periódicos.

Agradeço sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho algum dinheiro (pouco) aplicado em certificados do Tesouro.Dizes que podemos perder metade? Porquê? Por causa do provável perdão de 50% da dívida à Grécia, que também nos pode acontecer?

Estou num dilema, queria encontrar um depósito a prazo que permitisse reforços, de preferência na CGD ou Montepio. Confesso que não me apetece andar a abrir contas em bancos diferentes, mas se for por uma boa causa....

Agradeço sugestões.

Hahaha, colocas tantas interrogações, e depois vens aqui com cinco mil eurinhos sacados dos (certificados do tesouro) hahahaha, é assim é..ele custa a ganhar!!!

Uma conta para a finalidade que pretendes só conheço a idolos do santander, mas como não queres abrir mais contas!!!

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço sugestões.

Na C.G.D. podes abrir a conta Caixa Aforro Mais, a partir de 100 €, que já deves ter ouvido falar, é boa porque vai sempre aumentando a taxa, em função da Euribor e de um prémio de permanência, a cada 6 M. A taxa para o 1.º semestre ronda os 3%.

É boa para poupar e para reforços para quem tem pouco dinheiro, mas a taxa está longe de ser competitiva...

Se fosse à M.Elis, talvez aproveitasse, para já, o melhor depósito a prazo do Montepio (5% a 1 ano,creio), que é precisamente a partir de 5000 €.

E depois abria uma conta-poupança que permitisse reforços, da qual a melhor penso que seja actualmente a do Santander, 4% ao ano, permite reforços mensalmente com montantes a partir de 500 €...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hahaha, colocas tantas interrogações, e depois vens aqui com cinco mil eurinhos sacados dos (certificados do tesouro) hahahaha, é assim é..ele custa a ganhar!!!

Uma conta para a finalidade que pretendes só conheço a idolos do santander, mas como não queres abrir mais contas!!!

Um abraço

Acho que não é a melhor abordagem estar a troçar das interrogações, perfeitamente legítimas, de uma colega de fórum que sempre se pautou por uma conduta séria e cordial para com os demais.

Para além de que, a m.elis não referiu que o dinheiro que tem para aplicar provém de um (pretenso) resgate de C.T...

Pareceu-me que as duas questões que ela coloca, são paralelas...mas ninguém melhor que a própria para esclarecer :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites