Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• dúvida sobre recibos de arrendamento

ace.crash

Recommended Posts

• Respostas 91
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

27

• pauloaguia

13

• carlos2008

5

O contrato é de 2009. Existem recibos em papel (mensais) desde essa altura e tenho incluído isso sempre no meu IRS. Os pagamentos são efectuados por transferência bancária para o NIB indicado no contrato.

O contrato está assinado pelo senhorio e por mim na última folha e além disso tem um carimbo branco (daqueles que deixam relevo no papel) e diz:

RECEBI O ORIGINAL

TFP de Faro em __/__/__

Rubrica __________

4. Já agora o que é isso do TFP?

Suponho que o original tenha sido entregue nas finanças na altura. Agora por causa dos recibos electrónicos é necessário fazer alguma alteração ao local onde o original do contrato está guardado ou algum outro tipo de alteração?

5. O que o senhorio me disse é que ele precisava de levar a minha cópia do contrato para colocar apenas um carimbo e pelo que percebi era na câmara (e não nas finanças mas posso ter percebido mal).

Acho a situação estranha e por isso gostava de me informar sobre isso antes de lhe entregar o contrato.

6. Imaginando que ele depois "perde" o contrato existe algum problema para mim ou posso ir às finanças buscar uma cópia que o substitua?

4. Questione o proprietário sobre qual a entidade em causa que carimbou o dito contrato.

Por outro lado, pode ir às finanças e questionar se o seu contrato é válido.

5. Será que ele está equivocado e julga que deve registar o imóvel na camara para arrendamentos sazonais a turistas?

Não vejo qual a relação entre um arrendamento que vigora desde 2009, supondo que foi autenticado pelas finanças, e a necessidade de o ir autenticar, agora, na câmara.

6. O mais prático é tirar cópia e entregar-lhe. Mas antes, deveria ir pelo seu próprio pé às finanças da sua área de residência e procurar saber a situação relativa ao seu contrato de arrendamento!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Já agora o que é isso do TFP?
    Tesouraria da Fazenda Pública

Eu perguntava-lhe para que precisa ele de ir à Câmara... mas a sério, o que achas que pode vir de mal daí - tens um contrato há anos, devidamente registado, comprovativos de pagamento, etc... mesmo que tivesses perdido a tua cópia, ia ser difícil perderes os teus direitos...

Mas se lhe deres o original fica pelo menos com uma cópia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

A partir de quando se têm de passar os recibos electrónicos? Obrigado.

Fala como proprietário ou como inquilino?

Seja como for, só se deve preocupar com isso a partir de maio, que é quando se estima que seja possível emitir recibos através do portal das finanças... E mesmo assim, se os rendimentos forem baixos, os recibos devem ser emitidos tal como tem sido feito até à data. Não precisam de ser emitidos recibos "eletrónicos"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Marlene Jesus

Boa noite,

vivo num apartamento arrendado, tenho contrato e o meu senhorio passa recibos manuscritos e não estão numerados. Já pedimos diversas vezes para nos ceder o nib da sua conta para fazermos o pagamento por transferência bancária mas sempre recusou e o pagamento em cheque também, o pagamento é sempre feito em numerário. Será que declara ás finanças? Os recibos têm que ser numerados para serem válidos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

vivo num apartamento arrendado, tenho contrato e o meu senhorio passa recibos manuscritos e não estão numerados.

Já pedimos diversas vezes para nos ceder o nib da sua conta para fazermos o pagamento por transferência bancária mas sempre recusou e o pagamento em cheque também, o pagamento é sempre feito em numerário.

Será que declara ás finanças? Os recibos têm que ser numerados para serem válidos?

Os recibos devem conter os NIF's do senhorio e do inquilino, a morada, o valor da renda, o mês a que se refere o valor da renda e a assinatura do senhorio.

A numeração, creio, não é assim tão importante.

Procure saber quando conta o senhorio entregar-vos recibos emitidos através do portal das finanças. O senhorio pode-o não fazer já porque foi alargado o prazo até novembro, mas deve regularizar a situação a contar a partir de janeiro de 2015!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Amadeu Marreiros

Bom Dia.

Para um contrato que se inicia em Junho de 2015 e onde o inquilino pagou 2 meses mais caução, devo emitir recibos eletrónicos para Junho e Julho, mas o que faço em relação à caução? Penso que não deverei emitir recibo porque é um valor que poderei ter de devolver em todo ou parte dele no final de contrato. No entanto existe a possibilidade na emissão de recibos eletrónicos de emitir um recibo referente a caução, mas associado a um mês! mas que mês? Agosto ? assim funcionaria como adiantamento e não como caução?? e se tiver de o devolver, as finanças devolvem-me o imposto já pago?

Obrigado

cmts

AM 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom Dia.

Para um contrato que se inicia em Junho de 2015 e onde o inquilino pagou 2 meses mais caução, devo emitir recibos eletrónicos para Junho e Julho, mas o que faço em relação à caução?

X. Penso que não deverei emitir recibo porque é um valor que poderei ter de devolver em todo ou parte dele no final de contrato.

No entanto existe a possibilidade na emissão de recibos eletrónicos de emitir um recibo referente a caução, mas associado a um mês! mas que mês? Agosto ? assim funcionaria como adiantamento e não como caução?? e se tiver de o devolver, as finanças devolvem-me o imposto já pago?

Obrigado

cmts

AM

X. Deixo uns links onde pode encontrar resposta às suas dúvidas. Se não conseguir, diga:

1. http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=12005.0

2. http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/BDB5A3D4-0C7B-4CD6-8BF5-00502E8F5928/0/Of_circ_20177_2015.pdf

Leia as respostas às questões 2 e 16.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante paulo jorge fernandes

Bom dia , gostaria de saber se me podem ajudar, vou arrendar a minha casa e quero passar recibos pelo portal das finanças, ao inquilino, deve ser por 475€ mês

Qual +- o valor(%) que as finanças retêm de ambos e como se faz a retenção, se sou eu ou se é o inquilino.

Cumprimentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia , gostaria de saber se me podem ajudar, vou arrendar a minha casa e quero passar recibos pelo portal das finanças, ao inquilino, deve ser por 475€ mês

Qual +- o valor(%) que as finanças retêm de ambos e como se faz a retenção, se sou eu ou se é o inquilino.

Não há retenções na fonte nesses casos. Quando for altura de meter a declaração de IRS, no ano seguinte, é que os rendimentos são taxados. Podem sê-lo a uma taxa de liberatória de 28% (que será o caso mais habitual) ou, se o teu escalão de IRS for inferior a isso, poderás optar pelo englobamento desse rendimento junto com os demais, sendo então tudo taxado de igual forma.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia , gostaria de saber se me podem ajudar,

1. vou arrendar a minha casa e quero passar recibos pelo portal das finanças, ao inquilino, deve ser por 475€ mês

2. Qual +- o valor(%) que as finanças retêm de ambos e como se faz a retenção, se sou eu ou se é o inquilino.

Cumprimentos.

1. É obrigatório que passe os recibos pelo portal das finanças... http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=12005.0

2. Deverá pagar de imediato o imposto de selo (será emitido aquando da inserção dos dados relativos ao contrato que efetuar) no valor de 10% sobre o valor da renda estipulada.

Para que ocorra retenção terá de dar mais informações, pois pode-se dar o caso do inquilino/senhorio ser uma empresa e ai já ocorre retenção... e mesmo assim, pode ou não haver retenção. Depende dos rendimentos. Se estes forem superiores a 10000€ haverá retenção. Caso contrário não. Mas é como disse, faltam informações para o esclarecer cabalmente!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

o recibo eletronico pode ser preenchido à mão?

O recibo eletrónico é preenchido através do computador. Provavelmente a esmagadora maioria das pessoas usa as mãos para carregar nas teclas ao preencher o recibo, mas imagino que não seja bem essa a tua dúvida - queres desenvolver um pouco mais? Qual era a tua ideia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duvida!!!

Provavelmente deveria ter escrito em "papel como no passado recente"... Se for esse o caso, depende do valor das rendas recebidas e também da idade do proprietário...

Duvida!!!

Leia, com atenção, o conteúdo deste tópico: http://www.forumfinancas.pt/topic/11620-recibos-de-renda-eletrónico-dúvidas/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 8 years later...