Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Novo nome para o blog e fórum

Pedro Pais

Recommended Posts

Desde a primeira vez que vi estes posts da troca do nome, que tive o impulso de participar, mas também achei que um newbe como eu podia na altura abster-se de comentar e deixar isso para os prós. mas... eu até gosto do nome, transmite proximidade isto num mundo cada vez mais uniformizado e mais institucional talvez mais plástico, temos aqui algo diferente mais próximo e que funciona, vejam o sucesso que tem tido.

Até posso fazer aqui alguma campanha pelo Presidente da Junta,queria ser moderador porque acha que é um bom espaço, ou porque queria alterá-lo,isso já não sei bem. mas está sempre disposto a ajudar e se não fosse um bom espaço não teria interesse.

Também penso que o ambiente que promove incitará as pessoas que estarão menos familiarizadas com estas andanças a participar e ficam contentes porque na realidade encontram as respostas que procuram e fazem publicidade directa que é também a mais eficaz e mais barata. 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 67
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

17

• Pedro Pais

16

• pauloaguia

14

• José Ribeiro

12

presidentedajunta

gostei da tua resposta Reis, e é como dizes se não acreditasse que este fórum pode chegar muito mais longe não dava tantas sugestões. Eu quando disse que queria ser moderador era porque pensava eu que este blog tinha um STAFF uma equipa que tivesse mais funções do que limitar-se a moderar tópicos. Quando vi que assim não é vi logo que não fazia sentido ser moderador.

Agora, recentemente propus um staff para a nossa página no facebook e aproveitar essa rede social para fazer a interação com os users que acho faltar a este blog. O facebook pode levar este nome (bom ou menos bom) a mais e muitas mais pessoas.

Dei também a sugestão ao Pedro para INOVAR ou seja permitir que as pessoas participem livremente sem precisarem de se registar pois o registo é o maior obstáculo às pessoas participarem. Certamente que os users não iriam esquecer deste fórum eliminar essa barreira do registo e com isso ganhar mais proximidade com os users e mais participantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Outra sugestão. Se se começar neste fórum a ter a cultura de discutir sondar e traçar metas e objectivos criem uma secção privada para que haja alguma privacidade nas discussões que levarão a mudanças no fórum. No meu entender qualquer fórum é feito de opiniões e precisam de uma equipa que pode ser a de moderadores e administrador para discutir o que está bem e o que está menos bem para ser modificado. Só assim se consegue melhorar continuamente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dei também a sugestão ao Pedro para INOVAR ou seja permitir que as pessoas participem livremente sem precisarem de se registar pois o registo é o maior obstáculo às pessoas participarem.

Concordo mas infelizmente há o reverso da medalha - a possibilidade de participar sem registo permite também o aparecimento de mensagens de SPAM, que tem tendência a aumentar tanto mais quanto maior a popularidade do fórum.

Julgo que o Pedro já seguiu a tua sugestão pois acabei de apagar uma mensagem do género escrita por um visitante

Outra sugestão. Se se começar neste fórum a ter a cultura de discutir sondar e traçar metas e objectivos criem uma secção privada para que haja alguma privacidade nas discussões que levarão a mudanças no fórum. No meu entender qualquer fórum é feito de opiniões e precisam de uma equipa que pode ser a de moderadores e administrador para discutir o que está bem e o que está menos bem para ser modificado. Só assim se consegue melhorar continuamente!

Já existe uma secção privada para os moderadores, onde normalmente se colocam mensagens sobre problemas no site que não interessa (ou não convém) partilhar com o resto da comunidade.

Já não concordo que as mudanças significativas no fórum devam ser discutidas ali - o fórum é o que é à custa dos seus utilizadores todos e não apenas dos moderadores... o Pedro recolherá certamente mais e melhores ideias numa discussão em aberto do que perguntando apenas a 2 ou 3 pessoas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo mas infelizmente há o reverso da medalha - a possibilidade de participar sem registo permite também o aparecimento de mensagens de SPAM, que tem tendência a aumentar tanto mais quanto maior a popularidade do fórum.

como disse concordo com o facto de que a participação sem registo pode levar mais algumas pessoas a participar, mas pelo menos a adição de um captcha para participações de visitantes pode limitar a quantidade de SPAM uma vez que a maior parte destas mensagens são colocadas por scripts automáticos que não conseguem furar facilmente estas protecções...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

como disse concordo com o facto de que a participação sem registo pode levar mais algumas pessoas a participar, mas pelo menos a adição de um captcha para participações de visitantes pode limitar a quantidade de SPAM uma vez que a maior parte destas mensagens são colocadas por scripts automáticos que não conseguem furar facilmente estas protecções...

Bom, já incluí o novo sistema de criar mensagens sem necessitar de ter conta e tem um captcha (ainda que relativamente simples). Peço-vos que estejam com alguma atenção para perceber qual o impacto disto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Julgo que o Pedro já seguiu a tua sugestão pois acabei de apagar uma mensagem do género escrita por um visitante

Já existe uma secção privada para os moderadores, onde normalmente se colocam mensagens sobre problemas no site que não interessa (ou não convém) partilhar com o resto da comunidade.

Já não concordo que as mudanças significativas no fórum devam ser discutidas ali - o fórum é o que é à custa dos seus utilizadores todos e não apenas dos moderadores... o Pedro recolherá certamente mais e melhores ideias numa discussão em aberto do que perguntando apenas a 2 ou 3 pessoas...

Já existe essa secção mas não é nessa secção que deve falar-se do fórum pois mais pessoas devem realmente ter acessoa a essa questão que não apenas moderadores. Eu referi em cima e podes ler que devia haver uma secção privada que fosse apenas e só para ssugestões e discutir ideias mas que tivessem acesso todas as pessoas REGISTADAS e não apenas os moderadores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Sem trabalho não há nada e se há moderadores no fórum uma das suas missões é controlar o SPAM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[quote author=Presidente da Junta link=topic=3401.msg28451#msg28451

Sem trabalho não há nada e se há moderadores no fórum uma das suas missões é controlar o SPAM.

Tu fazes ideia do volume de spam automatizado que é gerado se não tiveres mecanismos que controlem essa actividade? É uma enormidade, e não pode ser combatida por trabalho manual, pelo que a parte do captcha (ou algo do género) é essencial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que não desse trabalho, prejudica o fórum - hoje de manhã, no pouco espaço de tempo que o Pedro admitiu mensagens sem registo e sem ter um captcha, foram apagadas 3 mensagens de SPAM. Houve aí uma altura há coisa de 2 anos em que de cada vez que eu me ligava ao site (e fazia-o com mais frequência ainda do que hoje) apagava uma série de mensagens geradas automaticamente, por uma conta que era criada automaticamente só para criar uma mensagem (se consultares a página de estatísticas foi um mês onde foram criadas umas 400 contas de utilizador novas - a maioria fictícias, claro; e não se deixou arrastar a situação um mês inteiro, por aí podes avaliar a frequência com que elas aparecem)

Obviamente que nenhum moderador pode estar sempre em cima do acontecimento e também não dá nada bom aspecto para quem chega de novo apanhar com uma série de mensagens de SPAM que ainda não foram apagadas... por isso, como diz o Pedro, o captcha não se trata de uma questão de não querer trabalhar, mas sim de uma questão essencial para o bom funcionamento do fórum.

apagar a mensagem ocasional que aparece de vez em quando, concordo contigo, é uma das missões dos moderadores. Deixar que elas se multipliquem e apareçam como cogumelos é má administração de um site...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

falta dar a devida visibilidade pois muitas pessoas vão continuar sem participar porque pensam que é preciso registo.

Quando se faz uma alteração radical como esta tem de haver um tópico bem vísivel para mostrar às pessoas. Coloca logo no inicio da página se possível com uma imagem para que todos possam ver no primeiro contacto com o fórum!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

O Pedro teve visão de oportunidade ao escrever o livro quando o escreveu e lançar o forum.Ou blog.

Mas está a deixar passar uma oportunidade ao não empenhar-se mais no forum... Às vezes são os foruns que alavancam a carreira ou mantém uma pessoa na ribalta. Vejam o caso do Ulisses Pereira e o Caldeirão de Bolsa...

As pessoas que aqui deram sugestões , são pessoas que se importam com o forum e que querem "realmente" ajudar. Aliás este tópico foi iniciado por si , Pedro.

Portanto quando escreve "Quem quiser realmente ajudar tem agora uma boa hipótese" inserido neste tópico , me parece que as pessoas aqui deste tópico não queriam realmente ajudar , ou uma forma um bocado impertinente de desviar a conversa sobre o assunto aqui em discussão e que pelos vistos já não interessa sinceramente ao Pedro.

Não és obrigado a participar e não penses que é um favor que me fazes.

Só cá está quem quer e quem tem vontade de ajudar na prática. De planos, ideias, ambições e afins está a Net cheia, coisas concretas é que não.

Desculpe que lhe diga , mas aqui está outro comentário infeliz, despropositado e a beirar a arrogância , senão estiver mesmo a sê-lo.

Quando abriu este tópico , não pediu ajudas práticas.Pediu mesmo sugestões e idéias.E é isto que as pessoas tem vindo a fazer. Algumas já se dispuzeram mesmo a ajudar na prática, o que faz o seu comentário duplamente infeliz.

Tenho recebido algumas sugestões para mudar o nome do blog e do fórum para algo mais ligado com dinheiro, finanças e afins. Portanto, tenho duas questões:

1 - Acham boa ideia?

2 - Têm alguma sugestão para um novo nome?

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que realmente interessa é que há um conjunto de pessoas que pelas suas sugestões pretendem dar a este fórum uma nova alma e concretizar o potencial que o mesmo tem.

Não é qualquer fórum que se dá ao luxo de ter pessoas tão interessadas e prontas a ajudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...
    José Ribeiro

Gostaria de sugerir ao Pedro, que deixasse um link no topo desta página com a referência/ligação ao BLOG!...

Faço esta observação porque há um link com essa ligação, onde está escrito FÓRUM DE FINANÇAS PESSOAIS. Embora funcione bem, não faz muito sentido encaminhar para o blog e chamá-lo "fórum"!...  ;)

Obs. Já alterei esta mensagem várias vezes porque quando entro deixo de ver essa ligação. Tenho apenas um fundo azul no cimo do ecrân e o botão de pesquisar!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostaria de sugerir ao Pedro, que deixasse um link no topo desta página com a referência/ligação ao BLOG!...

Faço esta observação porque há um link com essa ligação, onde está escrito FÓRUM DE FINANÇAS PESSOAIS. Embora funcione bem, não faz muito sentido encaminhar para o blog e chamá-lo "fórum"!...  ;)

Obs. Já alterei esta mensagem várias vezes porque quando entro deixo de ver essa ligação. Tenho apenas um fundo azul no cimo do ecrân e o botão de pesquisar!...  :P

Pior a emenda que o soneto!...  :o

Então, agora deixamos de ter acesso ao blog e passamos a ter dois links, um em tamanho grande e outro em tamanho pequeno, que dão acesso apenas ao FÓRUM DE FINANÇAS PESSOAIS!...  ???

Será que mais ninguêm reparou, ou percebeu, a observação que fiz na mensagem anterior?

Creio que era clara e contribuia para agilizar o acesso ao BLOG, com o nome correcto!...  :P

Na actual forma, é preciso guardar dois endereços para poder ter acesso ao blog e ao fórum!...  :-\

PS - E já agora quando entramos, ficamos com o campo superior do ecrân com um fundo azul e apenas com a indicação de "Pesquisar". É possível voltar a disponibilizar o link para aceder ao BLOG?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@JRibeiro,

Pode por favor enviar-me um screenshot com o que vê? É que tenho a sensação que, por algum motivo, não coincide com o que eu vejo.

Já enviei. O problema continua igual.

Será possivel enviar-me uma screenchot com aquilo que deveria efectivamente ver?

É que por alguma razão me parece que não faz sentido ter links (2 ou 3, se contarmos com o INÍCIO) que vão todos dar ao fórum e nenhum ao blog!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já enviei. O problema continua igual.

Será possivel enviar-me uma screenchot com aquilo que deveria efectivamente ver?

É que por alguma razão me parece que não faz sentido ter links (2 ou 3, se contarmos com o INÍCIO) que vão todos dar ao fórum e nenhum ao blog!...

Será que os demais participantes no fórum podem emitir opiniões sobre o problema que apresentei aqui neste tópico?

Tal como está, sem qualquer ligação/link ao blog (pelo menos eu não me apercebo da sua existência), parece-me que este fórum foi "separado" do dito blog onde ia consultar a euribor e afins!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confirmo - quando estou logado, no cabeçalho vejo apenas uma área azul, vazia. Quando não estou logado, vejo um link que diz "Fórum de Finanças Pessoais" que aponta para a homepage do fórum.

Por este motivo, a janela de pesquisa aparece em posições completamente diferentes conforme se está ou não logado.

O antigo link para o blog simplesmente não existe, o código continua lá mas foi comentado...

Pedro, se tu vês algo diferente disto, experimenta criar uma conta de utilizador de teste e aceder ao site com ela...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confirmo - quando estou logado, no cabeçalho vejo apenas uma área azul, vazia. Quando não estou logado, vejo um link que diz "Fórum de Finanças Pessoais" que aponta para a homepage do fórum.

Por este motivo, a janela de pesquisa aparece em posições completamente diferentes conforme se está ou não logado.

O antigo link para o blog simplesmente não existe, o código continua lá mas foi comentado...

Pedro, se tu vês algo diferente disto, experimenta criar uma conta de utilizador de teste e aceder ao site com ela...

Ah, ok. Agora já está melhor? Quanto à parte da ligação para o blog, tenho de ver melhor, mas penso que pelo menos agora já deve aparecer tudo bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites