Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privat Bank

Tone

Recommended Posts

O que o Netbird disse faz todo o sentido. Hoje falei com o meu gestor de conta e o que me disse foi para falar com ele antes de constituir um depósito!! E claro foi bom falar com o gestor, porque consegui uns juros melhores, a justificação foi que era o primeiro depósito e o valor do mesmo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

156

• JRJordao

81

• futsal78

72

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial. 1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta ins

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM. Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económic

Viva,

Desculpem mais uma vez, não quero estar sempre a incomodar o gestor de conta:)) A minha pergunta desta vez é se é normal quando se constitui um deposito a prazo ser criada duas contas, resumindo, tenho 3 contas.

Mais uma vez obrigado!!

Pedro André

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente fica-se apenas com duas.

O que pode acontecer é mesmo depois de um DP acabar continuar lá o número da conta desse DP.

Mas se não é esse o caso não deveria acontecer, acho eu.

Obrigado! Falei por chat e a menina disse-me para não me preocupar. O deposito está feito e está a contar juros, as outras duas contas estão a zero.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Eu estive 1 semana à espera que me dessem acesso aos depósitos em Portugal pois on-line só apareciam os da Letónia.

Agora estou à uma semana à espera que me criem o depósito, pois sempre que tento criar dá "Rejeitado - Erro Desconhecido".

Contactei o banco via mail e informaram que o Marco Costa está de férias, mas pelos recibos de leitura que recebi hoje, já está a trabalhar.

Quanto a estes problemas todos que me impediram de já ter o depósito constituído, ofereceram-se para me criarem o depósito com a data da transferência, para eu não ficar prejudicado pelos problemas informáticos.

O meu irmão foi lá abrir conta, dia 12/06 e estavam com pouca gente a atender e com muito trabalho, por isso ficaram lá os papeis...

Como ainda recentemente passou uma rubrica na SIC onde apontavam o Privatbank como um dos que tinha melhores taxas de juro, é normal que tenha havido um aumento de novos clientes.

Cumps.

Afinal, quando liguei para saber o que se passava e porque ainda não tinha o depósito criado, o que só aconteceu a 29/06 tendo a conta sido aberta a 07/06 e tendo o sistema neste espaço de tempo rejeitado todas as minhas tentativas, foi-me dito que afinal não me podiam criar o depósito com a data da transferência que tinha de ficar com a data em que foi criado a 29/06... Já perderam alguns pontos na minha consideração. Mais valia dizerem que iam ver uma forma de me compensar, do que prometerem-me algo via mail, quando na verdade não sabiam se o podiam cumprir!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal, quando liguei para saber o que se passava e porque ainda não tinha o depósito criado, o que só aconteceu a 29/06 tendo a conta sido aberta a 07/06 e tendo o sistema neste espaço de tempo rejeitado todas as minhas tentativas, foi-me dito que afinal não me podiam criar o depósito com a data da transferência que tinha de ficar com a data em que foi criado a 29/06... Já perderam alguns pontos na minha consideração. Mais valia dizerem que iam ver uma forma de me compensar, do que prometerem-me algo via mail, quando na verdade não sabiam se o podiam cumprir!

Não querendo ser advogado de defesa do Privat...a verdade é que não é um "grande" erro. Pode ser chato ter tido o dinheiro parado de 07-29 mas as taxas que oferecem neste momento são já um grande bónus. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Alguém sabe como são calculados os juros na conta poupança pé de meia? Neste momento tenho 3500  euros parados e como meto todos os meses 200/300€ de parte compensa mais este produto ou um depósito a prazo a 1 ano?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Os juros no depósito "pé de meia" do Privat são calculados ao dia. Esta modalidade de depósito só existe para 6 meses e 1 ano

Quanto a se compensa mais um "pé de meia" ou um depósito a prazo de 1 ano, assumindo o depósito "pé de meia" de 1 ano as taxas são idênticas 5.45% TANB. Pelo que acho sempre mais vantajoso o "pé de meia" pois pode ir reforçando o depósito todos os meses.

Fica aqui um exemplo para um montante de 3500€

Fórmula:

•   Taxa de Juro/100 para transformar o valor percentual em valor decimal --> Equivale à TANB

•   Divide-se o valor obtido acima pelo valor de dias do "ano bancário" que é 360, e obtem-se o Juro Bruto Diário

•   Multiplica-se o resultado obtido acima por 0.75 para retirar os 25% de retenção na fonte e obter valores de  rendimento liquidos --> Juro Liquido diário
    • Multiplicando o valor acima pelo montante disponível temos o rendimento por dia
    • Ao ter o rendimento por dia podemos calcular o rendimento ao mês(30 dias), trimestre (90 dias) etc, multiplicando o valor acima

Juros ao Dia: ((5.45/100)/360)*0.75*3500  = 0.397395833

Juros ao mês ((5.45/100)/360)*0.75*3500*30 = 11.921875

Cenário de reforço: Dia do Reforço o juro é calculado sobre o montante que tinha antes do reforço, no Dia do Reforço +1 o juro já incide sobre o valor do montante + reforço.

Pode colocar as fórmulas no Google que ele faz as contas :)

Espero ter conseguido esclarecer e não complicar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Os juros no depósito "pé de meia" do Privat são calculados ao dia. Esta modalidade de depósito só existe para 6 meses e 1 ano

Quanto a se compensa mais um "pé de meia" ou um depósito a prazo de 1 ano, assumindo o depósito "pé de meia" de 1 ano as taxas são idênticas 5.45% TANB. Pelo que acho sempre mais vantajoso o "pé de meia" pois pode ir reforçando o depósito todos os meses.

Fica aqui um exemplo para um montante de 3500€

Fórmula:

•   Taxa de Juro/100 para transformar o valor percentual em valor decimal --> Equivale à TANB

•   Divide-se o valor obtido acima pelo valor de dias do "ano bancário" que é 360, e obtem-se o Juro Bruto Diário

•   Multiplica-se o resultado obtido acima por 0.75 para retirar os 25% de retenção na fonte e obter valores de  rendimento liquidos --> Juro Liquido diário
    • Multiplicando o valor acima pelo montante disponível temos o rendimento por dia
    • Ao ter o rendimento por dia podemos calcular o rendimento ao mês(30 dias), trimestre (90 dias) etc, multiplicando o valor acima

Juros ao Dia: ((5.45/100)/360)*0.75*3500  = 0.397395833

Juros ao mês ((5.45/100)/360)*0.75*3500*30 = 11.921875

Cenário de reforço: Dia do Reforço o juro é calculado sobre o montante que tinha antes do reforço, no Dia do Reforço +1 o juro já incide sobre o valor do montante + reforço.

Pode colocar as fórmulas no Google que ele faz as contas :)

Espero ter conseguido esclarecer e não complicar.

Completamente esclarecido. Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo ser advogado de defesa do Privat...a verdade é que não é um "grande" erro. Pode ser chato ter tido o dinheiro parado de 07-29 mas as taxas que oferecem neste momento são já um grande bónus. ;)

Efectivamente o transtorno não foi grande. Simplesmente não gosto que me prometam coisas que não cumprem!

Efectivamente o juros são bons e acho que é de aproveitar.

Por exemplo o meu irmão também já deve estar à coisa de 1 mês à espera que lhe liguem para confirmar que os papeis que entregou estão ok. Honestamente acredito que estão sub-dimensionados, e não estão a conseguir dar resposta a tanto novos clientes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O pouco que sei do Privat, é que não podemos estar à espera que nos liguem. Se queremos as coisas feitas temos que ser nós a mexermo-nos. Eu por exemplo não tinha as taxas dos depósitos portugueses no privat24, entrei no chat do banco numa manhã e qd cheguei a casa ao fim da tarde já estavam as nossas taxas. Quando tentei constituir o depósito pé-de-meia também dava sempre erro, telefonei para o meu gestor e ficou constituído no próprio dia. As taxas são muito boas mas eles não podem andar a telefonar para os clientes nem a mandar cartas etc.... Assim là se vão as taxas! Sei que o Privat està a pedir pessoal, os clientes cresceram muito e que por agora não estão a pensar descer taxas! Resumindo: se queremos as coisas feitas temos que ser nós a telefonar, entrar no chat etc....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Portugal nenhum banco dá mais taxa para um depósito tradicional e com pouco investimento necessário (mín. 500€ a 5,45% TANB a 1 ano).

Investimento simples e rentável com o objectivo de criar poupança sem grande preocupação de mexer no dinheiro tão cedo.

Mesmo assim, aconselho a optar por aplicações a 1 ano mas repartidas pelo mesmo. Por exemplo: Constituir um depósito de 1.000€ em Janeiro, outro em Abril, outro em Julho e por fim outro em Outubro, de modo a ter vencimentos anuais de 3 em 3 meses, para o caso de haver alguma necessidade e também para não estar um ano inteiro à espera de juros sobre o mesmo capital (4.000€ ao todo). ;)

No meu caso quando abri conta, fiz 1 depósito a 3 meses, outro a 6 meses, e outro a 1 ano (claro com taxas diferentes), mas consoante se venciam os prazos, o capital investido + juros renovavam então por 1 ano a 5,45% para manter o tal rendimento periódico. É um ponto de vista como outro qualquer. 8)

Existe de facto um depósito a 5 anos à taxa de 6%, mas só no vencimento do depósito é que recebemos os juros + o capital investido e mesmo assim não compensa:

Pelas minhas contas da 4ª classe, se aplicar os 4.000no depósito a 6% a 5 anos vou receber 1.200 de juros não capitalizados e capital retido durante esse tempo.

Se aplicar 4.000€ a 5,45% a 1 ano e reinvestir o capital + juros durante 5 anos, vou receber 1.213 de juros. E ainda com a vantagem de adicionar novos recursos a cada ano vencido. ;)

Eu também partilho as preocupações que muitos têm acerca do banco, etc, mas mais preocupado ficaria em investir em produtos complexos, obrigações, fundos, certificados, blá, blá, em que a grande parte, depois dos custos associados + o risco a que estão sujeitos, ficam semelantes a um qualquer depósito banal. Acho que devem fazer parte de uma carteira diversificada, mas em muito menos quantidade que um depósito tradicional ou então ser um entendido na matéria.

Para quem mesmo assim, tiver receio com o Privat, existe uma solução:

Em vez de aplicar 1.000€, aplica-se só 500€. Não diversifica o tipo de produto, mas diversifica pelo menos o banco. :)

Notas:  1Não trabalho na banca nem conheço pessoalmente ninguém do Privat.

2)  Se acharem que a vossa abertura de conta no Privat contribuirá para um 

crescimento anormal na carteira de clientes do banco e que isso levará a uma 

redução das taxas de juro oferecidas, porque terão de aumentar as

infraestruturas e recrutar mais funcionários,por favor, não o façam. :laugh:

3Espero ter contribuído positivamente para a discussão.

No link abaixo segue mais informação acerca do Privat.

https://docs.google.com/viewer?url=http://www.privatbank.lv/PORTUGALE/download/301111_pb_presentantion_pt.ppt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Faltou-me acrescentar uma nota relevante:

Muitos bancos tradicionais e online oferecem taxas interessantes para novos clientes/capitais. A maioria para 6 meses, 3 meses, e depois?

Hipótese A: Comprar outros produtos do mesmo banco.

Hipótese B: Aumentar capital.

Hipótese C: Reinvestir capital a taxas mais baixas do que as oferecidas no mesmo banco.

Hipótese D: Saltar de banco em banco em busca de taxas melhores.

No Privat não se passa nada disto. É tão simples que até chateia.

"Quando a esmola é muita, o pobre desconfia", é verdade.

Mas tem de haver sempre um banco que dá a taxa mais alta do mercado, o outro que dá a taxa mais baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Macase,

Gostei mesmo de ler o seu post. Acho que está mt bem escrito e elucidativo...

Interessou-me mt a sua divisão na colocação dos montantes... nc fiz assim, mas creio que vou passar a faze-lo... parece-me verdadeiramente bom...

Tal como já mencionei, tenho 5000€ para investir e assim talvez colocasse:

2000€a 3 meses: 5% = 18.75€

1500€ a 6 meses: 5.15€= 28.97€

1500€ a 1 ano: 5.25% = 59.88€

Ao fim dos 3 meses já poderia investir novamente os 2000€ e qd tornasse a investir teria os 1500€ (6 meses) vencido tb...

Podemos sempre voltar a investir na mesma aplicação, correcto?

Eu estava verdadeiramente na duvida entre abrir conta no BIG ou no Privat... o Big tem boas taxas, mas a verdade é que o Privat tb tem... O big depois da primeira abertura - novos clientes - não tem taxa nenhuma de especial (o privat continua a ter).

Agora as questões permanecem na confiança do banco......

- É simples de trabalhar?

- A abertura de conta como foi?

- Como faz para colocar lá o dinheiro? É sempre por transferencia bancária? (os meus bancos - Santander e MG cobram 1.04€ por cada transferencia- o Sr paga sempre?)

- Como faz depois para resgatar o dinheiro? Igualmente por transferencia?

- E as passes de acesso à net são acessiveis, ou é daqueles bancos que tem que ter um login com 5numeros e 3 letras + uma pass com não sei qts numeros e mais outras tantas letras, e dps ainda é necessário mais isto e mais aquilo....?

Sendo possivel, agradeço uma resposta sua, para tirar todos os meus medos e receios...

Obrigada

Célia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tsk, tsk, tsk...

Eu já tenho quase toda essa informação compilada e ninguém me liga nenhuma  :(

jk.

No Privat não tem qualquer despesa de manutenção de conta. A abertura de conta é simples, sobretudo se for feita presencialmente. Trabalhar no homebanking não é de caras, infelizmente. Mas ao fim de algum tempo uma pessoa habitua-se.

Para pôr tirar dinheiro faz-se por transferência bancária. Nos meus bancos principais nunca pago transferências. O MG e o Santander são os mais careiros em Portugal nesse aspecto. Para tirar dinheiro do PrivatBank, uma transferência custa 0.30€ + IS.

O limite de transferência varia consoante o método de autenticação usado.

Todos começamos com uma password de negociação, que dá ate 2000€. Para mais do que isso, temos um cartão matriz até 20000€ e para cima disso um sistema digipass, que não conheço.

Aqui tenho mais informações, bem como uma screenshot do homebanking do Privat: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/3024.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov,

Peço desculpa, mas eu não ignoro a sua informação, pelo contrário, prezo mt... mas as duvidas são tantas que gostava de ter diferentes opiniões...

-Essa pass word de negociação que dá até 2000€, é por aplicação, ou totalidade? (isto é imaginemos que eu tenho 3 aplicações - 3 meses, 6 meses e 1 ano de 1500€- como mencionei no post anterior) essa pass chega-me, ou já tenho que ter o cartão matriz?

- A utilização desse cartão matriz é complicada? pergunto isso, pq no MG já o uso (tenho login, pass de entreda e cartão matriz para qlq movimento ou pagamento);

- A utilização do home banking é complicada ao ponto de chegar a pensar que vou fiucar sem o meu dinheirinho? Lol!! É que se não consigo mexer no meu dinheirinho sou capaz de stressar um cadito... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O limite de 2000€ é o valor máximo que se pode transferir online por dia. Não tem nada a ver com o número de aplicações.

Cada banco tem o seu. Na Caixa geral de depósitos são 4500€, no Best são para aí 15000€, etc...

Pedir ou não o cartão matriz tem apenas a ver se é mais prático e económico. Se só pensa transferir menos do que 2000€ num único dia não há razão para pedir o cartão matriz. Mas se por exemplo tem um depósito de 5000€, eventualmente dá mais jeito ter o cartão matriz, já que sem ele ter-se ia de transferir tudo em 3 dias (2000+2000+1000), e em cada transferência pagar-se 0.30€+IS.

O cartão matriz (bem, na realidade não é bem uma matriz, mas sim uma lista de códigos) funciona de modo semelhante ao do MG, pedindo 3 números de uma certa posição para fazer operações.

Quanto ao homebanking, não tem um look muito amigo do utilizador e cada vez que queremos fazer alguma coisa (aplicação, transferência) aparecem muitos campos para preencher, mas na prática a maior parte nem é importante. Feita uma vez ou duas aprende-se depressa. Costumam é demorar 2 dias úteis nas transferências, ao contrário do 1 dia útil comum noutros bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cada vez tou mais certa em abrir conta lá, até pq (o que eu esperava está a aconter - ter várias opiniões) e a sua, pelo que vou vendo, conta mt :)

Enviei um mail ao banco às 09.30 e já tive resposta (rapidez  :) ), de uma Srª Tatiana Graça, que das duas uma, ou não é portuguesa, ou escreve um bocadito mal... ("Bom dia, D. lia"; "Univercidade Católica." "31 sentimo"...

Relativamente à aberttura de conta, tb me pareceu simples, são os documentos normais, apenas tenho que questionar se poderá ir uma outra pessoa por mim, entregar o cartão de cidadão... Vou questionar...

Relativamente ao home banking, se tiver dificuldades, acho que vou continuar a contar com a ajuda do forum... :P

O Ruicarlov é do Norte?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou, e fui à agência do Porto, onde a Sra. Tatiana me atendeu. Excelente atendimento e muito prestáveis, como já referi nuns quantos posts atrás, aquando da minha abertura de conta.

Como o RuiCarlov disse, primeiro estranha-se mas à segunda já se faz com uma perna às costas depois de dominar a mecânica (que não é nada de especial, apenas é diferente).

A Tatiana (assim como o Sr. Paulo Monteiro) como disse, é muito prestável e caso tenha alguma dúvida, não hesite em colocá-la.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico