Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privat Bank

Tone

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

156

• JRJordao

81

• futsal78

72

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial. 1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta ins

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM. Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económic

Viva,

Então basicamente, pode-se deixar vencer estes D.P.'s que temos a 3.25%, e depois transfere-se para PT a preços reduzidos. Ganharei muito mais de 0.52 EUR - que é o custo das trasnferências -, portanto irá compensar-me manter o dinheiro no ASP, pelo menos até Novembro tenho D.P.'s a 3.25%. Os CA estão dar menos e para mim o dinheiro e a rentabilidade são reis.

Depois transfiro tudo para PT, aplico em CA ou no que houver de melhor na altura, e deixo a conta caducar/encerrar por inatividade.

Pelo que estive a ver do preçário para não-residentes, continuam os mesmos preços e os mesmos limites para as transferências SEPA e custo 0 nas SMS de validação. Limpando a conta, ao fim de 6 meses encerrarão a conta por inatidade e por haver saldo inferior ao custo de encerramento: 10 EUR.

Ou seja, se a conta estiver com menos de  10 EUR durante 6 meses, encerram-na automaticamente, por isso convem limpara a conta D.O.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação às comissões de inatividade, enviei uma mensagem para o banco a perguntar sobre isso, e quase logo a seguir telefonam-me a dizer que as contas não são consideradas inactivas se tiverem produtos activos, tais como depósitos a prazo.

Em relação ao resto do preçário, ainda não me sabem dizer se os clientes de Portugal terão um preçário idêntico ao que está neste momento presente no site para os clientes não-residentes, ou se será criado uma preçário à parte para nós.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão de débito deve continuar a funcionar, não?

Após reflexão decidi manter os depósitos e continuar cliente. Nunca cheguei a pedir cartão de débito, por isso estava a pensar fazer isso no próximo mês enquanto ainda "cá estão".

É gratuito quando se tem DPs, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O cartão de débito deve continuar a funcionar, não?

Após reflexão decidi manter os depósitos e continuar cliente. Nunca cheguei a pedir cartão de débito, por isso estava a pensar fazer isso no próximo mês enquanto ainda "cá estão".

É gratuito quando se tem DPs, certo?

Sim, até agora enquanto houvesse depósitos o cartão de débito era gratuito. Mas com o novo contrato cliente-Letónia não se sabe como vai ser no futuro a operacionalidade com o multibanco.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Hoje liguei para o PrivatBank e falei com a Natália.

Perguntei-lhe se ela sabia se quando tudo fosse transferido para a Letónia, se continuávamos a ter alguma linha de apoio em Português, WebSite em Português, e respostas via homebaking em Português.

A Natália disse que não sabia, pois apenas tem a informação de que os clientes também dispõem.

Perguntei-lhe também se ela ia para a Letónia, quando a delegação fechasse ao qual era respondeu-me que não! Que ia para o fundo de desemprego.

Disse-lhe que ia ponderar o que fazer com o €€€€€ que tenho no PrivatBank, pois não estou a gostar particularmente da falta de informação do banco.

Ela com muita calma disse para ponderar bem e que depois a informasse da decisão.

Achei que devia deixar aqui o meu testemunho.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diz-se que poderá haver um preçário específico para PT, mas, salvo melhor opinião, continuo a orientar-me pelo preçário para não-residentes do ASPB LV - Letónia.

A fiscalidade da LV - Letónia - é interessante: 10%

Os custos das transferências para PT/SEPA também são interessantes: até 20k€: 1.5 EUR ; até 50k€: 1.75 EUR.

A LV - Letónia - está na UE, e, melhor do que isso, está na zona SEPA. Por isso os custos das trasnferências de/e para lá não são mais caros do que as transferências nacionais PT-PT.

Em minha opinião, para quem tem bastante dinheiro e sabe falar/escrever minimamente em Inglês, será pacífica a transição e a taxa de juro líquida TANL de cerca de 3%, para quem tem ainda DP's com TANB 3.25%...

É uma questão de analisar os benefícios/custos. 

Relembro que os juros dos DP's são pagos caso haja liquidação antecipada e esta tem de ser antes do dia limite de 15 Fevereiro. Os juros são calculados até à data da liquidação, pelo que quem quiser ''sair'' poderá ''esticar'' a permanência - e os juros -, até à data limite de 15 Fev.

Após 15 Fev transitam automaticamente para ASPB LV, sendo que o cartão MB funcionará em PT até 28 Fev.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os cartões MB só funcionarão até 28 Fev 2015.

Portanto quando os DPs terminarem, o capital tem que ser transferido via Privat24, com os respectivos custos.

Para montantes permitidos com cartão de códigos,

até 2.000,00 EUR: 0,31€

2.000,00 a 20.000,00 EUR: 1,56€

Assumindo que o atual preçário para Portugal se irá manter, claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A fiscalidade da LV - Letónia - é interessante: 10%

Só uma nota sobre este ponto: apesar de estarem sujeitos a retenção na fonte à taxa de lá, como não estão sujeitos a nenhuma das taxas de retenção na fonte previstas no Código IRS português, creio que estes rendimentos devem ser englobados na declaração de IRS dos residentes em Portugal (ou seja, creio que serão tributados de acordo com o escalão em que cada um estiver). Sendo o caso, deve-se poder declarar os 10% já pagos na Letónia para evitar a dupla tributação. Mas a ideia de que a tributação vai ser mais baixa pode não corresponder à verdade, muito pelo contrário.

Isto é a minha interpretação. Não estou nesta situação nem faço tensões de perder muito tempo com isso, mas é uma questão de consultar as Finanças para esclarecer...

Também se coloca a questão de saber se as finanças de cá vão detetar os juros de depósitos feitos noutro país. À partida até diria que não mas como cada vez mais se fala em troca de informação entre as finanças dos estados membros, não sei se vale a pena arriscar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Só uma nota sobre este ponto: apesar de estarem sujeitos a retenção na fonte à taxa de lá, como não estão sujeitos a nenhuma das taxas de retenção na fonte previstas no Código IRS português, creio que estes rendimentos devem ser englobados na declaração de IRS dos residentes em Portugal (ou seja, creio que serão tributados de acordo com o escalão em que cada um estiver). Sendo o caso, deve-se poder declarar os 10% já pagos na Letónia para evitar a dupla tributação. Mas a ideia de que a tributação vai ser mais baixa pode não corresponder à verdade, muito pelo contrário.

Isto é a minha interpretação. Não estou nesta situação nem faço tensões de perder muito tempo com isso, mas é uma questão de consultar as Finanças para esclarecer...

Também se coloca a questão de saber se as finanças de cá vão detetar os juros de depósitos feitos noutro país. À partida até diria que não mas como cada vez mais se fala em troca de informação entre as finanças dos estados membros, não sei se vale a pena arriscar...

Cheguei a ter DPs no Privat Letónia (há uns anos as taxas eram mais elevadas que cá). Declarei os juros totais e os 10% retidos e paguei o restante da taxa de retenção em Portugal na liquidação do IRS. Não fiz englobamento.

Portanto, para quem não quiser arriscar, a única vantagem é ter mais (28%-10%=) 18% dos juros disponíveis, sabendo que na liquidação do IRS vão ter que ser pagos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os custos das transferências para PT/SEPA também são interessantes: até 20k€: 1.5 EUR ; até 50k€: 1.75 EUR.

Mas atenção que com cartão de códigos só consegues transferir até 20.000€ de cada vez. Logo, para 50.000€ acabas por pagar 1,50€ x 3 = 4,50€. Ou pedes um DIGIPASS, que te custa 35€.

Em minha opinião, para quem tem bastante dinheiro e sabe falar/escrever minimamente em Inglês, será pacífica a transição e a taxa de juro líquida TANL de cerca de 3%, para quem tem ainda DP's com TANB 3.25%...

Só para quem quiser fugir ao fisco. Para os restantes, será a TANL atual: 3.25% x 72% =  2.34%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz hoje a transferência online do depósito maior que tinha e já tenho o capital na conta de destino. Foi super-rápido! No próprio dia, entre bancos diferentes! :o

A Natália telefonou-me muito prestativa e simpaticamente devido à transferência, lembrando-me que para cessar a relação com o banco é necessário enviar 2 mensagens ao mesmo. A 1ª, a solicitar o resgate antecipado dos depósitos. Depois, transferir todo o dinheiro para outro banco, (ter atenção com os custos de transferência + imposto de selo consoante o montante envolvido), para que no fim, as contas no Privat fiquem todas a zero valores. E só então, enviar a 2ª mensagem a solicitar o fim do contrato.

Se ficar 1 cêntimo que seja em alguma conta, conta-corrente, conta-cartão, etc, não será possível terminar o contrato, passando depois a cliente Privat-Letónia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM.

Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económica é passar o dinheiro da conta à ordem (já tenho o dinheiro na conta à ordem) para a conta cartão e efectuar o pagamento através do Multibanco, através da opção PAGAMENTOS/PAGAMENTO DE SERVIÇOS/COMPRAS, concretizando deste modo a subscrição.

Estou errado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM.

Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económica é passar o dinheiro da conta à ordem (já tenho o dinheiro na conta à ordem) para a conta cartão e efectuar o pagamento através do Multibanco, através da opção PAGAMENTOS/PAGAMENTO DE SERVIÇOS/COMPRAS, concretizando deste modo a subscrição.

Estou errado?

Em princípio poderá fazer essa operação, mas há que ter em conta os montantes máximos permitidos para pagamentos de serviços no Privat (não sei qual é o valor ao certo, ou se é até a 20.000€ como nas transferências :-[ ).
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ir ver ao preçário não custa muito, pois não?

Ou então ler o que o JRJordao escreveu apenas alguns posts atrás.

http://gallery.privatbank.lv/PDF/PORTUGAL/precario/PRE-FC-20141001.pdf

Claro que se for por cartão de débito não há custos.

Não me tinha apercebido que falaram alguns post atrás...

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Anda o pessoal a correr para meter o € nos CTT quando a OT 2045 que foi emitida a dia 13 já vale 11%  ;D ;D  , e mesmo que não valesse paga taxa de 4,10%  :o

Não percebi. Achas que essa OT é um melhor investimento que os CTPM?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi. Achas que essa OT é um melhor investimento que os CTPM?

E porque não? tens taxa de 4,10% e com a vantagem de se poder vender com mais valia...coisa que acredito que hoje 99% das pessoas que a compraram há dias o fizeram, fechou a valorizar 115%!!!!!

Agora já não vale a pena a comprar lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E porque não? tens taxa de 4,10% e com a vantagem de se poder vender com mais valia...coisa que acredito que hoje 99% das pessoas que a compraram há dias o fizeram, fechou a valorizar 115%!!!!!

Agora já não vale a pena a comprar lol

São investimentos bastante diferentes.

Nas OTs tens que ir acompanhando a evolução dos preços e vender quando achares que é o momento. Provavelmente como dizes muita gente vendeu hoje a 115%. Mas para a semana pode chegar aos 120%... ou cair para os 100%.

Nos CTPM tens 4,25% "garantidos" durante 5 anos, mais alguma coisa nos últimos dois se a economia crescer. Fazes a subscrição e "esqueces".

Ambos têm o seu mérito, mas são produtos com características bem diferentes. Deixando até à maturidade, as OTs já se assemelham mais aos CTPM, mas neste caso até 2045 é ambicioso :) ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico