Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privat Bank

Tone

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

156

• JRJordao

81

• futsal78

72

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial. 1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta ins

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM. Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económic

Eu também se tivesse DP maiores ainda por vencer, aproveitava "esta janela aberta" e resgatava tudo. É que depois da data, passando para cliente Privat-Letónia, sabe-se lá como vai ser o controle das coisas, não iria a ficar para ver.

Assim, raspa-se o tacho, e limpa-se o cadastro aproveitando esta "saída precária". :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também se tivesse DP maiores ainda por vencer, aproveitava "esta janela aberta" e resgatava tudo. É que depois da data, passando para cliente Privat-Letónia, sabe-se lá como vai ser o controle das coisas, não iria a ficar para ver.

Assim, raspa-se o tacho, e limpa-se o cadastro aproveitando esta "saída precária". :police:

A Letónia pertence à União Europeia e à zona Euro. Nem sequer nos temos de preocupar com conversões para lats como era à uns anos atrás. Porquê o medo agora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Letónia pertence à União Europeia e à zona Euro. Nem sequer nos temos de preocupar com conversões para lats como era à uns anos atrás. Porquê o medo agora?

Porque acho melhor aproveitar agora a oportunidade para encerrar a ligação ao banco do que ser eu depois a pedir para rescindir tudo, sabe-se lá com que demoras, burocracias e custos.

Bem sei que é apenas uma barreira psicológica, eu também a tive quando a entrei para o banco, mas continuar para além deste ponto, seria já navegar para fora da zona de conforto, e além disso, eu gosto de ser pragmático. Como já anteriormente tinha referido, até podia reforçar a poupança até Outubro à taxa de 3,25%, mas não o vou fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Acho que o principal motivo de receio é o facto de deixar de haver comunicação em português (que ainda não percebi se vai ser o caso) - para algumas pessoas pode efetivamente ser um entrave.

Poderá também haver algumas nuances do ponto de vista fiscal. Se a conta passa para a Letónia (que foi o que percebi da carta que aqui transcreveram), a retenção na fonte será feita à taxa de lá? Eventualmente a uma taxa para não residentes. Pode ser melhor, pode ser pior, mas sem conhecer o sistema fiscal da Letónia é normal ter algumas dúvidas. (também há o reverso da medalha - fica-se com uma conta no exterior, longe do "alcance" das nossas finanças, pode haver quem tenha interesse :P)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Mikeluz

Parece-me que não compensa ficar com os depositos na Letonia... taxas de juro baixas.

Fiz uma mini-FAQ, para me orientar. Parece-me que:

É seguro ter dinheiro no ASP LV? Sim, pertence à UE e ao espaço SEPA

Como movimentar o dinheiro da LV»PT? Pelo INET banking/PrivatBank24

Terá os mesmos custos/valores atuais? Aparentemente, terá os mesmos custos e montantes, presentes em PT/para paises SEPA.

Como transferir dinheiro para de PT»LV? Aparentemente, como está no SEPA, terá os mesmos custos que enviar para cá para PT, apesar de trasnferência internacional.

As desvantagens, serão mesmo as taxas baixas e não termos cartão de MB gratuito. Além disso, não têm FIN para os DP...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Já tirei o dinheiro todo de lá.

Notas que considero relevantes:

- o limite de cada transferência é 20.000€

- o custo de cada transferência é de 1,56 (1,5 + 4% IS).

- para determinar o valor das transferências e zerar a conta é necessário não esquecer o valor das transferências,

- após verificar que o valor está a zeros enviar uma nova mensagem solicitando que a conta seja cancelada

- eles ainda recomendam ligar depois paara confirmar que a conta foi mesmo encerrada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Resumindo o que tenho lido aqui, quem não tiver depósitos dos antigos superiores a 5%, vai optar pelo resgate antecipado, uma vez que com o fecho das instalações em Portugal vamos,

- pagar transferências internacionais;

- deixar de ter o cartão multibanco gratuito;

- ver aplicadas comissões por inactividade;

- ter a possibilidade de ver eliminado o apoio em Português;

- ter dúvidas quanto ao pagamento de impostos sobre estas contas;

Quem resgatar, está a optar por constituir DP noutros bancos mas maioritariamente investir parte dos resgates em CTPM e outra parte em CA?

Estou a perceber bem os últimos desenvolvimentos? Como tenho tido muito pouco tempo livre para me inteirar sobre estes assuntos, estão assim a modos que um bastante perdido sobre o que fazer às minhas poupanças :(

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ...uma vez que com o fecho das instalações em Portugal vamos,

- pagar transferências internacionais;

Estando a Letónia já na zona Euro, o custa das transferências para qualquer país da zona euro é igual ao custo de uma transferência dentro do próprio país (bem entendido que o preçário na Letónia pode ser diferente do de cá).
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estando a Letónia já na zona Euro, o custa das transferências para qualquer país da zona euro é igual ao custo de uma transferência dentro do próprio país (bem entendido que o preçário na Letónia pode ser diferente do de cá).

O preçário das tranferências SEPA é 0,52€, portanto semelhante às transferências de alguns dos bancos de cá (p.ex. Invest)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Então basicamente, pode-se deixar vencer estes D.P.'s que temos a 3.25%, e depois transfere-se para PT a preços reduzidos. Ganharei muito mais de 0.52 EUR - que é o custo das trasnferências -, portanto irá compensar-me manter o dinheiro no ASP, pelo menos até Novembro tenho D.P.'s a 3.25%. Os CA estão dar menos e para mim o dinheiro e a rentabilidade são reis.

Depois transfiro tudo para PT, aplico em CA ou no que houver de melhor na altura, e deixo a conta caducar/encerrar por inatividade.

Pelo que estive a ver do preçário para não-residentes, continuam os mesmos preços e os mesmos limites para as transferências SEPA e custo 0 nas SMS de validação. Limpando a conta, ao fim de 6 meses encerrarão a conta por inatidade e por haver saldo inferior ao custo de encerramento: 10 EUR.

Ou seja, se a conta estiver com menos de  10 EUR durante 6 meses, encerram-na automaticamente, por isso convem limpara a conta D.O.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem me disse que a fiscalidade lá é 10%, quer isso dizer que quando um DP vencer recebo 90% dos juros e não tem de se pagar os restantes 18%, desde que o dinheiro permaneça no exterior?

Tecnicamente, sendo residente cá, os rendimentos do estrangeiro são também tributados.

Por isso terias de os declarar cá e pagar imposto sobre eles à mesma (eventualmente deduzindo o imposto já pago lá)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, alguém me sabe dizer se o banco em Lisboa fechou balcão? a minha password bloqueou e necessito contactar o banco!! ja tentei ligar para todo o lado e ninguém atende

obrigado

Os contactos (lisboa, porto, linha informativa...) que constam nesta página não estão ativos? http://privatbank.pt/pt/branch/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite, liguei para o telefone da minha gestora a Natalia, chama e não atende!! o mesmo para os numeros de lisboa e os que vem na carta que me enviaram a informar o futuro do banco!! hoje ia a fazer login e bloqueei a password!! Mas gostaria de tratar antes das coisas ao balcão, mas como ainda sou de longe não queria ir la em vão! abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma, ainda hoje consegui, só que às x não atendem logo, estão a falar com outras pessoas.

Tenta amanhã de manhã, mas não estejas a stressar. Se não atenderem numa dada hora, tenta noutra hora.

Eles estão cá até dia 28 Fevereiro, não ficaste ''agarrado''. Tem calma, ok?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fonte: Proteste Investe

https://www.deco.proteste.pt/investe/privatbank-vai-fechar-a-porta-s5078984.htm#

"Privatbank vai fechar a porta

Data da publicação: 12jan2015

Aconselhamos os clientes do Privatbank a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições.

No dia 5 deste mês surgiu na página online do PrivatBank a mensagem: «A partir do dia 1 de Março de 2015 todos os clientes do AS “PrivatBank” Sucursal em Portugal vão ser atendidos pelo AS “PrivatBank” (Letónia) através Internet Banking», o que causou preocupação aos clientes desta instituição bancária. Até à data, o Banco de Portugal e o Portal do Cliente Bancário não se pronunciou sobre o assunto.

Segundo informações divulgadas pelo PrivatBank, caso pretenda, poderá passar a ser cliente do PrivatBank Letónia, mas para isso tem de informar o banco até 15 de Fevereiro. Se optar por resgatar o seu capital, deve enviar um pedido através do Privat24 a pedir o resgate antecipado das suas contas e o respetivo fecho. Tem de aguardar que o montante se encontre à ordem e depois pode transferir online para outra instituição. Para encerrar as contas estas têm de se encontrar com saldo nulo. Tenha em conta os custos de transferência.

Por outro lado, em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta instituição a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições. Deixamos também de apresentar os depósitos deste banco no nosso portal."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fonte: Proteste Investe

https://www.deco.proteste.pt/investe/privatbank-vai-fechar-a-porta-s5078984.htm#

"Privatbank vai fechar a porta

Data da publicação: 12jan2015

Aconselhamos os clientes do Privatbank a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições.

No dia 5 deste mês surgiu na página online do PrivatBank a mensagem: «A partir do dia 1 de Março de 2015 todos os clientes do AS “PrivatBank” Sucursal em Portugal vão ser atendidos pelo AS “PrivatBank” (Letónia) através Internet Banking», o que causou preocupação aos clientes desta instituição bancária. Até à data, o Banco de Portugal e o Portal do Cliente Bancário não se pronunciou sobre o assunto.

Segundo informações divulgadas pelo PrivatBank, caso pretenda, poderá passar a ser cliente do PrivatBank Letónia, mas para isso tem de informar o banco até 15 de Fevereiro. Se optar por resgatar o seu capital, deve enviar um pedido através do Privat24 a pedir o resgate antecipado das suas contas e o respetivo fecho. Tem de aguardar que o montante se encontre à ordem e depois pode transferir online para outra instituição. Para encerrar as contas estas têm de se encontrar com saldo nulo. Tenha em conta os custos de transferência.

Por outro lado, em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta instituição a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições. Deixamos também de apresentar os depósitos deste banco no nosso portal."

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial.

1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta instituição a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições.

Porquê? Quem tem DPs constituídos antes da descida está a usufruir de uma taxa superior à que consegue agora noutros bancos nacionais.

2) Deixamos também de apresentar os depósitos deste banco no nosso portal.

Porquê, se o banco continua a disponibilizar depósitos para actuais e novos clientes em Portugal?

Deviam informar de forma mais objectiva, em vez de alimentar a tendência alarmista da nossa sociedade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial.

1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta instituição a canalizar o montante aplicado neste banco para outras instituições.

Porquê? Quem tem DPs constituídos antes da descida está a usufruir de uma taxa superior à que consegue agora noutros bancos nacionais.

2) Deixamos também de apresentar os depósitos deste banco no nosso portal.

Porquê, se o banco continua a disponibilizar depósitos para actuais e novos clientes em Portugal?

Deviam informar de forma mais objectiva, em vez de alimentar a tendência alarmista da nossa sociedade.

Isso é o pão nosso de cada dia da DECO :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico