Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Privat Bank

Tone

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

156

• JRJordao

81

• futsal78

72

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho este artigo um bocado alarmista e pouco imparcial. 1) em novembro, o PrivatBank tinha procedido a um corte significativo na remuneração dos depósitos. Assim, aconselhamos os clientes desta ins

Pretendo retirar todo o dinheiro do Privat Bank e aproveitar os últimos dias com taxas decentes dos Certificados de Aforro/CTPM. Uma vez que tenho AforroNet, penso que a forma mais rápida e económic

O cartão MB só funciona com a conta cartão. É necessário passar o dinheiro da conta-poupança ou conta à ordem para a conta cartão, antes de poder utilizar o cartão.

Ou seja, eu posso ter o dinheiro nesta(http://gallery.privatbank.lv/PORTUGAL/ficha-de-informacao-normalizada-para-depositos/e-savingdeposit-pt.pdf) conta à ordem a render 1.5% ao ano, ele está render juros que são pagos diariamente, e se por algum motivo eu precisar de mobilizar parte do depósito até 1000€, posso fazer fazer isso bastando transferi-lo para a conta cartão? Onde posso ver se pago alguma coisa por esta mobilização antecipada?

Apenas vejo 4% de comissão! Mas isso é se tirar o € todo antes de fazer 12 meses certo?

Se calhar estou a fazer alta confusão, mas o que pretendo é todos os meses por os duodécimos nesta conta e em caso de emergência poder ir buscar esse dinheiro "rapidamente" numa ATM depois de o mobilizar on-line o que presumo demore 24h(!?), caso não haja emergência o € continuaria a render pouco, mas sempre mais do que se estiver à ordem na minha conta caderneta da CGD!

Alguém me pode dizer se estou a pensar bem esta situação?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, eu posso ter o dinheiro nesta(http://gallery.privatbank.lv/PORTUGAL/ficha-de-informacao-normalizada-para-depositos/e-savingdeposit-pt.pdf) conta à ordem a render 1.5% ao ano, ele está render juros que são pagos diariamente, e se por algum motivo eu precisar de mobilizar parte do depósito até 1000€, posso fazer fazer isso bastando transferi-lo para a conta cartão? Onde posso ver se pago alguma coisa por esta mobilização antecipada?

Apenas vejo 4% de comissão! Mas isso é se tirar o € todo antes de fazer 12 meses certo?

Se calhar estou a fazer alta confusão, mas o que pretendo é todos os meses por os duodécimos nesta conta e em caso de emergência poder ir buscar esse dinheiro "rapidamente" numa ATM depois de o mobilizar on-line o que presumo demore 24h(!?), caso não haja emergência o € continuaria a render pouco, mas sempre mais do que se estiver à ordem na minha conta caderneta da CGD!

Alguém me pode dizer se estou a pensar bem esta situação?

Cumps.

Sim, está a pensar bem. No entanto a conta E-poupança não é a melhor para isso, já que é necessário avisar com 2 dias úteis de antecedência para levantar parcial/totalmente o dinheiro.

Essa história das comissões é que estão mal contadas, pois não vejo nenhuma taxa por mobilizar antecipadamente. Nunca houve nem faz sentido haver.

Para o efeito que pretende prefiro ou usar o Invest Money Box (taxa 2.5%, anuidade MB 5€), que esse sim é imediato (aos dias de semana). Ou então os fundos de liquidez no Best (E.S Liquidez ou E.S Tesouraria Ativa), que demoram 1 dia, mas não há comissões nenhumas nem cartões obrigatórios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, está a pensar bem. No entanto a conta E-poupança não é a melhor para isso, já que é necessário avisar com 2 dias úteis de antecedência para levantar parcial/totalmente o dinheiro.

Essa história das comissões é que estão mal contadas, pois não vejo nenhuma taxa por mobilizar antecipadamente. Nunca houve nem faz sentido haver.

Para o efeito que pretende prefiro ou usar o Invest Money Box (taxa 2.5%, anuidade MB 5€), que esse sim é imediato (aos dias de semana). Ou então os fundos de liquidez no Best (E.S Liquidez ou E.S Tesouraria Ativa), que demoram 1 dia, mas não há comissões nenhumas nem cartões obrigatórios.

Obrigado pela informação.

Depois de muito ler fóruns e o Trocos por Miúdos, que é sem extremamente útil e esclarecedor  ;) , vou optar pelo Invest Money para os meus duodécimos, sempre é mais seguro e estável que os ES.

Pelo que percebi não tem quaisquer custos associados à abertura e manutenção, tal como me explicou, tem apenas a comissão inferior a 1€ nas transferências para outros bancos e a anuidade do cartão MB que é de 5€!

Já agora uma questão, o cartão MB dá acesso directo ao depósito à ordem Invest Money Box? Ou como acontece no Privat, é preciso transferir primeiro o dinheiro para uma conta cartão?

É que no meu caso dispenso por completo cartão MB, caso seja possível dispensar.

Julgo que só compensa caso se faça mais de 5 levantamentos por ano, de outro modo compensa mais pagar a comissão para as transferências interbancárias.

Cumps.

Edit:

Depois de pensar bem e de ver melhor os produtos do Invest e ter visto o feedback positivo de diversos clientes do Invest por este fórum, até me parece que vou constituir para além do Invest Money Box um Super Depósito Invest Crescente a 4% e continuo a usar o Privat como Pé de Meia e depois logo se vê como os juros variam.

Resumindo,

- Crio uma conta Invest Money Box sem prazo para ter os duodécimos disponíveis em caso de emergência mas a receber juros diários com uma TANB de 2.5%;

- Crio um depósito Super Depósito Invest Crescente a 360 dias com uma TANB de 4% para os troquitos que juntei no Privat. Sempre são pelo menos mais 10€ em juros ao fim de um ano;  ;D

- Mantenho um depósito Clássico no Privat a 3.25% por 360 dias para ir mantendo a minha poupança já que este permite reforços e a ideia do dinheiro que lá ponho é mesmo não lhe mexer a não ser que seja algo extremamente grave.

Parece que neste momento é o melhor que consigo fazer! A única coisa que me fica atravessada é a anuidade do MB da CGD, que pelo que vi no www.observar.pt andas nos 12€/ano e não vejo como eliminar esta despesa a não ser mudando de banco, para o BES que disponibiliza 2 cartões MB sem anuidade e a conta sem custos de manutenção desde que tenha a domiciliação do ordenado e faça compras de pelo menos 50€/mês com os cartões que é bem menos do que o que gasto em combustível. Mas aquela sinto que estou a vender a alma ao diabo, por causa dos Salgados e todas as "trafulhices" em que andam metidos! :-\

Se estiver a analisar mal a coisa, digam-me da vossa justiça. É que esta não é de todo a minha praia.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

acho que o deposito no invest é a 3% média. Os 4 % são unicamente  no ultimo trimestre.

Já agoracom o cartão multibanco do invest podemos movimentar dinheiro no invest monei box ou para movimentar dinheiro , para aqui e de aqui é só através site ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto às questões sobre o Invest, o custo da transferência é de 0,50€ portanto até 10 transferências anuais não compensa ter cartão multibanco. Tendo cartão as TB ficam também isentas.

Quanto a DP de longe o mais vantajoso no Invest é o de novos valores depositados que da TANB 3,5% a 3, 6, 12 e 24 meses.

Não se esqueçam que é necessário entrar com 5000€ para abrir conta neste banco. O dinheiro (ou parte) podem ser retirados logo de seguida.

O Money Box paga juros mensais sobre a média do valor que lá esteve diariamente. Quanto a levantar com o cartão directamente da MB não tenho a certeza, mas penso que sim... De qualquer forma podem colocar estas e outras questões por telefone ou pessoalmente, pois foram sempre bastante atenciosos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    acho que o deposito no invest é a 3% média. Os 4 % são unicamente  no ultimo trimestre.Já agoracom o cartão multibanco do invest podemos movimentar dinheiro no invest monei box ou para movimentar dinheiro , para aqui e de aqui é só através site ?Obrigado

Depois de ter feito o EDIT, também fiquei a pensar nisso pois um tem uma taxa efectiva de 3.50%TANB e outra uma média de 3% e só atinge os 4% no 4 trimestre, pelo que estou na dúvida, e à espera que alguém nos esclareça com certezas qual é o mais vantajoso se bem que pelas minhas contas se abrir o depósito só com 2000€ e tendo em conta que os juros são trimestrais, no 4 trimestre teria um saldo em conta de 2029.34€ e receberia ao final do depósito 44.11€ de juros líquidos, enquanto com o Invest Choice “Novos Depósitos” a 3.5%TANB fixos, no final do ano receberia de juros líquidos 51.10€, mais 4.30€0 que no Privat Clássico a 360 dias com TANB 3.25%! Sempre são mais uns trocos que ajudam a pagar a anuidade do cartão MB do Invest.

Correcto?

Acho que o Super Depósito Invest Crescente ainda compensa menos que o Clássico a 360 dias do Privat sendo que o Invest trabalha com depósitos a 365 dias.

Quanto às questões sobre o Invest, o custo da transferência é de 0,50€ portanto até 10 transferências anuais não compensa ter cartão multibanco. Tendo cartão as TB ficam também isentas.Quanto a DP de longe o mais vantajoso no Invest é o de novos valores depositados que da TANB 3,5% a 3, 6, 12 e 24 meses.Não se esqueçam que é necessário entrar com 5000€ para abrir conta neste banco. O dinheiro (ou parte) podem ser retirados logo de seguida.O Money Box paga juros mensais sobre a média do valor que lá esteve diariamente. Quanto a levantar com o cartão directamente da MB não tenho a certeza, mas penso que sim... De qualquer forma podem colocar estas e outras questões por telefone ou pessoalmente, pois foram sempre bastante atenciosos.

Por acaso também fiz esse raciocinio relativamente ao MB, mas não encontrei nos PDFs que li qualquer exclusão ao pagamento da anuidade, sendo que o cartão é emitido automaticamente quando se abre a conta.

Já enviei mail com estas questões e outras para o banco, agora é esperar pela resposta oficial.

Quanto aos 5000€ de requisito mínimo, não encontro isso em lado nenhum! E na página dos depósitos o valor mínimo é de 2000€! (http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/AplicacoesPrazo/AplicacoesPrazo.aspx)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Invest o cartão é opcional, não é obrigatório. Na abertura explicam-te precisamente esse raciocinio (se estiveres a pensar transferir para fora do banco menos de 10 vezes por ano não te compensa) e dão a decidir. Atenção o cartão pode ser solicitado a qualquer altura pelos mesmos 5€ anuais.

Tenho a certeza que a abertura de novas contas implica trazeres 5000€ para o banco (ainda que o possas retirar ao fim de minutos/horas após a abertura). Abri conta em Setembro, e depois de tratar de tudo a conta ficou em suspenso até se verificar uma transferência de 5000€, a partir daí a conta ficou activa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Retirado agora mesmo do site do Invest:

"A conta é activada com o recebimento da documentação por parte do Banco Invest e com o provisionamento inicial da conta (mínimo 5 000 euros) por uma ou várias das seguintes modalidades: depósito de cheque, transferência bancária ou transferência de títulos."

Portanto, quanto muito se quiserem ser realmente rigorosos, podem abrir conta no invest com 0€ mas esta só fica activa (funcional) depois de um provisionamento inicial de 5000€!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Retirado agora mesmo do site do Invest:

"A conta é activada com o recebimento da documentação por parte do Banco Invest e com o provisionamento inicial da conta (mínimo 5 000 euros) por uma ou várias das seguintes modalidades: depósito de cheque, transferência bancária ou transferência de títulos."

Portanto, quanto muito se quiserem ser realmente rigorosos, podem abrir conta no invest com 0€ mas esta só fica activa (funcional) depois de um provisionamento inicial de 5000€!

Pois já me responderam o mesmo!

Assim sendo está fora de questão abrir conta neste banco!

Não tenho esse € para abrir conta. Só pedindo emprestado a alguém por alguns dias! E é mesmo certo que depois de abrir a conta posso retirar de lá o €?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Coloca a questão... Mas parece-me obvio!

Quanto muito poderia haver alguma clausula que dizia que abaixo de X montante em conta teria algum custo mensal/anual (clausula essa que não existe no Invest), mais que isso não me parece que te pudessem obrigar a manter sempre lá 5000€ ou então fechavam-te a conta se passasses a ter apenas 2000 ou 3000 em conta... essa medida deve ser como aqui à uns anos quando tinhas que depositar 150€ para abrir conta mega cartão jovem na Caixa, mas podias levantar os € no minuto seguinte!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não posso garantir, mas acho que em determinada altura já lá tive menos de 5000€ e não houve qualquer problema. Pois se a conta pode ficar a 0s sem custos de manutenção, não faz sentido não poder ter menos de 5000€.

Em relação ao MB, efetivamente compensa só a partir das 10 transferências por ano. Mas tendo em conta que o seu objectivo é usar todos os meses, parece-me que o cartão é uma opção mais económica.

Para os depósitos, o Invest Choice é a melhor opção por duas razões: 1) taxa é mais elevada; 2) Essa taxa pode ficar "garantida" até 2 anos. Num cenário de baixas taxas de juro e de possíveis descidas futuras (lembrem-se que a média das taxas de DPs na Europa é bem inferior à nossa), conseguir 3.5% por 2 anos parece-me melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não posso garantir, mas acho que em determinada altura já lá tive menos de 5000€ e não houve qualquer problema. Pois se a conta pode ficar a 0s sem custos de manutenção, não faz sentido não poder ter menos de 5000€.

Em relação ao MB, efetivamente compensa só a partir das 10 transferências por ano. Mas tendo em conta que o seu objectivo é usar todos os meses, parece-me que o cartão é uma opção mais económica.

Para os depósitos, o Invest Choice é a melhor opção por duas razões: 1) taxa é mais elevada; 2) Essa taxa pode ficar "garantida" até 2 anos. Num cenário de baixas taxas de juro e de possíveis descidas futuras (lembrem-se que a média das taxas de DPs na Europa é bem inferior à nossa), conseguir 3.5% por 2 anos parece-me melhor.

A minha ideia não era levantar € todos os meses, era levantar apenas em caso de urgência, o que espero não aconteça, tipo situação de desemprego ou algo pior.

Vou perguntar para perguntar se os 5000€ ficam cativos ou não.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha ideia não era levantar € todos os meses, era levantar apenas em caso de urgência, o que espero não aconteça, tipo situação de desemprego ou algo pior.

Vou perguntar para perguntar se os 5000€ ficam cativos ou não.

Cumps

Ok, nesse caso talvez não compense. Eu uso todos os meses pois ponho dinheiro para lá no início do mês, pago tudo o que posso durante o mês com cartão de crédito, e vou buscar algum no final do mês para pagar os extratos. Entretanto vou ganhando juros ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sobre o cartão multibanco do privatbank

http://gallery.privatbank.lv/PORTUGAL/precario/AS_PrivatBank_PRE-FC-20131125_OK.pdf

Todos os Clientes titulares de depósitos a prazo estão isentos do pagamento de anuidade de Visa Electron e MB.

Pelo que percebi, quem tiver depósitos a prazo não paga o cartão MB nem a manutenção de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, nesse caso talvez não compense. Eu uso todos os meses pois ponho dinheiro para lá no início do mês, pago tudo o que posso durante o mês com cartão de crédito, e vou buscar algum no final do mês para pagar os extratos. Entretanto vou ganhando juros ;)

Eu não tenho cartão de crédito, nunca precisei, basicamente só compro se tiver dinheiro, detesto ficar a dever dinheiro. Daí, que a minha ideia seja apenas capitalizar em juros e apenas mobilizar em último recurso. O meu problema maior é a parte dos 5000€, vamos lá ver o que me respondem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resposta do Invest relativamente aos 5000€, se ficavam cativos na conta ou se tinham de ser obrigatoriamente aplicados total ou parcialmente em produtos.

Os 5.000€ não ficam cativos nem se trata de nenhum "prémio". Os 5.000€ são necessários para formalizar a abertura da conta à ordem, podendo depois o cliente aplicá-los num produto ou mesmo transferir para fora. Isto é, o montante de 5.000€ é o minimo exigido para abertura de conta. Segue em anexo a Ficha de Informação Normalizada da conta à ordem e do Invest Money Box.

Após a formalização da abertura de conta não existe qualquer valor mínimo que tenha de deixar no Banco Invest.

Alguém me quer emprestar uns milhares para abrir conta  ;D

Tenho de ver se cravo alguém  8)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tal como tinha dito ;)

Zafa acho que não percebeste a "técnica" que o ruicarlov explicou. Ele coloca o ordenado no incio do mes na moneybox, depois durante esse mês paga tudo o que pode com cartão(ões) de crédito de seguida no fim do mês liquida todos os valores em divida no(s) cartão(ões) de credito com dinheiro que esteve a render na moneybox, assim nunca fica a dever nada a niguém (porque apenas utiliza o valor que sabe que tem na moneybox) e nunca paga juros pois a maioria dos CC dão-te, pelo menos, 30 dias sem juros.

Assim ele recebe mensalmente juros a 2% sobre o valor que recebe de ordenado.

Eu tenho vários cartões de crédito e nunca precisei nem quero comprar nada para o qual não tenha dinheiro... Mas os cartões de crédito não servem apenas para as pessoas comprarem coisas para as quais não têm dinheiro. Servem também para ganhares algum extra com truques como este que explicou o ruicarlov e muitos outros. Para além disso podem dar jeito em muito outras coisas como cauções no aluguer de carros e assim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tal como tinha dito ;)

Zafa acho que não percebeste a "técnica" que o ruicarlov explicou. Ele coloca o ordenado no incio do mes na moneybox, depois durante esse mês paga tudo o que pode com cartão(ões) de crédito de seguida no fim do mês liquida todos os valores em divida no(s) cartão(ões) de credito com dinheiro que esteve a render na moneybox, assim nunca fica a dever nada a niguém (porque apenas utiliza o valor que sabe que tem na moneybox) e nunca paga juros pois a maioria dos CC dão-te, pelo menos, 30 dias sem juros.

Assim ele recebe mensalmente juros a 2% sobre o valor que recebe de ordenado.

Eu tenho vários cartões de crédito e nunca precisei nem quero comprar nada para o qual não tenha dinheiro... Mas os cartões de crédito não servem apenas para as pessoas comprarem coisas para as quais não têm dinheiro. Servem também para ganhares algum extra com truques como este que explicou o ruicarlov e muitos outros. Para além disso podem dar jeito em muito outras coisas como cauções no aluguer de carros e assim...

Ou seja o cartão de crédito adianta-lhe o ordenado do qual ele vai gastando até ao limite que sabe que pode, enquanto isso tem o ordenado a render juros 30 dias, e no final do mês liquida as contas do cartão de crédito com o ordenado sendo que entretanto o ordenado propriamente dito esteve-lhe a render juros! É isso?

E então ele tem um cartão de crédito com o plafond igual ao ordenado! Tenho uma aversão a cartões de crédito e não tou assim muito por dentro do seu funcionamento, tenho ideia que se no fim do mês o cartão não tiver lá dinheiro se paga uns juros valentes! Tenho que procurar no trocos por miudos a ver se há lá algo sobre isso :D

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso mesmo, a situação dele em concreto não conheço, mas podes ter um cartão de credito com um plafond proximo do teu salario ou ter vários que juntos se aproximem ou mesmo ultrapassem os teus rendimentos.

Quanto aos juros, são de facto exorbitantes, por isso mesmo nunca utilizei para esse fim. Mas é como dizes se liquidares antes dos 30 dias não pagas qualquer juro e consegues sempre CC mesmo sem anuidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Martins36

Boas

tenho um deposito a vencer em breve no privat b. e queria retirar algum.

estive a ler sobre as taxas de transferencia e além dos 0,30 centimos ( através do privat24) , agora também vejo um imposto de selo de 4%, mto sinceramente não me lembro de ver isto antes.

alguém me sabe dizer se estes 4% sobre o valor a transferir, é aplicado a qualquer valor?

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico